Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

Resenhas - Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk

Adriana 01/03/2021

4,5
Meu primeiro Leskov.
Achei muito bom; ideal para quem quer começar a ler os russos.
re.aforiori 03/03/2021minha estante
É excelente essa coleção da Ed. 34 de literatura russa... Tem as melhores traduções!

Adriana 03/03/2021minha estante
Concordo plenamente

Cinara... 10/01/2022

" Aliás, para ela não existia a luz nem a escuridão, nem o mal nem o bem, nem o tédio nem alegria; ela não compreendia nada, não amava ninguém, não amava nem a si mesma."

Minha primeira leitura de 2022, já comecei com pé direito com este russinho!
Ao contrário da passividade que encontramos com a Ana Karienina e Madame Bovary ou quase todas as protagonistas adulteras da literatura, Catierina Lvovna coloca a mão na massa ou seria a mão no sangue? ???

@tigloko 02/04/2022

Uma vilã construída de forma impar!
O livro conta a história de Katerina Lvovna, esposa de um comerciante rico da região. Como esse vive fazendo viagens, Katerina se sente solitária sem outros familiares por perto( exceto o sogro). Assim, nesse tédio e sentimento de solidão, ela começa a se envolver com Serguei, jovem capataz que trabalha nas terras do seu marido. Esse romance acaba por gerar uma série de reviravoltas para os personagens envolvidos.

Gostei muito do livro, da pra terminar em um dia só. A leitura fluiu bem. Apesar de um pouco parado no início, assim que vai desenrolando as ambições da protagonista, a trama fica mais interessante de acompanhar. Tem um clima sinistro em alguns momentos, quase um realismo mágico. Adorei essas partes, justamente por ser algo inesperado para mim. Esperava uma história mais dramática.

Mais do que tudo, gostei da protagonista. Katerina demonstra ser uma mulher ardilosa, sempre pensando no próximo passo de forma calculada. Classificaria ela como uma vilã, pelas atitudes sinistras que ela toma durante a história. Mas de fato é uma personagem muito bem construída.

Além do Macbeth original ele me lembrou bastante Madame Bovary, no sentido de uma vida tediosa por parte da protagonista, da ascensão social. É claro que sem as tendências homicidas da personagem russa kkk.

Seguindo com o saldo positivo na literatura russa! Foi um livro impactante, inesperado. Recomendo.

Aline.Deodato 27/08/2020

Não amava ninguém, não amava nem a si mesma.
Acompanhamos Catierina Lvovna, a tímida e entediada esposa de um comerciante, se transformar em uma calculista assassina.
Quando seu marido viaja ela é seduzida e se deixa seduzir, pelo capataz Serguiêi.

A personagem vive com uma intensidade aflita. Matando por "amor" ao capataz, se corrompendo ao extremo por ciúmes. Em momento algum se arrepende das barbaridades que cometeu.

A escrita de Nikolai Leskov é muito objetiva, poucas descrições e sem o julgamento do narrador.
Não pude deixar de projetar um paralelo com Madame Bovary, de Flaubert e Macbeth, de Shakespeare.

Trecho:
"Escuta aqui, Seriója! Como as outras agiram eu não sei, nem quero saber; só sei como tu mesmo me seduziste para esse nosso amor de agora, e tu mesmo sabes que eu me resolvi por ele tanto por minha própria vontade quanto por tua astúcia, de sorte que se tu te meteres a me trair, Seriója, se tu me trocares por outra qualquer, seja ela quem for, aí, meu amiguinho do peito, me desculpa, porque com vida não vou me separar de ti."

Carolina.Gomes 06/07/2021

Cruel Catierina
Catierina é uma mulher jovem, de origem humilde que se casa com um comerciante rico, mais velho, apenas porque, sendo pobre, ?não podia ficar escolhendo marido?.

Vivendo entediada, na casa do sogro, conhece o sedutor Serguiêi e para viver essa paixão, se transforma em uma cruel assassina.

Ao contrário, da personagem shakesperiana, Catierina é destituída de remorso e sua frieza é assustadora.

Se o próprio Leskov teve medo dela, imagine o leitor.

Leskov tem uma narrativa fluida e a trama hipnotiza o leitor. A criação da personagem foi inspirada em uma história que o autor escutou na infância.

Com tradução e posfácio de Paulo Bezerra, essa é uma obra imperdível com forte tensão psicológica e final surpreendente.

Leiam!
Bruna 06/07/2021minha estante
Queeeero

Carolina.Gomes 06/07/2021minha estante
Dá p ler rapidinho, Bru!

Cleuzita 29/02/2020

Da gosto de ler!
Conheci esse livro porque saí de uma aula completamente curiosa por ler alguma obra de Leskov. Naquele dia a professora intermediou uma conversa sobre o texto "O Narrador" de Walter Benjamin, que são considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. Agora, que li esse pequeno livro, em número de páginas, mas enorme em sensações, reconheço o quão grandiosa é sua narrativa certeira, sem rodeios, que em poucas palavras conta tanto sobre o ambiente, as personagens e a trama, que nem se vê o tempo passar. Sem falar na conexão com a obra de Shakespeare, que traz os conflitos psicológicos e morais que dão corpo ao enredo. Sugiro que ao lê -lo preste bastante atenção parte na narração, o narrador aqui tem um papel especial. Se puderem, também leiam o texto do Benjamin, tem em pdf na internet o livro completo(Walter Benjamin, obras escolhidas, Magia e Técnica, Arte e Política). Recomendo muito a leitura ?
Geórgea 29/02/2020minha estante
Você cursa Letras, Cleuzita?

Cleuzita 29/02/2020minha estante
Não, Geo, eu fiz história há mais de 16 anos, atualmente estou no sexto período de jornalismo. Tá difícil, mas tô levando.

Geórgea 29/02/2020minha estante
Boa sorte para você, vai conseguir sim! Desejo sucesso! :)

Cleuzita 29/02/2020minha estante
Obrigada ??

Jessé 25/01/2021

Muito bom!
Esse livro me lembrou uma frase que ouvi a muito tempo

?algumas pessoas para serem perversas, só precisam de uma oportunidade?

E é exatamente o que acontece nesse livro.

É uma estória bem curtinha e que quero reler no futuro com certeza, pois me parece ser um daqueles casos, que podem trazer algo mais numa releitura.

Bruno.Dellatorre 28/02/2021

De dona de casa entediada a serial killer fria
É uma obra muito interessante, com uma trama ágil, eficiente e bem escrita. Os personagens possuem um arco bem desenvolvido: a protagonista passa de esposa entediada a serial killer fria, enquanto seu amante passa de funcionário ingênuo a canalha interesseiro. Apesar dessa transformação dos personagens, o livro não me trouxe nada de especial, foi apenas uma boa história. Não me marcou.
Dan 28/02/2021minha estante
Esse livro nas mãos do Tchékhov teria saído bem melhor.

Milena 28/02/2021minha estante
Tomei um spoiler na cara na live de hoje! ??

Luciene 17/01/2010

Mtzenskied!
Comecei e terminei a leitura deste livro em poucas horas. É bem fininho.
No início, a narrativa parece ser ligeira, sem profundidade, e os acontecimentos parecem se atropelar; mas logo nos sentimos arrastados por essa veemência violenta e a narrativa parece ganhar outra dimensão. A partir da metade, já somos capazes de adivinhar o curso de alguns acontecimentos. Mas isso não aborrece; ao contrário, tem um certo efeito hipnótico, como se o que vai acontecer fosse inevitável e só restasse às personagens - e a nós - assistir aos acontecimentos.

natalianvn 01/06/2021

amei essa leitura. leskov vai direto ao ponto de uma maneira muito característica dos russos que mais gosto. me lembrou dostoiévski em diversos pontos e, acima de tudo, fiquei viciada na história (quando pude pegar o livro com tempo finalizei em uma sentada).
é curioso como uma ação de violência vai levando a outra e assim por diante, faz a gente pensar o quanto é preciso para tirar alguém dos eixos ou, simplesmente, acionar o gatilho para algo já premeditado. 10/10, já quero ler as outras obras desse autor ?

Bruna 12/05/2021

Lady Macbeth
Mais um livro russo que me deixou extremamente envolvida com a narrativa!
Lady Macbeth me lembrou morro dos ventos uivantes ( em algumas partes)!!

Perigor 08/07/2021

A jovem leoa do rio Volga
Soltei uma resenha quentinha do forno lá no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_ vai lá ver que esse é um clássico e é bom demais!

site: https://www.instagram.com/tv/CRELJ0JH0DB/?utm_source=ig_web_copy_link

Lu Justina 26/05/2021

Leitura fácil, apesar dos nomes.
Eu achei o livro muito bom, realmente instigante. Vamos ver se o filme é tão bom quanto o livro.