Perigosa Amizade

Perigosa Amizade Gisela Bacelar

Resenhas - Perigosa Atração

Flávia Nunes 25/08/2020

Perigosa Amizade
O livro traz um misto de histórias e personagens de forma envolvente; com uma leitura fluida a autora traz temas como: virgindade, futuro profissional, conflitos familiares, aceitação, consumo de drogas, uso de álcool, brigas, amizade e amor.

Recentemente, não lembro de ter lido outra história juvenil onde não passei raiva ?, achei esse ponto primordial.
Os personagens cometem erros? SIM
Tem atitudes irresponsáveis? SIM
Mas nenhum fica se vitimando ou procurando um culpado por suas atitudes.

Um trecho do livro me marcou muito, vou compartilhar com vocês:
? A realidade podia ser impiedosa. Ou machista, dependendo do ângulo pelo qual os acontecimentos eram vistos ?.

A Gisela mostra como um acontecimento é julgado diferente em relação a mulher e o quanto sofremos com isso. Um tapa na cara da sociedade, né?

O enredo traz muitos personagens, mas mal cheguei no terceiro capítulo e já estava situada com todos, a narrativa não se perdeu, foi fácil e viciante. Devorei o livro rápido e fiquei desejando mais.
Ansiosa pela continuação ?

Clícia | @imersaonaleitura 10/09/2020

Poderia ser a minha história, a sua, ou de algum amigo.
💬 “O colégio é só uma pequena parte da nossa vida. Tem tanta coisa. Se você parar pra pensar, isso é bem louco, mas faz sentido. As minhas irmãs falam que a adolescência não é nada perto do mundo lá fora".

Perigosa amizade conta a história de dez jovens que enfrentam a fase da adolescência. A história de cada um desses adolescentes é contada de forma entrelaçada a dos demais. Alguns são mais problemáticos que outros, mas todos enfrentam as dificuldades, escolhas, mudanças e incertezas típicas dessa fase.

O enredo do livro me lembrou muito minha adolescência. Perigosa Amizade é um livro que facilmente poderia ser a minha história, a sua, ou de algum amigo. Vi muitas semelhanças entre a Melissa e uma amiga próxima minha, também pude me identificar em muitos sentimentos e atitudes com a Sara e a Roberta, e consegui enxergar várias pessoas com quem estudei nos demais personagens do livro.

O livro trata de forma leve de temas de discussão necessária, como amizades, primeiro beijo, virgindade, relações sexuais, drogas, problemas familiares, depressão e popularidade. Acredito que o que faz as pessoas se identificar com a história é que a adolescência é retratada exatamente como ela é para a grande maioria das pessoas.

Esse livro me tirou de uma ressaca literária, terminei a leitura em dois dias e fiquei com um gostinho de "quero mais". "Perigosa Amizade - o começo" é apenas o primeiro livro da série e já estou super ansiosa pela continuação. Se você esta em dúvida entre fazer ou não a leitura, meu conselho é: Leia!

Resenha originalmente publicada no IG: @imersaonaleitura

site: https://www.instagram.com/p/CE9XrL2DAQm/?utm_source=ig_web_copy_link

Yasmim Braga 03/02/2020

Com uma escrita fluida e de fácil entendimento, a autora Gisela consegue manter a atenção do leitor desde o início, quando vamos conhecendo a história de cada um desses adolescentes e, conforme vai aprofundando, percebemos que esses personagens possuem diversas camadas. E, apesar da quantidade de personagens ser grande, é fácil se identificar com alguns deles e, depois de algum tempo, se situar na história. E não é apenas mais um drama adolescente. Ela consegue nos passar mensagens importantes. Consegue expressar através do cotidiano desses jovens o quão importante é a amizade e a valorização dos conselhos dos nossos pais. Devemos valorizar quem sabe mais do que a gente, porque essas pessoas já cometeram erros e sabem nos passar conhecimento através de suas experiências, sejam positivas ou negativas. Além disso, Perigosa amizade também retrata a realidade da juventude atual, tudo de uma maneira mais leve. Eu recomendo caso você curta drama ou histórias adolescentes, ou simplesmente queira aprender mais com esses jovens!

site: instagram.com/blogliterarte

Bianca 30/04/2021

É um livro para jovens e adolescente. É bom para quem esta em uma ressaca literaria pois ele é bem rapidinho de ler e é uma leitura fluida e bem gostosinha. Nao é um livro de grandes acontecimentos, ele fala sobre adolescentes, suas paixoes e decepcoes

Thalita Souza 03/01/2023

Uma leitura rapida!
Quando comecei essa leitura não sabia o que esperar, mas estava disposta a ler e não me arrependo de ter lido. Apesar de ser um livro bem adolescente, o mesmo consegue trazer pautas relevantes.

Todos os dramas foram bem abordados pela autora, que soube como usá-los. Além desses dramas de cada adolescente, também foi abordada a questão das drogas e das bebidas. Acompanharmos como as drogas são consumidas de forma desenfreada pelos jovens e quais as consequências que esse uso pode ter.

Apesar de ter muitos núcleos e abordar todos os conflitos pessoais dos adolescentes, a narrativa não se perdeu. A autora me surpreendeu com sua escrita fluída e viciante. Devorei o livro em um 2 dias e no final fiquei curiosa para saber o que iria acontecer no proximo livro. Temos um desfecho com várias decisões sendo tomadas e quero ver como esses adolescentes irão lidar com as suas escolhas.

"Perigosa Amizade: O Começo" trás uma narrativa leve, ágil e voltada para os jovens, vamos acompanhar adolescentes tendo que lidar com seus problemas. Relação familiar desequilibrada, pressão dos pais, decisão sobre a primeira vez e o uso de drogas e bebidas serão apenas alguns temas abordados. Uma leitura capaz de trazer reflexões e encantar pela sua simplicidade em tratar assuntos importantes nessa fase.

Rafa @paginasencantadas_ 25/07/2020

Um livro cheio de ensinamentos e com um ótimo conteúdo jovem
Um dia, vamos rir disso tudo. Nada dói pra sempre.
Esse é o tipo de leitura que nós refletir muito sobre nossas escolhas na juventude, pois muitas das situações apresentadas já foram presenciadas ou vividas por nós em algum momento de nossa adolescência. E assim, aqui iremos conhecer um pouco sobre cada adolescente e suas problemáticas, contando com 10 jovens, entre eles os principais são: Melissa, Roberta, Dennis, Matheus e Gabriel.

Esses jovens são inseridos em um enredo que vai nos falar sobre a primeira vez, uso de substâncias ilícitas, famílias autoritárias e também sobre o problema da falta de estrutura em alguns lares, e no que esses problemas podem acarretar na vida de um jovem. É importante notar, que a autora busca mostrar que cada decisão feita na adolescência pode sim trazer consequências para uma vida toda, que muitas questões não são apenas momentâneas. Outra abordagem do livro mostra também como o machismo prejudica a vida de uma garota desde sua adolescência, e como a sociedade trata meninas versus meninos em seus lares.

Seria mágico se, ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade.

Opinião

Confesso para vocês que gostei muito dessa leitura, o enredo segue um ritmo tranquilo, sem aquele frenesi que alguns enredos geralmente prometem. Para quem deseja uma leitura calma, apenas para relaxar e tirar alguns pontos de reflexão, esse é um bom livro que garante esse propósito.

Outra pauta importante dessa leitura é a relação entre os jovens, como o enredo conta com muitos personagens, em dado momento quase me perdi na leitura, mas consegui acompanhar o ritmo dos personagens e entender o objetivo da autora em usar de uma estrutura assim em seu livro, que nós faz imaginar como a adolescência e alguns de seus assuntos podem confundir os jovens e até nós leitores.

Rebekka O'Brien 21/07/2022

Ele é tão simples, mas mesmo assim ele mostra tantas situações, que vc acaba entendendo, compreendendo até perceber que vc passa por isso. Ele te faz refletir muito sobre situações que ocorrem com vc no seu cotidiano. E foi isso que eu amei nele

Thaise @realidadeliteral 24/08/2020

Leitura Nostálgica
Hoje venho trazer para vocês a resenha de um livro adolescente, sim, fazia muito tempo que não lia um livro nesse estilo, confesso que estava um pouco receosa, porque tô véia e sem paciência pra quem tá começando (na vida) 😂😂😂, porém para minha grata surpresa, essa história foi uma delicinha de ler, muito fluida e ficou aquele gostinho de “quero a continuação pra ontem!”.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Esse é o primeiro livro de uma série, então, como é de se esperar, é uma grande introdução ao universo que será abordado ao longo dos demais livros. Nele conhecemos um pouco sobre a vida de mais de dez adolescentes (se não perdi a conta) e todos os dilemas que permeiam a vida de muitas das pessoas que têm entre 15 e 20 anos. Sabe aquela fase em que a gente acha que o mundo gira em torno dos nossos umbigos? Que o nosso problema é o maior de todos e que o mundo vai acabar junto com um relacionamento? Pois bem, nessa fase aí mesmo!
E gente, se tem uma palavra que resume essa leitura para mim foi “nostalgia”. Me senti vivendo meus 15 anos de novo, com todas as dúvidas, anseios e medos permeando minha cabeça, assim como permeiam a cabeça dos personagens do livro. Eles passam por problemas típicos da adolescência, que trouxeram lembranças sobre erros e acertos que cometi nessa fase, e tenho certeza que é impossível qualquer pessoa ler e não se identificar com pelo menos uma dessas criaturas perdidas.
O livro tem uma leitura muito fluida e imersiva, os personagens são muito bem construídos e suas histórias são tão reais que não tem como não nos apegarmos a eles.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Como disse, esse é apenas um livro introdutório de uma série, então, conhecemos um pouco sobre a vida desses adolescentes e como suas vidas vão se entrelaçando, por isso estou doida para dar sequência nessa história e saber onde isso vai dar, porque já estou apegada aos personagens.
Recomendo muito a leitura e não vejo a hora da sequência sair!

site: https://www.instagram.com/p/CENDGhrDtFJ/

Hellio Piagge 15/06/2021

Dramas, superações e romance em uma perigosa amizade
Escrito pela autora e modelo Gisela Bacelar, o volume zero da série independente conquistou mais de 70 mil seguidores no Instagram. Perigosa Amizade retrata os dilemas, mudanças e amadurecimento dos jovens enquanto mostra o lado bom da amizade.

Roberta é uma adolescente intensa. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: ?Ei, você quer ser minha amiga??. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim.

Denis, com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. O que aconteceria se a vida e os caminhos desses jovens se cruzassem?

A resposta é: uma perigosa amizade. Assim que iniciei a leitura, foi impossível não gostar da Roberta. Mesmo sendo jovem, é muito decidida e sabe o que quer. É o tipo de amiga que todos nós gostaríamos de ter. Conforme outras personagens são inseridas ao enredo, conhecemos mais histórias e o modo com que cada uma se entrelaça.

A escrita da autora é ágil e envolvente, fazendo com que Perigosa Amizade seja o tipo de história jovem que devoramos em uma só tarde. Particularmente, demorei um pouco para assimilar cada personagem com suas próprias características e meio em que fazia parte, pois eram muitas histórias intercaladas.

No entanto, Perigosa Amizade aborda temas como relações familiares, bebidas alcoólicas e uso de drogas, conversando com o leitor sobre os efeitos de nossas escolhas. É uma ótima indicação para quem, assim como eu, curte literatura jovem.

Mariana @amarilendo 17/06/2020

Um livro que traz as experiências e questionamentos da adolescência
Os protagonistas Roberta, Denis e Melissa são melhores amigos desde a infância, mas as questões da adolescência têm colocado à prova a amizade dos três, criando dificuldades de se conectarem. Inevitavelmente, a amizade mudou porque eles mesmo mudaram, tendo em vista que cada um tem uma experiência de vida diferente.

Nos primeiros capítulos, o leitor já passa a ter consciência de que Roberta é apaixonada por Denis, mas não revela, vivenciando o conflito de não ser correspondida ou de perder o amigo. Por outro lado, Denis, ciente de sua puberdade, está querendo aproveitar suas primeiras experiências românticas. E Melissa é uma garota viva, fofa e tranquila, que só quer ter sua festa de debutante dos sonhos e ficar com o cara que ela gosta, mas que, infelizmente, não a trata bem.

No decorrer do livro vamos acompanhar esses personagens constantemente com dúvidas, confusões e ultrapassando dificuldades. Também, é apresentado vários outros personagens no livro, com suas próprias narrativas. Já nesse primeiro livro, alguns deles se conectam com a história principal. Mas imagino que com os outros volumes, cada um vai ter seu peso e relevância na obra.

Gostei que o livro trata de temas importantes, sobretudo para os mais jovens que possuem maiores dificuldades para aceitar suas diferenças, com medo do julgamento de outras pessoas. Trata, também, daquelas experiências que tendemos a viver quando adolescentes: a primeira vez, o primeiro porre, a decepção com as amizades, entre outros.

"A realidade podia ser impiedosa. Ou machista, dependendo do ângulo pelo qual os acontecimentos eram vistos."

site: https://www.instagram.com/p/B1ZzYtyju4l/

Papo de leitor 23/07/2020

Ideal para pais e filhos
Eu simplesmente amei esse livro, do começo ao fim.

Me identifiquei em algumas situações, um pouco de cada personagem, várias vezes me fez lembrar da minha própria adolescência, da relação com os meus pais, da necessidade da aprovação dos amigos e da minha própria auto-aceitação.

Esse livro é um choque de realidade, fique presa pensando nas coisas que já passei e nas coisas que a minha filha ainda vai passar quando chegar na adolescência.

Índico para os pais que possam entender como é o universo em que os adolescentes de hoje vivem, também indico para os filhos, para que se vejam em tais situações e possam pensar em como certas atitudes podem dar muito errado.

Esse livro aborta primeiro beijo, virgindade, sexualidade, álcool, drogas, amizades e família. Tudo para te prender em cada pagina.

Super recomendo esse livro, sem contar que estou muito ansiosa pela continuação.

Keit 05/10/2021

Drama, superação e romance...
O livro é simplesmente bom, tenho uma amiga que eu e ela juntas, parecemos muito com Roberta e Melissa e eu me identifiquei muito com as duas, cada personagem vivendo seus próprios problemas.
A autora envolve cada personagem e conta em detalhe o problema de cada um, me identifiquei bastante, por eu ser adolescente, quero muito ler o volume 2, eu super recomendo pros meus amigos é curtinho, mas vale a pena ler.

Isa 12/04/2020

É uma leitura que flui facilmente, quando você percebe o livro já está acabando e você ainda nem viveu tanta coisa assim. A escritora relata mensagens importantes através do relato da vida desses jovens, onde alguns tem sérios problemas familiares a serem enfrentados. Se você se permite aprende muito com livro e aguarda com ansiedade a continuação.

Ana 20/08/2020

O início de várias histórias
Esse é o livro zero de uma série, e isso explica muita coisa. Ele é essencialmente focado em apresentar cerca de dez personagens, com seus dramas e dilemas característicos da adolescência, e abrir caminho para o que acontecerá ao longo da futura série.

Todos esses personagens estão distribuídos em núcleos distintos e acabam, de uma forma ou de outra, se encontrando ao longo da narrativa. Os em maior destaque são o grupo da Roberta, cercado por festas de 15 anos, perda da virgindade e paixões proibidas (será?); e o do Matheus, repleto de drogas, festas e o medo do que a vida adulta pode reservar.

A maioria deles se encaixa em algum estereótipo: ??o popular??, ??a nerd??, ??o jogador de futebol??, ??a estranha??, ??o músico??. Entretanto, ao longo da história, notamos que eles vão muito além. As relações com os pais, irmãos e amigos adiciona outras camadas aos personagens, tornando possível a identificação com as guerras internas que estão sendo travadas dentro de cada um.

A escrita é muito fluida, e apesar de ter tido alguma dificuldade com o começo da narrativa pela quantidade de nomes e elementos, fiz a leitura em apenas um dia. A cena extra foi ideal para deixar ainda mais intenso o gostinho de ??quero mais??. A boa notícia é que já já acontece o lançamento do próximo volume!