A floresta sombria

A floresta sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

Professor Eddie 20/10/2021

Caramba, que História.
Impossível não se apaixonar pela Dupla Luo Ji e Da SHI.

A História continua de uma forma única, sendo tão bom quanto o primeiro livro.

É incrível o poder da ficção científica, de nos mostrar um futuro nem sempre possível, mas que nos faz viajar de uma maneira única. Além de ser um grande reflexo da sociedade atual, de seus medos, problemas e defeitos. Ansioso pela finalização da saga, mas triste ao mesmo tempo, pois sentirei falta desses personagens.

Emerson 17/10/2021

Somos todos caçadores
A floresta sombria é uma analogia sobre as relações entre as civilizações no universo. É como se cada espécie fosse um caçador numa floresta muito perigosa em que encontrar alguém significa matar ou morrer.

No livro, alienígenas muito avançados tecnologicamente descobriram a terra e chegarão em 400 anos para tomar posse e extinguir a humanidade. Como os humanos se comportarão em busca de sobrevivência?

Recomendado para fãs de hard sci-fi.

Radamila 07/10/2021

Longo. Valeu a pena.
É uma sequência muito interessante. Temos o avanço tecnológico da humanidade, mesmo bloqueado pelos sofons, e um futuro cheio de telas. Fui um pouco tapeada no fim, mas essa reviravolta eu curti.

Arthur 07/10/2021

Não devemos perder a fé apesar das adversidades
O conceito da floresta sombria é triste e frio porém ele é muito bem aplicado no livro que mesmo se focando mais no drama segue sendo um leitura estimulante e com um final que eu gostei do qual quero saber que consequências trouxeram.
PS:Da Shi será sempre o melhor personagem
PPS:Zang Beihai você me decepcionou

Diego 26/07/2021

Uma bela sequência do O problema dos três corpos, um livro gostoso de ler com uma narrativa cativante que prende a atenção. A história possuí mistérios e reviravoltas gerando aquele gostinho de quero mais.

Rafael 07/06/2021

Surpreendente!!
Livro surpreendentemente sensacional!! Vale a pena entender a teoria da Floresta Sombria e trazer para a nossa realidade (não muito diferente da história), recomendo demais a leitura!

Wagner47 29/03/2021

Ela sabe que o Sol vai nascer amanhã de novo
Um daqueles livros que você dá um baita respiro ao terminá-lo com um sorriso no rosto.
Muito menos técnico que seu antecessor, mas tão inteligente quanto.

Ele tem uma estrutura deveras "quebradiça", com poucos capítulos e mudando o foco a todo momento ou prolongando mais do que o necessário, incomodando bastante. Além disso, há inclusões de personagens que não fariam falta alguma. A princípio parece que seria pra economizar páginas, mas é tão pouco centrado que creio eu não passar de 30 páginas no total.

Falando em personagens, aqui se sobressai e muito em relação ao Problema dos Três Corpos. Há dois específicos que não são apenas para serem admirados, mas também contemplados.

E na boa, possui bons toques de Fundação que Asimov ficaria orgulhoso

Mas atenção: esse livro exige um exercício de confiança. Após a terceira parte você acha que quase tudo o que aconteceu foi inútil.
Só confia e vai.

Thomaz.Barros 13/03/2021

Aqui vivemos a expectativa do contato e os planos da humanidade para se defender. Será que dará certo?

Eder.Machado 08/02/2021

Boa leitura
A história passa por alguns momentos de marasmo, chegando a ser um pouco cansativo. Mas o conjunto da obra até o seu final acabou sendo recompensador.
Esperando para iniciar a terceira parte da história...

MarcosQz 16/01/2021

Magnífico
Os trissolarianos estão a caminho da Terra e os humanos estão se preparando, a guerra está cada dia mais próxima.

A Floresta Sombria, continuação de O Problema dos Três Corpos, é ainda melhor. O mundo está se preparando para a guerra e para isso são escolhidas quatro pessoas, chamadas de barreiras, que devem criar projetos para impedir o fim da humanidade, de forma secreta, já que os trissolarianos podem ter acesso às informações graças aos sófons, que travaram o avanço da física. Ninguém pode saber quais são esses planos, e os quatro Barreiras terão acesso ilimitado ao que precisarem.
Mas nem tudo sai como planejado, claro, e os humanos perdem toda a esperança, até que um homem os salva. Mas será mesmo?

O único personagem que continua desde o primeiro livro é Da Shi, os novos personagens são tão complexos quantos os do livro anterior e é essa complexidade que acaba tornando-os tão interessantes e loucos, ouso dizer. Luo Ji, personagem central desse livro representa um perigo para os trissolarianos, um perigo que eles desejam morto. De todos os personagens é Luo Ji que acaba tornando a história mais interessante.

O segundo livro tem menos contexto histórico e mais ficção, até mesmo um pouco mais de romance, mas a ficção científica toma conta desde o início, avanços foram feitos apesar dos sófons continuarem na Terra.
A Floresta Sombria é ainda mais interessante, instigante e assombroso. É uma leitura quase impossível de largar.
Cixin Liu mostra nessa continuação que é sim um escritor fantástico, capaz de levar os humanos e a ficção científica a outro patamar. Leitura mais que recomendada.

Pinho 28/11/2020

Um dia o sol iluminará a floresta sombria
Não quero dar spoiler portanto, esse livro é perfeito e não entendo quando alguém faz resenha ruim. Os personagens são incríveis, a trama é maravilhosa além do final que surpreende.

Vale muito a pena, recomendo muito!

Fritis 19/10/2020

Surpreendente!
Até o meio do livro a história estava meio lenta e previsível, mas a forma que desenrola após os 60% é excepcional e surpreendente.

Flávia HBS 03/10/2020

Amigos!!! Que série!!
Um dos melhores livros que já li na vida!!!! Esse autor é um gênio!! Chocada com a qualidade e a escrita! A história é fantástica!! Ninguém pode passar na vida sem ler essa trilogia