O Curso do Amor

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jaque 21/11/2020

Genial
Eu achei simplesmente genial como o autor mescla o desenvolvimento dos personagens na história, com as análises sobre eles. É lindo e profundo! Definitivamente pretendo reler daqui a um tempo. É o tipo de leitura que depois que a gente termina, a gente precisa digerir.

alefrocha 11/03/2023

Livro didático
Excelente livro, é uma verdadeira aula de como fazer um casamento dar certo. Realista e assertivo, todos deveriam ler.

underlou 21/07/2022

A primeira parte é absurdamente interessante, mas já antes da metade, o livro desanda em completa monotonia conjugada com pieguice.

Particularmente, achei incômodo o rumo da história a partir do episódio de traição entre o casal. É lugar-comum falar de amor, de modo amplo, e tocar na matéria do adultério; no campo da literatura temos o exemplo famigerado de Machado de Assis em "Dom Casmurro" (1899) e, fora desse, o esmerro de Ingmar Bergman na minissérie "Cenas de um Casamento" (1973). Todavia, aqui há algo fora do tom, talvez uma tentativa desenfreada de normalização de algo problemático, sem nenhuma lição propriamente clara depois de tudo (não faltei à aula).

O que falta a Alain de Botton, basicamente, é o brilhantismo de autores calibrados como os supracitados, diga-se de passagem, à altura de sua presunção filosófica (as pílulas motivacionais inseridas ao longo do livro são tediosas) para disciplinar sem frustrações seu curso do amor.

Mano 15/11/2020

um dos meus favoritos
o jeito com que o autor coloca o amor sem romantiza-lo de nenhuma forma, como o coloca com todas suas imperfeições e erros e dificuldades. to bem mal meudues que livro lindo
mafe 15/11/2020minha estante
ameii?

Rach 17/09/2020

Reflexões incríveis e realistas sobre relacionamentos amorosos

Isa 19/11/2021

Demorado
Eu li esse livro por recomendação de Harry Styles, sem brincadeira. Comecei achando que era um romance normal, mas o título condiz à leitura. Harry, desculpa, mas tu tem um gosto duvidável para livros, não gostei de nenhum recomendado.

Bia Araújo 14/06/2020

Uma bíblia sobre como os relacionamentos devem ser vistos, pretendo ler novamente daqui uns anos quando estiver na crise de um futuro casamento rsrs

Elaine Miranda 17/04/2021

O curso do amor
Gostei da narrativa, intercalando a história dos personagens às reflexões propostas pelo autor, tornando a leitura fluida e prazerosa.

tali 21/03/2022

o amor apresentado da forma mais verdadeira possível.
não esperava que o livro tivesse um tom de auto-ajuda,  mais deve ter ocorrido pelo autor ser também filósofo, e não que isso tem estragado o livro, apenas não faz parte do meu gosto literário. o livro em si aborda mais a forma como o amor se desenrola na vida do Rabih e da Kirsten, muitas vezes se desgastando por situações banais e simples, o que ao meu ver é presente em muitas relações amorosas. em muitas situações me identifiquei com alguns dos persoagens, o que me marcou bastante e por isso pretendo reler este livro. enfim, é um livro com uma escrita bem simples, mas que aborda questões importantes no que se refere a relacionamentos.

Jéssica Fernandes 08/06/2021

AMEI! A leitura é muito leve e envolvente. Basicamente o livro relata os estágios de um relacionamento amoroso, mas para mim, se encaixa em qualquer relacionamento. Todos deveriam ler, me fez refletir muito sobre o ciclo do amor.

?O amor é uma habilidade e não apenas um entusiasmo.?

amarogusta 05/07/2021

Presunçosamente elegante
É um bom livro. Quase um guia explicativo de relacionamentos, no geral. Entretanto, o autor é dotado de uma irritante necessidade analítica que ultrapassa a necessidade e, em alguns momentos a lógica. Ele traz comentários bem informativos quando tratam de detalhes que passam despercebidos em como nos relacionamos, mas insiste em procurar sentidos abstratos e, excessivamente, complexos em situações casuais, comuns e, essencialmente, simples.

Não posso dizer que não aprendi e parei de ignorar certas coisas acerca de relacionamentos que já tive, estou tendo e terei em breve, assim como também me fez perceber padrões em relacionamentos que eu acompanho. Ainda sim, existem diversos problemas em algumas de suas análises prepotentes e fruto de alguns surtos de brilhantismo depois de uma sessão de leitura de Freud.

Pensei em interromper a leitura em alguns momentos por conta dessa capacidade de me irritar que o autor exalou, entretanto, a história de Rabih e Kirsten é muito bem desenvolvida e contada a partir de detalhes do cotidiano, trazendo uma intimidade impressionante, quase como se convivessemos com eles. Se terminei este livro, foi pela boa construção narrativa da história desse casal.

Larissa 24/12/2020

Sobre como os relacionamentos amadurecem.
Allain de Botton tenta explicar o que poderia estar passando o protagonista nas várias fases do relacionamento. Gostei muito do início do livro, mas mais para o fim foi uma leitura meio arrastada.

Elispector 17/09/2020

Essa invenção chamada amor
O amor, em sua maior característica é uma criação social.
Cabe perguntar: o quanto da nossa visão do amor é produto da mídia, religião e contos de fadas?
O autor vai narrando a história de um casal, desde a paquera até anos depois do casamento, e durante o desenrolar da narrativa faz análises das razões do amor no contexto da sociedade ocidental, que abrange princípios cristãos, judaicos, romântico-burguês, biológicos e filosóficos.
Os protagonistas e seus sentimentos são construídos e descontruídos para que os leitores compreendam todas as fases e faces do amor.

Diferente de tudo que já li. Leitura muito enriquecedora.

Isa 02/08/2020

?Escolher uma pessoa para casar é, portanto, apenas decidir que tipo de sofrimento queremos suportar?

Darianne 13/01/2022

"...o amor é uma habilidade, e não apenas um entusiasmo."
Foi uma boa escolha começar o ano com essa leitura, trouxe diversas perspectivas que eu nunca havia considerado ao pensar num relacionamento de longo prazo (talvez por eu não ter vivenciado algo parecido nos meus 26 anos). Acho que é o tipo de livro que vale a pena ler em diversos momentos da vida, espero ter a oportunidade de acompanhar os dilemas de Rabih quando também estiver passando pelos meus.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6