O Curso do Amor

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

amarogusta 05/07/2021

Presunçosamente elegante
É um bom livro. Quase um guia explicativo de relacionamentos, no geral. Entretanto, o autor é dotado de uma irritante necessidade analítica que ultrapassa a necessidade e, em alguns momentos a lógica. Ele traz comentários bem informativos quando tratam de detalhes que passam despercebidos em como nos relacionamos, mas insiste em procurar sentidos abstratos e, excessivamente, complexos em situações casuais, comuns e, essencialmente, simples.

Não posso dizer que não aprendi e parei de ignorar certas coisas acerca de relacionamentos que já tive, estou tendo e terei em breve, assim como também me fez perceber padrões em relacionamentos que eu acompanho. Ainda sim, existem diversos problemas em algumas de suas análises prepotentes e fruto de alguns surtos de brilhantismo depois de uma sessão de leitura de Freud.

Pensei em interromper a leitura em alguns momentos por conta dessa capacidade de me irritar que o autor exalou, entretanto, a história de Rabih e Kirsten é muito bem desenvolvida e contada a partir de detalhes do cotidiano, trazendo uma intimidade impressionante, quase como se convivessemos com eles. Se terminei este livro, foi pela boa construção narrativa da história desse casal.

Jéssica Fernandes 08/06/2021

AMEI! A leitura é muito leve e envolvente. Basicamente o livro relata os estágios de um relacionamento amoroso, mas para mim, se encaixa em qualquer relacionamento. Todos deveriam ler, me fez refletir muito sobre o ciclo do amor.

?O amor é uma habilidade e não apenas um entusiasmo.?

Lu 12/04/2020

Finalmente uma visão realista do amor pra reforçar todo o pessimismo que eu tenho, amei nota 10 kkkk no final até que fica fofo

Brina 25/07/2020

De cabeceira
Para ler e reler sempre. Proporciona diversas reflexões sobre o amor de forma geral, não somente o amor da vida à dois.

Isa 02/08/2020

?Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas decidir que tipo de sofrimento queremos suportar?

Elispector 17/09/2020

Essa invenção chamada amor
O amor, em sua maior característica é uma criação social.
Cabe perguntar: o quanto da nossa visão do amor é produto da mídia, religião e contos de fadas?
O autor vai narrando a história de um casal, desde a paquera até anos depois do casamento, e durante o desenrolar da narrativa faz análises das razões do amor no contexto da sociedade ocidental, que abrange princípios cristãos, judaicos, romântico-burguês, biológicos e filosóficos.
Os protagonistas e seus sentimentos são construídos e descontruídos para que os leitores compreendam todas as fases e faces do amor.

Diferente de tudo que já li. Leitura muito enriquecedora.

Dani Scheibler 11/08/2022

Real
O curso do amor conta a história de Rabih e Kirsten, e as várias fases do relacionamento entre eles, desde o encontro inicial, a paixão, seguido do casamento, filhos, anos de relacionamento e seus vários problemas durante esse período.
Gostei muito da forma como o escritor dá exemplos e tentar explicar o motivo para o comportamento dos personagens de uma forma psicológica - porque agimos da forma A, mesmo querendo agir de forma B.

Pra quem gosta de ler romances, ver filmes e séries, é uma boa dose de realidade sobre o amor romântico, que é bem problemático e gera muita frustração pela busca de uma perfeição que não existe.
... porém, vou continuar a me iludir com filmes e histórias irreais de amor? siiim kkkkkk ??

Larissa 24/12/2020

Sobre como os relacionamentos amadurecem.
Allain de Botton tenta explicar o que poderia estar passando o protagonista nas várias fases do relacionamento. Gostei muito do início do livro, mas mais para o fim foi uma leitura meio arrastada.

Amanda.Rech 11/11/2022

não sei o que eu esperava, mas não era isso.
o livro é bom, mas não fantástico.

discordo de alguns pontos mas o autor trás diversas reflexões interessantes, pretendo ler esse livro mais velha e casada para ver se me conecto mais a ele.

Valéria Medeiros 25/05/2021

Pessoas que precisam de terapia!
É um bom livro sobre casamento! A escrita é fluída é interessante o autor dá sua opinião na história e alguns dados filosóficos sobre relacionamento e casamento! Não é um livro "perfeito" os personagens não são prefeitos cometem MUITO erros e aprendem com eles também! Não romantizarem este relacionamento,não é saudável!

FabAola 07/05/2022

Verdades inconvenientes do cotidiano
Um dos melhores livros que já li. Leitura fluída e que te prende a cada capítulo. Mas, acredito que para ter o mesmo interesse por ele, é necessário possuir uma identificação com o assunto. Ele fala sobre relacionamento, mais especificamente sobre casamento. Sobre a rotina, e o que acontece depois do "e foram felizes para sempre".
Me identifiquei com muitos pensamentos e verdades inconvenientes do cotidiano. É engraçado como às vezes pensamos que somos os únicos a passar por aquilo, e que o resto do mundo não entenderia, quando na verdade estamos no mesmo barco.

O curso do amor nem sempre é linear. E o autor parece estar em nossas cabeças.

allcalina 04/05/2021

Gostei da ideia quando conheci o livro, mas quando comecei a ler desanimei bastante. Se o autor não interrompesse cada parágrafo pra inserir uma reflexão com um tom super impositivo, dessas estilo frase de efeito de facebook, seria menos pior.

Carioca_cult 05/02/2019

O Curso do Amor (Real!)
Sinopse: Rabih e Kirsten se conhecem e logo se apaixonam. Eles se casam, têm filhos. A sociedade nos faz acreditar que esse é o fim da história quando, na verdade, é apenas o começo.

Opinião: Classifico o Curso do Amor na categoria de “livros necessários” a serem lidos por todos, especialmente jovens casais. Deveria ser leitura obrigatória pré-casamento ou nos primeiros anos de matrimônio.
O título é ótimo, e a palavra “curso” tem dois significados: o percurso do amor ao longo do extenso e complexo caminho que é o casamento, bem como os muitos ensinamentos sobre o amor e a vida a dois ao longo dos anos, como se estivéssemos tendo uma aula mesmo sobre o tema.
Pra mim, os capítulos são finais são os melhores: A Teoria do Apego, Maturidade, Prontos para o Casamento e O Futuro.
Gostei muito do livro, fiz muitas reflexões e realmente aprendi bastante. Recomendo super!

“O amor é uma habilidade, e não apenas um entusiasmo.”

“Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas uma questão de decidir que tipo de sofrimento queremos suportar, e não de presumir que encontramos uma maneira de nos esquivar das regras da vida emocional”
priscilabonatto 21/09/2020minha estante
rapaixxxxxx, que sacada essa do "curso". não sei se era o objetivo do autor, mas achei genial a ambiguidade, hahaha.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6