Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem Inesperada

Resenhas - Turma da mônica jovem - Uma viagem inesperada

1 | 2 | 3 | 4

nina 19/04/2021

leve e divertido
adorei o livro e me deu muuuuuuita saudade da época em q eu era viciada em livros assim (uns 4 ou 5 anos atrás, acho).
são quatro historias de quatro autoras diferentes, com personagens, destinos e aventuras que se conectam em alguns pontos. é tudo bem levinho e bem divertido, apesar de bastante previsível e parecido.
de qualquer forma, foi uma otima leitura pra descansar a cabeça e me dar uma guinada pra sair dessa ressaca literária E bloqueio de escrita que tô presa há uns meses.
recomendo pra quem tá na mesma situação! :)
Lara Raminho 19/04/2021minha estante
Aí amo?? amo tudo relacionado a TMJ/TM no geral

Camila 28/08/2017

Lindo :)
Em Turma da Mônica Jovem: Uma Viagem Inesperada, vamos conhecer quatro contos, com personagens da Turma da Mônica, escritos por quatro escritoras brasileiras, Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves.

MÔNICA EM UMA AVENTURA NA COREIA DO SUL - BABI DEWET

Mônica vai viajar para Coreia do Sul, uma viagem que nunca imaginava fazer. Na verdade Cebolinha é o grande autor dessa viagem, ele inventou uma aposta com a turma toda, quem perdesse o jogo de cartas teria que se inscrever no sorteio da Rádio Max do limoeiro. Mônica perdeu pois não é muito boa jogando cartas e com isso ganhou essa viagem que será inesquecível...

Continuação no blog :)

site: http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br/2017/08/resenha-turma-da-monica-jovem-uma.html

carlos 30/08/2017

"Viagens multiplicam as opções e ampliam a nossa visão de mundo"
Essa antologia reuniu quatro autoras para narrarem viagens de quatro personagens da Turma da Mônica Jovem. Enquanto Mônica vai para a Coréia do Sul, Magali visita uma parente em Paraty, Marina faz um curso em Londres e Denise passa por um detox tecnológico na Serra Catarinense.

Mônica: Uma aventura na Coreia do Sul, de Babi Dewet (2 estrelas)
Achei esse primeiro conto bem fraco. Eu sei que a proposta do livro é basicamente uma fanfic de Turma da Mônica Jovem e que o público-alvo é mais novo, mas nada disso é justificativa pra se fazer um texto mal planejado e executado – e os outros contos dessa antologia são exemplos disso.
Muitas coisas não fizeram sentido e outras foram fáceis demais, só pra manter o enredo que já tinha sido pensado, sem naturalidade nenhuma. Em primeiro lugar, a Mônica só vai para a Coréia do Sul porque perde uma aposta com o Cebola, tem que se inscrever em um sorteio de uma rádio e ganha. Que tipo de aposta tem como risco para o perdedor a oportunidade de fazer uma viagem internacional?
Outra coisa que me incomodou bastante é que, em determinado momento da narrativa, um personagem secundário vai resolver um imprevisto enquanto acontece uma cena entre a Mônica e uma outra personagem secundária. Depois, ele volta com tudo resolvido, como se nada tivesse acontecido. Poucas coisas me incomodam mais do que quando um autor deixa suas intenções claras no texto, e ficou óbvio pra mim que o incidente ocorreu apenas porque aquele personagem não precisava estar naquela cena com as outras personagens. Os diálogos também deixam muito a desejar no quesito naturalidade.
Por outro lado, a autora demonstrou ter um vasto conhecimento da cultura coreana e soube descrever a ambientação e os costumes muito bem. Foi o primeiro contato que tive com a escrita da Babi, mas apesar de não ter sido muito positivo, ainda tenho interesse em ler outras publicações dela.

Magali: Um menu de surpresas, de Carol Christo (4 estrelas)
A história da Magali já é bem mais plausível. Ela tinha feito vários planos para as férias com o namorado, e até colocou tudo em uma lista, mas de última hora precisou viajar para Paraty com os pais. Entre vários imprevistos – como dois novos amigos, ela acaba conseguindo experienciar quase todos os itens da lista sozinha. O enredo é bem divertido e a leitura fluiu muito bem, acabei sem nem perceber. Só não entendi por que "Tomar banho de mar à noite" estava na lista de afazeres da Magali desde o começo do conto, sendo que onde a personagem achava que ia passar as férias não tinha praia.

Marina: Londres para leigos, de Melina Souza (3 estrelas)
Adorei a história da Marina. Gostei bastante de como ela descobriu o amor pela fotografia e pela sua vida no Brasil enquanto estava em Londres. O meio-termo entre aproveitar a viagem dos seus sonhos mas ao mesmo tempo sentir falta de casa ficou bem claro e foi muito bem explorado. Só estranhei a falta de interações dela com o Franja – o namorado dela que ficou aqui no Brasil, mas entendo que isso iria atrasar o enredo da viagem, que era o foco.

Denise: Férias na Serra Catarinense, de Pam Gonçalves (5 estrelas)
Enfim, meu conto favorito na antologia. Depois de ter tido problemas na escola pelo uso do celular, Denise é mandada para a fazenda de uma tia para se desligar da tecnologia. Lá, ela ajuda um acampamento a se equiparar com o novo concorrente e conhece Douglas, um novo amigo que a faz perceber que a vida do outro lado das telas também pode ser interessante. O enredo fluiu de forma natural, e a amizade com o Douglas – que não causou uma boa primeira impressão – teve um desenvolvimento bem sutil, sem parecer forçado.
Queria que a Denise tivesse passado mais tempo na Serra Catarinense e que nós tivéssemos mais páginas para ler sobre essa viagem.

Ale Salvia @estantedaale 16/09/2017

"Uma Viagem Inesperada" no blog Estante da Ale
Quem está com dúvida sobre a obra, vou explicar: são 4 contos, cujas protagonistas são Mônica, Magali, Marina e Denise. O livro é corrido, não é uma HQ, é uma história escrita por cada uma das autoras como uma obra normal, mas no decorrer da escrita há algumas ilustrações que retratam aquele momento vivido por cada uma delas. Sendo assim, para facilitar, vou dividir a resenha conforme os contos, ok?

1º) "Mônica em uma Aventura na Coreia do Sul" por Babi Dewet:

Após perder uma aposta com o Cebola, Mônica ganha uma viagem para a Coréia do Sul e mesmo não conhecendo a cultura k-pop, a viagem se torna maravilhosa, cheia de descobertas e aventuras. E sabe o que é o mais incrível? Eu realmente me senti sendo a Mônica! Somos muito parecidas e a escrita da Babi é tão fluída para me transportou rapidamente para aquele novo mundo. Gostei muito do fato da essência da personagem permanecer a mesma, ela sempre ressalta o quanto sente falta dos amigos e é visível que aquela menina de vestidinho vermelho, dona da rua do Limoeiro cresceu.

Algo que quero ressaltar também é um trecho específico do conto (não é spoiler), mas que tocou meu coração de uma maneira única: "eu queria dizer a ela que sentia muito, mas que eu simplesmente não podia ser alguém que eu não era de verdade". Vocês conseguiram entender a importância dessa frase??? Sério, eu fiquei chocada com o quanto esse conto conversou comigo, consegui fazer vários paralelos em relação a minha vida e estou mega apaixonada por ele.

E para quem quer saber da Babi... Ela é um amor de pessoa!!!! Que abraço delicioso, super atenciosa, prestativa e carinhosa. Consegui adquirir meu exemplar de "Sonata de Punk Rock" autografado nesse mesmo dia e estou amando o quanto a escrita da autora parece 'de verdade'. É simples, fácil e apaixonante. 😙

2º) "Magali em um Menu de Surpresas" por Carol Christo:

Como é uma tradição em todas as férias, Magali faz uma lista com algumas 'tarefas' que precisa cumprir naquele mês. São pequenas coisas que ela nunca fez antes, mas quer sempre se desafiar. O grande problema é que tudo na lista deveria ser feito com o seu namorado, o Quim. Porém, Tia Nena fica doente e os pais de Magali precisam ir as pressas para Paraty, no Rio de Janeiro, ou seja, todos os planos vão por algo abaixo... Ou será que não?

O conto é muito divertido e leve. A personagem continua a mesma comilona de sempre com o detalhe da palavra: fitness no cardápio, rs. E acho que pelo fato de ser as férias mais 'normais', senti que Magali é 'gente como a gente'. Quem nunca teve que mudar os planos de última hora e foi surpreendido? (Confesso que posso parecer a Mônica, mas eu sempre preferi a Magali quando pequena, rs). É uma história extremamente gostosinha e que faz você terminar de ler com um sorriso no rosto.

E sobre a Carol? Digo que já me senti íntima! HAHAHA Sabe aquela pessoa que você sente empatia? Costumo dizer que a aura é cor de rosa, porque sinto uma energia positiva, animada, do bem. Não tive a oportunidade de ter contato com o livro anterior dela (O Último Mestre Pokémon), mas Carol, já quero um romance seu, viu? 💗

3º) "Marina em Londres para Leigos" por Melina Souza:

Achando que vai passar as férias ao lado do namorado, o Franja, Marina é surpreendida pelos pais com um mega presente: um curso de fotografia em Londres!!!! Quem nunca quis algo assim??? E o mais legal é que Marina se joga meeeeeesmo, ela quer uma total experiência londrina e não tem como não se sentir um pouco parte dessa viagem.

A confusão, a alegria, a dúvida, a vontade de ter uma experiência completa mesmo não podendo... Marina é real. Ela nos mostrou que é um ser humano, com sentimentos ambíguos e totalmente complexos. Senti que a Melina escreveu com propriedade, querendo nos mostrar que a Marina realmente cresceu e apareceu, não é mais um personagem secundário. Ah, claro que eu amei a volta para casa e meu coração de uma rodopio na cena final (rs), foi minha cena favorita.

Agora, falando sobre a autora, vou te dizer que não existe ninguém mais fofa! Super doce e dava para sentir a emoção dela em estar ali, naquela mesa com pessoas tão incríveis. E se eu pudesse lhe dar um recado hoje, eu diria: Melina, você merecia estar ali. 😉

4º) "Denise em Férias na Serra Catarinense" por Pam Gonçalves:

Após um problema no colégio, Denise é mandada pelos pais para a casa da tia em um acampamento na Serra Catarinense, onde não há internet, nem sinal de telefone. Nesse momento eu te pergunto: o que você faria? Bom, inicialmente nossa protagonista ficou bem mal-humorada, mas após ver que a tia estava em apuros, Denise mostra sua inteligência e determinação para salvar o negócio da família.

E acho que nesse momento, eu já posso dizer que foi o conto que eu mais torço para ter continuação, rs. Que coisa liiiiiiiiiinda! Envolvente, emocionante, doce, delicado... Eu ameeeeeei demais a Denise e a forma como ela bem resolvida, emponderada, faz todos 'comprarem a sua ideia'... Ela faz acontecer!!! A escrita da Pam é maravilhosa, fluída e te envolve. Eu não conseguia parar de ler e cheguei ao final, realmente querendo mais.

Tentei comprar o "Boa Noite" nesse dia em que a conheci (primeiro livro da autora publicado pela Editora Galera Record), mas infelizmente, não tinha nenhum exemplar na Saraiva em que estávamos. Ou isso é sucesso ou eles marcaram bobeira, porque agora eu estou mega ansiosa com a vinda da Pam para São Paulo, no lançamento de "Uma História de Verão" e se conseguir já quero os dois de uma vez só. Pam, vou ler até sua lista de compras se você deixar. Eu amei sua história e não foi pouco. 😍

É isso, rs. Peço desculpas pela resenha enoooooorme, mas eu precisava contar tuuuudo para vocês! É um livro nostálgico, mas ao mesmo tempo atual. Super vale a pena você tê-lo em mãos, a edição está linda e as ilustrações condizem com o enredo de uma maneira bem delicada, sempre em um momento chave da história.

site: http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

gilmore girlie 23/09/2017

TURMA DA MÔNICA JOVEM - UMA VIAGEM INESPERADA
Entre o final de agosto e o início de setembro desse ano aconteceu no Rio de Janeiro a XVIII Bienal do Livro, que reúne inúmeros escritores, nacionais e internacionais, que buscam divulgar suas obras. Durante o evento, sempre repleto de novidades literárias, um dos lançamentos foi “Turma da Mônica Jovem –Uma Viagem Inesperada”.

"Coreia do Sul, você não era a minha rua, mas eu claramente poderia ser dona de tudo isso."

Com um roteiro que se inicia na Coreia do Sul e termina na Serra Catarinense o livro narra as inesperadas aventuras e desventuras de quatro personagens femininas da Turma da Mônica durante o período de férias no meio do ano letivo. Nenhuma delas se imaginava em seus respectivos destinos, à começar por Mônica, que perde uma aposta e se inscreve num concurso de rádio e acaba ganhando uma viagem de cinco dias na terra do K-Pop.

Quem conhece um pouco dos projetos de Babi Dewet sabe o quanto ela é fascinada pela cultura sul coreana e, aproveitando-se disso, ela faz um verdadeiro tour e apresenta detalhadamente o país aos leitores através dos olhos de Mônica, passando por vários pontos turísticos famosos. Carol Christo também faz uma descrição muito boa do cenário de Paraty, uma cidade histórica e litorânea que é destino de férias de muitos cariocas, logo, não foi difícil visualizar toda a trama um tanto mística que envolveu Magali durante seus dias no local.

"Quem precisava de fada madrinha quando existia o nhoque da fortuna?"

Melina Souza, ao longo de suas publicações no YouTube, sempre deixou claro sua afeição pela música londrina e todos os cenários que envolvem a mesma, dessa forma, ela une música e fotografia e dá vida a história de Marina, que ganha de presente dos pais um intercâmbio em Londres. Apesar do desenvolvimento um pouco clichê, que de certa forma segue o mesmo modelo do conto anterior, é uma leitura gostosa e que, salvo alguns deslizes, acaba sendo bastante prazerosa, uma vez que transporta o leitor a diversos pontos turísticos.

"Viajar é maravilhoso, mas voltar pra casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionário só pra descrever esse sentimento."

Enquanto isso, Pam Gonçalves entrega o que poderia ter sido meu conto favorito dessa combinação. Denise é mandada de férias para a casa da tia na no sul do país afim de conseguir “superar seu vício em tecnologia” – uma típica comédia adolescente, que inclusive conta com um casal que se odeia no início mas tem tudo para dar certo. Adoraria que o final tivesse sido clichê, confesso. E não posso negar que a narrativa da autora é uma das mais agradáveis de todo o livro.

No geral as quatro autoras cumprem com o prometido e entregam histórias leves e despretensiosas que são capazes de conquistar o mais variado público, sem que exista uma faixa etária obrigatória para leitura, ou seja, é uma típica publicação da Turma da Mônica. Não importa a idade, é sempre possível tirar algum ensinamento das tramas que envolvem os personagens. Espero que invistam em mais publicações desse tipo!

"Passamos por momentos legais e tínhamos medo de quebrar o encanto se falássemos disso em voz alta, rompendo o pequeno laço recém formado entre a gente."

site: http://www.merakiano.com.br/

CRIS LI 27/09/2017

Quatro contos, quatro personagens e quatro autoras: maravilhoso
Estava andando na Bienal do Livro (2017) , vi a Carol e a Babi no estande e corri pra comprar o exemplar de 'Uma viagem inesperada'. Confesso que não conhecia a escrita das 4 autoras: Babi Dewet , Carol Christo , Melinda Souza e Pam Gonçalves. Mas me surpreendi demais! A escrita de cada uma conquista o leitor e leva a embarcar na viagem de cada uma das meninas da Turma. Mônica, Magali, Marina e Denise viajam sem a turma, cada uma pra um lugar fora de suas zonas de conforto, onde elas vivem experiências que expandem seus horizontes. Coréia do sul, Paraty, Londres e Serra Gaúcha; esses lugares vão trazer novos amigos, surpresas, superação e muitas histórias pra compartilhar com os amigos. Mais do que isso é spoiler!
Altamente recomendado pra quem curte viajar, e quem não curte vai repensar sobre. Indico para adolescentes também e quem curte a Turma da Mônica Jovem.
Não poderia dizer qual gostei mais porque todos são ótimos! Vai pra estante porque quero reler várias vezes!

Mari 26/10/2017

Uma Viagem Inesperada é um livro que reúne quatro contos que protagonizam personagens da Turma da Mônica em viagens que irão lhes surpreender. Babi Dewet nos fará conhecer um pouco da Coreia do Sul com a Mônica, Carol Christo nos mostrára com a Magali que uma viagem sempre pode surpreender, Melina Souza nos levará para Londres para enfrentar alguns desafios com Marina e Pam Gonçalvez nos proporcionará muitas reflexões ao colocar Denise em uma experiência singular.

"Com certeza, seria uma viagem inesquecível, e eu mal podia esperar por tudo que iria viver daquele momento em diante." p. 18

Em Uma Aventura na Coreia do Sul vamos descobrir que Mônica perdeu uma aposta com Cebola e participou de um concurso que a levará para a Coreia do Sul. Quem acompanha o trabalho da Babi Dewet sabe como ela gosta dessa cultura, então foi bem legal ver que ela levou sua personagem favorita da Turma para conhecer algumas de suas coisas favoritas. Sua escrita está um pouco diferente – ela deixa sua reflexiva narrativa em terceira pessoa de lado para dar espaço a uma narrativa mais leve em primeira pessoa – e confesso que demorei um pouco para realmente sentir que estava acompanhando a Mônica. Talvez eu tenha criado esse bloqueio pois era a primeira vez que me deparava com uma personagem de Maurício de Sousa através da narrativa corrida, então simplesmente esquecia que era a Mônica e precisava me lembrar de que não era uma personagem nova da Babi. De qualquer forma, consegui aproveitar mais o conto no finalzinho e gostei muito de ele falar sobre a importância da amizade e mostrar como Mônica irá enfrentar uma experiência tão intensa e, principalmente, como ela lidará com o fato de que não é o centro de tudo.

"[...] a vida gosta de pegar a gente de surpresa." p. 105

Depois de começar a me sentir mais a vontade em acompanhar Mônica, Um Menu de Surpresas foi, sem dúvida, uma grata surpresa. Carol Christo nos leva até Paraty com uma Magali nada contente. A personagem havia programado uma lista de coisas para aproveitar durante as férias com seu namorado, Quim, porém precisará viajar com os pais para ajudar uma tia que está doente. Esse foi um conto bem leve e divertido que fluiu de uma forma maravilhosa. Senti como se estivesse vivendo tudo com a Magali e nem percebi a hora passar. Foi como um reencontro muito, muito especial com uma das personagens que eu mais amava na infância e, desde o primeiro instante, a vi presente. Magali terá, sim, oportunidade de seguir sua lista e irá se surpreender com aventuras que Paraty irá lhe proporcionar.

"Londres tinha se tornado o meu lugar especial [...]" p. 251

Londres Para Leigos foi um conto me deixou a sensação de estar em casa. A cidade escolhida por Mel Souza está no topo da minha lista de lugares que quero conhecer e Marina, que é totalmente ligada a arte, ganhará um curso de fotografia em Londres e conhecerá um garoto muito interessante chamado Peter. Viajar através das páginas com a Marina foi incrível! Vê-la visitando locais que quero conhecer um dia e, principalmente, lidando com situações igualmente inesperadas e especiais tornou tudo ainda mais proveitoso. O conto tem um toque de romance (calma, pessoal, Franja não foi esquecido!), garante muita informação sobre a cultura londrina e ainda mostra o desafio que é se dividir entre o dever e a diversão.

E, a sensação de "território conhecido" que tive não foi apenas por ser Londres e, sim, por certos aspectos do conto de Mel que se assemelham ao meu conto, Arrisque-se, na antologia Blogueiras.com, que publiquei no início desse ano: 1) minha personagem se chama Bárbara, porém já contei para vocês que quase foi Marina 2) minha personagem também será acompanhada por um Peter durante sua viagem 3) existe um James em ambos os contos 3) os locais e as referências são parecidos. Sorri em vários momentos do conto por lembrar de minha própria história e minha vontade ao terminar era de sentar com a Mel e começar a conversar sobre as experiências de nossas personagens - hahaha.

"Senti como se, em algum momento, tivesse viajado no tempo. Pra um cem anos atrás, no mínimo. Sem meu celular. Sem minhas roupas. Sem meus amigos. Sem minha vida. Sem luz. Perdida em algum lugar do mundo parado no tempo." p. 267

E chegamos ao meu conto favorito do livro! Férias na Serra Catarinense irá trazer uma Denise bem irritada. Pam Gonçalves nos mostra que, depois de ter problemas no colégio por conta do celular, Denise foi mandada para a fazenda de uma tia como castigo. Imaginem só, ela que é toda antenada, ficar vários dias sem acesso à internet? A narrativa da Pam é maravilhosa e fiquei admirada com o equilíbrio que ela encontrou entre a personalidade da personagem e as características de sua própria escrita. Muitas mensagens e reflexões nos são proporcionadas, entretanto o tema principal do conto é o fato de que, infelizmente, muitas pessoas se dedicam mais à vida online do que à vida fora da internet. Essa é uma questão importante, que deve ser abordada, e Pam aproveitou muito bem a oportunidade de falar com o público-alvo do livro e também com os mais velhos que, sem dúvidas, irão ler o livro.

Uma Viagem Inesperada é um grande presente para os fãs da Turma da Mônica. Temos quatro contos preparados por escritoras muito talentosas e que possuem a grande responsabilidade de dar voz para suas personagens favoritas através de uma narrativa corrida. Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves fizeram um ótimo trabalho e espero, de verdade, que mais livros com personagens de Mauricio de Sousa sejam publicados. Claro que já quero um da Tina, que sempre foi minha personagem favorita entre todos das minhas coleções de quadrinhos!

site: http://www.magialiteraria.net/2017/10/resenha-uma-viagem-inesperada-babi.html

ella 22/11/2017

uma viagem cultural
A coletânea de contos me deixou com uma baita vontade de viajar, sair da zona de conforto e conhecer novas culturas.

1- Uma aventura na Coreia do Sul (Mônica/ Babi Dewet - 5 estrelas)
Quem já conhece Babi Dewet, sabe de sua fixação pela cultura coreana, e quem me conhece sabe que eu também tenho certo apego pela terra do k-pop. Essa narrativa intrigante só me fez querer conhecer ainda mais esse tigre asiático.
Ressaltando pontos turisticos interessantes, como a N Seul Tower, a narrativa é leve e intrigante, deixando o leitor curioso a respeito de uma cultura tão diferente. Apesar de alguns personagens não serem tão bem desenvolvidos como realmente deveriam, a protagonista demonstra seus laços com todos eles, o que demonstra um bom planejamento na hora de escrever.
Algumas vezes soa artificial, mas a história é interessante e te desperta um desejo de ir para o país.

2-- Um menu de surpresar (Magali/ Carol Christo - 3 estrelas)
A história que eu menos gostei, apesar de ser boa. É narrada com naturalidade, mas o apego de Magali e Quim é cansativo e forçado, um grude exagerado. Na protagonista birrenta e mimada e fechada para relacionamentos, eu não enxerguei a Magali, parece uma personagem original da escritora. Apesar da historia ser fluída, não apresenta muitas raízes na personagem na qual foi baseada.

3-- Londres para leigos (Marina/ Melina Souza- 4 estrelas e meia)
Uma narrativa gostosa de se acompanhar, porém com alguns conflitos românticos. Em alguns momentos, a personagem da Marina me irritou demais com sua falta de atitude. Apesar disso, despertou-me grande interesse pela fotografia e pela cidade onde a narrativa é habituada.

4-- Férias na Serra Catarinense (Denise/ Pam Gonçalves- 5 estrelas)
Uma historia que tinha tudo para ser real, seus aspectos não são fantasiosos e os relacionamentos são plenamente naturais.A personagem demonstra a personalidade forte de Denise e sua persistência, também demonstra que toda ação tem uma consequência.

Luiza - @oluniverso 12/12/2017

Resenha originalmente publicada no blog Choque Literário.
Uma Viagem Inesperada reúne quatro contos de quatro personagens da Turma da Mônica. Nossa personagem principal ganhou voz por meio de Babi Dewet; já Magali foi desenvolvida por Carol Chisto; Marina, por Melina Souza e Denise, por Pam Gonçalves.

Em Uma Aventura na Coreia do Sul, Mônica parte rumo à Seul, porque perdeu uma aposta. A menina estava jogando cartas na escola com a Turma e o combinado era que o perdedor do jogo teria que se inscrever num sorteio da Rádio MAX, cujo prêmio seria a viagem. Mônica não venceu o jogo, mas ganhou o sorteio. Assim, a personagem embarca para descobrir não só um novo país e uma nova cultura, mas muito do que ela pensa sobre si mesma e o que pode mudar a respeito disso.

Já em Um Menu de Surpresas, Magali vai para Paraty, porque a tia dela, Nena, está doente e precisa de visitas. Acontece que a menina já tinha feito uma lista do que queria fazer nas férias, na companhia de Quinzinho, e não tinha nada a ver com ver doentes e ficar sem o namorado. Não era justo que todos os planos fossem por água a baixo. Magali vai descobrir, porém, que tudo vai acontecer de forma muito diferente do que ela está achando.

Londres para Leigos vai narrar as férias de Marina, que viaja para Londres para fazer um curso de fotografia, um presente dado pelos pais. O problema é que o que a menina sabe fazer mesmo é desenhar, não fotografar. Mesmo assim, a garota enfrenta o desafio e decide dedicar a maior parte do tempo que tem a essa nova arte que descobriu.

O último conto, Férias na Serra Catarinense, vai contar sobre as férias de Denise que, por se meter numa encrenca por usar o celular em dia de prova, é mandada para o acampamento da tia, Rita, sem acesso a nenhum tipo de tecnologia. Mas, a menina descobre que existe um problema muito maior do que esse: o acampamento da tia está muito detonado e perdendo clientes para um outro, mais novo, bem arrumado e bonito. Será que Denise pode fazer algo para ajudá-la?

Eu comecei a ler esse livro ao contrário (logo, pelo conto da Pam), porque precisava falar dele num programa de rádio que faço parte no meu estágio. Continuo achando que a Pam é ótima em criar personagens (dela eu também li Boa Noite) e gosto muito da forma como ela resolve a questão chave dos livros. Pelo menos, nessas duas vezes, as ideias eram completamente executáveis e práticas. O Douglas (personagem que Marina conhece durante o conto) é quem traz um pouco de equilíbrio para a narrativa, já que a menina se mostra pouco suportável no começo. Achei legal observar como a personalidade dela se modifica ao logo da história e também como a amizade dos dois amadurece. Mesmo assim, esse não foi meu conto favorito.

Achei a história da Marina bem simples, sem nada que eu pudesse falar "uau, isso foi maravilhoso". Gostei bastante da forma que ela encontrou para se dar bem com fotografia, mas não entendi qual a necessidade de haver um personagem na narrativa que colocasse em xeque os sentimentos da menina. Acredito que isso não acrescentou muito para o conto.

Um Menu de Surpresas foi o meu conto favorito. Acho que foi o que melhor desenvolveu as personagens e foi nele que tive mais tempo para me acostumar com o jeito e os gostos de cada um. A ideia da lista foi muito criativa e o que acontece depois também. Porém, de novo, existiu o balanço dos sentimentos no quesito amoroso. Achei que isso acabou deixando a história um pouco estranha e o final meio mal acabado, mas tudo bem. Por que raios as pessoas não podem ser só bons amigos?

O conto da Babi foi o último que eu li e o que menos gostei. Talvez seja porque eu não sou muito chegada ao universo de k-pop, mas a trama demorou um pouco para se desenrolar e achei algumas das lições que a autora quis colocar no livro um pouco forçadas. Agora, não posso deixar de dizer que é claro o conhecimento que a Babi tem sobre a Coreia e sobre os grupos de k-pop, hahaha. Ela deixa isso bem explícito no livro e é interessante conhecer um pouco de outra cultura, bem distante da do Brasil.

"Por que é isso que as viagens fazem com as pessoas, né? A gente amadurece, entra em contato com o nosso eu interior" - Pág.10.

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/2017/12/resenha-turma-da-monica-jovem-uma.html

Katri 09/01/2018

muito bom!
esse livro fala sobre viagens inesperadas, Monica vai a Coréia Do Sul e conhece a lele, Magali vai a Paraty e faz dois amigos Carina e Fred, já a Marina estava meio perdida mas faz tres amigos e a Denise conhece o Douglas que ajuda ela com uma misão

lominha_machado 09/03/2018

"Viajar é maravilhoso, mas voltar pra casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionário só para descrever esse sentimento"

Desde que me entendo por gente Turma da Mônica está na minha vida, e esse livro me trouxe uma nostalgia enorme... Quando ele chegou me vi aquela menininha que mal sabia ler toda feliz quando nas férias ganhava o Almanacão de Férias da Turma da Mônica! Sério, estava super feliz e ansiosa para ler esse livro com gostinho de infância. Por mais que se trate da turma jovem, são histórias daqueles personagens que conhecemos desde sempre e que cresceram junto com a gente *-* Nesse livro "Uma Viagem Inesperada" temos quatro contos, das personagens: Mônica, Magali, Marina e Denise escritas respectivamente pelas autoras Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves. Meu maior receio antes de ler a obra era de que as autoras não conseguissem passar ou que mudassem a personalidade dos personagens que já conhecemos tão bem, mas isso não ocorreu, elas escreveram de uma forma brilhante e com toda a essência das personagens ali e isso é a coisa mais linda que poderíamos ter no livro, são em todas as letras as "nossas" queridas personagens.

O Livro diferente dos gibis, não é quadrinhos, mas tem algumas ilustrações maravilhosas no meio dos contos que mostram o momento que as personagens vivem e são tão lidinhas *-* Eu realmente amei o livro e as histórias, claro algumas eu gostei mais que as outras, mas todas estão maravilhosas. A única coisa que não gostei foi que acabou muito rápido :( por se tratarem de contos, a leitura é muito rápida, fluída e curtinha e eu só queria mais, mais detalhes, mais história, mais qualquer coisa! Se um dia falarem que vão lançar um livro para cada personagem, EU QUERO! Os contos te prendem e dai quando você está lá toda envolvida e... acaba! Isso me magoou muito, acho que foi o livro de conto que mais desejei que cada conto fosse um livro.

Como o próprio subtítulo já diz “Uma viagem inesperada”, o livro trás a história de uma viagem inesperada na vida de nossas protagonistas durante as férias escolares e tivemos a chance de conferir elas longe do Limoeiro e da Turma. Para não deixar passar nada vou dividir a resenha entre os contos para dizer o que achei de cada um.

MÔNICA EM UMA AVENTURA NA COREIA DO SUL - BABI DEWET

"Aprender a aceitar nosso cabelo, nossos dentes, nossos amigos imperfeitos e até as pessoas que nos fazem mal. Tudo faz parte de quem somos e de quem vamos nos tornar"

Adoro os livros da Babi Dewet, e admiro muito como escritora, mas esse conto foi o que menos gostei do livro. Achei algumas coisas meio "forçadas", mas me encantei pois me identifiquei com a Mônica, uma pessoa que não sabe nada sobre o universo Coreano, com uma amiga (Lelê) que é louca por esse mundo! Sério, em alguns diálogos eu pensava: Gente, parece a Lorrane tentando me explicar as coisas e eu tentando entender! Nesse conto após perder uma aposta com o cebolinha ela acaba participando de uma promoção e ganhando uma viagem para a Coreia do Sul! A outra ganhadora da viagem é a Lelê uma menina que AMA KPop, e juntas elas passam por várias coisas em um país totalmente desconhecido. Gostei muito de conhecer um pouco melhor sobre esse universo KPop, não há dúvidas que a Babi realmente sabe do que está falando!

MAGALI EM UM MENU DE SURPRESAS - CAROL CHRISTO

"Sem que ele soubesse minha vida estava completa. E minha vida também."

Não conhecia a Carol Christo, mas depois desse conto só queria dizer que: "Carol, escreva um romance! Nunca te pedi nada!". Nesse conto a nossa querida Magali foi parar em Paraty pois sua tia está doente e seus pais tiveram que ir ajudar e não queriam deixa-la sozinha no Limoeiro. Eu achei um conto extremamente real, quem nunca planejou toda as férias e de repente, foi surpreendido? Esse é um conto que você lê sorrindo e se identifica totalmente! Ter que viajar para um lugar que você não quer, ficar longe de seu namorado, ter todos os seus planos alterados e quando menos se espera você está lá com novos amigos e surpreendentemente se divertindo. Esse foi o conto que li mais rápido, ele fluiu sem problemas e quando você menos espera, acabou... e você fica lá querendo que essa viagem da Magali tivesse sido maior só para aproveitar mais um pouquinho...

MARINA EM LONDRES PARA LEIGOS - MELINA SOUZA

Também não conhecia a Melina, mas depois desse conto quero ler mais do que ela escreve! Eu amei esse conto, a forma como Marina é independente e que não se privou de aproveitar a oportunidade que teve ou que ficou se lamentando por "estar sem seu namorado", ela teve a chance de fazer um curso de fotografia em Londres (que ela ganhou de seus pais) e mesmo com o Franjinha - Não consigo chamar ele de Franja, desculpem! - não muito feliz com essa viagem, ela estava super animada e contente para fazer sua primeira viagem internacional e conhecer Londres! Adorei como ela descobriu o seu amor pela fotografia e como ela aprendeu a juntar sua paixão por desenhar com esse novo amor. O que mais gostei do conto foi o ótimo balanceamento de sentir falta de casa e do namorado e de aproveitar a viagem com os novos amigos, a ambiguidade de sentimentos a tornou uma das minhas personagens favoritas da Turma pois conheci um lado dela que não tive a oportunidade de conhecer nos gibis. Obrigada Melina

site: http://www.dreamsandbooks.com/2017/10/resenha-uma-viagem-inesperada-turma-da.html

Ju 08/04/2018

Um amor que aumenta a cada quadrinho e história.
É quase que inacreditável o bem que a Turma da Mônica me faz.

A gente conhece algumas histórias na infância e elas nos marcam e permanecem conosco para sempre.

Admiro demais o trabalho do Maurício de Souza e acho incrível a oportunidade que ele dá pra quem cresceu com o seu trabalho, também poder fazer parte dele - como as autoras deste livro, algumas que eu já conhecia graças ao maravilhoso mundo da internet.

Esses contos marcaram o meu janeiro de 2018 e me fizeram voltar a enxergar o bem que histórias leves nos fazem - e o quanto precisamos delas vez ou outra. Além disso, o conto da Marina, me levou de volta ao meu lar longe de casa, à minha Londres. Já esperava esse encanto maravilhoso por conta da autora, outra London lover que a internet me deu de presente. Me reconheci nas emoções da Marina na Terra da Rainha e fiquei com o coração ainda mais apertadinho de saudade. E também fiquei muito feliz ao lembrar o quanto meu sonho está presente também na vida de outras pessoas, cada uma ao seu modo singular. Além disso, o filme me lembrou e também me apresentou a muitos e muitos lugares, passeios e músicas que me levam de volta ao meu lar estrangeiro.

Por fim - e por igual importância, trago alguns dos trechos do livro que mais me marcaram:

"Até que ponto a imagem que temos de nós mesmos é diferente da que os outros têm de nós? Acho que a fotografia é capaz de nos explicar um pouco como somos vistos pelos outros." - pág. 218

"[...] por mais que meu cérebro soubesse disso, meu coração continuava apertado, e me dava cada vez mais vontade de chorar. Não estava preparada pra me despedir de Londres. [...]" - pág. 242 (no one will ever be ready to leave London...)

"Era um daqueles momentos que a gente tem certeza de que vai sentir saudades depois. Eu vivia por momentos assim." - pág. 246

"Londres tinha se tornado o meu lugar especial, mas era hora de voltar pra casa." - pág. 251

"Eu estava em casa, e esse sentimento nunca iria mudar, não importa pra onde eu fosse ou quanto tempo ficasse longe. [...] Viajar é maravilhoso, mas voltar pra casa é tão bom que deveria existir uma palavra no dicionário só pra descrever esse sentimento." - pág. 252

"[...] Viagens multiplicam as opções e ampliam a nossa visão de mundo. [...] Viagens têm esse poder. Até mesmo quando você não tem nenhuma expectativa." - pág. 302

Amanda Campelo | @booksdaamanda 21/04/2018

Resenha para o blog Anne & Cia
O grupo editorial Autêntica pelo selo Nemo, reuniu quatro autoras para cada uma escrever um conto de uma personagem da Turma da Mônica Jovem, são elas Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves. E o livro trás altas aventuras em lugar diferente do bairro do Limoeiro, e assim as meninas vão viver novas experiências. A viagem inesperada de cada uma, deixa um ensinamento e é um livro que qualquer um pode ler, só temos que lembrar que o público alvo aqui são os adolescentes, então, se você não curte esse tipo de história, é melhor não se aventurar. Eu adorei o livro como um todo e mesmo sendo contos, que sempre ficamos com um gostinho de quero mais, eu não senti isso. Todos os contos tem um final que não deixa aberturas e o que tem ali é suficiente para o livro, é algo que você vai ler e não precisa de uma continuação. Além do mais, você pode ler um conto depois de ler um livro mais "pesado" ou como uma forma de passar o tempo, pois é uma leitura mais rápida, possui lindas ilustrações. Um livro que me trouxe lembranças da minha infância, eu amava ler os quadrinhos da Turma da Mônica, e saudade daquela época.

"Eu só quero ser bastante feliz, acho. Quero ver as pessoas felizes à minha volta. Será que esse sonho é suficiente?"

Depois de perder uma aposta com o Cebola, Mônica inscreveu-se em um sorteio de uma rádio e o sorteado ganharia uma viagem para a Coreia do Sul, a terra do K-pop e dos doramas. Acontece que para o azar ou a sorte de Mônica, ela é sorteada e terá que viajar para um lugar muito longe, com uma cultura totalmente diferente da sua e ainda ter que sair da sua zona de conforto que é o bairro do Limoeiro. Esperando a chamada para o voo, ela conhece Lelê, que é a outra garota que também ganhou o sorteio e junto com a equipe da rádio viajarão à Coreia do Sul. Então, Mônica embarca no avião em uma viagem de 26 horas até chegar em Seul. Lelê se tornará uma grande amiga de Mônica e a ajudará a descobrir e gostar desse mundo coreano.

Esse é o primeiro conto do livro, se chama Mônica em uma aventura na Coreia do Sul, escrito por Babi Dewet. Eu amei esse conto, foi o meu favorito. Essa é uma história que te dá vontade de viajar para o local onde os personagens estão, porém isso nem é preciso, pois me senti totalmente imersa na cultura coreana e dentro da viagem. Babi conseguiu escrever de forma divertida essa viagem de novos descobrimentos da Mônica, fazendo você sentir-se que também estava viajando. Escrito em primeira pessoa, temos a visão da Mônica sobre tudo que está acontecendo, logo a descrição sobre as paisagens, vão te levar a pesquisar imagens sobre o local, é uma descrição muito rica dos detalhes. Na minha opinião a Babi conseguiu tornar a viagem inesperada da Mônica em diversão e auto descobrimento.

"Juro que quando desejei umas "férias especiais" não estava pedindo por isso. Não me entenda mal... Sei que devo estar parecendo uma garota mimada, ou, no mínimo, bem ingrata. Mas é que eu tinha feito outros planos, e nenhum deles envolvia uma viagem assim, do nada."

Todos os anos, Magali cria uma listinha com itens que ela deseja fazer antes de suas férias terminarem, mas seus planos de não viajar, ficar curtindo as férias e realizar os desejos da lista com o seu namorado Quim, foram por água abaixo. A tia Nena ficou doente e está internada em um hospital, os pais de Magali decidem visitar a tia e ajudá-la com o restaurante. Sem alternativas para não ir nesta viagem à Paraty, pois ela ainda não tem idade suficiente para contrariar os seus pais, Magali viaja e abandona os seus tão sonhados planos. E durante essa viagem ela vai descobrir novas amizades e que mesmo os seus planos não terem seguido conforme o planejado, ela poderá riscar alguns itens da sua lista.

Magali em um menu de surpresas, é o segundo conto do livro e foi escrito por Carol Christo. Acho que se a Magali não tivesse ficado tão emburrada pelo seu planejamento não ter dado certo, ela teria se divertido e aproveitado mais dessa viagem. No começo da história Magali está bem emburrada e só quer ficar no celular ou dormindo no quarto, depois que ela começa a se enturmar com a Carina e o Fred, que trabalham no restaurante da tia Nena, aí a história começa a ficar mais divertida e a fluir, pois só assim a Magali vai aproveitar Paraty. Também foi um conto bem divertido e esse tem bastante comida, já que é a Magali né, mesmo ela sendo fitness ela não deixa de pensar em comida.

"Era engraçado pensar em como as coisas parecem tão mais intensas quando estamos em um país diferente, conhecendo tanta coisa."

Viajar para Londres e ainda aprender sobre fotografia, não era o que Marina esperava. Marina gostava mesmo era de desenhar, no entanto ela ganhou de presente dos pais, uma viagem à Inglaterra e a oportunidade de conhecer tudo sobre fotografia. Durante o curso ela descobre que precisará apresentar um trabalho fotográfico na última semana de aula e quem for o melhor da turma ganhará um prêmio, três meses de curso e uma câmera profissional. E junto com o Peter, que além de amigo torna-se o seu guia na Inglaterra, Marina vai estudar e aprender para apresentar um lindo projeto e tentar ganhar esse prêmio.

O terceiro conto do livro foi escrito pela Melina Souza, e intitula-se de Marina em Londres para leigos. Estava bem ansiosa e curiosa pra ler esse conto, pois amo e sigo a Mel há um tempo, e a história não me decepcionou. Foi tudo bem fofo e aconchegante, dá pra perceber muito da Mel na escrita e nas cenas, ela transmitiu pra Marina tudo que ela gosta. Também é uma história que faz você se sentir em Londres. Diferente da Magali, Marina aproveita bastante a viagem, conhecendo a cultura Inglesa, curtindo cada momento que se torna ainda mais especial quando se está viajando.

"...Viagens multiplicam as opções e ampliam a nossa visão de mundo.
- Verdade - respondi, pensativa. Ele tinha razão. Viagens têm esse poder. Até mesmo quando você não tem nenhuma expectativa."

Após Denise deixar o celular ligado durante uma prova no colégio, ela tem como um castigo dos pais passar duas semanas na fazenda da Tia Rita na serra Catarinense. Torna-se um castigo, pois lá não tem sinal de celular e nem wi-fi, para uma garota viciada em estar conectada à internet, realmente é um castigo. Denise é recebida por Douglas e a Tia Rita, em um frio de "rachar", e assim ela vai conhecer a fazenda, que também é uma espécie de acampamento para crianças, mas que ultimamente não tem muitas inscrições, pois uma nova fazenda moderna está "roubando" todos os clientes. Até que Denise esquece que precisa ter o celular à mão direto e vai se divertir, e tentar ajudar para que a fazenda volte à ativa.

No quarto e o último conto do livro, Denise em férias na serra Catarinense, Pam Gonçalves conseguiu trazer uma história bem divertida e cheia de aventuras. Assim como o primeiro conto, esse conseguiu ganhar as cinco estrelinhas e um coração de favorito. Li muito rápido, foi uma leitura que me deixava com vontade de saber mais sobre a história. É um conto bem adolescente e que daria um ótimo filme de sessão da tarde. Tem amizade, diversão e encrencas. Acho que um ensinamento legal que esse conto trouxe, é que podemos largar a internet por um tempo e viver a vida, aprender com as pessoas que sequer utilizam ou sabem como funciona uma rede social.

site: https://anneandcia.blogspot.com.br/2017/10/turma-da-monica-jovem-uma-viagem.html

Bia Sousa 20/05/2018

Me segurem, esse momento é meu!
Me segurem, estou morrendo de amores por esse livro! E sim, isso não é exagero.

Em Turma da Mônica Jovem- Uma Viagem Inesperada, contaremos com quatro contos incríveis, que é praticamente impossível escolher qual o meu favorito.

Não posso negar que sou suspeita para falar pois sou fã da Turma da Mônica desde que aprendi a ler, e sou apaixonada por cada um dos personagens, então quando tive a oportunidade de ler eu não pensei duas vezes, eu precisava matar essa saudade.

Irei fazer breves comentários sobre cada conto, para evitar spoilers dessas belezuras. A princípio todos os personagens principais estão de férias, e já posso adiantar que aventuras não faltarão nesse livro.

No primeiro conto, Uma Aventura na Coreia do Sul, da Babi Dewet, teremos como personagem principal a Mônica, que agora não é mais gordinha, porém continua com seu fiel escudeiro Sansão (o coelho mais amado desse país). Mônica perde uma aposta feita com o Cebola (choremos pois não é Cebolinha mais) e devido a isso ela seria obrigada a se inscrever em alguma promoção da rádio Max. e pasmem, ela ganhou, Mônica vai para a Coreia sem nenhum conhecido, e sem sequer conhecer o idioma. Mônica parte em uma aventura sem igual, cheia de muitos pontos turísticos incríveis e muito k-pop. Eu ri muito com esse conto , e com certeza matei minha saudade dessa personagem bem bravinha.

No segundo conto, Um Menu de Surpresas, escrito pela Carol Christo, teremos como personagem principal a Magali, que agora é fitness hahaha. Nessas férias Magali estava muito feliz, pois iria aproveitar cada minuto com seu namorado Quinzinho e também iria mais uma vez completar sua lista de desejos para as férias, bacana, não é mesmo?! Mas seus planos viria água a baixo, sua tia ficou doente e seus pais decidem que vão para Paraty. Magali fica muito triste, pois ela não teria outra opção, teria que ir, e seu namorado não poderia lhe acompanhar pois precisa ajudar seu pai na padaria da família.

Magali ficou muito contrariada com essa viagem, mas ela jamais imaginou que essas férias seriam tão surpreendentes. Depois desse conto posso afirmar que a Magali ficou ainda mais encantadora do que já era.

No terceiro conto, Londres Para Leigos, temos como personagem principal Marina, aquela desenhista linda amada por muita gente. Surpreendentemente seus pais decidem lhe dar um presente, um curso de fotografia em Londres, maravilhoso, não é mesmo?! Mas infelizmente seu namorado Franja não gostou muito da ideia e o relacionamento dos dois ficou abalado. Nessa viagem Marina conhecerá novos amigos e descobrirá novos talentos. Fiquei muito feliz em ter oportunidade de conhecer um pouco mais dessa personagem tão linda.

No último conto, Férias na Serra Catarinense, da Pam Gonçalves, terá como personagem principal a Denise, que não está nem um pouco satisfeita com essas férias. Uma garota super descolada, antenada com moda e rede social se vê sendo mandada para a fazenda da tia, onde não pega sequer o sinal de telefone. Sabem o motivo disso?! Uma notificação do Twitter fez o seu professor acreditar que ela estava colando na prova, e como castigo sua mãe decidiu que o melhor era fazer com que sua filha ficasse pelo menos 15 dias longe das redes. Ela não estava suportando ficar na sua tia, o local fazia muito frio era cheio de animais, tinha que acordou cedo, sem internet e ainda pior, um garoto insuportável que aparecia em todos os lugares. Mas ela jamais poderia imaginar que essa viagem poderia ser a melhor viagem de todos os tempos de sua vida.

O que chamou a minha atenção foi a conexão que os personagens tinha mesmo não estando presente no mesmo conto tão expressivamente, além disso todos têm uma leitura mais que envolvente, fazendo com que a leitura seja bem rápida.

Amei ter mais essa oportunidade onde pude matar a saudade dessa turminha mais que especial. Apesar de não ser uma história em quadrinhos o livro conta com ilustrações lindíssimas feitas pelo maravilhoso Maurício de Sousa, o que fez com que o livro tenha um toque ainda mais especial.

Com certeza é um livro mais que recomendado, não só para o público infanto-juvenil, mas também para as pequenas grandes crianças que cresceu junto com essa turminha maravilhosa

site: https://www.instagram.com/p/Beogq_zAvxP/?tagged=resenhasdober%C3%A7o

1 | 2 | 3 | 4