O Andarilho

Bernard Cornwell

Resenhas - O Andarilho

Thorio 21/07/2021

A saga continua.
É o segundo livro de Bernard Cornwell que eu terminei de ler. Eu gostei do segundo livro da trilogia e constato que a escrita do autor é muito boa. As narrativas das batalhas são muito boas. Fico na expectativa que o livro 3 seja muito bom.

Anne10ssica 08/07/2021

Melhor que o primeiro, mas ainda assim não me cativou
As batalhas nesse livro são muito mais incríveis que as do primeiro, em especial a última, mas a busca do graal é tão ridícula que nem o protagonista bota fé. Kkk
O protagonista abandona os amigos pra proteger os interesses da Inglaterra, é desinteressado a cumprir o caramba da saga dele, é burro a ponto de deixar um homem com uma faca cortar, fazendo movimentos leves, a corda de seu arco (eu quero esquecer que li isso)... Ou seja, um protagonista a se esquecer. Jeanete e Mordecai estão de volta e são meus queridinhos nesse livro.
E o que dizer de Geoffrey Car e sua gangue? É um CTRL + C e CTRL + V de Sair Simon, a diferença é que o desfecho dele é mais interessante.

Wesley.Junges 12/06/2021

É uma continuação fantástica, uma história que não se perde e prende o leitor, os fatos históricos unidos com o romance deixa tudo perfeito.

Gustavo.Cesar 06/06/2021

Arco Longo
A continuação do Arqueiro, começa bem empolgante, com uma narração implacável e clara dos acontecimentos, sem momentos tediosos que se estende até o final do livro. Teve um momento que achei forçado na narrativa, o que perde pontos na minha opinião, mas cresce um ponto forte nesse segundo livro da saga, que é a relação dos personagens novos e antigos, que chega a sobrepor a falta de personalidade de Thomas de Hookton. O Andarilho trás uma história com muita ação, algumas reviravoltas e um enredo fluente, quase apressado.

Julia.Dani 26/05/2021

O Andarilho
A escrita é bem tranquila terminei em menos de uma semana, apesar das 450 páginas. A história do Thomas em si deixa um pouco a desejar, para mim, ficou meio vago. Entretanto, a parte histórica da Guerra dos 100 anos, a descrição das armas, e o clima que o livro passa é muito bom!

Natalia (Vitória) Sousa 11/05/2021

Livro 2 concluído!
Mais uma vitória inesperada dos ingleses.
A guerra traz a superfície o lado mais escuro do ser humano.

Alexsandro 19/04/2021

Continuação que supera o primeiro livro da trilogia.
A melhor forma de entender como o arco longo inglês fazia diferença no campo de batalha até surgir as armas de fogo tendo como protagonista um usuário dessa arma ao invés de um nobre, rei ou cavaleiro.

Uhtred of Piracaia 05/03/2021

A letalidade do arco longo descrita por Cornwell
Mais um romance histórico perfeitamente escrito pelo mestre Cornwell. Thomas de Hookton, seguindo a promessa feita a seu pai de encontrar o Graal, se mete em batalhas, buscas de resolução de enigmas, conflitos com a Igreja e afins. O livro perfeito para quem ama o gênero.

Sabrina 14/12/2020

Livro ótimo, mas o título é um pouco "enganoso"
Achei o livro excelente! Mas é preciso ter em mente que o título é um pouco enganoso, de certa forma. A leitura algumas vezes é pesada devido às passagens realistas da guerra. Mas consegui compreender que o objetivo do autor era ambientar toda a crença e costumes da população daquela época junto com a dúvida causada pelo ceticismo que poucos ousavam ter.
Acredito que o foco do livro é mais no desenvolvimento dos personagens e na ambientação das crenças e costumes do que um foco sobrenatural, como inicialmente pensei, ao começar a trilogia (pelo que vi nos comentários, muitos se decepcionaram por isso). Não vou dizer que está entre meus livros favoritos, mas a riqueza de detalhes e o desenvolvimento dos personagens é incrível. A repetição de alguns tipos de personagens me parece ser para reforçar um tipo de pessoas que era comumente encontrada na época e mesmo a resistência do Thomas reflete a dúvida entre a crença e o ceticismo, misturado ao comportamento comum de um rapaz de 20 e poucos anos da época (o que me lembra os passos da Jornada do Herói, na fase de negação).
Nos momentos em que não havia as cenas relacionadas à guerra a história parece fluir mais rápido e mais leve e essas foram minhas passagens favoritas. Ainda não terminei a trilogia, falta o último e estou evitando spoilers a todo custo rs mas consigo entender o esforço do autor e a riqueza de detalhes ao retratar a realidade da época. Enfim, vale a pena ler, mas tenham em mente que não é um livro cheio de aventuras e objetos sobrenaturais. É um livro sobre pessoas.

Aline.Bastos 12/12/2020

Confesso que no começo a história não me empolgou muito, mas a medida que ia se aprofundando nos personagens e suas conexões, fui ficando cada vez mais arrebatada e ansiando pelo próximo capítulo! Muito interessante, principalmente por fazer referência a passagens históricas verídicas.

Gilbson.Barbosa 03/12/2020

Um final melhor que o meio
Eu demorei tanto para ler esse livro assim como o anterior, mas apesar disso foi uma leitura até que agradável. Porém o livro se torna melhor a partir da página 340 mais ou menos, onde algo impactante nos faz ficar vidrados para saber o que vai acontecer depois.

O livro tem um bom final. Vamos agora ver o que o terceiro e último livro da saga nos revelará.

Ju Ragni 28/11/2020

Bom romance histórico - continuação de O Arqueiro
Segue a busca pelo Graal, entre as batalhas da Guerra dos Cem Anos. O livro 2 está no mesmo nível do primeiro, o que não é fácil (tem inúmeras continuações que decepcionam, após um primeiro livro razoável). Bernard Cornwell é excelente romancista, sua pesquisa histórica é impecável, e ele é tão bom na descrição das batalhas, que eu ia olhar na cronologia histórica qual tinha sido o resultado antes de começar a ler sobre cada uma, porque me afligia muito, de tão realista que é. E vamos ao terceiro livro!!

Thiago 09/11/2020

Muita ação e pouco conteúdo
O autor continua um mestre das cenas de batalha e do ritmo frenético, mas o livro peca por introduzir coadjuvantes e arcos com menos explicações e verossimilhança. Parece que, se espremer o livro, sobra pouca coisa além de tiros e mortes. Tanto os vilões quanto os companheiros que surgiram neste volume, acabam soando forçados, seja a forma como entram na história, seja como saem dela.

Campos 19/10/2020

Evolui no final
Comecei a ler, depois de Crônicas Saxônicas, esse é o segundo da série, e achei ele muito bom, o início é muito lento e depois começa a evoluir, o final acaba guardando toda a tensão, porém senti falta do desfecho de uns personagens, espero que retornem no último livro.