O Curso do Amor

O Curso do Amor Alain de Botton

Resenhas - O Curso do Amor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

svrrichard 07/06/2022

Adicionei esse livro através de uma indicação, ouvindo relatos muito positivos sobre a história. Diante disso, criei uma certa expectativa.
Que tristeza! Não poderia ter ficado mais frustrado.

O livro nada mais é que um grande manual de ajuda para relacionamentos. Talvez se eu soubesse dessa informação antes do início, teria gostado mais, ou, muito provavelmente, nem teria cogitado ler?

Existe uma história no livro, sobre um casal. A premissa narra desde o momento em que o casal se conhece, se apaixona, casa, tem filhos etc. Todo um contexto sem muitas reviravoltas. E, isso não seria um problema para mim, eu ADORO histórias 'água com açúcar', em que nada acontece além da vida.

PORÉM, essa parte é menos da metade do livro. A história é continuamente interrompida por dicas de relacionamento e comentários sobre o amor, através dos pensamentos do autor (?).

Enfim, cada vez que a história era interrompida, era um momento tedioso e complicado para mim. Não absorvi muito aprendizado. Na verdade, lembro somente do capítulo final que havia uma passagem em que pude me identificar.

Fora isso, foi uma leitura bem morna.

Lucia 01/06/2022

Desde pré-adolescente eu sou apaixonada por filosofia e o Alain de Botton teve um papel fundamental nessa construção, com a sua participação na série Filosofia para o dia a dia, a qual meus professores me mostraram na sala de aula.

Quando eu já era mais "crescida", eu ainda sofria com minhas crises existenciais, as quais favoreceram uma rápida pesquisa de madrugada no YouTube e na qual o resultado me recordou o trabalho de Alain de Botton.
Em uma nova versão, mais moderna e adaptada a minha geração, conheci o seu canal no YouTube chamado "The School of Life". Os vídeos e discussões são muito interessantes, facilitando o debate de temas aparentemente mundanos mas que só apenas por abordar, favorecem insights e oportunidades de crescimento pessoal inestimáveis.

Uma coisa leva a outra e a curiosidade me levou ao seu livro O Curso do Amor, no qual ele contempla diversas questões do relacionamento e matrimônio (bem como as dores, brigas e frustrações provindas dele) em uma perspectiva ampla e explicando sentimentos que muitos sentem mas não conseguem colocar em palavras. Não só isso, Alain vai digerindo esses sentimentos com as enzimas da filosofia e da psicologia até revelar novas informações, as quais conseguimos assimilar melhor e ter uma concepção diferente sobre determinados comportamentos e crenças.

A ordem dos temas é a seguinte: romantismo, "o para sempre", filhos, adultério e além do romantismo.

Eu levei alguns meses para terminar a leitura, apesar de ser um livro pequeno e rápido.

Esse tempo fez com que eu refletisse mais a cada capítulo e por isso minha experiência foi bem proveitosa.

Eu indico essa leitura a todos que tem interesse sobre amor e sobre amar.

FabAola 07/05/2022

Verdades inconvenientes do cotidiano
Um dos melhores livros que já li. Leitura fluída e que te prende a cada capítulo. Mas, acredito que para ter o mesmo interesse por ele, é necessário possuir uma identificação com o assunto. Ele fala sobre relacionamento, mais especificamente sobre casamento. Sobre a rotina, e o que acontece depois do "e foram felizes para sempre".
Me identifiquei com muitos pensamentos e verdades inconvenientes do cotidiano. É engraçado como às vezes pensamos que somos os únicos a passar por aquilo, e que o resto do mundo não entenderia, quando na verdade estamos no mesmo barco.

O curso do amor nem sempre é linear. E o autor parece estar em nossas cabeças.

tali 21/03/2022

o amor apresentado da forma mais verdadeira possível.
não esperava que o livro tivesse um tom de auto-ajuda,  mais deve ter ocorrido pelo autor ser também filósofo, e não que isso tem estragado o livro, apenas não faz parte do meu gosto literário. o livro em si aborda mais a forma como o amor se desenrola na vida do Rabih e da Kirsten, muitas vezes se desgastando por situações banais e simples, o que ao meu ver é presente em muitas relações amorosas. em muitas situações me identifiquei com alguns dos persoagens, o que me marcou bastante e por isso pretendo reler este livro. enfim, é um livro com uma escrita bem simples, mas que aborda questões importantes no que se refere a relacionamentos.

Sérgio 07/02/2022

Nunca pensei que fosse ler um livro de Bottom que fosse um misto de auto-ajuda com tom professoral... Apesar de ter um ou outro pensamento interessante e passagens que nos fazem rir, o livro é fraco, uma escrita pobre e nada estimulante. Sinceramente, não perca seu tempo!

Darianne 13/01/2022

"...o amor é uma habilidade, e não apenas um entusiasmo."
Foi uma boa escolha começar o ano com essa leitura, trouxe diversas perspectivas que eu nunca havia considerado ao pensar num relacionamento de longo prazo (talvez por eu não ter vivenciado algo parecido nos meus 26 anos). Acho que é o tipo de livro que vale a pena ler em diversos momentos da vida, espero ter a oportunidade de acompanhar os dilemas de Rabih quando também estiver passando pelos meus.

eliabxanca 06/01/2022

"O amor é uma habilidade, e não apenas um entusiasmo."
Apesar de ser um livro que foge da minha zona de conforto, fui totalmente fisgada pela escrita poética do Alain. É um livro que aborda o amor de uma forma crua e realista, se torna impossível não se emocionar ou de se identificar em alguns momentos dessa trajetória de amor entre o Rabih e a Kirsten.

Julia 06/01/2022

Com certeza diferente, um livro que abre portas e olhares para o amor realista, com muito tédio, incômodos, embirrações bobas, vontade de que tudo fosse mais simples.
Em meio a narrativa o autor toma espaço para analisar (principalmente de uma perspectiva psicanalítica) os comportamentos do casal. Algumas vezes os comentários são muito clichês e parecem frases que eu encontraria no facebook. Outras são profundas e me colocaram para refletir sobre as tendências e expectativas de relacionamentos amorosos.
O ponto negativo é que o livro tem uma visão completamente masculina sobre um relacionamento heterossexual, o autor homem que narra a partir do ponto de vista de um homem. A personagem feminina é fraca e em poucos momentos é considerado a visão/« lado » dela na narrativa.

Isa 19/11/2021

Demorado
Eu li esse livro por recomendação de Harry Styles, sem brincadeira. Comecei achando que era um romance normal, mas o título condiz à leitura. Harry, desculpa, mas tu tem um gosto duvidável para livros, não gostei de nenhum recomendado.

Ju Furtado 09/11/2021

Para ser relido
O livro não poderia ter um título melhor. O que acompanhamos ao longo das páginas é o curso de um relacionamento comum a todos nós. O autor é brilhante na condução da história, intercalada com reflexões profundas e complexas. Não sei se é possível absorver todo o conteúdo, não é uma leitura propriamente fácil, identificações com características e falhas das personagens parecem-me inevitáveis. Por essa razão, pode ser uma leitura um tanto sofrida. Mas é um livro dos que valem muito a pena ler, reler e refletir.
Maria 09/11/2021minha estante
Oi, Ju! Tudo bem? Você já leu Ensaios de amor, do mesmo autor? Caso não tenha lido, acho que você iria gostar. Abraços. Boas leituras!

gabisinabook 02/11/2021

O curso do amor
Sem dúvida é um dos livros que mais estou tendo dificuldades de avaliar... É um livro bom, com diversas colocações sobre o matrimônio, algumas eu concordo, acredito que seja assim, já outras não acredito que seja daquela forma. Mas foi um livro que me fez refletir sobre muitos pontos que nunca tinha pensado anteriormente. Então sim, foi um livro muito bom.

Rach 15/10/2021

Com lindas verdades, mas algumas vezes, fatalista
O livro é repleto de bons conselhos, em alguns momentos vc consegue se ver ali, na desgraça cotidiana do casal. Outras vezes, vc acha um pouco exagerado. Mas, vá lá, nem todo mundo tem serenidade pra se relacionar.

E é justamente isso que o livro tenta mostrar. Ninguém está pronto pra amar, pq amar não é o fim, mas o meio.

É na construção do dia a dia, com todas as suas contradições que os relacionamentos se estabelecem. É no silêncio, na briga, na piada, no compartilhar acontecimentos.

Se relacionar é arte e brigar faz parte (desde que não ultrapasse limites do bom senso. Agressões físicas e emocionais não são brigas aceitáveis.).

Renata.Grasiele 12/07/2021

Uau!
Apesar de ser um tipo de livro que não costumo me interessar, foi surpreendente. Ensina muitas coisas, te abre a mente para o amor além do romântico, dentro de rotinas reais e toda a análise por trás dele. Super indico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6