Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem Inesperada

Resenhas - Turma da mônica jovem - Uma viagem inesperada

1 | 2 | 3 | 4

nina 19/04/2021

leve e divertido
adorei o livro e me deu muuuuuuita saudade da época em q eu era viciada em livros assim (uns 4 ou 5 anos atrás, acho).
são quatro historias de quatro autoras diferentes, com personagens, destinos e aventuras que se conectam em alguns pontos. é tudo bem levinho e bem divertido, apesar de bastante previsível e parecido.
de qualquer forma, foi uma otima leitura pra descansar a cabeça e me dar uma guinada pra sair dessa ressaca literária E bloqueio de escrita que tô presa há uns meses.
recomendo pra quem tá na mesma situação! :)
Lara Raminho 19/04/2021minha estante
Aí amo?? amo tudo relacionado a TMJ/TM no geral

maioreis 16/07/2023

Infância
Li esse livro quando tinha uns 12 ou 13 anos, até hoje eu amo ele e as vezes dou uma foleada, é uma leitura muito agradável e fácil, as imagens são lindas também. É aquele livro que você lê depois de uma leitura pesada e só quer relaxar.

grazi 25/04/2020

Foi um livro que não me prendeu muito, mas os contos são leves e muito divertidos de ler!

@lendoaos30 15/01/2022

Um livro que faz exatamente o que se propõe a fazer. Quatro histórias leves sobre viagens inesperadas realizadas por cada uma das personagens femininas da Turma da Mônica, agora adolescentes: Mônica, Magali, Marina e Denise. É bastante nostálgico, pra quem iniciou no mundo da leitura com gibis dessa turma, vê-los agora crescidos, passando por situações comuns a jovens começando a dar os primeiros passos para uma vida adulta. O que achei mais interessante nesse livro foi que - diferentemente dos quadrinhos em estilo mangá da turma da Mônica jovem - as narrativas desse livro são construídas em contos, o que me fez ter outra percepção em comparação às lembranças sempre imagéticas de conteúdos relacionados à criação de Mauricio de Sousa. De falhas, só aponto no último conto: achei a narrativa mal escrita, com fatos acontecendo sem explicação e em sequências com pouco (ou nenhum) sentido. O livro poderia ter apenas os três primeiros contos e seria ótimo. Indico essa leitura para o público juvenil, a quem ela se destina, mas também para adultos que, como eu, queriam ler algo leve para acalmar o coração depois de leituras mais pesadas.

ana la 02/04/2022

Novamente, aqui estou.

Mônica - Babi Dewet - 2,0 estrelas
Logo que terminei de ler o livro, percebi uma coisa que todas as histórias tinham em comum, exceto por essa: faltou um objetivo. Não teve uma aventura central ou um "ápice" na história. A história ficou entediante. Mas eu gostei das referências culturais e achei que foi o conto que mais se aprofundou nesse aspecto.

Magali - Carol Christo - 2,5 estrelas
Não é ruim e nem mal escrito. Só dei duas estrelas e meia pelo fato de ser um conto meio genérico. Mas é bom, sim. Faltou um pouco de emoção, mas o conto é aceitável.

Marina - Melina Souza - 2,5 estrelas
Eu gostei da ideia! O livro também é muito fofo. Mas a história é muito similar a da Magali. Não é inovador, mas me senti muito mais cativada por esse conto do que pelo da Magali.

Denise - Pam Gonçalves - 3,0 estrelas
O conto, em geral, não é revolucionário, mas se fosse mais aprofundado (eu só perdoo por ser uma característica do gênero) seria ainda melhor. A história até me lembra um pouco de "Modo Avião". Mas eu gostei muito e foi a minha favorita entre todas do livro. Mas poxa, queria mais do romance! Tirando isso, é bom.

Razinhaa 06/11/2023

Nostalgia
Esse livro é uma leitura muito leve, é matar a saudade da turma que acompanhou sua infância e ver o quanto eles cresceram junto com você.

carlos 30/08/2017

"Viagens multiplicam as opções e ampliam a nossa visão de mundo"
Essa antologia reuniu quatro autoras para narrarem viagens de quatro personagens da Turma da Mônica Jovem. Enquanto Mônica vai para a Coréia do Sul, Magali visita uma parente em Paraty, Marina faz um curso em Londres e Denise passa por um detox tecnológico na Serra Catarinense.

Mônica: Uma aventura na Coreia do Sul, de Babi Dewet (2 estrelas)
Achei esse primeiro conto bem fraco. Eu sei que a proposta do livro é basicamente uma fanfic de Turma da Mônica Jovem e que o público-alvo é mais novo, mas nada disso é justificativa pra se fazer um texto mal planejado e executado – e os outros contos dessa antologia são exemplos disso.
Muitas coisas não fizeram sentido e outras foram fáceis demais, só pra manter o enredo que já tinha sido pensado, sem naturalidade nenhuma. Em primeiro lugar, a Mônica só vai para a Coréia do Sul porque perde uma aposta com o Cebola, tem que se inscrever em um sorteio de uma rádio e ganha. Que tipo de aposta tem como risco para o perdedor a oportunidade de fazer uma viagem internacional?
Outra coisa que me incomodou bastante é que, em determinado momento da narrativa, um personagem secundário vai resolver um imprevisto enquanto acontece uma cena entre a Mônica e uma outra personagem secundária. Depois, ele volta com tudo resolvido, como se nada tivesse acontecido. Poucas coisas me incomodam mais do que quando um autor deixa suas intenções claras no texto, e ficou óbvio pra mim que o incidente ocorreu apenas porque aquele personagem não precisava estar naquela cena com as outras personagens. Os diálogos também deixam muito a desejar no quesito naturalidade.
Por outro lado, a autora demonstrou ter um vasto conhecimento da cultura coreana e soube descrever a ambientação e os costumes muito bem. Foi o primeiro contato que tive com a escrita da Babi, mas apesar de não ter sido muito positivo, ainda tenho interesse em ler outras publicações dela.

Magali: Um menu de surpresas, de Carol Christo (4 estrelas)
A história da Magali já é bem mais plausível. Ela tinha feito vários planos para as férias com o namorado, e até colocou tudo em uma lista, mas de última hora precisou viajar para Paraty com os pais. Entre vários imprevistos – como dois novos amigos, ela acaba conseguindo experienciar quase todos os itens da lista sozinha. O enredo é bem divertido e a leitura fluiu muito bem, acabei sem nem perceber. Só não entendi por que "Tomar banho de mar à noite" estava na lista de afazeres da Magali desde o começo do conto, sendo que onde a personagem achava que ia passar as férias não tinha praia.

Marina: Londres para leigos, de Melina Souza (3 estrelas)
Adorei a história da Marina. Gostei bastante de como ela descobriu o amor pela fotografia e pela sua vida no Brasil enquanto estava em Londres. O meio-termo entre aproveitar a viagem dos seus sonhos mas ao mesmo tempo sentir falta de casa ficou bem claro e foi muito bem explorado. Só estranhei a falta de interações dela com o Franja – o namorado dela que ficou aqui no Brasil, mas entendo que isso iria atrasar o enredo da viagem, que era o foco.

Denise: Férias na Serra Catarinense, de Pam Gonçalves (5 estrelas)
Enfim, meu conto favorito na antologia. Depois de ter tido problemas na escola pelo uso do celular, Denise é mandada para a fazenda de uma tia para se desligar da tecnologia. Lá, ela ajuda um acampamento a se equiparar com o novo concorrente e conhece Douglas, um novo amigo que a faz perceber que a vida do outro lado das telas também pode ser interessante. O enredo fluiu de forma natural, e a amizade com o Douglas – que não causou uma boa primeira impressão – teve um desenvolvimento bem sutil, sem parecer forçado.
Queria que a Denise tivesse passado mais tempo na Serra Catarinense e que nós tivéssemos mais páginas para ler sobre essa viagem.

karinavictoria 19/07/2022

leve
Uma leitura leve e agradável que te transporta para vários lugares incríveis com histórias envolventes e personagens super legais!

sterhest. 29/03/2021

livro para eu não ficar de ressaca, mas acabei abandonando
Não sei se foi o gênero que eu já desacostumei ou se livro não era bom. Mas não importa: eu não gostei. Depois de CCTY ,eu queria algo para não entrar em ressaca literária e eu não entrei, mas não foi graças a esse livro. Ambas as 4 viagens das 4 personagens principais são muito repetitivas. Elas viajam, conhecem lugares, pessoas (mas nada que te faça se prender) e voltam para suas casas e é assim com todas. Eu não me apeguei as histórias, por isso abandonei faltando pouco para acabar. E pra mim só foi mais um livro e uma das primeiras decepções de 2021

giulia143 04/01/2023

como esse livro é divido em quatro contos, então eu posso dizer que os meus preferidos são "Londres para leigos" e "Férias na Serra Catarinense".

Rafa 12/03/2023

Legal
Achei um livro gostosinho de ser lido. Entretanto eu demorei bastante para finalizar a leitura. Algumas vezes não consegui me conectar.

Meu conto preferido foi o da Magali, achei incrível. Gostei muito também do conto da Marina. Os outros dois eu gostei, mas foram os que mais demorei para engatar a leitura.

Enfim, recomendo o livro! É mais uma leitura para de distrair e sair de uma ressaca literária.

Fabby 30/09/2020

Gostei com ressalvas
Leitura concluída.
Gostei mas não amei... Trata-se de 4 contos bonitinhos com romances infanto juvenis inseridos no contexto.
Pude perceber a imaturidade das autoras (não digo isso em forma de crítica, somente pq é nítida a inexperiência delas com a escrita) e penso que usar meninas da Turma da Mônica para personagens foi um subterfúgio de marketing, uma vez que todas elas poderiam ser facilmente substituídas por outras garotas. O que mais me desagradou foi o fato dos romances que viveram nas histórias (com exceção da Denise) estivessem sempre envolvidos com os meninos do Limoeiro e para mim, isso quebra um pouco a magia da amizade de infância, que deveria ser mantida. Enfim, é o tipo que livro que eu daria para minha filha de 11 anos ler se não envolvessem os romances entre esses personagens especificamente (sim, quero manter para ela a visão de que amizades de infância podem permanecer apenas amizades pelo resto da vida, tanto entre meninas quanto entre meninas e meninos).

Fabiana 11/02/2021

Super divertido
Li os dois livros e leria quantos mais outros tivessem. É muito fofo ver as meninas nessa fase teen.
Rápido de ler e super bonitinhos os contos.

Bia 03/02/2021

Pra viajar junto
Eu amo turma da Mônica desde sempre e o que eu mais gostei nesses contos, além de me levarem de volta pra um cantinho gostoso da minha infância, é que as histórias são tão bem construídas que a gente sente como se tivesse viajando junto com as meninas! Foi uma excelente leitura pra começar 2021 com o pé direito!

site: https://bit.ly/pdl-uma-viagem-inesperada

Dai @veraaode92 17/06/2018

Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem inesperada é um livro de contos. Uma obra nacional das autoras Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves, publicado em 2017 pela editora Nemo.
SOBRE O LIVRO
Em Mônica, Uma Aventura Na Coreia do Sul, de autoria de Babi Dewet, Mônica é uma adolescente de 15 anos que após uma aposta com o Cebola, ganhou um concurso de uma rádio e está indo para Seul, na Coreia do Sul, passar 5 dias. Ela vai conhecer uma cultura nova, fazer amizades e viver aventuras inesquecíveis!

“Quando a gente mesmo aponta nossos defeitos, aprendemos aos poucos a gostar deles e lidar com o fato de que somos o que somos por todo o conjunto da obra.”

Um Menu de Surpresas de Carol Christo temos Magali e uma lista de coisas a fazer nas férias, que têm sido planejada com muita dedicação durante meses. Magali não vê a hora de poder riscar todos os itens. Para ela, essa lista é uma prioridade em suas férias de meio de a ano. Mas ela não contava com um imprevisto. Sua tia Nena ficou doente, e ela precisa ir viajar com seus pais para Paraty (RJ) e ficar com ela. Mesmo sendo uma semana na praia, ela não fica nada contente em ter que deixar seu namorado Quim e sua lista para trás.

Da autora Melina Souza, vamos conhecer Londres Para Leigos, a história de Marina. A jovem está de férias e ganhou de presente de aniversário de seus pais um curso de fotografia em Londres. Onde ela ficará por 3 semanas. No entanto, ela está nervosa, seu inglês é fluente, mas ela nunca viajou para o exterior e sua paixão é mesmo desenhar, nunca pensou em fotografar. Deixar a família, os amigos e o namorado no Brasil também é uma situação bastante difícil para ela. Mas, ao chegar em Londres, ela percebe que não é nenhum pouco assustador. Amizades surgem com facilidade e é em meio aos passeios pela bela Londres que o amor pela fotografia começa a acontecer…

Pam Gonçalves conta a história de Denise, Férias na Serra Catarinense. Denise esqueceu o celular ligado nas provas finais do colégio, ele tocou e ela acabou se dando mal pois foi acusada de estar colando. Como castigo seus pais a mandaram para a fazenda da tia Rita, em Alto de Pinhas, nas serras catarinenses, para passar as férias de julho.

Em um  lugar onde não tem internet para acompanhar a vida dos seus youtubers favoritos, e o celular não funciona, Denise se vê desesperada em como fazer o tempo passar mais rápido para que suas férias acabem o quanto antes e ela possa voltar para sua realidade. Porém, o que ela não imagina é que o que ela pensou que seriam suas piores férias, podem ser na verdade as melhores de sua vida.
MINHA OPINIÃO
Esse foi o meu segundo contato com Babi Dewet, já que anteriormente li Sábado à Noite, e vi exatamente a mesma escrita nesse conto. Isso acabou sendo um pouco negativo para mim, porque em alguns momentos parecia que eu estava lendo uma personagem já conhecida em um lugar diferente. Por outro lado, o conto é bastante rico em conhecimento da Coreia do Sul e esse foi o grande ponto forte do conto.

A protagonista me incomodou bastante. A Mônica que conhecemos, forte, determinada, brava e destemida é completamente ao contrário aqui, se mostrando várias vezes amedrontada. Infelizmente eu não gostei muito da história, a escrita é um pouco arrastada ao mesmo tempo em que é bem simples.

O segundo conto do livro me deixou bastante decepcionada. Magali está de férias em uma praia onde existe muito divertimento, mas tudo o que ela quer é ficar dormindo o tempo todo. As poucas coisas que ela faz, por indicação de sua mãe, ela vê como uma obrigação e só no finalzinho do conto ela realmente se diverte. Eu não conhecia Carol Christo ainda, e confesso que achei a escrita um pouco fraca, com pouco desenvolvimento na personagem e uma narrativa bastante corrida no final, resolvendo a história em apenas 2 páginas.
Para quem nunca havia escrito uma história antes, Melina Souza teve um início muito bom. Sua personagem, Marina, com apenas 15 anos, não tem medo de se arriscar em coisas novas e completamente fora de sua comodidade. Como por exemplo, sair em uma viagem para o exterior tentar um curso que ela nunca sonhou em aprender. Marina é destemida e esse foi o maior ponto positivo da história.

A narrativa é bem gostosa de ser lida, flui com facilidade e o desenvolvimento não demora a acontecer. Porém, tanto aqui como no conto da Magali eu me decepcionei com as personagens da mesma forma. As duas vão para suas férias estando namorando, e em seus destinos elas conhecem outros rapazes, os quais, surge um certo tipo de aproximação, e só é mencionado o “namorado” bem no final, quando você já pegou aversão à personagem por não ter dito antes. Este foi, com certeza a minha maior decepção com o livro em si, a forma como esses aspectos foram trabalhados.

“Meus pais foram pro quarto, felizes e realizados, e eu fiquei ali, parada, pensando em como eu tinha coragem de ficar chateada numa situação dessas. 'Porque você tá triste, Magali?', alguém me perguntaria. Então eu começaria a chorar e responderia: 'Meus pais querem que eu vá pra praia, em plena férias!'. Ninguém se comoveria, disso tenho certeza.”

O último conto foi o que eu mais enrolei para iniciar a leitura. No entanto, foi o que eu mais gostei. Denise é praticamente uma patricinha que vai passar as férias em uma fazenda, com lama, animais, falta de internet e algumas outras situações que ela não está acostumada. Porém, ela rapidamente encontra uma forma de se distrair e, confesso, essa forma me agradou muito. A maneira como Denise se surpreende por no fim ver que vai sentir falta desses dias passados na fazenda, mostra o quanto ela amadureceu e mudou seus pré conceitos de coisas fora de sua zona de conforto.

De uma visão geral eu posso dizer que o livro foi bom para passar o tempo, relembrar quando eu era adolescente e fazia planos para esse período, mas nem sempre eles davam certo. Porém, em termos de desenvolvimento, nem todas as histórias mantém o mesmo nível ou a principal essência das personagens que são descritas. De qualquer forma, é uma boa leitura para te tirar de uma ressaca literária.

site: http://resenhandosonhos.com/turma-da-monica-jovem-uma-viagem-inesperada-babi-dewet-melina-souza-carol-christo-pam-goncalves/

1 | 2 | 3 | 4