A floresta sombria

A floresta sombria Cixin Liu

Resenhas - A floresta sombria

Gian.Calixto 23/11/2023

O paradoxo da floresta negra
A história segue com o mesmo nível de qualidade da primeira parte, com seus plot Twists inesperados, as explicações bem fundamentadas na nossa realidade e a narrativa envolvente(pelo menos em boa parte do livro). Nesse segundo volume nos é mostrado, inicialmente, as consequências dos eventos finais do 1° livro e como a humanidade está reagindo a isso. Eu achei meio enrolado essa parte, pois me parecia q a história não tinha um rumo exato, até a formação do projeto Barreiras. Os personagens novos apresentados não chegaram a despertar muito meu interesse nesse começo, coisa q foi melhorando com o passar do tempo. Esse aspecto do tempo foi um ponto q eu achei massa, pois como a ameaça de Trissolaris estava muito distante, as medidas a serem tomadas iriam levar algum tempo pra serem implementadas, logo tiveram alguns avanços na história pra q coisas pudessem ser feitas. O autor parece não se importar muito com isso, o q por um lado teve um efeito positivo. Entretanto, certas partes ficaram sem uma solução exata por conta disso. Os eventos finais foram muito bons, com a resolução apresentada pelo personagem principal sendo bem encaixada e aquela "batalha na escuridão". O único ponto que pesou pra mim foi o início bem arrastado, mas o resto valeu muito a pena. É muito válido a leitura desse livro se vc gosta de astronomia, teorias sobre o espaço, a relação e os primeiros contatos de duas civilizaçoes estranhas e o que o ser humano pode fazer quando sujeito a situações extremas o/

Luiz.Machado 30/10/2023

Espetacular, nesse livro o autor consegue nos mostrar como a humanidade se comportaria em um cenário que o fim da humanidade estivesse próximo.

Silvia Sousa 25/10/2023

Só falta mais 1 livro, não sei se rio ou choro, pq eu deixaria exatamente como está. Confesso que senti falta de uma personagem que não apareceu neste segundo livro, mas teve outro tão amados (por mim) e ódios (por mim tbm) que fizeram valer a pena a leitura dessa obra, sem arrependimento, esse certamente é um dos livros que eu gostaria de esquecer para poder ler de novo.
Espero realmente que saia uma série na Netflix sobre esses livros ??
#partiulivro3 (medo que que vai vir?)

bardo 13/10/2023minha estante
Acredite, a história vai escalar ainda mais. E concordo o Cixin casa breguice e umas ideias de explodir a cabeça com uma habilidade impressionantes. Fico me perguntando se outros trabalhos dele são tão bons quanto essa trilogia insana, certo que depois dela ele podia até se aposentar pq né?

Renata 14/10/2023minha estante
Essa sua resenha foi FANTÁSTICA!!!! Me deu vontade demais de ler os livros novamente kkkkk.... e concordo com o Bardo... o terceiro livro é sensacional... de pirar a cabeça... ate hj eu paro pra pensar no conceito em q gira o livro e é impressionante... é de uma dimensão q nosso cérebro até tem dificuldade de aceitar... INCRÍVEL

Renata 14/10/2023minha estante
Eu tenho medo de ler qualquer outra coisa dele e me decepcionar kkkkkkkk.... e como nunca vi ninguem falando de outra obra dele lida entao estou no aguardo... essa trilogia já é dificil as pessoas conhecerem....

Juliana-- 14/10/2023minha estante
Belíssima resenha e ainda a TS, uau!

bardo 14/10/2023minha estante
Então Renata, eu fui pesquisar e ele tem mais alguns romances publicados e coletâneas de contos, aparentemente ele é bem prolífico. Infelizmente nada além da trilogia foi trazido para cá, vc só encontra traduções em inglês ou espanhol, pensando nas mais acessíveis para nós brasileiros.

bardo 14/10/2023minha estante
Eu desconfio que a trilogia não seja tão divulgada pq ao contrário de outros autores de SciFi mais "pop" o Cixin é bem árido, ele não tá preocupado em mimar o leitor. Daí vc pega os leitores de livrinhos mais "amigáveis" eles não passam do começo de O Problema dos Três Corpos não chegando a perceber a beleza que tem ali. Algo semelhante acontece com o Ted Chiang, os contos dele são ótimos, mas exigem do leitor. Mesmo o que foi filmado e virou o filme A Chegada está longe de ser amigável, tanto que o filme nem esbarra no melhor do conto.

Renata 14/10/2023minha estante
O q a gente vê quando lê a resenha de outras pessoas é q muitos se incomodam com a física e matemática q estão no livro... querem ler ficção científica "fácil"... a obra prima de Cixin é para poucos...

Brujo 14/10/2023minha estante
Rogério, Juliana e Renata, obrigado pelas palavras e pela discussão sobre essa obra fantástica!!!!!

Brujo 14/10/2023minha estante
Eu também vou querer ler qualquer coisa do Cixin que sair por aqui, com toda certeza!!

E, para as pessoas que reclamam das partes técnicas, precisam se informar mais sobre o estilo daquilo que pegam pra ler. Você está com um livro de Hard Sci-fi e está reclamando de termos técnicos ? Brincadeira, né ... ??

bardo 14/10/2023minha estante
Então, eu até entendo que alguns prefiram textos mais leves, nenhum problema com isso, mas daí a criticar livros por serem complexos como eu vejo as vezes por aqui,não dá. Daí vc vai na estante da pessoa e percebe que o problema não é o livro e sim a falta de bagagem para compreendê-lo e a humildade de entender isso e buscar material de apoio.

Brujo 14/10/2023minha estante
Concordo que não tem problema não gostar de livros densos, mas foi o que eu falei, não faz sentido. É como se eu pegasse um livro de romance e reclamasse de sentimentalismo na história...

Brujo 14/10/2023minha estante
Mas, apesar do medo, acho que a série da Netflix vai aumentar significativamente a popularidade do Cixin, talvez isso aumente a quantidade de obras dele lançadas por aqui !

bardo 14/10/2023minha estante
Concordo, mas o que percebo é que as pessoas as vezes leem pela sinopse ou pelo hype, é um ou outro que vai fazer uma pesquisa mínima sobre o autor ou tentar ver uma resenha para ver se é aquilo mesmo que está procurando. E acontece não só com SciFi, o que já vi de gente detonando livro clássico (realmente bom) simplesmente pq foi ler por modinha e não estava preparado. É complicado...

bardo 14/10/2023minha estante
Sim, também estou contando com isso. foi mais ou menos o que fez publicarem o História de Sua Vida e outros Contos do Ted Chiang por aqui, o hype do filme incentivou e nem acho esse o melhor conto.

Brujo 14/10/2023minha estante
Bom ponto de vista, Rogério, acontece mesmo de lerem pelo hype. Mas gosto de pensar que parte dessa galera que lê algo pela moda acaba entendendo a proposta e virando fã.

Sobre Ted Chiang, nunca li nada. Ele só tem livro de contos ?

bardo 14/10/2023minha estante
Até onde eu sei sim, a Aleph publicou aqui duas coletâneas de contos dele o A História de Sua Vida e Outros Contos e o Expiração. Sou suspeito pq gosto demais do autor, o Ted tem uma pegada de misturar filosofia, SciFi e mesmo religião muito interessante.

bardo 14/10/2023minha estante
O conto O Inferno é a Ausência de Deus contido no A História de Sua Vida foi um dos contos mais curiosos e inesperados que já li.

Brujo 14/10/2023minha estante
Vou colocar A História da sua Vida na minha lista de desejos, Rogério. Valeu pela dica !

bardo 14/10/2023minha estante
Acredito que vá gostar, ele é bem fácil de encontrar nessas bancas de shopping e estações de metrô. E se não fizer questão do físico, versões genéricas são ainda mais fáceis de achar ;-)

Renata 14/10/2023minha estante
Eu estou rezando pra netflix adaptar a essência da trilogia... deixar a gente enlouquecido e colocando sim toda a física contida no livro... pq sem isso não vai dar pra entender várias coisas e muito dos diálogos entre os personagens.... esperando ansiosamente.

Henrique Sanches 15/10/2023minha estante
Baita resenha, hein? Parabéns pela leitura...

Cleber 15/10/2023minha estante
Que resenha incrível! Estou louco para ler os livros antes que de sair a série na Netflix.

Lucs 15/10/2023minha estante
Esse pra mim foi o mais fraco, se gostou desse prepare seu cérebro pra sair da caixinha no livro final.

Brujo 15/10/2023minha estante
Henrique, Cleber e Lucas: obrigado pelos comentários!! ??

Lucas, pra mim esse segundo foi bem melhor que o primeiro, e olha que acho O Problema dos Três Corpos maravilhoso!!!

bardo 15/10/2023minha estante
Para mim essa trilogia é uma escalada rumo a quase perfeição, rs. E bem eu acho que é consenso que o terceiro é um dos livros mais fodas escritos no gênero atualmente ?

Renata 15/10/2023minha estante
Verdade... o 3° é esplêndido

Fred 16/10/2023minha estante
Olha só... Peguei o primeiro livro por causa das suas resenhas. Não me decepcione ?

Renata 16/10/2023minha estante
FRED....vai com fé.... é incrível

Fred 18/10/2023minha estante
Valeu Renata. Vou tentar encaixa-lo no mês de novembro ?

Mssamuca 13/10/2023

Como um livro que te faz se sentir burro pode ser tão viciante?
É ate difícil descrever as sensações que tenho lendo essa obra; Com o primeiro livro tive mais dificuldade, mas não significa que o segundo seja uma leitura tranquila também. Ele é sim mais viciante, com momentos que não queria parar de ler, mas fiquei um pouco aflito no começo por me sentir perdido na história.
Em suma, recomendo muito, mas sugiro um pouco de paciência.

Ber 26/09/2023

Em andamento
Eu juro que estava prestes a xingar o livro de todas as formas possíveis, foi então que eu li as últimas páginas. Ainda me encontro em dúvida sobre o quanto gostei. É impossível não ficar assombrado pela teoria que dá nome ao livro. O problema é que o desfecho chega a ser piegas demais, mesmo concordando com a premissa dele. Não acho que o autor tenha tantos requintes pra trabalhar o âmbito psicológico das personagens. Isso acaba desestruturado o argumento final, na minha concepção. Ainda assim, vale a pena ser lido. Fui completamente fisgado por esse livro, como muitos não faziam há tempos. Vale a pena.

Marcelo1108 17/09/2023

Continuação do primeiro livro o problema dos três corpos, nos traz uma narrativa um pouca arrastada no começo mas no meio pro final é impossível desgrudar do livro, ansioso para começar o terceiro,.

Hmen0n 09/09/2023

Uau! Você também se chama Zhang?
Neste segundo livro da trilogia "O problema dos três corpos" Cixin Liu consegue manter a tensão da batalha da humanidade pela existência, ao se deparar com uma espécie alienígena de tecnologia extremamente superior.
O começo fica um pouco confuso, os nomes chineses tem o sobrenome primeiro, mas nem é esse o problema, o que pega é que tem muita gente de sobrenome Zhang, e nem são parentes, felizmente três dos Zhangs tem uma participação curta, já que a historia do livro se passa em mais de 200 anos.
Superado isso, o livro tem reviravoltas, plot twists e traição de monte, em alguns casos você não tem pista alguma, e só ficamos sabendo do porquê, quando o protagonista da ação conta, pois não tem nenhuma indicação que ele está seguindo esse caminho, não gostei muito disso, sei que não é um livro de mistério, mas preferiria que fosse deixando alguma pista pelo menos.
Quando rola o embate entre os dois lados, é sem dúvida a melhor parte, o gancho para o próximo volume é bem estabelecido, estou no aguardo.

Kardec 21/08/2023

Seguimos!
Este livro mergulha os leitores em um mundo repleto de intriga, exploração espacial e dilemas morais. Liu apresenta uma visão ampla e especulativa da humanidade enfrentando um primeiro contato com uma civilização alienígena avançada. Com uma narrativa que oscila entre os desafios políticos, científicos e pessoais dos personagens, "Floresta Sombria" aborda a complexa tarefa de proteger a Terra de uma possível invasão extraterrestre. A trama é habilmente tecida, revelando as estratégias desesperadas da humanidade para se defender enquanto explora conceitos como a "Detecção de Luz" e a tensão entre cooperação internacional e competição. Uma obra rica em ideias científicas e filosóficas, o livro mantém os leitores imersos em um labirinto de intrigas e teorias, culminando em um desfecho que deixa um impacto duradouro.

Douglas 20/08/2023

Mas como assim?? Ué?
Gostei bastante do livro, mesmo esperando mais...

Sinceramente não sei o que dizer...

Queria dar 5 estrelas, mas tem alguns "furos?" e coisas sem sentido, muitas vezes óbvias/ridículas...

Também não irei dar 4.5 por causa do final... devo dizer que estou curioso pelo próximo livro, quero saber o que vai acontecer (quem já leu sabe o porque kkkk)

Marcelo.Castro 12/08/2023

Subiu a régua
Floresta Sombria é o segundo livro da trilogia que se iniciou com O Problema dos 3 Corpos. Embora 3 Corpos também seja um livro fantástico, alguns leitores podem se sentir um pouco desanimados com o começo mais "parado" (porém necessário) da história. Pois bem, Floresta Sombria não tem esse problema - até porque as bases da crise Trissolariana já estão claras para todos, então já estamos acompanhando os desdobramentos dos eventos que encerraram o primeiro volume. Encontramos uma narrativa mais dinâmica e instigante. A construção narrativa a partir de conceitos de ciência avançada permanece, mas também introduz elementos da sociologia, ética e filosofia. O livro trata de eventos ocorridos ao longo de séculos, enquanto a frota Trissolariana está fazendo sua longa viagem até o sistema solar. Mas os saltos temporais não impedem que a gente mantenha a conexão com os personagens chave (um problema que senti na trilogia clássica de Fundação) graças ao recurso da tecnologia de hibernação. É fantástica a forma como é explorado o impacto dessa diferença geracional entre os recém despertos e os que nasceram e viveram na época atual da narrativa. E essa conexão de personagens e eras chega ao ápice do livro, revertendo um final que poderia parecer catastrófico e sombrio, para um raio de esperança e luz, com um apelo para que o existe de melhor em nós, seres humanos. Se já considerei o primeiro livro da série fantástico, o segundo definitivamente "subiu a régua" e entrou para minha lista de favoritos. Imperdível!

Erwinnph 11/08/2023

Floresta sombria.
Damos continuação a crise da humanidade, o livro leva muito bem o conceito d uma futura invasão, conceitos filosóficos e realistas são levantados, e ao meu ver tudo descrito é provável de acontecer, o livro é excelente e ao mesmo tempo detalhista . Meu conselho leia com calma e paciência ? você vai acompanhar DR luo e as barreiras e crescer com eles e se decepcionar também, afinal somos humanos e cheio de falhas e individualistas ? o livro e cheio de detalhes interessante pontos altos e baixos ? enfim o final me deixou sem palavras e com lágrimas e emocionado também rsrs

Lu F. 27/07/2023

Surpreendente
Confesso para vocês, até os 70% do livro eu estava certa de que iria gostar e que iria dar 4 estrelas.

É um livro muito bom e bastante lento e complexo. Muitos nomes, muitas situações e poucas explicações. Me senti como a criança sendo alfabetizada.

Mas pessoal, os últimos 30% do livro são SENSACIONAIS. E surpreendentes. Nós entendemos o desenrolar de toda a trama complexa e entramos nessa louca jornada. Sensacional. A explicação para o Paradoxo de Fermi!!!

Chorei com as últimas páginas, elas são tão lindamente escritas que despertaram em mim uma esperança em relação à humanidade que eu não sentia fazia tempo.

Afinal, nós vemos o pôr-do-sol todos os dias, mas sempre com a tranquilidade de saber que amanhã o sol vai nascer de novo.