O Curso do Amor

O Curso do Amor Alain de Botton




Resenhas - O Curso do Amor


82 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


amarogusta 05/07/2021

Presunçosamente elegante
É um bom livro. Quase um guia explicativo de relacionamentos, no geral. Entretanto, o autor é dotado de uma irritante necessidade analítica que ultrapassa a necessidade e, em alguns momentos a lógica. Ele traz comentários bem informativos quando tratam de detalhes que passam despercebidos em como nos relacionamos, mas insiste em procurar sentidos abstratos e, excessivamente, complexos em situações casuais, comuns e, essencialmente, simples.

Não posso dizer que não aprendi e parei de ignorar certas coisas acerca de relacionamentos que já tive, estou tendo e terei em breve, assim como também me fez perceber padrões em relacionamentos que eu acompanho. Ainda sim, existem diversos problemas em algumas de suas análises prepotentes e fruto de alguns surtos de brilhantismo depois de uma sessão de leitura de Freud.

Pensei em interromper a leitura em alguns momentos por conta dessa capacidade de me irritar que o autor exalou, entretanto, a história de Rabih e Kirsten é muito bem desenvolvida e contada a partir de detalhes do cotidiano, trazendo uma intimidade impressionante, quase como se convivessemos com eles. Se terminei este livro, foi pela boa construção narrativa da história desse casal.
comentários(0)comente



Agnaldo 05/07/2021

O amor esgota ou nós que deixamos ele ir embora
Esse é mais um daqueles livro pra gente reler de tempos em tempos. O escritor explora muito bem a forma como o amor nos chega e o jeito que ele vai se desgastando com o chegar de situações que todos os casais vão passar. E assim ele mostra formas de contornar situações que parecem banais na nossa mente, mas que na verdade elas não passam de coisas triviais em um casamento. E por fim adorei a forma como o escritor apresentou o ciclo da vida do casal e nós mostrou que mesmo vivendo tanto com uma pessoa isso não é sinal de que conhecemos tudo nela.
comentários(0)comente



paula 02/07/2021

um livro bem real, sem aquela historia de amor super idealizada
mas achei que fosse gostar mais, no começo a leitura flui super rapido mas do meio pro final ficou meio arrastada
comentários(0)comente



vifinkler 14/06/2021

Eu tô esgotada
Um grande murrão na ideia de ter um romance de filme, porque a vida real não te da essa possibilidade.
É a história de um casal, desde que se conheceram até a meia idade com filhos. Enquanto a história se desenrola, tem uns comentários do autor sobre relacionamentos que fazem a gente refletir ainda mais.
Acho que não pode ser considerado literatura de ficção por ter esses comentários e talvez pq não é ficção, mesmo os personagens sendo criados. Lembra um pouco normal people, mas menos literário.
Sempre esse tipo de história me deixa desgastada, porque parece que fui eu que passei por um casamento assim, me sinto já fracassando em relacionamento, apesar de ser até bom o final.
Agora, vou pegar qualquer livro clichê de romance pra ver se fico mais animada. Me deixa viajar no amor romântico um pouquinho mais, não tô pronta pra viver romances realistas e cheio de baixos e leves altos.
?Ele sabe que a felicidade perfeita só chega em unidades minúsculas, por acréscimo, talvez não mais que cinco minutos de cada vez.?
Só não dei 4 estrelas, porque eu gosto de me iludir, se fosse pra ver relacionamento real, eu já fico frustrada aqui no Brasil.
comentários(0)comente



Jéssica Fernandes 08/06/2021

AMEI! A leitura é muito leve e envolvente. Basicamente o livro relata os estágios de um relacionamento amoroso, mas para mim, se encaixa em qualquer relacionamento. Todos deveriam ler, me fez refletir muito sobre o ciclo do amor.

?O amor é uma habilidade e não apenas um entusiasmo.?
comentários(0)comente



Thati 03/06/2021

O casal é fictício, mas as interações e sentimentos são bem reais!
Um bom romance com pitadas de conhecimento da psicologia sobre as relações modernas e o curso que o amor faz na vida das pessoas
comentários(0)comente



Valéria Medeiros 25/05/2021

Pessoas que precisam de terapia!
É um bom livro sobre casamento! A escrita é fluída é interessante o autor dá sua opinião na história e alguns dados filosóficos sobre relacionamento e casamento! Não é um livro "perfeito" os personagens não são prefeitos cometem MUITO erros e aprendem com eles também! Não romantizarem este relacionamento,não é saudável!
comentários(0)comente



yeahjuliia 18/05/2021

Leitura obrigatória!
Esse livro mudou várias percepções que eu tinha sobre relacionamentos amorosos. Um dos meus romances preferidos da vida! ??

Uma coisa legal é que ele mistura ficção com observações do narrador, e isso deixa o livro mais dinâmico! Refleti DEMAIS!
comentários(0)comente



yeahjuliia 18/05/2021

Leitura obrigatória!
Esse livro mudou várias percepções que eu tinha sobre relacionamentos amorosos. Um dos meus romances preferidos da vida! ??

Uma coisa legal é que ele mistura ficção com observações do narrador, e isso deixa o livro mais dinâmico! Refleti DEMAIS!
comentários(0)comente



allcalina 04/05/2021

Gostei da ideia quando conheci o livro, mas quando comecei a ler desanimei bastante. Se o autor não interrompesse cada parágrafo pra inserir uma reflexão com um tom super impositivo, dessas estilo frase de efeito de facebook, seria menos pior.
comentários(0)comente



Elaine Miranda 17/04/2021

O curso do amor
Gostei da narrativa, intercalando a história dos personagens às reflexões propostas pelo autor, tornando a leitura fluida e prazerosa.
comentários(0)comente



gvnnrs 16/04/2021

PROCURA-SE MAIS LIVROS DESSE TIPO ????

gente eu to apaixonada, nunca tive essa sensação de ter aprendido com tanta coisas sobre a vida que se não fosse por essa leitura eu demoraria anos e talvez até não chegasse a essa conclusão...
me caiu em um momento que conversou muito comigo, me identifiquei em praticamente cada página e entendi muitas coisas que sempre me intrigaram sobre relacionamento, amar e ser amado, ideologias e expectativas... acho que todo mundo deveria ler esse livro um dia! um daqueles que faz diferença na vida (pelo menos na minha, fez)
sério me indiquem mais livros que falem sobre relacionamentos humanos e seus mil mistérios e explicações, to encantanda com esse tipo de conteúdo! ??

"[...] o amor só dura quando não somos fiéis às suas sedutoras ambições iniciais e que, para ter um relacionamento duradouro, precisará abrir mão dos sentimentos que desde o início o levaram a amar. Precisará aprender que o amor é mais habilidade do que entusiasmo."

"O que chamamos de amor, em geral, é apenas o início dele."

"As histórias de amor não começam quando receamos que alguém não queira nos encontrar de novo, mas quando essa pessoa decide que não teria nada contra o fato de estar ao nosso lado o tempo todo; não acontecem quando a pessoa pode sair correndo a qualquer momento, mas quando faz a promessa solene de nos amparar e ser nosso cativo pelo resto da vida. Nossa compreensão do amor foi sequestrada e iludida or esses primeiros momentos de confusa emotividade do sentimento. Permitimos que as histórias de amor que vivemos acabem cedo demais. Aparentamos saber muito sobre como começar o amor e quase nada acerca de como ele pode durar."

"Rabih e Kirsten vão se casar, sofrer, se preocupar muitas vezes com dinheiro, primeiro terão uma menina, depois um menino, um deles trairá o outro, haverá períodos de tédio, às vezes vão querer matar um ao outro e, em algumas oportunidades, se matar. Essa será a verdadeira história de amor."

"Ver quem amamos desanimado e em crise, aos prantos e se sentindo incapaz, pode nos tranquilizar no sentido de que, apesar de todas as virtudes, ele também não é destestavelmente invencível. Muitas vezes também se sente confuso e desorientado, constatação que nos confere uma função de apoio, reduz a vergonha de nossas próprias inadequações e nos aproxima dele com base em uma experiência comum de dor."
comentários(0)comente



Larissa 06/04/2021

Amor é aceitar o defeitos
Livro muito bom, como já era de se esperar, adoro o modo como Alain de Botton consegue abordar todos os assuntos que envolvem o amor, de forma clara e de fácil entendimento.
Amar é não criar a ilusão da perfeição do outro, é aprender a amar mais do que é ser amado...
comentários(0)comente



Bibi 14/03/2021

As definições de livro preferido foram atualizadas
É isso, galera. Esse é meu livro preferido da vida toda. Não tem pra ninguém.
Esse é daqueles livros que você não vai conseguir não marcar trechos em TODAS as páginas.
Alain de Botton entende muito do ser humano, bem como de suas emoções, medos, angústias, anseios e por aí vai. E adorei o fato do livro contar a história de uma família ao mesmo tempo em que desenvolve uma espécie de estudo sobre eles enquanto seres extremamente complexos.
Me vi em tantas passagens da história... Todo mundo deveria ler esse livro!!! Sério!
Esse livro não vai sair da minha mesa de cabeceira jamais. Estou apaixonada ??
comentários(0)comente



renata 24/01/2021

sabemos como começar o amor, mas não como fazê-lo durar
Achei genial explicar o curso do amor através da história de um casal fictício, mas nem tão fictício assim - muito provavelmente o leitor vai se identificar com algumas situações e relatos durante o enredo. De começo, já gostei muito da estrutura do livro que sai do formato já conhecido dos romances da atualidade. Interessante essa forma de ver o amor fora de uma visão romantizada, cabem muitas reflexões acerca do cotidiano de um sentimento. O que me desanimou um pouco foram as partes no livro destacadas em itálico, onde autor busca na psicanálise algumas explicações pra padrões de comportamento em relacionamentos amorosos. Acho meio relapso tentar explicar essas questões com base somente na vivência que as personagens tiveram na infância. É inegável que, além da relação que tivemos com nossos pais quando éramos crianças, existem muitos outros fatores que contribuem pro jeito que lidamos atualmente com relacionamentos, senti falta de outras considerações que vão além dessa visão psicanalítica do amor a qual o autor tentou vender como verdade irredutível. Apesar disso, é uma leitura muito enriquecedora que nos convida a pensar no ato de amar com uma perspectiva mais realista e menos idealizadora.
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR