Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Pablo.Miguel 12/05/2024

Visceral, sensível e humano
Os relatos de Elio colocam o leitor em meio aos sentimentos duais de medo e de prazer. o autor traz uma escrita visceral com tanto tato e sensibilidade que é inevitável não imergir na ansiedade de Elio, com isso, sentimos o medo envolto da figura mística do Oliver e o prazer das descobertas, de sexualidade e de amor.

a confusão mental do protagonista é transcrita com tanta veemência que, em diversos momentos, me perguntei: a confusão parte de mim ou do autor? e então lembro que toda aflição parte de Elio e para Elio, de seus pensamentos para consigo.

http.babysnt 10/05/2024

To com preguiça de fazer resenha mas basicamente fiquei com nojo o livro inteiro, porque ele é resumido em sexo e tudo que acontece é relacionado a sexo, cruz credo terminei na marra só porque eu li em livro físico

Melissa.Zanetti 08/05/2024

"Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu"
Eu gostei muito do livro principalmente por ter dado origem a um dos meus filmes favoritos, mas quando foi chegando pro final achei que me cansou um pouco e senti um nojinho em certas cenas.

Em geral eu amei a personalidade do Élio, a escrita é muito bonita mas eu ainda prefiro o filme.

Sophia1312 08/05/2024

Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu.
É tão ruim quanto o filme sim. E não aceito opiniões contrárias.

O eliot tem um caracter duvidoso e o oliver é um puta pé no saco.

Não recomendo, mas se tu gosta de algo clássico e filme artístico, é um livro pra você. Tem que ter muita paciência pra ler algo, assim. De verdade.

É sempre a mesma tecla que o livro te dá e é muito chato a cabeça do eliot, enfim. Não gostei mas dei 2,5 por conta da primeira parte, refleti muito.

emilianamaia 06/05/2024

?encontramos as estrelas, você e eu.
E isso só acontece uma vez na vida.?

eu terminei esse livro segurando o coração de Elio comigo, querendo proteger todo sentimento vivido como se fosse meu, como se ele estivesse falando do meu ?Cor Cordium?.

?me chame pelo seu nome? já era uma das minhas histórias favoritas pelo filme, mas eu ainda não havia lido o livro e que experiência perdida ter demorado tanto pra fazer. Elio é intenso, sente, se frustra, ama, se apaixona e se confunde com o turbilhão que é entender, abraçar e viver o que o coração quer viver. Acho que o período entre a adolescência e o início da vida adulta é quando sentimos tudo muito mais intenso, porque nada acontece isolado, sempre existe o descobrimento próprio, do outro, do mundo, e lidar com tudo isso enquanto o coração entende o que é se apaixonar machuca na mesma intensidade que faz a gente querer muito mais.
confesso que perdi a tração da leitura em parte do livro, quando a confusão quer ser negação e a frustração toma conta do Elio de 17 anos e quer ser mais birra que sentimento, mas me irritar com Elio acontecia junto com um ?eu já estive nessa mesma idade e intensidade com o mundo?.

certos amores não são apenas paixões, assim como nunca serão história com começo, meio e fim organizados, e viver tudo isso com Elio fez com que eu me apaixonasse pela sua paixão por Oliver.

?e falaremos sobre dois jovens que encontraram muita felicidade por algumas semanas e viveram o resto de suas vidas mergulhando cotonetes naquela taça de feli-cidade, com medo de gastar tudo, sem ousar beber mais do que um dedal em datas come-morativas.?

anaaroch 05/05/2024

Lido pra LC. Achei o livro bem repetitivo no começo, a parte 4 foi a mais tranquila de ler.
Algumas coisas são meio absurdas ao meu ver, por não ser meu estilo mesmo, mas pra quem gosta é realmente um livro bom, sei reconhecer isso. Então leiam e tirem suas próprias conclusões.

Mila 04/05/2024

Me chame pelo seu nome
Honestamente, não sei porque demorei tanto para ler esse livro.

Me chame pelo seu nome, é um romance lindo e sincero entre dois jovens. É um romance bruto, que me fez rir, sentir vergonha alheia e chorar.

A história de Elio e Oliver é linda e complicada ao mesmo tempo. É uma história que vale a pena ser lida.

negraldo 04/05/2024

OBRA DE ARTE!!
Esse livro é lírico!, a escrita é muito poética, a forma como os personagens despertam o desejo um no outro é loko, o jeito que a história é narrada, como o desejo é escrito, é mto loko, apesar do livro não ter um final feliz, é um livro de padrão grego, com finais trágicos. elio e olivier poderiam ter sido endgame, porém não teríamos essa obra de arte em forma de livro.

Eduarda 03/05/2024

To see without eyes, but with the heart
Problemático? Sim
Arrastado? Sim
Entediante? Sim
Ruim? NUNCA
Eu falaria por horas e horas sobre essa obra? o livro explora tão mais o Elio, o Oliver, o Verão, o Desejo.
Me apaixonei e me destrui juntinho com o Elio. Amei.

Walisson 02/05/2024

Incrível!!
Sem dúvida, uma das minhas histórias favoritas. A forma poética como o autor conta a história de amor desse casal é excepcional, as questões, o desenvolvimento e o entendimento do Elio enquanto se descobre representa o que muitos passam. Ao longo da história passei por sentimentos conflitantes e refletindo o tempo todo sobre as questões que o Elio e Oliver passavam, me fazendo pensar em como a vida é. O livro tem passagens incríveis que faz você refletir, e isso me cativou.
A narrativa do livro é diferente do que eu estou acostumando, não tendo divisões por capitulo, mas sim por partes, mas isso não me fez gostar menos do livro.
Já tinha visto o filme 2 vezes antes de ler o livro, mas mesmo assim me emocionei como se fosse a primeira vez. Essa história me toca de uma forma inexplicável. Incrível!

kyoi 01/05/2024

Mano acho esse muitoo lindo vei
pra mim antes de tudo é sobre obsessão mas tratado de uma forma tao poética e real sabe acho que transmite a complexidade dos sentimentos que envolvem o amor da forma mais acurada possível. amo que esse é descrito de uma forma nua sabe ele transmite todos os sentimentos do elio de maneira muito verdadeira (mesmo os ""ruins"" e nao convencionais que foi oq mais gostei)
a cidade e os cenários são personagens a parte também, quem eh q nao queria estar loucamente apaixonado durante o verão no litoral da Itália vivendo no ócio e se preocupando só com o que se passa na mente da sua paixão.

Isasc.exe 30/04/2024

"Nossos corações e corpos nos são dados apenas uma vez"
No início do livro, a realidade de Elio se converge com a nossa (falo como brasileiro LGBTQIA+) na medida em que se expressa pelo desejo, luxúria e a vergonha que na adolescência é uma máxima presente em tudo na vida. Os questionamentos, angústias e anseios dele já foram muito meus também.
E ele, nesse lugar praticamente surreal que se encontra o livro, desabrocha como uma flor e se descobre intimamente com o Oliver. Tudo que cerca esses dois é afrodisíaco, como os verões em B., na Itália. E permanece assim na lembrança desses personagens por décadas, nunca se esquece, nunca se corrompe e acaba por suprimir todas outras experiências na vida deles.
Eu odeio ver pessoas que atacam esse livro ou o filme pela diferença de idade deles, que não passa de sete anos. É uma insensibilidade enorme acreditar que tudo que o Oliver fez foi um "aliciamento", sendo que os dois foram duas pessoas que se encontraram pelo puro prazer da companhia um do outro.
O que me desconecta dessa história toda é a tamanha abstração de toda essa situação, o privilégio desses personagens, as cenas em Roma que esbanjam a vida dos intelectuais de classe média que vivem dessa arte essencialmente europeia, branca e colonizadora. Na medida que o livro se desenvolve eu perco a ligação com o Elio, e acredito que não foi um livro escrito pra mim ou pra qualquer outra pessoa do sul global.