Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk Nikolai Leskov

Resenhas - Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk

Marianne.Azevedo 10/04/2021

Nikolai Leskov
Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk. Livro curto e de fácil leitura, os leitores são levados a história da personagem Catierina Lvovna, lvovna vem de leão/leoa, e ela como leoa protege seu amado Serguiêi, e faz tudo por ele, e uma coisa leva a outra e o final...

Steph.Mostav 18/01/2021

Entre Macbeth e Madame Bovary
A novela de Leskov está entre Macbeth, de Shakespeare, e Madame Bovary, de Flaubert. Isso porque a protagonista tem muitas semelhanças com o comportamento cruel e assassino de Lady Macbeth, assim como de esposa entediada e inofensiva se torna letal e compulsivamente obcecada por eliminar todos os obstáculos em nome de um caso extraconjugal. Gostei da ambiguidade do papel de Lady Macbeth, que pode ser atribuída tanto à protagonista quanto ao amante dela, que a leva a cometer sucessivos assassinatos para que ambos pudessem estar juntos em uma posição confortável financeiramente. É uma novela rápida, na qual a ação dos personagens toma escalas cada vez maiores com o passar dos capítulos curtos e leva a um final satisfatório levando em conta o ajuste de contas com relação aos crimes cometidos por essa Lady Macbeth de Mtsensk, que até o final mantém sua conduta vingativa adquirida por influência do amante.

Clara Bertoldo 30/07/2021

Eu tô na dúvida se eu gostei desse livro. Depois volto pra fazer uma resenha que preste
Mas em geral a escrita é ótima, o problema não não é a escrita, não sei se o tema levantado me agrada.

Igor 13/09/2021

Uma esposa entediada, mete galha no marido e comete atrocidades ao lado do amante. Leskov em pouquíssimas páginas nos dá um panorama da sociedade russa, constrói muito bem as personagens e nos prende em uma narrativa de tirar o fôlego

Dafne.Allane 07/03/2023

Uma ótima escolha para quem quer começar a ler os russos. A história é rápida e dinâmica. Possui vários acontecimentos e o autor escreve tudo direto ao ponto.

Apesar da clara referência a Shakespeare direto no título, o livro me remeteu muito a outro clássico: Madame Bovary de Gustave Flaubert.

Jan... 13/11/2021

"Aliás, para ela não existia a luz nem a escuridão, nem o mal nem o bem, nem o tédio nem a alegria; ela não compreendia nada, não amava ninguém, não amava nem a si mesma."

Essa novela de Leskov é surpreendente e chocante. Inspirado na Tragédia de Macbeth, de Shakespeare, o autor russo Nikolai Leskov consegue ir além, ampliando ainda mais a dimensão do clássico inglês. E resgata uma das personagens mais terríveis da literatura: Lady Macbeth. Catierina realmente tem uma personalidade muito parecida com Lady Macbeth. Mas sua história é mais terrível , não há nem um tiquinho de redenção para esta vilã.

Catierina é uma moça da pequena burguesia. A família se livra dela , casando-a com um comerciante de 50 anos. Ela tem vida monótona , sem graça ; o marido nem a família se importam com ela. O cenário é o século XIX. Época em que a única função da mulher era ser esposa. Na ausência do marido ela acaba se apaixonando por um empregado da casa, um jovem bonito e interesseiro. A partir daí, ela vê sua vida em uma nova perspectiva. Mas amarrada a um casamento no qual não pode se separar (no século XIX , o divórcio era impensável) , Catierina começa a eliminar , literalmente, todos os obstáculos a sua felicidade.

A linguagem do livro é bem rápida e envolvente. Acontece um monte de coisa em apenas 70 páginas!! 70 míseras páginas! E o texto acaba trazendo reflexões sobre a sociedade da época , a visão da mulher e a forma como a história vai se desenvolvendo me trouxe duas questões : a liberdade das mulheres era impossível ; pois, na história , para fazer o que queria, Catierina tomou medidas terríveis, eliminando as pessoas. E o fato de que: toda mulher que quebra os padrões , busca a própria liberdade e pensa em si mesma vira a vilã de todas as histórias. A mulher livre e poderosa é sempre a bruxa má, a assassina, a devoradora de criancinhas, a traidora , a egoísta , a Eva maliciosa que deu a maçã pro "inocente" do Adão kkkkkkk.

Recomendo demais essa leitura!

Iris 16/11/2021

Meu primeiro livro russo
Sempre tive problemas com livros antigos, a narrativa nunca me cativava e eu ia lendo só pela curiosidade.

Esse livro foi diferente. Embora eu tenha estranhado a linguagem, foi um estranhamento bom. Que não me fez querer ler menos, como geralmente acontece.

Fiz várias perguntas a esse livro e vou pesquisá-las neste momento. Até pesquisei sobre a história do cristianismo na Rússia kkkk.

Dei 4,5 porque é o primeiro livro assim, clássico e antigo, que me atrai.
Katia Rodrigues 16/11/2021minha estante
Fiquei com vontade de ler esse, depois q li Macbeth, inclusive recomendo, mas acabei esquecendo ???? Parabéns pela resenha!

Iris 16/11/2021minha estante
Obrigada! Quando vc terminar esse quero saber se gostou em!

Isa 07/01/2022

Socorro
Digo socorro porque fechei o livro e não paro de pensar no enredo.

?Ninguém consegue ficar impassível ao ler esta novela de Leskov. A história é tão perturbadora que causou medo ao próprio autor. Referindo-se ao pronto processo de composição da obra, Leskov declarou certa vez que durante sua escrita havia sentido um horror insuportável, que o deixava de cabelos arrepiados e o fazia sentir um gelo na alma ao mais leve ruído ao redor.?

Foi exatamente o que eu senti ao ler, senão duplicado?

Ao livro dou 4,5 estrelas pela história. E dou +5 estrelas pela perturbação que me causou, ora, esta foi tanta que não larguei o livro, não virei a cabeça, não desviei o olhar até terminá-lo. ?

Certamente procurarei mais obras do autor, depois de um (longo) tempo para digerir essa história.

Recomendadíssimo.

Brandi 13/01/2023

Resolvi realizar essa leitura após me encantar com a narrativa de um dos contos do Leskov com o qual esbarrei em uma coletânea de contos e não me decepcionei. Leskov domina, como poucos outros autores na história foram capazes de dominar, a arte da narração. Cada uma das virtudes citadas por Walter Benjamin são facilmente perceptíveis nessa história: a concisão e dinamicidade da narração; a profundida das cores locais; e ímpeto que incentiva a recontar. Qualquer leitor, apegado aos clássicos ou não, vai se deliciar com essa narrativa que toca o mais profundo desejo humano por histórias. É uma narrativa para ser devorada, consumida, e espalhada aos quatro ventos. Vale notar ainda que é uma sagaz, discreta e muito respeitável demonstração da mais sucinta moral cristã, algo digno de nota tendo em vista como alguns outros autores russos cristãos ortodoxos não são capazes de inserir sua moral sem força-la para cima do leitor.

@letravermelha 30/05/2023

Leitura Fluída!
Que leitura boa e fluida, e diferente se comparado à Dostoievski. Leskov narra a vida de Caterina Lvovna, uma jovem casada com um comerciante mais velho que si. .

Catierina passa os seus dias sozinha e entediada, nada ela faz senão ver a vida passar, sua personalidade até então é pacífica, submissa e de pouca fala até que ela passa a ter um amante, este é o capataz do próprio marido. É a partir daí que você vê como ela se transforma completamente, e tudo por amor ao seu amante. .

Para impedir que todos ao seu redor atrapalhe seu romance com o amante capataz, ela mata sem pensar sequer uma única vez , sem remorso e sem piedade, nada nem ninguém se entre põe à ela e seu amor, nem Sogros, maridos ou crianças, ela faz oque acha que precisa ser feito pra se manter feliz. O seu amante a ajuda e em certo momento até mostra um quê de incentivo nas atrocidades para que eles mantenham a herança do marido sob posse deles. Até que final as coisas mudam pro lado deles e a gente pode ver qual é a real natureza dessa jovem insensível. .

Já de início eu me vi presa ao enredo, a leitura flui muito bem e não é truncada, você consegue facilmente ler ele todo em um dia. A jovem comerciante comete suas atrocidades com tal sangre frio que você se pergunta se ela está em seu juízo perfeito, mas ela está, daí você se pergunta então porque ela faz tudo aquilo? Ela o faz por... Amor! Amei esse livro e muito recomendo pra todos, principalmente pra quem quer ler algo ótimo e curto!

Vi 03/05/2024

Maluquice de bom! sou fascinada por histórias antigas onde
mulheres cometem adultério, é incrível sempre ver o desdobramento desses cenários e como isso é quase uma sentença na vida de todas elas. além de que os russos criam histórias como ninguém.

Iara 19/03/2014

Russos!
Não conhecia esse autor, e apesar da narrativa parecer superficial (especialmente pela leitura da sinopse), a Lady Macbeth de Leskov mostra-se uma mulher forte e lutadora (pena que não seja pelos motivos certos, mas o que é o amor?).

Otavio Contente 28/12/2020

Narrativa fenomenal
Com personagens incrivelmente bem construídos e uma narrativa fabulosa, a obra nos faz transitar pela mente de uma pessoa aparentemente carente de afetos que ao encontrar alguém (neste caso um notável manipulador) que lhe concedeu um mínimo de atenção, desperta nesta mulher (ou cria em seu interior?) sentimentos primitivos que levam o apego à situações comportamentais extremas.
Aqui vale uma reflexão, temos esses sentimentos primitivos dormindo dentro de nós? Se temos, quem ou o que pode despertá-los?