Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

Romulo 13/02/2020

Interessante
Não é a principal obra de Machado de Assis, mas é bem interessante, principalmente por se situar no momento da queda do Império e início da República!

andre.marinhocosta 22/08/2020

Não era verdade quem vence, é a convicção
Penúltimo romance de Machado de Assis, Esaú e Jacó não é o melhor. O fio narrativo central - o dilema de uma moça apaixonada por dois gêmeos - carece da profundidade e originalidade das obras anteriores, sobretudo quando se contrapõe às três imediatamente predecessoras - a trilogia que é o pináculo da carreira do maior escritor do Brasil. Não surpreende, portanto, que muitos considerem esta a mais fraca novela do Bruxo de Cosme Velho.

No entanto, a busca desesperada por um enredo cativante pode ocultar as grandes qualidades de um livro que, como nenhum outro, mergulha o leitor no pensamento político machadiano. Não que seja verdadeiro aquele mito de que o autor fugia da realidade de seus tempos e apresentava histórias alienadas do contexto histórico. Mas precisamente porque é nas reflexões do conselheiro Aires e na contraposição entre Pedro e Paulo que Machado traduz a visão circunspecta com que encarava eventos primordias: o movimento republicano, a abolição da escravidão, o colapso da monarquia brasileira e os primeiros desdobramentos da República.

Através da metafora bíblica, Esaú e Jacó são introduzidos como Pedro e Paulo, filhos de um casal alçado à elite carioca por meio do trabalho no serviço bancário. Desde a barriga da mãe, os gêmeos dão sinais de antagonismo, do que os pais só se dão contam depois do prognóstico de uma vidente cabocla. A família empreende todos os esforços possíveis para evitar as tensões fraternas, mas a oposição se intensifica ao ponto de chegar ao auge na arena política: Paulo se torna um advogado republicano e Pedro, um médico monarquista. Ambos implacáveis na defesa do que acreditavam, com a verdade dos acontecimentos em segundo plano. Afinal, "não é a verdade que vence, é a convicção. Convence-te de uma idéia, e morrerás por ela", conforme lembra o conselho Aires, amigo da família, em determinada passagem.

O enredo principal começa a se desenrolar no momento em que fica claro que os dois compartilham um único traço em comum: o amor por Flora. Filha de um político sem rumo, a jovem entra em difícil impasse ao se ver apaixonada pelos irmãos, aos mesmo tempo, na mesma intensidade - a ponto de chegar a enxergá-los como só um. É claro que a moralidade da sociedade imperial jamais permitiria uma menina encantada por dois homens e ela teria que se apressar para escolher o amado.

O suspense advindo do dilema até desperta alguma curiosidade, mas bem poderia estar em qualquer obra romântica do início do século XIX. A assinatura de Machado, na verdade, está nas entrelinhas. Está na fina e sofisticada ironia que, sem dizer explicitamente, faz sarro do cotidiano e da estrutura da alta sociedade fluminense. Está na bilhante passagem em que o pai de Flora, um político conservador jogado ao escanteio pelo partido que representou a vida inteira, começa a se questionar se, na real, ele não seria mesmo um liberal. Ou então na tentativa da mãe dela, a Dona Claudia, de convencer o marido de que ele deveria considerar a mudança de partido para conseguir um cargo.

Com exemplos como esse, Machado denuncia o oportunismo da classe política que, embora dividida por colorações partidárias, invariavelmente compartilha um só interesse: a manutenção do poder. E, mesmo quando o arranjo monarquista dá lugar ao presidencialismo republicano, o status quo de uma sociedade estratificada permanece intacto. O tom de resignação das derradeiras páginas talvez seja reflexo do desencanto do autor, que tendo testemunhado tantos episódios históricos, chega ao fim da vida com a conclusão de que o Brasil sempre será esse.

Faz sentido que muitos leitores reclamem da monotonia narrativa de Esaú e Jacó. Mas é justamente essa suposta estagnação que o torna interessante. Não há motivo para pressa em busca da verdade se, no fim, quem sempre ganha é a convicção.

Locimar 04/09/2020

Leitura feita em Vilhena quando eu estava no Ensino Médio e estudava no Álvares de Azevedo. Quantas saudades, meu Deus. Estudava a noite, lia muito literatura brasileira e sonhava.

Flávia 06/09/2020

Machado sempre me surpreende! Nesse romance, conhecemos Pedro e Paulo, inimigos "ab ovo" (desde o ovo). Mesmo no ventre de sua mãe, os dois já brigavam e não foi diferente em vida. Inclusive, no amor, pois os dois se apaixonaram pela mesma moça, Flora. Leitura que vale a pena.

Lêlê 27/11/2023

A narração de Esaú e Jacó
O narrador de Esaú e Jacó é singular. Apesar de fazer parte dos cadernos do conselheiro Aires, a jornada de discórdias dos gêmeos não é narrada por este. Temos aqui um editor narrando. Além de que o título também engana a nós, leitores, que esperamos o foco de toda história mais centrada nos gêmeos (o que não acontece). Mais uma vez, o narrador machadiano, com um estilo que brinca com leitor, conduz a narrativa com o seu jeito inconfundível: cínico e surpreendente.

Mia 07/05/2021

Não tem como um livro do Machado ser ruim, mas esse não foi um dos mais estimulantes pra mim. Com certeza foi o que mais demorei a ler.

Lisboa 31/05/2021

Caim e Abel, o arquétipo dos irmãos hostis.
Terminei faz algumas semanas essa leitura, a minha introdução apropriada ao icônico Machado de Assis, em outras leituras ('O pai', e, 'Memórias póstumas de Brás Cubas') acabei não me engajando e findei adiando essas outras obras.
Mas, fico feliz que comecei a lê-lo por esse livro. Primeiro foi interessante perceber o contexto em que o enredo se desenrolava, o pano de fundo da narrativa era a transição histórica que ocorreu no século XIX no Brasil, de Monarquia para República. Foi no mínimo preocupante perceber como essas mudanças revolucionárias acontecem "despercebidas", sem entrar no mérito se é uma mudança positiva ou negativa, lendo tive a impressão que tais revoluções geralmente acontecem gradativamente e quase imperceptíveis em meio às nossas aflições e rotinas. O tom de incerteza e dúvidas era muito bem construído em relação ao novo regime governamental, a sua permanência ou provável instabilidade, a polarização que gerou e percepção que cada um tinha do que poderia acontecer, (o trecho do muro pichado e a polaridade entre os irmãos em relação ao governo talvez sejam a melhor forma de ilustrar isso.) Entretanto, textualmente sempre era tratado como secundário e não era a grande prioridade ou preocupação de todos. Fazer a associação com a república do Brasil no século 21, depois de ditadura nos anos 80 e com a atual crise política que enfrentamos nos últimos anos ... Preocupante.
Pois bem, a ira entre os irmãos Pedro e Paulo e o triângulo amoroso com Natividade (? N lembro se é o nome da personagem mesmo, tlvz Natividade fosse a mãe, mas enfim) é o norte do livro, com personagens interessantes como o conselheiro Aires e familiares das de Pedro e Paulo, e tb Natividade (?); Aliás, Aires é um personagem cativante e querido por todos, imagino que tanto por leitores como para os demais personagens do livro, um dos melhores momentos do livro na minha opinião, e que demonstrou muito bem a famosa ironia e humor marcadas nas obras de Machado, é o trecho em que Aires encara um jumento e a partir do olhar do jumento deduz o que o mesmo gostaria de dizer, hahahaha soltei uma boa risada ao ler, memorável.
Enfim, o relacionamento dos irmãos ao meu ver nunca foi disfuncional, era nítida a competitividade, implicância e até certa hostilidade, mas não identifiquei ódio ou desdém, talvez de forma estranha fosse assim que demonstrassem admiração um pelo outro, parafraseando Nietzsche, devemos aprender a arte de amar principalmente os nossos inimigos. E é simbólico que a competitividade dos gêmeos se direcione para a conquista da querida Natividade, pensando em termos evolutivos, são as mulheres que incorporam o papel da mãe natureza e fazem a seleção natural, escolhem o mais apto e adaptado para replicar genes. Era a prova peremptória para eles saberem quem fez o melhor sacrifico, fazendo uma alusão aos sacrifícios de Caim e Abel que eram aceitos ou não, e ninguém quer ser o não escolhido e ressentido Caim.
Apesar da analogia acredito que nenhum dos irmãos fosse o Caim, como a vidente disse para a mãe dos gêmeos: seriam grandes homens futuramente, e foram, mas sem querer entrar em detalhes da narrativa, talvez a competitividade entre eles fosse confundida como hostilidade pela mãe, talvez em alguns momentos foram hostis entre si, mas o final me fez acreditar que o respeito e admiração se fortaleceu entre eles, e que apesar dos apesares, a relação entre eles nunca foi de ressentimento e ódio apenas uma pueril busca infantil por aceitação e destaque em sua forma última, que acaba inevitavelmente sendo um axioma abstrato e inalcançável, indo para o campo das ideias, dos princípios e valores. Talvez o "melhor" deles não deveria ser escolhido por terceiros mas sim pela incessante busca racional da superioridade.
Lindos trechos escritos por Machado de Assis, lírica e poeticamente impecáveis, bem reflexivos também. Achei um ótimo livro!

Lia 03/06/2021

Foi difícil terminar essa leitura...mas não podia abandonar Machado em qualquer lugar da estante. Dessa vez a escrita pegou (não sei pq) ...a história é interessante, o autor é incrível...me peguei algumas vezes tendo a certeza que ele falava diretamente comigo, adivinhando meus pensamentos e me respondendo.

Vale uma tentativa de releitura desse livro em outros tempos para ver como será o processo.

Didi 09/08/2021

Bom livro
Interessante trama tendo como pano de fundo a passagem do Brasil Império à República. Muito interessante a relação de ?gato e rato? dos irmãos e as demais que se formam em volta desta, tão importantes quanto para história. Muito bem escrito por M.Assis, mais um deleite para nós. Como ele constrói bem as personagens, impressionante!

Paulo 13/01/2023

Paulo e Pedro, Pedro e Paulo
Me foi séculos lendo esse livro e enquanto lia mantive a sensação de estar perdendo meu tempo.
É importante lermos sinopses e mais de uma opinião sobre os livros que vamos ler. Adicionei esse na minha lista depois de um bom comentário e me arrependi.
O tema central que é o conflito de ideias entre Paulo e Pedro, na verdade, serve como pano de fundo para acompanhar a história do Brasil na transição de poderes, e não o contrário, como era de se esperar. Não deixa de ser interessante e valeu para relembrar algumas datas sobre as revoluções e nomes importantes da época, mas...
Fiquei querendo mais desse conflito dos gêmeos, um aprofundamento psicológico maior sobre eles.

Rayane 19/06/2012

Uma obra tão completa que é capaz de nos fazer sorrir e até chorar.
Publicado em 1904, Esaú e Jacó é o penúltimo romance de Machado de Assis.
Durante algum tempo, Esaú e Jacó era considerada uma obra de menos importância, principalmente quando comparada com Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borda e Dom casmurro, porém a crítica literária atual tende a rever as posições antigas, chegando mesmo a apontar Esaú e Jacó como uma das obras machadianas mais bem elaboradas do ponto de vista estético.

Ana Ruppenthal 28/12/2016

Bom, inteligente, mas não foi o melhor
A leitura é fácil e gostosa; dá pra ver que o autor segue a tendência da época de se utilizar da literatura como entretenimento (tanto é que o autor se dirige diretamente à leitora ou leitor em diversas passagens). Também é muito inteligente, na medida em que fica clara a sátira ao romantismo e até mesmo ao parnasianismo - tanto pelo estilo do romance quanto pelo vocabulário e alegorias empregados. Mas justamente o enfoque na satirização dos outros movimentos literários que tornam a obra um tanto sem graça - ao menos na minha opinião. Para um autor tão renomado poderíamos esperar mais. Por fim, acho que a ideia de utilizar o mito bíblico de Esaú e Jacó foi uma boa pegada, mas deveria ter sido melhor explorada.

Marquinho 23/12/2022

Alienação pequena grande burguesa
Uma família tradicional, uma previsão. Não precisa de muito para que se produza sentidos. Natividade e Santos embriagados pelas coisas futuras a vir. Ela muito mais que ele. A guardiã, a diplomata, o acordo entre o gêmeos. Escolhida pelo destino para criar os grandes homens da nação. Sem conseguir enxergar que as coisas futuras não eram extraordinárias, apenas o ciclo natural de um classe. Quem pode enfeitar um quarto com os melhores e mais variados brinquedos, conseguem pagar a melhor educação, os melhores, alimentos, as melhores roupas, andar nos melhores lugares. Coisas futuras nada mais que validação do presente.

tray 28/01/2018

Não é apenas um romance
esse livro é muito mais que uma possível rivalidade de dois irmãos, aqui temos a história do país, a formação política do país o desenvolvimento de ideias e pensamentos, Machado conta a história do país nas entrelinhas da paixão, dos mitos e ciências, um GÊNIO!