Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Amauri.Felipe 02/10/2019

Livro robusto.
Este livro é um monumento literário, repleto de referências das letras universais e da História. O autor pinta uma realidade com seus pesos sociais, políticos e históricos com as nuances de filosofia. A narrativa é um palco onde serão exibidas todas essas peças, formando uma obra única.

bobbie 13/01/2020

Um clássico machadiano.
Este é o segundo romance machadiano que leio. O primeiro, obviamente, foi Dom Casmurro (talvez o primeiro de todo mundo). Machado transitou por duas escolas literárias: o romantismo e o realismo. Este romance, segundo os estudiosos, data de seu período realista. Contudo, há aqui muitos elementos românticos. O amor impossível, que só a morte pode resolver, elevado ao quadrado - a fim de evitar spoilers, opto por essa expressão. Pedro e Paulo (Esaú e Jacó do título, são gêmeos idênticos fadados, desde tenra idade (por uma "profecia") a terem um grande futuro. Contudo, a mesma leitura de sorte que os prevê grandes, enxerga nos pequenos uma rivalidade que data do útero da mãe. De fato, apesar de idênticos, os irmãos têm predileções diametralmente opostas, em especial no que diz respeito à política. Paulo, um republicano irremediável; Pedro, um monarquista convicto. Machado ambienta seu romance no final do século XIX, justamente para fazer com que os irmãos presenciem a proclamação da república, em 1889. Além disso, os irmãos apaixonam-se pela mesma moça, que também os ama e se vê dividida entre os dois mancebos. Esta é a espinha dorsal que Machado usa para enlaçar o leitor, o tempo todo chamando-o para uma conversa pessoal, com um estilo fascinante que prende até o fim do romance.

clara 19/03/2023

Esaú e jacó
Um clássico do nosso querido - e também clássico- machado de assis. esaú e jacó é uma das últimas obras do nosso autor que conta a história de dois irmãos gêmeos que brigavam desde o útero, como os personagens bíblicos esaú e jacó, narrado pelo mick riva brasileiro vulgo conselheiro aires. o livro conta a trajetória dos irmãos que é cercada de brigas e disputas, principalmente no campo político, mas que por ironia do destino se assemelham no campo do amor, no qual se apaixonam ao mesmo tempo pela minha querida flora, e assim a história se extende até o final. eu gostei do livro, apesar de não ser um dos melhores que eu já li do nosso autor, mas achei interessante o modo como o machado retratou o amor de flora pelos gêmeos. existem pessoas com coragem o suficiente para chamar a flora de indecisa, mas sinceramente, quem não ficaria? a própria flora dizia que um completava a presença do outro e que era incapaz de escolher, acabando por amar uma versão dos dois que não existia. também achei interessante o fato do machado querer demonstrar que mesmo com a morte da mãe, os gêmeos ainda brigavam, apesar das diversas promessas, mostrando que apesar de qualquer coisa, no final, acabariam como esaú e jacó.

?O amor, que é a primeira das artes da paz, pode-se dizer que é um duelo, não de morte, mas de vida.?

"Alonguei-me fugindo, e morei entre a gente".

?Inexplicável é o nome que podemos dar aos artistas que pintam sem acabar de pintar. Botam tinta, mais tinta, outra tinta, muita tinta, pouca tinta, nova tinta, e nunca lhes parece que a árvore é árvore, nem a choupana choupana. Se se trata então de gente, adeus. Por mais que os olhos da figura falem, sempre esses pintores cuidam que eles não dizem nada. E retocam com tanta paciência, que alguns morrem entre dois olhos, outros matam-se de desespero.?

?O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio.?

?Umas coisas nascem de outras, enroscam-se, desatam-se, confundem-se, perdem-se, e o tempo vai andando sem se perder a si.?

?Como é que se matam saudades não é coisa que se explique de um modo claro. Ele não há ferro nem fogo, corda nem veneno, e todavia as saudades expiram, para a ressurreição.?

?A morte é um fenômeno igual à vida; talvez os mortos vivam.?

?A música tinha para ela a vantagem de não ser presente, passado ou futuro; era uma coisa fora do tempo e do espaço, uma idealidade pura.?

?Pensou enganar-se, mas não; era uma só pessoa, feita das duas e de si mesma, que sentia bater nela o coração.?

?Melhor é que os deixes de vez. Não será difícil a ação, porque a lembrança de um acabará por destruir a de outro, e ambas se irão perder com o vento, que arrasta as folhas velhas e novas, além das partículas de coisas, tão leves e pequenas, que escapam ao olho humano. Anda, esquece-os; se os não podes esquecer, faze por não os ver mais; o tempo e a distância farão o resto".

?Flora acabou como uma dessas tardes rápidas, não tanto que não façam ir doendo as saudades do dia; acabou tão serenamente que a expressão do rosto, quando lhe fecharam os olhos, era menos de defunta que de escultura.?

?Foi um segredo guardado no silêncio e no desejo sincero de comemorar uma criatura que os ligara, morrendo.?

Rubens.Fernando 23/04/2020

Esperava mais
Confesso que esperava mais do final. A parte surpreendente para mim foi quando os gêmeos não tiveram mais àquelas mulheres que faziam eles se unirem. Mas o conteúdo em si traz belas mensagens e retoma a mudança de poder em nosso país. Da monarquia para a república.

Gabriel 30/06/2020

Esperava mais :/
De início a obra me pareceu bem interessante... depois entrou na monotonia. Conforme fui chegando ao fim foi ficando novamente interessante, e logo depois ficou chata de novo.

Resumo: fica ruim no começo, mas quando você chega no fim, parece que tá no começo.
Teca 24/08/2020minha estante
"Ruim no começo e no final" "esperava mais" = 5 ESTRELAS!
KKKKK se decida

Marion 03/09/2020

Sempre Machado
Neste livro Machado escreve sobre dois irmãos gêmeos que são um o oposto do outro e as pessoas ao redor deles.

Julio.Argibay 11/09/2020

Cousas futuras
Esau e Jacó é uma obra de Machado de Assis, nesse romance ambientado na corte, no século XIX, por volta de 1870, as irmãs Perpetua e Natividade são gente da sociedade e tem alguma influência na high society da época. Não sei por que cargas d?água elas vão, na surdina, até o subúrbio ter uma consulta com uma vidente famosa da daquela cidade de nome: Cabocla do castelo. Acho que vão dá uma olhada no futuro de umas das irmãs. Então, vamos conhecer um poucos os personagens: Natividade é uma mulher de olhos cálidos e bonita, casada com Santos (um cabra bem discreto na trama). Depois de dez anos de convivência como casal, ela engravida. Mais uma vez o autor se utiliza da moderna técnica de conversar com o leitor, para explicar os pormenores da relação entre os personagens e de que forma ele está escrevendo o romance, dentre outras coisas. O tempo passa e os meninos nascem, se chamam Paulo e Pedro e são praticamente iguais na aparência física, já na personalidade... Neste ponto, o autor já apresenta a ideia central do romance, que é a disputa entre os dois irmãos seja na pensamento político, diferentes opiniões entre - monarquia ou república - D. Pedro II ou Marechal Deodoro e também, é claro, na disputa de uma bela donzela, amiga da família, no caso, Srta Flora, a moça que interessa aos dois irmãos, ao mesmo tempo e é claro nunca se decide. E assim seguem a vida deles em meio ao alvoroço político da época, que é o pano de fundo da trama. Bom, até o momento e estou na parte final do livro, não tive nenhuma preferência por nenhum dos personagens. A cabocla sumiu, o amigo de Natividade, Sr Aras, dá um suporte aos filhos da amiga a pedida dela, mas nada mais relevante, nada picante, acontece. Acho que falta um tempero na trama. (Aras poderia ser o pai dos gêmeos, por exemplo). Talvez ainda aconteça Quem sabe? Bom, terminei o livro e penso no que posso acrescentar a resenha. Vamos lá, os jovens se tornaram políticos, além de médico e advogado e houve algumas perdas bem relevantes no decorrer do caminho. E assim amigos é tudo que eu tenho para contar. Segue o barco...

Gigi 06/11/2020

Machado de Assis sempre magnífico
Mais uma obra maravilhosa desse autor. A escrita dele é espetacular, sem defeitos.

Lívia 27/01/2021

Esaú e Jacó
?Se com uma tristeza não dorme, muito menos com duas.?

?Não é a verdade que vence, é a convicção.?

Paulo 13/01/2023

Paulo e Pedro, Pedro e Paulo
Me foi séculos lendo esse livro e enquanto lia mantive a sensação de estar perdendo meu tempo.
É importante lermos sinopses e mais de uma opinião sobre os livros que vamos ler. Adicionei esse na minha lista depois de um bom comentário e me arrependi.
O tema central que é o conflito de ideias entre Paulo e Pedro, na verdade, serve como pano de fundo para acompanhar a história do Brasil na transição de poderes, e não o contrário, como era de se esperar. Não deixa de ser interessante e valeu para relembrar algumas datas sobre as revoluções e nomes importantes da época, mas...
Fiquei querendo mais desse conflito dos gêmeos, um aprofundamento psicológico maior sobre eles.

Vee 04/03/2022

Mais um livro lido do mestre Machado, confesso que esperava muito desse livro e me surpreendi com uma historia completamente diferente do que imaginei, acho que só faltou um plot a mais, porem um livro muito gostoso de ler, um retrato da época com um toque de ironia que Machado entregava com maestria, vale a pena a leitura.

Livia M. 11/02/2023

As duas faces de uma mesma moeda.
O mestre sendo magnífico.
Sempre nos deixando com a pulga atrás da orelha.
Traiu ou não traiu forever.

#voltaaomundoem7clássicos
2/7
Brasil

Klelber 24/07/2022

Bom...
Os filhos são dois chatos, a mãe meio abestada, mas que culpa ela tem? Hahahahaha, mérito do Machado de Assis!