Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem Inesperada

Mel Souza

Resenhas - Turma da mônica jovem - Uma viagem inesperada

1 | 2 | 3 | 4

Nat 20/07/2022

Mônica perde uma aposta em um jogo de cartas e ganha uma viagem à Coréia do Sul, onde ela vai conhecer muitos lugares bacanas e se meter em confusões por conta de uma grande fã de k-pop. Magali planejava passar as férias com o namorado, mas uma decisão dos pais a leva para Paraty, onde ela faz amizades legais e se dá conta de que seus planos não foram tão arruinados como pensava. Marina viaja para Londres para fazer um curso de fotografia, e entre passeios e inspirações para seu projeto, ela se vê sem vontade de voltar para o Brasil. Denise se mete em problemas e seus pais a mandam para o acampamento na Serra Catarinense, onde ela vai ajudar a tia a dar um up nos negócios e acaba fazendo uma amizade muito boa.

Que livro mais fofo. Fico apaixonada por toda história que envolva essa mistura entre a Turma da Mônica Jovem e os nossos escritores, e devo dizer que nunca me decepciono. Para o tema do desafio, na verdade, esse livro foi uma das poucas opções, e ainda bem que escolhi ele. A leitura flui, e a história mais divertida, sem surpresa, foi a da Denise. Eu sempre me acabo com ela nos gibis, e dessa vez não foi diferente. Quatro histórias muito legais, super recomendadas.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/07/turma-da-monica-jovem-uma-viagem.html

Fabiana873 11/02/2021

Super divertido
Li os dois livros e leria quantos mais outros tivessem. É muito fofo ver as meninas nessa fase teen.
Rápido de ler e super bonitinhos os contos.

Bia 03/02/2021

Pra viajar junto
Eu amo turma da Mônica desde sempre e o que eu mais gostei nesses contos, além de me levarem de volta pra um cantinho gostoso da minha infância, é que as histórias são tão bem construídas que a gente sente como se tivesse viajando junto com as meninas! Foi uma excelente leitura pra começar 2021 com o pé direito!

site: https://bit.ly/pdl-uma-viagem-inesperada

Dudah 30/07/2020

Amei!
Depois de muito tempo com esse livro marcado como "lendo", finalmente concluí a leitura.
Eu li aos poucos e acabava esquecendo de ler as outras histórias.
Porém
Os contos são muito divertidos e fofos, você fica até com saudades dos lugares e dos personagens que as protagonistas conhecem.
Os dois últimos são os meus preferidos mas todos são ótimos??

Noemi 15/05/2020

Quatro experiências distintas, tenho muito claro minha ordem de favoritismo dos contos.
Vale muito a viagem.
Super recomendo!

Raphael 14/05/2020

Começa ruim, termina ótimo
Acredito que isso não tenha sido feito de forma proposital, mas o livro começa de forma ruim, com o conto da Mônica. A escrita é apressada, de forma que quase me senti sem ar enquanto lia. É estranho porque contrasta com a história do conto, que é lenta. Além disso, parecia que estava lendo um conto infantil e não infanto-juvenil. Os outros três contos melhoram a qualidade do livro, porém é o da Denise que o livro alcança seu ápice e maturidade nas relações humanas.

Lala Kim 01/05/2020

Surpreendente!
É tão bom quando vc lê um livro, sem esperar nada dele e ele te surpreende de uma maneira incrível!!!
Eu realmente o comprei por causa que me interessei em uma história específica, mas quando decidi dar uma chance as outras eu com certeza tive a melhor das surpresas. Foi uma experiência extraordinária e apesar de ser um livro mais infanto juvenil, todo o enredo é envolvente e dá aquela aquecida gostosa no coração... Definitivamente eu amei demais essa experiência e esse livro!!!!

um olhar de boneca 15/04/2020

Turma da Mônica em uma nova versão
Mexer com personagens que já estão impregnados no imaginário popular de uma sociedade é extremamente difícil. Especialmente, quando esses personagens já atravessaram gerações e que a maioria dos brasileiros amam. como é o caso da Turma da Mônica criada pelo Mauricio de Sousa ♥.
Como o próprio subtítulo já diz “Uma viagem inesperada” cada uma das histórias relata uma viagem surpresa vivida por cada uma das meninas durante as férias escolares, onde quatro personagens da Turma da Mônica irão para várias partes do Brasil e do mundo. Mônica vai parar na Coréia do Sul, depois de perder uma aposta para o Cebola ou cebolinha como todos conhecemos. Magali tinha tudo programado para passar as férias perfeitas com o seu namorado Quim, porém depois que sua tia adoece ela vai parar em Paraty, no Rio de Janeiro. Marina ganha de surpresa um curso de fotografia de três semanas em Londres (queria estar no lugar dela). E Denise depois de uma enrascada na escola vai parar na Serra Catarinense com a sua tia, sem celular e acesso à internet.

Gostei muito do livro. Todos os contos são leves, bem escritos. E mesmo sendo a turma jovem, todas as historias possuem aquele toque de criança que a turma tem, sabe? Divertido, leve e gostoso de ler ♥.

site: https://www.instagram.com/umolhardeboneca/

Ellairy 02/03/2022

Levinho levinho
Achei um livro bem leve, que dá uma sensação de férias (apesar de que eu li dois deles em um feriadão).
Como são contos, é legal já conhecer as personagens, porque ajuda a deixar as histórias menos superficiais.
Gostei bastante de todas, menos da primeira pra ser sincera (explico depois).

Mônica
2/5
Peço desculpas à Babi, mas esse conto não me agradou muito dessa vez, não parecia muito a Mônica, parecia mais um resumo dos pontos turísticos da Coréia do Sul, uma espécie de diário de viagem meio superficial. Além disso, em TMJ, universo em que se passa o livro, a Mônica já foi até na Lua, o que invalida boa parte da base da história.

Magali
3/5
Começou bem, adorei a escolha de Paraty, só achei a Magali meio mala, mas ela própria reconhece isso. Gostei da história, bem levinha, com uma base clichê mas que funcionou. Não gostei muito da tentativa de criar um romance, já que a Magali já tem namorado, acho que essa história poderia ter criado um outro rumo.

Marina
3.5/5
Quero dar parabéns pra Melina, que conseguiu superar as minhas expectativas (é uma das primeiras, se não a primeira, história publicada dela). Ficou muito bom, bem fofa e com um tema interessante.
Achei que ela conseguiu passar bastante da personalidade dela pra história, sem ficar forçado, de um jeito que combinou com a Marina.
O problema foi o mesmo da Magali, a tentativa de romance poderia ter sido deixado de lado.

Denise
4/5
De todos, foi o que eu gostei mais. Talvez por causa do jeito da Denise, dela não ter muita história no universo TMJ, só a personalidade (marcante) dela, que foi retratada de um jeito legal no conto. Achei alguns dos acontecimentos meio súbitos, mas deu pra relevar, sabe?

Só pra concluir, achei que valeu a pena ler. São contos de escritoras novas, com bastante potencial. A tarefa foi difícil, já que são personagens que já existem, bastante conhecidas, mas elas fizeram um ótimo trabalho! O segundo livro já está me esperando lá na estante hihi

Jessica.Martins 07/10/2018

O início do meu amor por k-pop kk..
Eu peguei esse livro na biblioteca da escola no fim das aulas do primeiro semestre e eu AMEI o livro e foi por causa da primeira história (a história da viagem da Mônica à Coréia) eu me interessei por pesquisar sobre o pop coreano (k-pop) e eu amei as músicas, eu já tinha amigas que ouvem k-pop, mas nunca havia me interessado em ouvir, depois de ler o livro... Bom, hoje minhas amigas me dão sugestões de grupos para eu ouvir e sou quase uma Army. Óbvio que eu gostei das outras histórias também, mas foi a primeira que eu mais gostei.

Dai @veraaode92 17/06/2018

Turma da Mônica Jovem - Uma Viagem inesperada é um livro de contos. Uma obra nacional das autoras Babi Dewet, Melina Souza, Carol Christo e Pam Gonçalves, publicado em 2017 pela editora Nemo.
SOBRE O LIVRO
Em Mônica, Uma Aventura Na Coreia do Sul, de autoria de Babi Dewet, Mônica é uma adolescente de 15 anos que após uma aposta com o Cebola, ganhou um concurso de uma rádio e está indo para Seul, na Coreia do Sul, passar 5 dias. Ela vai conhecer uma cultura nova, fazer amizades e viver aventuras inesquecíveis!

“Quando a gente mesmo aponta nossos defeitos, aprendemos aos poucos a gostar deles e lidar com o fato de que somos o que somos por todo o conjunto da obra.”

Um Menu de Surpresas de Carol Christo temos Magali e uma lista de coisas a fazer nas férias, que têm sido planejada com muita dedicação durante meses. Magali não vê a hora de poder riscar todos os itens. Para ela, essa lista é uma prioridade em suas férias de meio de a ano. Mas ela não contava com um imprevisto. Sua tia Nena ficou doente, e ela precisa ir viajar com seus pais para Paraty (RJ) e ficar com ela. Mesmo sendo uma semana na praia, ela não fica nada contente em ter que deixar seu namorado Quim e sua lista para trás.

Da autora Melina Souza, vamos conhecer Londres Para Leigos, a história de Marina. A jovem está de férias e ganhou de presente de aniversário de seus pais um curso de fotografia em Londres. Onde ela ficará por 3 semanas. No entanto, ela está nervosa, seu inglês é fluente, mas ela nunca viajou para o exterior e sua paixão é mesmo desenhar, nunca pensou em fotografar. Deixar a família, os amigos e o namorado no Brasil também é uma situação bastante difícil para ela. Mas, ao chegar em Londres, ela percebe que não é nenhum pouco assustador. Amizades surgem com facilidade e é em meio aos passeios pela bela Londres que o amor pela fotografia começa a acontecer…

Pam Gonçalves conta a história de Denise, Férias na Serra Catarinense. Denise esqueceu o celular ligado nas provas finais do colégio, ele tocou e ela acabou se dando mal pois foi acusada de estar colando. Como castigo seus pais a mandaram para a fazenda da tia Rita, em Alto de Pinhas, nas serras catarinenses, para passar as férias de julho.

Em um  lugar onde não tem internet para acompanhar a vida dos seus youtubers favoritos, e o celular não funciona, Denise se vê desesperada em como fazer o tempo passar mais rápido para que suas férias acabem o quanto antes e ela possa voltar para sua realidade. Porém, o que ela não imagina é que o que ela pensou que seriam suas piores férias, podem ser na verdade as melhores de sua vida.
MINHA OPINIÃO
Esse foi o meu segundo contato com Babi Dewet, já que anteriormente li Sábado à Noite, e vi exatamente a mesma escrita nesse conto. Isso acabou sendo um pouco negativo para mim, porque em alguns momentos parecia que eu estava lendo uma personagem já conhecida em um lugar diferente. Por outro lado, o conto é bastante rico em conhecimento da Coreia do Sul e esse foi o grande ponto forte do conto.

A protagonista me incomodou bastante. A Mônica que conhecemos, forte, determinada, brava e destemida é completamente ao contrário aqui, se mostrando várias vezes amedrontada. Infelizmente eu não gostei muito da história, a escrita é um pouco arrastada ao mesmo tempo em que é bem simples.

O segundo conto do livro me deixou bastante decepcionada. Magali está de férias em uma praia onde existe muito divertimento, mas tudo o que ela quer é ficar dormindo o tempo todo. As poucas coisas que ela faz, por indicação de sua mãe, ela vê como uma obrigação e só no finalzinho do conto ela realmente se diverte. Eu não conhecia Carol Christo ainda, e confesso que achei a escrita um pouco fraca, com pouco desenvolvimento na personagem e uma narrativa bastante corrida no final, resolvendo a história em apenas 2 páginas.
Para quem nunca havia escrito uma história antes, Melina Souza teve um início muito bom. Sua personagem, Marina, com apenas 15 anos, não tem medo de se arriscar em coisas novas e completamente fora de sua comodidade. Como por exemplo, sair em uma viagem para o exterior tentar um curso que ela nunca sonhou em aprender. Marina é destemida e esse foi o maior ponto positivo da história.

A narrativa é bem gostosa de ser lida, flui com facilidade e o desenvolvimento não demora a acontecer. Porém, tanto aqui como no conto da Magali eu me decepcionei com as personagens da mesma forma. As duas vão para suas férias estando namorando, e em seus destinos elas conhecem outros rapazes, os quais, surge um certo tipo de aproximação, e só é mencionado o “namorado” bem no final, quando você já pegou aversão à personagem por não ter dito antes. Este foi, com certeza a minha maior decepção com o livro em si, a forma como esses aspectos foram trabalhados.

“Meus pais foram pro quarto, felizes e realizados, e eu fiquei ali, parada, pensando em como eu tinha coragem de ficar chateada numa situação dessas. 'Porque você tá triste, Magali?', alguém me perguntaria. Então eu começaria a chorar e responderia: 'Meus pais querem que eu vá pra praia, em plena férias!'. Ninguém se comoveria, disso tenho certeza.”

O último conto foi o que eu mais enrolei para iniciar a leitura. No entanto, foi o que eu mais gostei. Denise é praticamente uma patricinha que vai passar as férias em uma fazenda, com lama, animais, falta de internet e algumas outras situações que ela não está acostumada. Porém, ela rapidamente encontra uma forma de se distrair e, confesso, essa forma me agradou muito. A maneira como Denise se surpreende por no fim ver que vai sentir falta desses dias passados na fazenda, mostra o quanto ela amadureceu e mudou seus pré conceitos de coisas fora de sua zona de conforto.

De uma visão geral eu posso dizer que o livro foi bom para passar o tempo, relembrar quando eu era adolescente e fazia planos para esse período, mas nem sempre eles davam certo. Porém, em termos de desenvolvimento, nem todas as histórias mantém o mesmo nível ou a principal essência das personagens que são descritas. De qualquer forma, é uma boa leitura para te tirar de uma ressaca literária.

site: http://resenhandosonhos.com/turma-da-monica-jovem-uma-viagem-inesperada-babi-dewet-melina-souza-carol-christo-pam-goncalves/

Brendafror10 17/02/2023

Livro muito bom com histórias dos nossos personagens da turma da Mônica favoritos com boas histórias e teve até romance.

maria 04/05/2024

Saudadeeees
Achei o livro na minha estante, e como eu só tinha lido quando eu era bem menor, resolvi reler. eu amo turma da mônica e esse livro me fez ter mais apego pelos personagens. a leitura é muito fluida e os contos são muito interessantes. particularmente eu preferi muito mais os que se passam no brasil (principalmente o da marina!!). adoro muito, recomendo!

gilmore girlie 23/09/2017

TURMA DA MÔNICA JOVEM - UMA VIAGEM INESPERADA
Entre o final de agosto e o início de setembro desse ano aconteceu no Rio de Janeiro a XVIII Bienal do Livro, que reúne inúmeros escritores, nacionais e internacionais, que buscam divulgar suas obras. Durante o evento, sempre repleto de novidades literárias, um dos lançamentos foi “Turma da Mônica Jovem –Uma Viagem Inesperada”.

"Coreia do Sul, você não era a minha rua, mas eu claramente poderia ser dona de tudo isso."

Com um roteiro que se inicia na Coreia do Sul e termina na Serra Catarinense o livro narra as inesperadas aventuras e desventuras de quatro personagens femininas da Turma da Mônica durante o período de férias no meio do ano letivo. Nenhuma delas se imaginava em seus respectivos destinos, à começar por Mônica, que perde uma aposta e se inscreve num concurso de rádio e acaba ganhando uma viagem de cinco dias na terra do K-Pop.

Quem conhece um pouco dos projetos de Babi Dewet sabe o quanto ela é fascinada pela cultura sul coreana e, aproveitando-se disso, ela faz um verdadeiro tour e apresenta detalhadamente o país aos leitores através dos olhos de Mônica, passando por vários pontos turísticos famosos. Carol Christo também faz uma descrição muito boa do cenário de Paraty, uma cidade histórica e litorânea que é destino de férias de muitos cariocas, logo, não foi difícil visualizar toda a trama um tanto mística que envolveu Magali durante seus dias no local.

"Quem precisava de fada madrinha quando existia o nhoque da fortuna?"

Melina Souza, ao longo de suas publicações no YouTube, sempre deixou claro sua afeição pela música londrina e todos os cenários que envolvem a mesma, dessa forma, ela une música e fotografia e dá vida a história de Marina, que ganha de presente dos pais um intercâmbio em Londres. Apesar do desenvolvimento um pouco clichê, que de certa forma segue o mesmo modelo do conto anterior, é uma leitura gostosa e que, salvo alguns deslizes, acaba sendo bastante prazerosa, uma vez que transporta o leitor a diversos pontos turísticos.

"Viajar é maravilhoso, mas voltar pra casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionário só pra descrever esse sentimento."

Enquanto isso, Pam Gonçalves entrega o que poderia ter sido meu conto favorito dessa combinação. Denise é mandada de férias para a casa da tia na no sul do país afim de conseguir “superar seu vício em tecnologia” – uma típica comédia adolescente, que inclusive conta com um casal que se odeia no início mas tem tudo para dar certo. Adoraria que o final tivesse sido clichê, confesso. E não posso negar que a narrativa da autora é uma das mais agradáveis de todo o livro.

No geral as quatro autoras cumprem com o prometido e entregam histórias leves e despretensiosas que são capazes de conquistar o mais variado público, sem que exista uma faixa etária obrigatória para leitura, ou seja, é uma típica publicação da Turma da Mônica. Não importa a idade, é sempre possível tirar algum ensinamento das tramas que envolvem os personagens. Espero que invistam em mais publicações desse tipo!

"Passamos por momentos legais e tínhamos medo de quebrar o encanto se falássemos disso em voz alta, rompendo o pequeno laço recém formado entre a gente."

site: http://www.merakiano.com.br/

Amanda Campelo | @booksdaamanda 21/04/2018

Resenha para o blog Anne & Cia
O grupo editorial Autêntica pelo selo Nemo, reuniu quatro autoras para cada uma escrever um conto de uma personagem da Turma da Mônica Jovem, são elas Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves. E o livro trás altas aventuras em lugar diferente do bairro do Limoeiro, e assim as meninas vão viver novas experiências. A viagem inesperada de cada uma, deixa um ensinamento e é um livro que qualquer um pode ler, só temos que lembrar que o público alvo aqui são os adolescentes, então, se você não curte esse tipo de história, é melhor não se aventurar. Eu adorei o livro como um todo e mesmo sendo contos, que sempre ficamos com um gostinho de quero mais, eu não senti isso. Todos os contos tem um final que não deixa aberturas e o que tem ali é suficiente para o livro, é algo que você vai ler e não precisa de uma continuação. Além do mais, você pode ler um conto depois de ler um livro mais "pesado" ou como uma forma de passar o tempo, pois é uma leitura mais rápida, possui lindas ilustrações. Um livro que me trouxe lembranças da minha infância, eu amava ler os quadrinhos da Turma da Mônica, e saudade daquela época.

"Eu só quero ser bastante feliz, acho. Quero ver as pessoas felizes à minha volta. Será que esse sonho é suficiente?"

Depois de perder uma aposta com o Cebola, Mônica inscreveu-se em um sorteio de uma rádio e o sorteado ganharia uma viagem para a Coreia do Sul, a terra do K-pop e dos doramas. Acontece que para o azar ou a sorte de Mônica, ela é sorteada e terá que viajar para um lugar muito longe, com uma cultura totalmente diferente da sua e ainda ter que sair da sua zona de conforto que é o bairro do Limoeiro. Esperando a chamada para o voo, ela conhece Lelê, que é a outra garota que também ganhou o sorteio e junto com a equipe da rádio viajarão à Coreia do Sul. Então, Mônica embarca no avião em uma viagem de 26 horas até chegar em Seul. Lelê se tornará uma grande amiga de Mônica e a ajudará a descobrir e gostar desse mundo coreano.

Esse é o primeiro conto do livro, se chama Mônica em uma aventura na Coreia do Sul, escrito por Babi Dewet. Eu amei esse conto, foi o meu favorito. Essa é uma história que te dá vontade de viajar para o local onde os personagens estão, porém isso nem é preciso, pois me senti totalmente imersa na cultura coreana e dentro da viagem. Babi conseguiu escrever de forma divertida essa viagem de novos descobrimentos da Mônica, fazendo você sentir-se que também estava viajando. Escrito em primeira pessoa, temos a visão da Mônica sobre tudo que está acontecendo, logo a descrição sobre as paisagens, vão te levar a pesquisar imagens sobre o local, é uma descrição muito rica dos detalhes. Na minha opinião a Babi conseguiu tornar a viagem inesperada da Mônica em diversão e auto descobrimento.

"Juro que quando desejei umas "férias especiais" não estava pedindo por isso. Não me entenda mal... Sei que devo estar parecendo uma garota mimada, ou, no mínimo, bem ingrata. Mas é que eu tinha feito outros planos, e nenhum deles envolvia uma viagem assim, do nada."

Todos os anos, Magali cria uma listinha com itens que ela deseja fazer antes de suas férias terminarem, mas seus planos de não viajar, ficar curtindo as férias e realizar os desejos da lista com o seu namorado Quim, foram por água abaixo. A tia Nena ficou doente e está internada em um hospital, os pais de Magali decidem visitar a tia e ajudá-la com o restaurante. Sem alternativas para não ir nesta viagem à Paraty, pois ela ainda não tem idade suficiente para contrariar os seus pais, Magali viaja e abandona os seus tão sonhados planos. E durante essa viagem ela vai descobrir novas amizades e que mesmo os seus planos não terem seguido conforme o planejado, ela poderá riscar alguns itens da sua lista.

Magali em um menu de surpresas, é o segundo conto do livro e foi escrito por Carol Christo. Acho que se a Magali não tivesse ficado tão emburrada pelo seu planejamento não ter dado certo, ela teria se divertido e aproveitado mais dessa viagem. No começo da história Magali está bem emburrada e só quer ficar no celular ou dormindo no quarto, depois que ela começa a se enturmar com a Carina e o Fred, que trabalham no restaurante da tia Nena, aí a história começa a ficar mais divertida e a fluir, pois só assim a Magali vai aproveitar Paraty. Também foi um conto bem divertido e esse tem bastante comida, já que é a Magali né, mesmo ela sendo fitness ela não deixa de pensar em comida.

"Era engraçado pensar em como as coisas parecem tão mais intensas quando estamos em um país diferente, conhecendo tanta coisa."

Viajar para Londres e ainda aprender sobre fotografia, não era o que Marina esperava. Marina gostava mesmo era de desenhar, no entanto ela ganhou de presente dos pais, uma viagem à Inglaterra e a oportunidade de conhecer tudo sobre fotografia. Durante o curso ela descobre que precisará apresentar um trabalho fotográfico na última semana de aula e quem for o melhor da turma ganhará um prêmio, três meses de curso e uma câmera profissional. E junto com o Peter, que além de amigo torna-se o seu guia na Inglaterra, Marina vai estudar e aprender para apresentar um lindo projeto e tentar ganhar esse prêmio.

O terceiro conto do livro foi escrito pela Melina Souza, e intitula-se de Marina em Londres para leigos. Estava bem ansiosa e curiosa pra ler esse conto, pois amo e sigo a Mel há um tempo, e a história não me decepcionou. Foi tudo bem fofo e aconchegante, dá pra perceber muito da Mel na escrita e nas cenas, ela transmitiu pra Marina tudo que ela gosta. Também é uma história que faz você se sentir em Londres. Diferente da Magali, Marina aproveita bastante a viagem, conhecendo a cultura Inglesa, curtindo cada momento que se torna ainda mais especial quando se está viajando.

"...Viagens multiplicam as opções e ampliam a nossa visão de mundo.
- Verdade - respondi, pensativa. Ele tinha razão. Viagens têm esse poder. Até mesmo quando você não tem nenhuma expectativa."

Após Denise deixar o celular ligado durante uma prova no colégio, ela tem como um castigo dos pais passar duas semanas na fazenda da Tia Rita na serra Catarinense. Torna-se um castigo, pois lá não tem sinal de celular e nem wi-fi, para uma garota viciada em estar conectada à internet, realmente é um castigo. Denise é recebida por Douglas e a Tia Rita, em um frio de "rachar", e assim ela vai conhecer a fazenda, que também é uma espécie de acampamento para crianças, mas que ultimamente não tem muitas inscrições, pois uma nova fazenda moderna está "roubando" todos os clientes. Até que Denise esquece que precisa ter o celular à mão direto e vai se divertir, e tentar ajudar para que a fazenda volte à ativa.

No quarto e o último conto do livro, Denise em férias na serra Catarinense, Pam Gonçalves conseguiu trazer uma história bem divertida e cheia de aventuras. Assim como o primeiro conto, esse conseguiu ganhar as cinco estrelinhas e um coração de favorito. Li muito rápido, foi uma leitura que me deixava com vontade de saber mais sobre a história. É um conto bem adolescente e que daria um ótimo filme de sessão da tarde. Tem amizade, diversão e encrencas. Acho que um ensinamento legal que esse conto trouxe, é que podemos largar a internet por um tempo e viver a vida, aprender com as pessoas que sequer utilizam ou sabem como funciona uma rede social.

site: https://anneandcia.blogspot.com.br/2017/10/turma-da-monica-jovem-uma-viagem.html

1 | 2 | 3 | 4