Esaú e Jacó

Esaú e Jacó Machado de Assis...

Resenhas - Esaú e Jacó

rebeccavs 28/02/2020

Rousseau e Hobbes entre a natureza do homem

Anos atrás (em 2017), quando comecei a ler alguns romances machadianos, deparei-me com “Esaú e Jacó” e pensei que se tratava de uma explicação bíblica amplificada e detalhada. Todavia, enganei-me e, ao ler sua sinopse, vi que se tratava da rivalidade entre dois irmãos por uma mulher.

Ao começar a leitura, esperei bastante (em minha concepção e grande paciência, foram mais de 9 meses de gestação) pelo nascimento dos gêmeos Pedro e Paulo. Achei bastante interessante o fato citado pela adivinha que, desde o ventre, os irmãos se odiavam.

Ao crescer, disputam a mesma moça, Flora, e um decorrer de situações acontece.

No desenvolvimento, parece que o livro foi feito exclusivamente para Aires, porque ele era praticamente o “protagonista” do livro e essa tangência me aborreceu demais. Quis ver um triângulo amoroso, mas o foco foi esse senhor durante boa parte da obra.

Ao finalizar a leitura, lembrei-me duma frase dos filósofos iluministas Rousseau e Hobbes, os quais disseram, respectivamente: “O homem nasce bom, a sociedade que o corrompe” e “O homem é mau por natureza”.

Através da intertextualidade e criando um contexto adequado à obra, questiono: ambos os irmãos se odiavam por alguma força à parte ou simplesmente pela natureza?

O que pode ter ocorrido durante a concepção deles, ou já brigavam enquanto almas?

Até criei uma teoria cujos Pedro e Paulo foram inimigos numa vida passada e, como castigo, reencarnaram irmãos gêmeos. Cômico, não?

O Bruxo do Cosme Velho é genial!
Felipe 12/11/2021minha estante
Interessante sua suposição de os irmão terem sido inimigos em vida passada, já que há a menção sobre o espiritismo na obra (Plácido). Eu não sei se entendi bem, mas o fato de Aires ter tanta participação é por ser a história, o livro dentro do livro, escrita por ele, que sucedeu seu Memorial (no universo, já que Machado publica o Memorial de Aires posteriormente).

Ruth 24/08/2022minha estante
Machado de Assis é maravilhoso. Essa história não deixa nada a desejar, Machado sendo Machado. Uma trama interessante e um final que não desejamos ou imaginamos. Sempre que leio esse autor, penso: o final será totalmente diferente da minha expectativa. E isso é uma das coisas que mais gosto em suas histórias.

rebeccavs 06/02/2024minha estante
Obrigada pela explicação, Felipe! Após esse, li o memorial, mas não tinha notado a singularidade do "livro dentro do livro", como você falou, que até faz uma conexão bacana entre Memórias Póstumas e Quincas Borba. Passei uns anos fora do Skoob e agora estou de volta, agradeço o comentário! =D

rebeccavs 06/02/2024minha estante
Ruth, a conotação e o inesperado são os melhores temperos de Machado * - *

Dani 23/03/2024

Os fins surpreendentes me pegam demais. Obra incrível, leitura relativamente fácil e nos leva para uma época completamente diferente.

Janaina Edwiges 28/05/2022

Olhar machadiano sobre a história do Brasil!
A história dos gêmeos Pedro e Paulo é a história de dois Brasis em conflito: monarquia x república. As rivalidades entre os irmãos, um de espírito mais conservador e o outro de espírito revolucionário, representam as disputas entre duas formas de governo. Utilizando essa inteligente estratégia para compor a narrativa, Machado de Assis nos ajuda a pensar sobre vários eventos históricos do século XIX.

Uma passagem interessante refere-se ao suntuoso baile da Ilha Fiscal, último do Império, ocorrido em 9 novembro de 1889, seis dias antes da Proclamação da República e que contou com a presença da nata da sociedade carioca.

O livro possui um ritmo mais lento, sem grandes reviravoltas na vida dos personagens, mas é recheado por reflexões importantes. Alguns temas já trabalhados por Machado estão novamente presentes, como a superstição na cultura popular, através da figura mística da cabloca.

Quem é apaixonada por história do Brasil irá se deliciar com o enredo criativo de Esaú e Jacó!
Cris 28/05/2022minha estante
Verdade. Tive esse mesmo sentimento. Gostei mais das menções históricas, costumes, crenças, relato da sociedade do que da história propriamente dita, ou seja, da indecisão de Flora e dos gêmeos que realmente fez com que a narrativa ficasse arrastada.

Bruno 28/02/2010

intérprete do Brasil
'Esaú e Jacó' não é um livro dos mais fáceis. Para um sujeito que tem escasso conhecimento de mitologia grega, como eu, notas de rodapé são indispensáveis. Nesse sentido, a edição da L&PM é bem razoável, pois além de oferecer um panorama do Rio antigo nas páginas iniciais, fornece também um bom apoio durante a leitura. Para alguém que tem pouco conhecimento de História do Brasil, o livro, imagino, deve tornar-se ainda mais difícil. Aliás, para quem não conhece um mínimo sobre política do Segundo Reinado, diria que a leitura de 'Esaú e Jacó' é quase sem sentido, pois Machado parte de uma análise política da transição entre Monarquia e República para, mais uma vez, divagar sobre a condição humana, seu tema predileto. Cada personagem representa uma alegoria, embora nem todas estejam tão explícitas, como em Pedro e Paulo. De fato, Machado não deseja ser explícito. O seu narrador, lá pelas tantas, fala o seguinte: "O leitor atento, verdadeiramente ruminante, tem quatro estômagos no cérebro, e por eles faz passar e repassar os atos e os fatos, até que deduz a verdade, que estava, ou parecia estar escondida".
Até hoje 'Esaú e Jacó', bem como 'Memórias póstumas...' e outras obras da fase realista de Machado permanecem abertos a novas interpretações. Para quem já leu o primeiro, recomendo o capítulo sobre o mesmo em 'Machado de Assis: Ficção e História', do britânico John Gledson. Ele ajuda a compreender algumas partes obscuras do livro, permitindo, assim, que contemplemos de forma ainda mais nítida a genialidade de Machado.

paulla.costa.779 01/05/2021

A história dos gêmeos Paulo e Pedro brigaram deste quando estavam na barriga da sua mãe. Embora sejam idênticos fisicamente, têm personalidade totalmente diferente um do outro.

Dani 30/12/2020

Provavelmente eu não peguei a essência do livro
Não achei o livro tão interessante.
Ler alguns clássicos nem sempre é uma experiência completa se você não tem a bagagem necessária. Vendo os comentários de outros skoobers sobre o livro reconheço minha ignorância. Certamente vou dar uma segunda chance para essa obra um dia.

Cristiane 06/11/2021

Esaú e Jacó
Neste livro narrado pelo Conselheiro Aires conhecemos Pedro e Paulo, irmãos gêmeos que a medida que crescem construíram uma tremenda rivalidade: um é monarquista o outro republicano, um faz medicina o outro direito. Esta rivalidade aumentará quando conhecem Flora e se interessam por ela. Sua mãe Natividade fará de tudo para mantê-los unidos, mas sua luta é inglória. Machado de Assis com bom humor aproveita os acontecimentos históricos: abolição da escravatura, proclamação da República, o primeiro golpe da República para tecer está história.

Luciano 30/11/2021

Tranquilão de ler. A narrativa tem seus altos e baixos, mas a escrita do Machado é, como sempre, maravilhosa.
Daniel 30/11/2021minha estante
Ah Machado...!

Ketlin.Chaves 19/04/2024

Política e politicagem
"Esaú e Jacó", de Machado de Assis, é uma obra que merece uma análise crítica profunda. O romance oferece uma visão penetrante das dinâmicas sociais e políticas do Brasil do século XIX, por meio da história dos irmãos gêmeos e de sua família. Machado de Assis utiliza a rivalidade entre Esaú e Jacó como uma metáfora para as divisões políticas e ideológicas da época, representadas pelos partidos Conservador e Liberal. No entanto, algumas críticas apontam que a complexidade dos temas explorados pode tornar a leitura densa para alguns leitores contemporâneos.

Além disso, a narrativa de Machado de Assis é rica em ironia e sutileza, o que pode exigir uma atenção especial por parte do leitor para captar todas as nuances e camadas de significado. A caracterização dos personagens é outro ponto forte da obra, com figuras como Natividade, Flora e o narrador-protagonista expressando profundidade psicológica e complexidade moral.

Com a estrutura narrativa fragmentada e não linear pode ser desafiadora para alguns leitores, especialmente aqueles não familiarizados com o estilo de escrita de Machado de Assis.

Em resumo, "Esaú e Jacó" é uma obra de grande relevância literária, que oferece uma visão perspicaz das questões sociais, políticas e psicológicas do Brasil do século XIX. No entanto, sua complexidade e estilo único podem não agradar a todos os leitores, sendo uma leitura mais indicada para aqueles que apreciam obras literárias desafiadoras e ricas em significado.

Gabriel_vdq_ 03/12/2020

Um retrato do Brasil república
O livro me surpreendeu, me lembra algumas obras do Machado: Dom Casmurro e Helena, por exemplo. Esaú e Jacó retrata o cenário político antes, durante e após a proclamação da República no Brasil, sendo Pedro e Paulo (Esaú e Jacó) a caracterização dos lados políticos, porém, creio que não só isso, eles não são só política, estão além, não me prolongo aqui. Machado de Assis assume a sua postura questionadora e crítica a elite, a hipocrisia destes é algo bastante presente no livro. De resto é o que possivelmente já vimos em outros livros do autor, um retrato crítico do Brasil, principalmente a parte rica do país neste momento histórico.

Katita 17/07/2021

Machado de Assis consegue construir uma estimulante necessidade de terminar o livro e não deixa-lo abandonado.
Confesso que no meio par ao final a narrativa ficou cansativa, mas as surpresas me faziam insistir para me surpreender com as situações que mudavam e saiam do previsível.
Lamentei pela perda, mas achei muito pertinente literalmente pela consciência do não se ter controle sobre a vida.

Jonas incrível 25/06/2022

Doppelgänger
É bem dramático ter uma cópia viva de você, mas também parece interessante. Como duas pessoas idênticas podem ser tão diferentes, partindo do pressuposto que elas tem a mesma herança genética, o mesmo ambiente, os mesmos pais. O que afetou um e não ao outro? Tive essa reflexão enquanto lia. Um livro cativante.

Nélio 09/06/2021

Finda a leitura, o momento é de assentar opiniões. Terminar obras de grandes escritores é isto mesmo: guardar em si um pouco do estilo, posto que fugaz!
Machado é um dos maiores de nossas letras. Não me vejo dizendo ou pensando o contrário. ?Esaú e Jacó? é um dos seus textos que podem reforçar dizeres e sentires como esse. Uma leitura fluida, prazerosa, encantadora... Isso, e muito mais, é possível de se dizer sobre o período em que estive com o livro.
A história parece ser sobre dois irmãos gêmeos que, desde o útero materno, se opõem, com opiniões e posições antagônicas.
Como tudo depende do olhar de quem vê ? ou lê! -, digo que o livro é sobre uma mãe que acompanha a vida de seus amados filhos no que é muito comum: intermináveis conflitos humanos. Tudo ali parte das ações de Natividade... Ela é a mãe, ela destaca-se naturalmente sobre seu marido, ela é quem acompanha e registra os fatos da vida dos filhos. E ela confia, aposta, deseja, costura calmamente acontecimentos, tudo esperando que as ?coisas futuras? preditas sejam marcadas por alegrias e grandezas.
Acredito que o autor construiu ? intencionalmente, ou não - uma grande personagem e que para narrá-la escolheu dois filhos que pouco ? ou nada ? realizam na obra. Nem o ?amor? dos dois por Flora foi capaz de levá-los a (re)agir na vida! Não há lutas, há fatos que mais parecem acordos não verbalizados de irmãos cavaleiros do que batalhas e reconciliações.
A literatura machadiana do final do século XIX é muito rica... Fica a dica.

Isa 03/09/2022

Esaú e Jacó é um livro de um autor clássico (Machado de Assis), um livro muito bom que para alguém, assim como eu, está lendo um livro dele pela primeira vez. Os capítulos são curtos e ele detalha bem as coisas que acontecem