Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Lorena 30/09/2020

Esaú e Jacó- Machado de Assis.
O que falar do grande mestre!?
Apesar de não ser o livro mais conhecido do autor, superou e muito minhas espectativas. É riquíssima a leitura, toda a trama gira em torno do contexto histórico do período, traz críticas inteligentes e sagazes que são típicas de Machado de Assis e a referência a outras grandes obras deixa o livro interessantíssimo.

Angelica 08/01/2021

O melhor livro que li nos últimos anos, incrível como Machado consegue trazer pontos importantes para o cotidiano da época do fim da monarquia e principalmente da escravidão em poucas palavras, somente com litras, rastros.
Nunca tinha lido um livro que entrasse tanto na mente como esse, a cada frase é como se uma surpresa e algo relacionado a história do Brasil surgisse e nos desse mais instrumentos de pesquisa e vivência.

laiane 17/12/2021

De início, confesso que a leitura estava sendo tediosa mas em algum momento, não sei qual, fui prendida pela história e escrita de Machado, que nunca decepciona!

me identifiquei um pouco com Flora KRKRKRKRKRK ela deve ser libriana igual a mim.

Laís 01/01/2010

Ler Esaú e Jacó é uma delícia - não imaginei que fosse tão bom! A linguagem de Machado de Assis é pessoal, saborosa e bela. No entanto, a edição da Martin Claret apresenta muitos erros, infelizmente. No capítulo XLVIII (Terpsícore), por exemplo, o trecho correto seria:

"Não envelheças, amiga minha, por mais que os anos te convidem a deixar a primavera; quando muito, aceita o estio. O estio é bom, cálido, as noites são breves, é certo, mas as madrugadas não trazem neblina, e o céu aparece logo azul. (...)"

Na versão da Martin Claret, as palavras anos e estio são substituídas por anjos e estilo, respectivamente (tirando boa parte da beleza do texto). É uma pena, portanto, visto que perde-se muito da essência do texto. Ainda assim, é uma bela obra tanto por seu valor histórico como pela linguagem (mas o enredo não é tão intrigante assim - e é bastante previsível).

Bill 22/04/2010minha estante
Caramba, Lali! Como descobriu, em um livro inteiro, duas palavras erradas? Parabéns pela resenha.

Didi 09/08/2021

Bom livro
Interessante trama tendo como pano de fundo a passagem do Brasil Império à República. Muito interessante a relação de ?gato e rato? dos irmãos e as demais que se formam em volta desta, tão importantes quanto para história. Muito bem escrito por M.Assis, mais um deleite para nós. Como ele constrói bem as personagens, impressionante!

Bê. 02/01/2022

Um bom passatempo de leitura
De todos os livros que já li de Machado de Assis, este foi o que mais me deixou com um sentimento de vazio, como se faltasse alguma coisa.
O enredo cai no clichê de rivalidade sem fim entre irmãos gêmeos que os acompanha desde o útero, mas a forma como o autor a conduz é bem interessante: o narrador conversa com o leitor e o convida a compor os significados da história junto com ele.
Uma leitura leve, rápida e gostosinha, mas que não me marcou.

rick 06/10/2022

Duas Grinaldas sobre o Túmulo da Flor
Olha, é um livro que que continua bem atual, críticas sociais extremamente válidas nos dias de hoje, e com certeza um avanço pra época (um lacre atemporal, se me permite). Mesmo que eu não tenha amado, sendo sincero não foi uma obra que me marcou, é um livro que agrega demais o seu repertório cultural pra vida. Ter conhecimento sobre a literatura clássica é essencial, nunca uma perda de tempo.

Larinha_reads 29/04/2023

Não é tão ruim assim
Estava dando nada, li por causa de um trabalho da facul, nunca tinha lido nada do Machado.
Eu gostei desse, é possível observar a esfera e o convívio da época, a transição da monarquia para a república e a visão das pessoas sobre isso. A relação dos gêmeos que desde do ventre brigavam, amaram a mesma mulher e disputavam até mesmo quem passaria mais tempo em sua lapide.
Da um pouco de agonia da relação deles, os dois são opostos de jeito e visão política.
Não tem aquele plot, mas sei que essa não é a proposta, não achei tão ruim.

Lia 03/06/2021

Foi difícil terminar essa leitura...mas não podia abandonar Machado em qualquer lugar da estante. Dessa vez a escrita pegou (não sei pq) ...a história é interessante, o autor é incrível...me peguei algumas vezes tendo a certeza que ele falava diretamente comigo, adivinhando meus pensamentos e me respondendo.

Vale uma tentativa de releitura desse livro em outros tempos para ver como será o processo.

Paty 26/10/2022

Isso ou aquilo, ou nenhum dos dois, não sei ou não importa..
Após ler Dom Casmurro fiz desse o meu segundo livro do autor e percebi uma semelhança na tentativa de "obrigar" o leitor a considerar a narração ao menos de duas perspectivas ( traição ou obessão? E no caso; ensinados ou predestinados?), mas a tentativa ao meu ver, nesse livro foi falha. A subjetividade de tudo (poderia ser isso ou aquilo ou nenhum dos dois, não sei ou não importa, etc.) tornou o livro massante ao ponto de eu quase abandoná-lo. Sim, o leitor pode decidir se foi isso ou aquilo, mas não é como se interferisse em algo anyway. Diferentemente de em Dom Casmurro, ao qual com sucesso, provê duas realidades paralelas.

O início do livro é muito bom, construiu uma intriga que conecta o presente com a antiguidade. (tanto na ficção da estória quanto no contexto histórico do nosso Brasil). Mas infelizmente, se tornou entediante antes mesmo de chegar na metade e quando achei que ia melhorar acabei.

Por um lado, temos representado nos personagens de Pedro e Paulo os pensamento de um povo dividido entre a Monarquia e a República, também representado pela mulher pela qual ambos se apaixonam e reciprocamente se apaixona por eles; ora por um e ora pelo outro. Refletindo aquilo que se passava na cabeça do nosso povo ao passar por essa mudança política. Ora nostálgicos em relação a Monarquia e ora atraídos pela "revolução" Republicana.

Me faz também refletir, como cristã, em como somos alertados a não procurar por médios ou tentar prever o futuro. O livro da uma boa razão para isso; eles passam a viver em torno de uma professia que não chega a se cumprir. Criaram uma expectativa enorme em algo que nunca se concretizou. A primeira alegria pelas boas novas se tornou em frustração. Assim como eu começando o livro toda animada e finalizando decepcionada. Será coincidência ou proposital?

andre.marinhocosta 22/08/2020

Não era verdade quem vence, é a convicção
Penúltimo romance de Machado de Assis, Esaú e Jacó não é o melhor. O fio narrativo central - o dilema de uma moça apaixonada por dois gêmeos - carece da profundidade e originalidade das obras anteriores, sobretudo quando se contrapõe às três imediatamente predecessoras - a trilogia que é o pináculo da carreira do maior escritor do Brasil. Não surpreende, portanto, que muitos considerem esta a mais fraca novela do Bruxo de Cosme Velho.

No entanto, a busca desesperada por um enredo cativante pode ocultar as grandes qualidades de um livro que, como nenhum outro, mergulha o leitor no pensamento político machadiano. Não que seja verdadeiro aquele mito de que o autor fugia da realidade de seus tempos e apresentava histórias alienadas do contexto histórico. Mas precisamente porque é nas reflexões do conselheiro Aires e na contraposição entre Pedro e Paulo que Machado traduz a visão circunspecta com que encarava eventos primordias: o movimento republicano, a abolição da escravidão, o colapso da monarquia brasileira e os primeiros desdobramentos da República.

Através da metafora bíblica, Esaú e Jacó são introduzidos como Pedro e Paulo, filhos de um casal alçado à elite carioca por meio do trabalho no serviço bancário. Desde a barriga da mãe, os gêmeos dão sinais de antagonismo, do que os pais só se dão contam depois do prognóstico de uma vidente cabocla. A família empreende todos os esforços possíveis para evitar as tensões fraternas, mas a oposição se intensifica ao ponto de chegar ao auge na arena política: Paulo se torna um advogado republicano e Pedro, um médico monarquista. Ambos implacáveis na defesa do que acreditavam, com a verdade dos acontecimentos em segundo plano. Afinal, "não é a verdade que vence, é a convicção. Convence-te de uma idéia, e morrerás por ela", conforme lembra o conselho Aires, amigo da família, em determinada passagem.

O enredo principal começa a se desenrolar no momento em que fica claro que os dois compartilham um único traço em comum: o amor por Flora. Filha de um político sem rumo, a jovem entra em difícil impasse ao se ver apaixonada pelos irmãos, aos mesmo tempo, na mesma intensidade - a ponto de chegar a enxergá-los como só um. É claro que a moralidade da sociedade imperial jamais permitiria uma menina encantada por dois homens e ela teria que se apressar para escolher o amado.

O suspense advindo do dilema até desperta alguma curiosidade, mas bem poderia estar em qualquer obra romântica do início do século XIX. A assinatura de Machado, na verdade, está nas entrelinhas. Está na fina e sofisticada ironia que, sem dizer explicitamente, faz sarro do cotidiano e da estrutura da alta sociedade fluminense. Está na bilhante passagem em que o pai de Flora, um político conservador jogado ao escanteio pelo partido que representou a vida inteira, começa a se questionar se, na real, ele não seria mesmo um liberal. Ou então na tentativa da mãe dela, a Dona Claudia, de convencer o marido de que ele deveria considerar a mudança de partido para conseguir um cargo.

Com exemplos como esse, Machado denuncia o oportunismo da classe política que, embora dividida por colorações partidárias, invariavelmente compartilha um só interesse: a manutenção do poder. E, mesmo quando o arranjo monarquista dá lugar ao presidencialismo republicano, o status quo de uma sociedade estratificada permanece intacto. O tom de resignação das derradeiras páginas talvez seja reflexo do desencanto do autor, que tendo testemunhado tantos episódios históricos, chega ao fim da vida com a conclusão de que o Brasil sempre será esse.

Faz sentido que muitos leitores reclamem da monotonia narrativa de Esaú e Jacó. Mas é justamente essa suposta estagnação que o torna interessante. Não há motivo para pressa em busca da verdade se, no fim, quem sempre ganha é a convicção.

Locimar 04/09/2020

Leitura feita em Vilhena quando eu estava no Ensino Médio e estudava no Álvares de Azevedo. Quantas saudades, meu Deus. Estudava a noite, lia muito literatura brasileira e sonhava.

Flávia 06/09/2020

Machado sempre me surpreende! Nesse romance, conhecemos Pedro e Paulo, inimigos "ab ovo" (desde o ovo). Mesmo no ventre de sua mãe, os dois já brigavam e não foi diferente em vida. Inclusive, no amor, pois os dois se apaixonaram pela mesma moça, Flora. Leitura que vale a pena.

Andrea170 14/03/2023

Clássico
Clássico inquestionável para se deleitar com a vida no Rio de Janeiro na época da proclamação da república.