Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Biaa__ 21/03/2024

O livro do meu filme favorito
Eu nn sei nem descrever como esse livro fez eu me sentir. Eu esperei tanto tempo por ele, e agora eu terminei ele e...

Ele descreve com tanta poesia o sentimento de primeira paixão, de perda, remorço. Mostra que, as vezes, o tempo nn cura tudo, nn nos permite esquecer. Mostra de uma forma tão linda o sentimento de se apaixonar e se torturar por isso, de querer e não querer alguém.

Consegui sentir a dor dele, me vi nele, esse livro é simplesmente uma poesia.

Minha perte favorita é a conversa entre o Elio e o pai dele...foi simplesmente confortante, lindo, foi lindo.

Cada pagina traz um sentimento diferente, mostrando a confusão do Elio, a tentativa de seguir em frente do Oliver...belíssimo.

Entrou para a minha lista de, alem de filme, livro favorito. ?

iambrunag 21/03/2024

Um tapa teria doido menos
Me senti devastada desde o início desse livro, desde o primeiro momento em que Elio me apresenta a Oliver, eu já sei que ele não vai ficar. É uma sensação sem respaldo em nada, e ainda assim quanto mais Elio me diz mais eu entendo a sensação. Já senti o mesmo desespero, o mesmo ciúmes obsessivo, a mesma indignação, a mesma resignação diante do fim. Poucas vezes senti meus próprios impulsos e pensamentos tão bem refletidos em um personagem, me identifiquei nos melhores e nos piores momentos, e me perguntei se estava fazendo algo certo da minha vida. Elio não perdeu Oliver sozinho, mesmo que por 20 anos “apenas”, todos nós perdemos Oliver. Todos sentimos saudades da camisa azul esvoaçante, dos óculos escuros, dos shorts de cores e personalidades instáveis. Amamos Oliver atráves dos olhos de Elio, e eu nao sabia se esse era o Oliver real ou a idealização dele. É assim na vida também, amamos o que idealizamos dos outros não a pessoa em si.

Eu gosto de como Elio pinta o Oliver para que meus olhos possam conhecer, as cores, a textura, simples como um passe de mágica e a memoria dele está lá de repente. Tenho certeza de que o conheço, eu poderia olhar para um penhasco qualquer e me lembrar da sua presença.

"Nunca imaginei que o tinha trazido até ali não só para mostrar meu mundo a ele, mas para pedir ao meu mundo que o deixasse entrar, para que o lugar onde eu vinha para ficar sozinho nas tardes de verão o conhecesse, o julgasse, para ver se ele se encaixava, para que o lugar o absorvesse, para que então eu pudesse voltar a ele e lembrar."

Sinto que Elio não quer so me mostrar a suas memorias, ele me convida a reconhecer o sentimento. Tem dias que eu entro em uma sala, ando por uma rua e me deparo com meus próprios fantasmas passando por mim, a memoria é uma coisa poderosa, a impressão imaterial que deixamos no universo, como nossa presença pode ser gravada no espaço tempo de outras pessoas. Eu entro na garagem da minha falecida avó e posso sentir o cheiro do frango caipira, posso ouvir o rádio a pilha tocando no quarto, a textura do sofá, a imagem dela sovando a massa caseira na mesa da cozinha… Consigo ver, sentir, quase tocar, mesmo que a casa já não exista mais por inteiro, sobrou so a garagem e saudade, o resto o tempo e o fogo levou. Mas como o Oliver permanece para sempre no Penhasco de Monet do Elio, ela também está la. Uma realidade que ja nao existe no agora, mas permanece nessa dimensão peculiar.

"Você está a milhares de quilômetros daqui, mas basta eu olhar para essa janela para pensar no calção de banho, na camisa vestida às pressas, e de repente você está ali, debruçado no corrimão, acendendo o primeiro cigarro do dia… vinte anos hoje. Enquanto esta casa estiver em pé, aquele será seu canto-fantasma… e o meu também, eu queria dizer."

Eu senti saudade de tudo e de todos. E o livro não é sobre o meu tudo e meus todos, mas é através da lente de tudo e do único de Elio que eu vi minhas dores refletidas. As minhas saudades foram contadas pra mim por um estranho, ainda não se passaram vinte anos pra mim, mas Elio me fez reconhecer o caminho com as migalhas que deixou.

"Vinte anos atrás foi ontem, e ontem foi esta manhã, e esta manhã parecia a anos-luz de distância. — Sou como você — disse ele. — Eu me lembro de tudo."

Foi a primeira vez que eu li a ultima palavra de um livro e imediatamente queria estar de novo no começo. Não canso da jornada, posso fazer isso pra sempre.

Winnie Maggie Yse 20/03/2024

Se não tivesse o romance principal, seria muito bom
É legal você conhecer os personagens e até que é legal acompanhar os raciocínios do Elio, mas o romance principal além de ser pedófilo traz muitas cenas ?? tanto entre o Elio e o Oliver, tanto na cabeça do Elio(quase larguei por causa das coisas(...) que o Elio pensava). Mas sinceramente, acho que é bom as pessoas lerem para formarem sua própria opinião (se tiverem gostado do filme comprem o livro, e se não tiverem gostado leiam em PDF, igual eu)

Rony Diego 16/03/2024

O desejo muito bem definido
Gosto muito dessa história por conta do filme e me surpreendi por causa da forma como o desejo é descrito aqui no livro, principalmente algumas partes que são um prato cheio para a psicanálise.
O final diferente do final do filme também me pegou bastante. Não esperava esses reencontros...

Space_girl 15/03/2024

Um livro lindo, envolvente, intenso e poético. Uma obra fascinante que me prendeu do início ao fim, Foi incrível mergulhar nos pensamentos de Élio.

robbswife 15/03/2024

Intenso, nostálgico, desesperador, feliz.

Um dos melhores livros que li, escrita impecável, muitas vezes me vi sentindo exatamente o que Elio estava sentindo. Íntimo. Riquíssimo em detalhes, nunca desnecessários. Personagens magníficos, relações incomparáveis.
Se não depois, quando?

Gabriel 14/03/2024

Eu adorei!
Não tenho certeza se acho melhor que o filme, mas, mesmo assim, vale muito a leitura. Finalizei em 3 dias que, para mim, foi um tempo bem rápido.
A história é praticamente a mesma do filme, com poucas diferenças que só quem é muito fã, vai notar.

Nota 5/5 com certeza.

Kaldeirwn 14/03/2024

Extremamente cansativo
Uma leitura lenta e agarrada onde muito é dito, mas nada acontece de fato. Descrição de detalhes incrível, porém em excesso, oq acabou por atrapalhar o desenvolvimento fluido da leitura. O mistério gerado pelos olhares "frios" do Oliver nos intriga no começo e ficamos ansiosos pra vê-lo ceder a olhar com ternura pro protagonista, mas a demora deixa me deixou cansada e sem paciência. Pulei logo pro final pra ver se valeria o tempo de ler o desenrolar da história sobre como chegamos a esse ponto e me deparei com um final igual o início. Completamente cheio de nada, entediante, raso e opaco.

Otávio Monquelat 13/03/2024

Todos que já se apaixonaram um dia foram Elio, e acho que esse é um dos pontos mais fascinantes deste livro: o poder que ele tem de te fazer se imaginar, te colocar naquele lugar quase como o de uma terceira pessoa assistindo, se conectando e se identificando nos pensamentos e inseguranças do protagonista.

Esse livro é como uma música da Taylor Swift, ele te coloca no lugar do eu lírico e te faz viver enquanto ele recorda todos aqueles trágicos acontecimentos. E como um amor de verão, ele não dura, mas te marca para sempre.
Manuely.Souza 14/03/2024minha estante
Sempre menciona Taylor Swift kakakakakak

Otávio Monquelat 14/03/2024minha estante
mas nesse caso faz sentido com o livro, pq tem uma música dela q é muito a história delesKKKKK

Manuely.Souza 14/03/2024minha estante
Eu li um livro que citava a Taylor.
?Melhor doque nos filmes?
É um romance bem água com açúcar que eu li em um dia

Otávio Monquelat 14/03/2024minha estante
gosto de romance tráfico

Mandy 13/03/2024

Q livro lindo. Amei o final, tudo valeu a penos, os traumas o pêssego, tudo por esse final, q perfeito, mil vezes melhor q o final do filme. O início é meio chatinho e lento, a primeira parte é muito lenta, a segunda é a terceira parte são melhores e bem mais parecidas com o filme. Mas a última parte é perfeita, chorei e me apaixonei, a melhor parte do livro todo. O livro como um todo é bom, bem escrito. Gostei da leitura e amei o final, favoritei o final, mas não o livro.

cah 11/03/2024

Incrível!!
Apesar das críticas que recebi quando disse que queria ler, é exatamente como eu esperava, um "romance" lento em que você mergulha em cada cenário e observa de fora cara pensamento do Elio de uma forma detalhada, quando o leitor "quebra o tabu" que é o sexo e o sentimento de excitação e transforma em algo romântico e sentimental, a forma de ler e interpretar o livro muda completamente.
gostaria de ler esse livro pela primeira vez denovo.

owendelramos 11/03/2024

Talvez eu precise de terapia
É engraçado ver como a cabeça dele funcionava depois de assistir o filme. Nas primeiras páginas fiquei meio incomodado como ele descrevia o Oliver, e as coisas que ele imaginava. Eu fiquei muito desconfortável mas a leitura foi ficando cada vez mais interessante, e quando vi, estava chorando já nas últimas páginas. O livro tem partes que são bem cansativas, como se fossem um "tampa buraco" para alguns furos, mas dá pra relevar. Se você assistiu apenas o filme, sugiro que leia, já que acontece muitas outras coisas que não são mostradas no filme. Essa obra fez eu refletir por um tempo sobre as relações que criamos ao decorrer da vida, e como às mantemos, longe ou perto.

Por alto, a nota é 4 pelo enredo, mas achei as descrições meio extensas demais (sendo que eu amo descrições longas), e talvez seja mais pela forma que estava sendo escrita.

Melissa.Maraschin 11/03/2024

Me chame pelo seu nome traz uma história bonita, eu particularmente gostei bastante, gostei de vários trechos também, muito inspiradores.
Os ambientes descritos são muito bonitos, trazem paz.
Ler este livro me trouxe um sentimento muito agradável.

Jeff 09/03/2024

Memórias de um verão inesquecível
Acho que nunca tinha lido algo que conseguisse me transportar tão bem para o ponto de vista de um personagem e me fizesse sentir todos os sentimentos dele de forma tão natural e leve e entender tudo o que ele pensa e fala. A Itália nunca me foi tão convidativa e linda quanto a dos anos 80 retratada nessa história.

Um romance de verão em que os personagens não sabem que existirá um início, sem a definitiva se haverá um meio, mas com certeza com um fim definido, definitivo para ambos.

Lindo, apaixonante, com leitura leve e muito instigante e imersiva!