Perigosa Amizade

Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

Rafa @paginasencantadas_ 25/07/2020

Um livro cheio de ensinamentos e com um ótimo conteúdo jovem
Um dia, vamos rir disso tudo. Nada dói pra sempre.
Esse é o tipo de leitura que nós refletir muito sobre nossas escolhas na juventude, pois muitas das situações apresentadas já foram presenciadas ou vividas por nós em algum momento de nossa adolescência. E assim, aqui iremos conhecer um pouco sobre cada adolescente e suas problemáticas, contando com 10 jovens, entre eles os principais são: Melissa, Roberta, Dennis, Matheus e Gabriel.

Esses jovens são inseridos em um enredo que vai nos falar sobre a primeira vez, uso de substâncias ilícitas, famílias autoritárias e também sobre o problema da falta de estrutura em alguns lares, e no que esses problemas podem acarretar na vida de um jovem. É importante notar, que a autora busca mostrar que cada decisão feita na adolescência pode sim trazer consequências para uma vida toda, que muitas questões não são apenas momentâneas. Outra abordagem do livro mostra também como o machismo prejudica a vida de uma garota desde sua adolescência, e como a sociedade trata meninas versus meninos em seus lares.

Seria mágico se, ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade.

Opinião

Confesso para vocês que gostei muito dessa leitura, o enredo segue um ritmo tranquilo, sem aquele frenesi que alguns enredos geralmente prometem. Para quem deseja uma leitura calma, apenas para relaxar e tirar alguns pontos de reflexão, esse é um bom livro que garante esse propósito.

Outra pauta importante dessa leitura é a relação entre os jovens, como o enredo conta com muitos personagens, em dado momento quase me perdi na leitura, mas consegui acompanhar o ritmo dos personagens e entender o objetivo da autora em usar de uma estrutura assim em seu livro, que nós faz imaginar como a adolescência e alguns de seus assuntos podem confundir os jovens e até nós leitores.

Babi @leiturasdababi 25/09/2021

@leiturasdababi
Nos primeiros capítulos é possível conhecer a vida de alguns adolescentes (Roberta, Melissa, Denis, Gabriel e Matheus), os que são os principais.

Roberta é uma menina bem determinada, foi a personagem que eu mais me identifiquei (na personalidade).
Melissa é mais mimadinha e tem aquele estilinho "patricinha", mas as duas são melhores amigas.

Denis é uma pessoa super de bem com a vida, às vezes fala umas abrobrinhas bem desnecessárias, mas fazer o que né...

Esse três têm na faixa de uns 14,15 anos, são amigos, estudam no mesmo colégio, e por isso durante a leitura foi possível conhecer outros adolescentes também da mesma escola.

Matheus e Gabriel são mais velhos, na faixa dos 18 anos. São melhores amigos, porém tem mais outros rapazes que fazem parte desse grupo. Eles não conhecem os outros três adolescente, na verdade, eles são bem diferentes dos outros, e os seus problemas são bem mais "pesados".

🌻 Durante a leitura somos apresentados a cada adolescente, os problemas que enfrentam, sejam familiar, financeiros e até mesmo relacionados a sexualidade e drogas.

São problemas que, querendo ou não, são reais e presentes na vida de muitas pessoas.

Pelo livro ter como público-alvo os mais jovens, achei que o assunto de drogas e sexo foi tratado de uma maneira pesada e cruel demais.

É uma leitura rápida, mas que acontecem muitos percalços, é.... a vida desses adolescente é bem agitadinha hahah.

💜 O livro tem continuação e o final nos deixa bem curiosos para saber como andou a vida deles e se seus caminhos se cruzarão...

Tamy' 06/05/2019

Envolvente!!
O livro conta a estória de vários adolescentes/Jovens, com personalidades únicas e palpáveis me lembrou muito da minha adolescência e como ela foi boa.

São estórias envolventes e muito bem escritas, como problemas e decisões erradas podem nos afetar profundamente.

Um livro tão envolvente com uma escrita fluida e rápida. Com um gostinho de quero mais!!
Recomendo!! ?

amandasantiii 24/08/2020

Livro leve e muito necessário
Esse livro me tirou de uma ressaca literária que vinha durando alguns meses! Nenhuma leitura foi capaz de me prender como ele. Um enredo que me lembrou demais minha adolescência e época da escola.

Essa história não se trata de uma ficção, fantasia, nem nada do tipo. Ela nos conta a vida de mais de dez adolescentes, alguns mais problemáticos que os outros, que enfrentam a fase da adolescência como todos enfrentamos. Cheios de questionamentos, eles tem que fazer muitas escolhas, por vezes as erradas.

O que mais me fez me apegar tanto a esse livro, foi que ele descreve exatamente como a adolescência é pra grande maioria das pessoas. Problemáticas são colocadas a tona e esclarecidas com lições pra lá de importantes! A Gisela soube exatamente como passar suas lembranças pra nos leitores.

Me identifiquei demais com a Roberta, por que na minha adolescência fui cabeça dura que nem ela, e demorei assim como ela pra perceber que estava apaixonada pelo meu melhor amigo (ps: hoje ele é meu namorado, espero que pra ela isso também tenha acontecido).

Se você gosta de um livro que vai te fazer recordar sua adolescência, te trazer boas lembranças, leia Perigosa Amizade! Um livro que aborda temas necessários, e retrata bem a vida de adolescentes que mesmo sem saber, estão todos conectados de alguma forma.

Carol Botelho @livrearbooks 12/07/2020

Um começo incrível....
Sabe aquele livro que você pega para ler e não para até saber o que vai acontecer? E quando acabada fica com gostinho de quero mais (afinal, esse é apenas o primeiro livro)? É Perigosa Amizade, li em um dia.

Um livro leve, gostoso de ler porém, que traz discussões de assuntos muito importantes.

?Resenha completa no ig lá no insta @livrearbooks https://www.instagram.com/p/CCjkCsuDSWT/?igshid=7u4r2958pk8g ? Vou ficar muito feliz de te ter por lá ?

Livros da Bertram 06/04/2021

Romance adolescente ? To dentro
Esse livro é ótimo para te tirar de uma ressaca literária, ele é rápido, flui demais, e a história é muito booa.

Paulo | Maddox Literário 01/04/2019

Amei!
?#ResenhaDoMaddox?PERIGOSA AMIZADE - O COMEÇO | @perigosaamizade | 4??
???????????????
? ela era o ombro amigo toda vez que ele precisava ?
???????????????
?Olá caros seguidores deste Instagram, tudo bem? O post de hoje é sobre esse livro que foi o primeiro livro físico que recebi em parceria com autora! Obrigado pela confiança! ???????????????
Em ?Perigosa Amizade? vamos conhecer a vida. de Roberta, Melissa, Denis, Matheus, Gabriel e muitos outros adolescentes passando pela fase mais turbulenta da vida. O primeiro beijo, o primeiro encontro, o primeiro namoro, a primeira vez.
???????????????
Até onde vai o poder da amizade? Você faria coisas irreparáveis por aqueles que ama?
???????????????
O que eu mais gostei nesse livro foi a autora trazer assuntos tão atuais e tão pertinentes para conosco. Amizade é um assunto complicado e ela tirou de letra. Tirei meu chapéu pra você, Gisela!
???????????????
O livro é SUPER curtinho, tem 231 páginas de acontecimentos que te deixam vidrado querendo saber mais e quando viu: acabou. Juro que terminei esse livro no ônibus ? ??????????????
Se você tiver a chance de comprar, faça isso pelo amor de Deus! O drama adolescente aqui não é aquele bobinho cheio de mesmice. Temos pessoas diferentes, mentalidades diferentes. Sonhos diferentes. Não vou negar que Gabriel foi meu favorito!
???????????????
? Espero que vocês tenham gostado da resenha, a minha experiência com esse livro foi incrível e mal posso esperar pela continuação. ?Mas Paulo, se você amou, por quê deu 4 estrelas?? Aqui temos diversas situações que me deixaram um pouco ?méh? tipo o constante fardo de querer perder a virgindade logo como se fosse algo UAU, mas de resto foi tudo maravilhoso! Gisela, você arrasou! Um beijo, e até o próximo livro ??

Anny 11/04/2020

Adorei
Uma leitura leve, onde quem é adolescente irá se identificar com várias situações que aconteceram com os personagens, fazendo com que se sinta pertinho deles.
São vários jovens, onde eles narram alguns capítulos e eles vão se conhecendo ao longo da história, alguns amigos de infância,outros irmãos. Mas cada um com sua personalidade.
Muito bom mesmo, aquele livro que com certeza vai tirar sua ressaca literária.

Ottaviou - @octaliterario 11/12/2020

Livro feito para adolescentes...
Na história aqui retratada vamos conhecer vários jovens, sendo alguns deles Melissa, Roberta, Matheus e Denis, que serão nossos protagonistas. Todos estão na fase que seria a mais intensa da vida de um ser humano, a adolescência, onde veremos eles enfrentarem problemas e conflitos que envolvem suas vidas. Abordando vários temas, que por muitas vezes são tidos como tabus, mesmo hoje em dia, "Perigosa Amizade: O Começo" é uma história de drama inspirada na famosa série teen Gossip Girl, colocando em foco a narrativa adolescente e sua caminhada na transição de idade e a carga que isso traz pra vida de cada um, caindo assim nos estereótipos do gênero.

Tendo uma boa escrita e enredo que não vem a ser complexo, logo o leitor se vê chegando nas últimas páginas. Contudo, não foi uma história pela qual eu me senti atraído, gostado realmente da trama. Não consegui sentir empatia por nenhum personagem, mesmo com todas as barreiras que eles enfrentam, desde a ausência de seus pais até o uso abusivo de drogas. Mas para quem curte histórias com teor mais adolescente, essa é uma boa escolha.

O final deixa uma amostra do que pode acontecer no segundo livro, indicando uma nova fase para as personagens. E isso é tudo, espero que tenham gostado da resenha.

Kamille.Cristina 12/12/2020

Pensei que não iria gostar, mas...
Sabe quando falam não julgue um livro pa capa? Foi exatamente isso que eu fiz. Pensei que o livro não seria bom, mas acabei gostando muito, e estou louca para ler o segundo livro.

Alessandra684 03/09/2020

Perigosa amizade - 4 estrelas
O livro conta a história de mais de dez adolescentes que precisam ligar com problemas persistentes em suas vidas. Drogas, sexo, bebida, problemas familiares, primeira vez, e alguns outros. Porém alguns desses adolescentes ainda não se conhecem, e nos fica a dúvida: será que irão se conhecer um dia? A história é rodeada de tentativas de acertos, relacionamentos complicados, amizades imperfeitas, porém com uma perspectiva melhor do futuro.
Minhas impressões: É um livro com o qual nos identificamos muito com pelo um dos personagens, porque provavelmente já passamos por isso. Não é apenas um livro adolescente, mas sim um livro adolescente com um toque necessário de realidade, onde todos deveriam ler!

Clara.Pamponet 10/11/2020

Perigosa Amizade foi o meu primeiro contato com a escritora Gisela Bacelar.
É um livro que trata sobre a vida de seis jovens, onde nem todos se conhecem, mas acabam tendo duas vidas cruzadas.
As histórias mais contadas são dos amigos Roberta, Denis e Melissa e também a do Matheus, os três primeiros são estudantes do ensino médio que são muito amigos e que passam por muita coisa juntos, principalmente os problemas da juventude.
Matheus teve que mudar sua vida por uma ameaça recebida, logo depois de ter transado com a namorada de um conhecido.
É um livro que mostra muito sobre as consequências de suas atitudes, mostra que toda ação tem uma reação.
A escrita da Gisela é muito fluida e envolvente e a história é muito boa e nos mostra que toda história tem dois lados.

@umagarotaentrelivros 25/04/2019

Resenha na íntegra no Instagram @umagarotaentrelivros
A história é o volume 0 de uma série, onde conta do inicio como o destino cuidou em traçar e cruzar a vida dos vários adolescentes.
A autora escreve o dia a dia de mais de dez jovens problemáticos, entre 14 a 18 anos, formando uma rede de encontros e desencontros. Trazendo um livro sobre a vida, sobre situações que muitos adolescentes vivenciam.
O livro é narrado em terceira pessoa; onde trás temas relevantes e difíceis, como sexo (de forma não detalhada) e a perda da virgindade, alcool, drogas, machismo, depressão, a aceitação entre amigos, e também, a difícil relação com os pais, onde a autora soube abordar com uma narrativa viciante, e de forma branda, que me deixou vidrada na obra até saber o que iria acontecer com cada um dos personagens. ?
Fiquei um pouco irritada com o personagem Denis e como ele tratava suas amigas. Sempre com comentários desnecessários e machista. Ele falha com elas várias vezes e mesmo assim, sempre que ele precisa elas estão disponíveis para ajudar. Porém, no desfecho ele acaba ganhando uns pontos comigo, tomando uma atitude para proteger as garotas. Entretanto, a atitude não anula os comentários machista feito por ele.
Uma personagem que amei foi a Roberta, que garota empoderada, decidida, madura para sua idade e sensata! (Rô, quer ser minha amiga? o)
A obra me fez lembrar da minha adolescência, dos problemas típicos de um adolescente e do que eu julgava ter tamanha importância na época.
Eu amei conhecer a história destes adolescentes, me conectando no mundo deles e sentindo uma parcela do que estavam vivenciando. Afinal, todo mundo já foi adolescente ou ainda é, passando por problemas semelhantes. Adorei conhecer a escrita da Gisela, que por sinal, é maravilhosa.
O livro é capaz de te fazer refletir em como é complicado passar por esta fase de nossas vidas, como uma amizade sincera e cultivada é importante, sendo possível deixar muitas lembranças e ensinamentos.
Recomendo demais essa leitura!

Vibs | @vibook_ 09/01/2021

sou cadelinha da gisela desde o tempo do wattpad, eu amo demais esse livro. sou fã desses personagens e dessa mulher.

wisdomcriws 28/09/2021

muito gostosinho de ler. comecei a acompanhar a autora antes mesmo do livro ser lançado, no instagram. tenho certo carinho por ele