O Curso do Amor

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carioca_cult 05/02/2019

O Curso do Amor (Real!)
Sinopse: Rabih e Kirsten se conhecem e logo se apaixonam. Eles se casam, têm filhos. A sociedade nos faz acreditar que esse é o fim da história quando, na verdade, é apenas o começo.

Opinião: Classifico o Curso do Amor na categoria de “livros necessários” a serem lidos por todos, especialmente jovens casais. Deveria ser leitura obrigatória pré-casamento ou nos primeiros anos de matrimônio.
O título é ótimo, e a palavra “curso” tem dois significados: o percurso do amor ao longo do extenso e complexo caminho que é o casamento, bem como os muitos ensinamentos sobre o amor e a vida a dois ao longo dos anos, como se estivéssemos tendo uma aula mesmo sobre o tema.
Pra mim, os capítulos são finais são os melhores: A Teoria do Apego, Maturidade, Prontos para o Casamento e O Futuro.
Gostei muito do livro, fiz muitas reflexões e realmente aprendi bastante. Recomendo super!

“O amor é uma habilidade, e não apenas um entusiasmo.”

“Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas uma questão de decidir que tipo de sofrimento queremos suportar, e não de presumir que encontramos uma maneira de nos esquivar das regras da vida emocional”
priscilabonatto 21/09/2020minha estante
rapaixxxxxx, que sacada essa do "curso". não sei se era o objetivo do autor, mas achei genial a ambiguidade, hahaha.

tinaventuri 12/01/2020

Essencial
Já começa estranho...rs
É diferente de tudo que se lê sobre amor, relacionamentos, casamento.
Sem dúvida, leitura essencial para todos. Deveríamos ganhá-lo de nossos pais quando começamos a nos aventurar pelas paixões e com certeza teríamos outra visão.
priscilabonatto 21/09/2020minha estante
nossa, total: esse livro deveria ser um presente obrigatório a toda criatura que completasse 15 anos, kkkk.

Ludmilla 10/09/2023

Permeado por conceitos psicológicos e filosóficos, esse livro nos faz pensar em como, para vivermos um amor prolongado, precisamos, antes de tudo, nos desvencilhar das ilusões da fase inicial da paixão.
Thárin 16/09/2023minha estante
Amooooo

Ju Furtado 09/11/2021

Para ser relido
O livro não poderia ter um título melhor. O que acompanhamos ao longo das páginas é o curso de um relacionamento comum a todos nós. O autor é brilhante na condução da história, intercalada com reflexões profundas e complexas. Não sei se é possível absorver todo o conteúdo, não é uma leitura propriamente fácil, identificações com características e falhas das personagens parecem-me inevitáveis. Por essa razão, pode ser uma leitura um tanto sofrida. Mas é um livro dos que valem muito a pena ler, reler e refletir.
Maria 09/11/2021minha estante
Oi, Ju! Tudo bem? Você já leu Ensaios de amor, do mesmo autor? Caso não tenha lido, acho que você iria gostar. Abraços. Boas leituras!

Mano 15/11/2020

um dos meus favoritos
o jeito com que o autor coloca o amor sem romantiza-lo de nenhuma forma, como o coloca com todas suas imperfeições e erros e dificuldades. to bem mal meudues que livro lindo
mafe 15/11/2020minha estante
ameii?

MMs 26/10/2017

Amor Real
O curso do amor é aquele livro que faz você ponderar sobre o amor real. Não aquele amor visto em filmes e contos de fadas, mas aquele amor real vivido diariamente dentro de nossos lares. Aquele amor tem desafios e mágoas porém também tem companheirismos, perdão e esperança.

cintilanti 28/11/2017

Aquele livro....
Que te ajuda a entender as relações humanas ?

Thárin 12/08/2018

Extremamente necessário!
Quem dera todos os casais tivessem a oportunidade de ler esse livro antes de se casar...
Teriam a chance de substituir a visão romantizada e idealista do amor por uma verdadeira e realizável.
Teriam como descobrir que o amor é aprendido do cotidiano, nas concessões e renúncias e é um aprendizado que não acaba nunca!
Quem dera tivessem essa chance e conseguissem levar adiante seu racionamento como parceiros tentando aprender juntos, em vez de sair correndo do relacionamento à primeira dificuldade...

arthemis | @mistydisse 03/03/2019

?O amor é uma habilidade, e não apenas um entusiamo?
Esse livro foi tão importante pra mim. Uma verdadeira lição sobre o Amor e todo o mecanismo e as engrenagens capazes de fazê-lo funcionar. Obrigada, Alain (conversei tanto com ele que me sinto íntima) por conseguir transcrever meus pensamentos e reafirmar dúvidas existentes há tanto tempo nos meus pensamentos. Você me fez enxergar o amor não de forma linear, simples e unidirecional. O amor é um processo COMPLEXO demais, o processo de saber amar e ser amado é um universo, que merece horas e horas para admirar cada estrela e cada planeta nele inclusos.
Há nele muitos trechos dignos de reflexão e merecedores de hiatos, só assim sendo capazes de adentrá-los na nossa alma.

Letuza 20/06/2019

Vida da gente
Coincidências ou providências, não importa, mas um dia desses estava refletindo sobre meu casamento que já dura 21 anos ??? Nesse dia passei pela livraria e me deparei com esse livro de Alain de Botton. Comprei na hora. Leitura gostosa, didática, leve. O livro conta a história de Rabih e Kirsten, dois jovens bem diferentes, que se apaixonam e se casam, apesar de expectativas baixas de ambos quanto à validade da ?instituição? casamento. E a vida vai passando, os problemas vêm, as alegrias também. O passado de ambos está sempre cobrando seu preço e coisas do dia a dia passam a ter uma perspectiva ampliada e distorcida. Mas eles seguem juntos. Cada trecho da vida deles tem uma análise do autor e isso deixa a leitura ainda mais interessante. Quem é casado, com certeza, vai se ver em muitas situações ? e é reconfortante saber que passamos todos por situações parecidas e que é normal. Não somos mais sortudos ou azarados que ninguém. Recomendo fortemente a leitura, principalmente para quem vive com alguém.

Lu 12/04/2020

Finalmente uma visão realista do amor pra reforçar todo o pessimismo que eu tenho, amei nota 10 kkkk no final até que fica fofo

Brina 25/07/2020

De cabeceira
Para ler e reler sempre. Proporciona diversas reflexões sobre o amor de forma geral, não somente o amor da vida à dois.

Isa 02/08/2020

?Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas decidir que tipo de sofrimento queremos suportar?

Elispector 17/09/2020

Essa invenção chamada amor
O amor, em sua maior característica é uma criação social.
Cabe perguntar: o quanto da nossa visão do amor é produto da mídia, religião e contos de fadas?
O autor vai narrando a história de um casal, desde a paquera até anos depois do casamento, e durante o desenrolar da narrativa faz análises das razões do amor no contexto da sociedade ocidental, que abrange princípios cristãos, judaicos, romântico-burguês, biológicos e filosóficos.
Os protagonistas e seus sentimentos são construídos e descontruídos para que os leitores compreendam todas as fases e faces do amor.

Diferente de tudo que já li. Leitura muito enriquecedora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6