Triste Fim de Policarpo Quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma Lima Barreto

Resenhas - Triste fim de Policarpo Quaresma

gustandrade 12/09/2023

?A pátria que quisera ter era um mito?
O livro tem um enredo muito bom, servindo como um excelente retrato histórico do contexto brasileiro no século XX, durante o governo de Floriano Peixoto e a Revolta da Armada.

A ingenuidade do ?personagem quixotesco? realça a malícia e os interesses da elite brasileira, funcionando, assim, como uma espécie de crítica profunda à sociedade da época. Essas elites dizem ser patriotas, quando na verdade não conhecem absolutamente nada do Brasil e estão interessadas somente em si mesmas. Uma crítica bastante atual?

Apesar da ideia do livro ser incrível, achei algumas partes bem cansativas de ler, devido à digressão constante que Lima Barreto realiza em alguns capítulos, distanciando-se do foco da narrativa ao, por exemplo, detalhar bastante a vida de personagens secundários.

sosophz 11/09/2023

Isso não é uma resenha
Me perdi um tanto durante a leitura. Confundi os nomes tudo. Achei chato, não gostei. Mas pra quem gosta de clássicos brasileiros talvez goste.

LauraSky 11/09/2023

Triste fim de Policarpo quaresma
Esse livro nos faz refletir bastante porque da pra encaixar muito a história em algumas situações atuais, a primeira parte eu acabei gostando mais mas gostei de como o autor Lima construiu o personagem Policarpo com uma certa inocência e a frustração que ele vai tendo ao longo do livro por defender a Pátria que ele tanto amava, enfim, um livro super importante.

Maria5802 10/09/2023

História atemporal.
Ler esse livro ao mesmo tempo em que se estuda a Primeira República te faz pensar sobre muitas situações da época e que persistem até os dias atuais (infelizmente!) Dentre os tópicos mais importantes dessa obra, podem ser citados:
- negligência governamental
- casamento por convenção
- estigmatização da loucura
- patriotismo/nacionalismo exacerbado
- precariedade no campo
- política por interesse

Sobre o personagem principal, me vi em uma situação de amor e ódio KKKKKKK as vezes amava o policarpo mas as vezes dava vontade de esganar, mas eu entendo que foi tudo na vida dele que fez com que ele fosse mal
compreendido.

Apesar de não ter achado a história tão fluida e um pouco enrolada as vezes, os temas tratados são extremamente necessários pois existiam na República Velha e persistem até atualmente.

Clara.Oliveira 10/09/2023

Escrita é bastante envolvente e Policarpo um personagem que instiga muita curiosidade sobre seus próximos passos. Infelizmente o ritmo foi dificultando a continuidade da leitura.

Gabriel2732 03/09/2023

Faz tempo que eu li esse
Eu não ia comentar sobre esse livro antes de eu reler, já que eu li esse livro no digital, e eu tenho um problema quanto a isso. O livro é muito bom, eu lembro de ter me divertido bastante na leitura, inclusive fiz um trabalho na escola sobre esse livro. Eu não tenho muita experiência com literatura brasileira ainda, mas eu garanto que esse é um excelente começo. Talvez eu escreva mais coisa sobre ele se eu reler (no físico, é claro).

samucacn 02/09/2023

Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance do pré-modernismo brasileiro e considerado por alguns o principal representante desse movimento. Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre agosto e outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Comércio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição de autor.

CinMeireles 02/09/2023

(resenha em vídeo no link)

O livro inteiro é uma introdução para o ato final. Por esse motivo, durante boa parte da leitura achei a história entediante e sem nexo, já que se trata mais de uma série de casos recortados da vida de Quaresma e não de uma "história" propriamente dita. Por boa parte do livro, os relatos sobre as vidas ao redor do personagem principal são mais interessantes do que o próprio Quaresma, já que, se lhes falta tudo como personagens, ao menos servem como excelentes fios condutores às críticas do autor à sociedade da época. Já Quaresma, durante 80% do livro, é apenas uma figura sem profundidade e caricata, cujas ações mais peculiares são pinceladas pelo autor e distribuídas no decorrer dos capítulos sem muita conexão entre si.
É na parte final que a história realmente acontece, e é aí que entendemos que tudo que veio antes foi apenas uma contextualização do que estava por fim. Nas páginas finais é que Quaresma e as pessoas ao seu redor realmente ganham vida e personalidade - e o autor as aprofunda com uma maestria inesperada e impressionante. A consciência de Quaresma sobre si mesmo é quase dolorosa ao fim, assim como o sentimento de total impotência dos personagens que o cercam, e de indignação do leitor diante de fatos revoltantes, mas triviais. Os personagens que antes eram apenas infantis ou ingênuos agora são trágicos, e sua inocência resulta em destinos terríveis; os personagens que antes eram divertidamente maliciosos agora são duros, cruéis e egoístas. Se o livro começa com um tom de comédia e absurdo, ele termina com um tom de revolta, crueza e impotência. Não há finais felizes; qualquer traço de romantismo é duramente esmagado pela realidade.

site: https://www.instagram.com/reel/CwtWqJWrRTr/

Sarah.Raphaelli 02/09/2023

Muito bom!!
Esse livro foi uma surpresa muito agradável. O começo é meio lento, mas vale a pena continuar. O autor traz uma escrita mais simples, sem grandes floreios, o que torna a compreensão da obra mais fácil.
O Queresma é um personagem cativante e interessante. É muito legal acompanhar a trajetória dele na cidade, no campo e no meio político e militar, sempre buscando melhorar o Brasil. Além disso, as histórias secundárias te prendem tanto quanto a principal.
A melhor parte do livro, no entanto, são as críticas escancaradas que o Lima Barreto apresenta no decorrer da narrativa. Burguesia, latifúndios, patriarcado, militares, governo corrupto... nada escapou desse cara!
Uma leitura muito estimulante. É, definitivamente, um daqueles livros que te deixa pensando por dias.

a.d. 30/08/2023

Nao sei se eu entendi direito a critica que esse livro queria passar, mas das partes q eu entendi eu posso dizer q gostei
tirando o fato que os capitulos sempre comecavam avulsos a ideia do anterior, a leitura foi ate que bem tranquila
nao e um dos meus favoritos, mas ate que gostei

carlineeeee 30/08/2023

Que livro!!!!!
Pra mim esse livro tá no mesmo patamar que bras cubas, juro, é perfeito e o final pqpppppp Olga te amo

"Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe deram nada de saboroso"

Sofia.Massarelli 29/08/2023

Quarto livro da saga: só li pro vestibular
Esse livro em questão trata de temas muito importantes como o nacionalismo exacerbado apresentado pelo protagonista Policarpo Quaresma e o impacto do casamento na vida das mulheres como no caso de Ismenia e Olga.
A linguagem do livro é relativamente simples, porém é necessário prestar atenção para absorver todos os detalhes da história. Em geral, foi uma leitura agradável

Jam Sales 28/08/2023

Então...O que esperar ?
Do autor:
Lima Barreto, foi um grande militante em suas obras. Deixando sempre em evidência para debate e conscientização, assuntos como violência a mulher, discriminação racial e socioeconômica, fora também sua crítica a república e ao jornalismo.

Do contesto histórico:
República recém proclamada - e a desilusão que boa parte dos brasileiros sentiram ( inclusive o próprio autor, daí os assuntos abordados na obra)

Da minha opinião:
Crítica social? Temos... Mas cuidado, a ingenuidade aqui é perigosa!
A política gananciosa e os regimes autoritários sempre buscam um bode expiatório ( De preferência, se esse bode quer mudar um pouco as coisas).
Obrigada por ler até aqui, um abraço. (?.? ??? ??? ???.?)

Gábi 27/08/2023

Todo livro é certo na hora certa
Eu tenho uma opinião muito além da obra em si, trata-se mais de como os clássicos são apresentados a nós na fase escolar e de como criamos um certo medo, sem necessidade, deles.
Achei o livro incrível e eu estou ansiosa por um próximo clássico.