A floresta sombria

A floresta sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

Inn Moura 24/02/2024

A única coisa que posso dizer: UFA!
É um livro do meio, então não vá esperando muito. O livro inteiro é um puxa-encolhe ladeado de muita especulação geo-política, financeira, física, química, matemática, astrologia e a coisa toda. Tudo isso só pra mostrar que o Liu Cixin é mais inteligente que vc sim e a única coisa que vc pode fazer é aceitar esse fato. A resolução no final é EXTREMAMENTE simples, mas vc não faz ideia de como o caso vai ser resolvido até literalmente os últimos minutos do livro. E aí só no final que vc percebe pra que vc leu 500 páginas sobre o projeto barreiras e o atabacado do Luo Ji que aparentemente não era tão atabacado assim. Dei 3 estrelas pq eu quero ver maaaaais do futuro, quero ver a explosão tecnológica, quero sonhar com os 400 anos no futuro que aparentemente só vai acontecer no próximo livro. Veremos.

Pedro Sucupira 23/02/2024

2024 LIVRO 3 – A Floresta Sombria, por Cixin Liu.
Eu estou abismado com a criatividade desse autor. A dramatização que ele foi capaz de criar é surreal. Em meio a uma crise humanitária intergaláctica por sobrevivência, Cixin ainda consegue abordar questões sociais, filosóficas, políticas, psicológicas e toda a questão físico-científica que envolve essa problemática. A profundidade e complexidade dessa obra é de deixar qualquer um estupefato.

Esse é o segundo livro da trilogia O Problema dos Três Corpos.

João 16/02/2024

O Problema dos Três Corpos: A Floresta Sombria
Depois do final bombástico do primeiro livro, ou o autor poderia acertar muito na sequência, ou escrever um completo fiasco.

A primeira opção acontece com louvor. Mesmo ainda achando que faltava um capricho a mais no desenvolvimento de alguns personagens, durante a leitura acabei aceitando que o grande objetivo do autor é entregar grande conceitos.

Uma idéia mais inteligente do que a outra é apresentada, uma escalada de acontecimentos que vai te deixando em completo transe. Para no final, explicar a tão famosa "Floresta Sombria".

Uma sequência brilhante, que me assustou mais do quê muito livro/filme de horror. Nunca mais verei o universo da mesma forma...

Nicole 26/01/2024

LEIA ESSE LIVRO PELO AMOR DE DEUS
Sensacional!! A escrita é tão fidedigna que você sente como se estivesse realmente acontecendo e começa a questionar toda a sua vida. O livro me causou uma ansiedade absurda e o final MEU DEUS!!!!!!!! QUE FINAL QUE PLOT TWIST SENHORAS E SENHORES

Não tenho a menor dúvida de que essa trilogia vai se tornar um clássico da ficção científica senão um dos melhores livros do gênero já escritos.
Brujo 26/01/2024minha estante
????

Linthorst 25/01/2024

Que continuação fantástica
Assim como o primeiro livro, eu amei esse tbm, talvez até mais que o primero (não tenho certeza, pois os dois são muuuuuuuiiiitttoooooo bons). A leitura foi muito prazerosa, você consegue sentir diferentes emoções ao ler, e quando tudo isso acaba, com certeza você vai querer ler mais!

Indo agora pro terceiro livro, expectativas lá em cima de novo ???

Raomi1 22/01/2024

Sem palavras
O segundo volume da trilogia de "O Problema dos 3 Corpos" traz consigo o prosseguimento de uma narrativa mostrada de forma diferente do primeiro volume, alternando na descrição constante dos cenários em que a humanidade se encontra bem como a transição de perspectivas do imaginário da civilização frente a uma "ameaça" eminente.

Algo que me pegou muito nesse volume foi a sagacidade em que as reviravoltas eram construídas, a analogia da floresta sombria lhe caiu bem até como experiência de leitura, em que nós simplemente nos sentimos como corpos perambulando no breu em completo estado de ansiedade, com medo, na defensiva e a espera de algo com o que se agarrar. Aqui eu observo que o gradiente da perda das perspectivas e a entrega total ao fatalismo são recursos muito empregados a que se usa para dar aquela virada na história, o que foi incrível.

Sobre algumas outras partes, considerei-as um tanto quanto enfadonhas e maçantes para se ler de inicio, mas refletindo com um pouco mais de calma, passa-se a compreender melhor o que o autor está propondo, entendendo que o mesmo não tem como objetivo entregar tudo de mão beijada.

De todo, o segundo volume, apesar de seguir uma construção narrativa diferente do primeiro, ganha mais em questão de conteúdo e o preparo para o que está por vir na próxima fase da estória.

Tainá 04/01/2024

Uma continuação complexa
Esse livro tem tudo de bom que o anterior tem, porém achei bastante mais complexo de acompanhar, tem muitas mais terminologias e conceitos, pra quem não é do meio científico fica um pouco mais difícil, mas nada impossível. Esse livro vai muito além em termos da filosofia apresentada no primeiro, traz reflexões ainda mais complexas sobre as questões do cosmo, das civilizações e da humanidade. Aconselho muito, porém não demorem pra ler depois do primeiro.

Daniel1145 30/12/2023

Um retrato possível do Universo
Apesar do autor "enrolar" bastante e deixar o livro um pouco denso até a metade, a história toma um rumo espetacular e assustador falando sobre o universo.
Cixin consegue criar uma história de ficção científica e ao mesmo tempo passar por todo tipo de sentimos humanos durante uma situação catastrófica.

Max 27/12/2023

Espetacular...
Ao término deste segundo volume da trilogia de Cixin Liu, trilhado com grande esforço, é uma história densa, singular, e acredito, seja dirigida somente aos mais experientes e bravos leitores de Sci-Fi, não é um livro qualquer, tombam muitos pelo caminho.
Estando agora no topo da montanha gigantesca que subi, a vista daqui, do alto, da história que li é única, e com a resiliência adquirida na subida, lembro que é só a metade do caminho, ainda há a descida, a outra metade, o terceiro e último volume de quase 1.000 páginas!
Não há tempo a perder, sigamos!
Espetacular obra de Sci-Fi!
Super recomendo!
João 27/12/2023minha estante
Estou escalando essa montanha, amigo rsrs

Max 27/12/2023minha estante
Mantenha-se firme, João, o livro é isso tudo mesmo!

Max 27/12/2023minha estante
Como aprendemos em Beagá, esse livro é como um queijo, vai-se comendo pelas beiradas! ??

Débora 28/12/2023minha estante
Opa! Já quero!!!

Simone 17/12/2023

Um livro de muitos níveis
Surpreendente. O autor conseguiu manter o excelente padrão que o primeiro livro da trilogia tem. O enredo muito original. Estou fascinada pelo universo que ele criou que dá margem a mil e uma possibilidades. Ansiosa pela leitura do livro 3.

Beatriz2268 11/12/2023

?Eu tenho um sonho de que, um dia, o sol forte iluminará a floresta sombria?.

A leitura em si teve momentos de altos e baixos, mas, de um modo geral, gostei bastante, em especial a partir da segunda metade do livro, quando o autor introduz o leitor em uma nova era tecnológica.

O livro nos traz muitas reflexões que só as melhores ficções científicas são capazes de nos despertar.

Guxta 01/12/2023

Estranho
Para começo de conversa, o livro é bom. Mas é um bom estranho. O autor faz algum tipo de mágica, "um feitiço", parafraseando o próprio. Comecei a ler junto com um amigo e lá pelos 55% tive que dar uma pausa para ler outro coisa. Cixin enrola bastante. Dá grandes voltas, ou trazendo informações já bem fixadas na mente à tona, ou repetindo a mesma cena diversas vezes, como em um dos pontos cruciais do livro, perto do fim. O que foram 6, 8 ou 10 páginas poderiam ter sido duas. Isso cansa. Porém, essa passagem específica já estava acontecendo durante meu retorno à leitura, quase um mês depois. E a trama já havia melhorado.

Há informações ou aparições desnecessárias. Diálogos desnecessários. Isso já acontecia no primeiro livro, o que já me preocupava. Agora um terceiro, com mais de 600 páginas, me põe muito medo. Com certeza será uma leitura longa...

Mas como eu disse, existe um feitiço ali. Vale insistir na repetição dele. No fim há uma surpresa. Uma grata surpresa. Ela vem com um gosto amargo, pois mesmo não sendo emocionante ou impactante, o que talvez falte em Cixin, é um evento que traz bons momentos e decide de vez a linha que será seguida no próximo livro. Tudo pode mudar, claro, mas a expectativa é positiva.

O veredicto seria: Leia. Absorva. As vezes pode fazer aquela leitura dinâmica aqui e ali. É só ir com paciência que dá pra digerir e aproveitar uma boa ideia de ficção científica voltada para o contato extraterrestre.

Kraalz 27/11/2023

Genial
Sem dúvidas, um dos melhores livros que já li em ficção científica. Uma obra capaz de explorar as profundezas do pensamento humano, em diversas camadas.

Gian.Calixto 23/11/2023

O paradoxo da floresta negra
A história segue com o mesmo nível de qualidade da primeira parte, com seus plot Twists inesperados, as explicações bem fundamentadas na nossa realidade e a narrativa envolvente(pelo menos em boa parte do livro). Nesse segundo volume nos é mostrado, inicialmente, as consequências dos eventos finais do 1° livro e como a humanidade está reagindo a isso. Eu achei meio enrolado essa parte, pois me parecia q a história não tinha um rumo exato, até a formação do projeto Barreiras. Os personagens novos apresentados não chegaram a despertar muito meu interesse nesse começo, coisa q foi melhorando com o passar do tempo. Esse aspecto do tempo foi um ponto q eu achei massa, pois como a ameaça de Trissolaris estava muito distante, as medidas a serem tomadas iriam levar algum tempo pra serem implementadas, logo tiveram alguns avanços na história pra q coisas pudessem ser feitas. O autor parece não se importar muito com isso, o q por um lado teve um efeito positivo. Entretanto, certas partes ficaram sem uma solução exata por conta disso. Os eventos finais foram muito bons, com a resolução apresentada pelo personagem principal sendo bem encaixada e aquela "batalha na escuridão". O único ponto que pesou pra mim foi o início bem arrastado, mas o resto valeu muito a pena. É muito válido a leitura desse livro se vc gosta de astronomia, teorias sobre o espaço, a relação e os primeiros contatos de duas civilizaçoes estranhas e o que o ser humano pode fazer quando sujeito a situações extremas o/

Luiz.Machado 30/10/2023

Espetacular, nesse livro o autor consegue nos mostrar como a humanidade se comportaria em um cenário que o fim da humanidade estivesse próximo.