Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk Nikolai Leskov

Resenhas - Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk

Juliana 24/04/2022

Ótimo
Uma novela curta, com um enredo muito bom (confesso não lembrar da história de lady Macbeth de Shakespeare, lido há muitos anos atrás). Uma ótima leitura para um fim de semana!

nan4 29/11/2022

!!2$:&3@:&3
eu queria que as palavras pudessem expressar o qhe senti lendo este livro Jesus Cristo viva a grande nação Russa

Fabi 20/11/2021

Lady Macbeth Russa
Este foi meu primeiro russo e... Que ótima escolha eu fiz!
Leskov é um narrador rápido, de fácil entendimento que consegue nos contar sobre a evolução de uma personagem pacata em uma verdadeira assassina em menos de 80 páginas de forma crível que você terá que ter muita disciplina se quiser dividir a leitura em mais de um dia. Foi difícil parar de ler!
Mas por que não favoritei? Por que não dei mais estrelas?
Pelo simples fato de, apesar de ser uma leitura excelente, não consegui torcer para personagem ALGUM! Não simpatizei com, absolutamente, NINGUÉM e MUITO MENOS com a nossa Lady Macbeth russa, a Catierina Lvovna.
E eu gosto de simpatizar e torcer por personagens, rs.
Além disso, acho forçado dizer que é essa obra um símbolo de liberação feminina em relação à opressão patriarcal. Não consigo ver libertação alguma aqui, pelo contrário...
Mas enfim, essa sou eu.
Talvez você leia e ame. Talvez não. Mas com certeza é um livro que vale a pena ler - nem que seja pela discussão interna que esse livro possa levantar. :)

Verena 21/03/2022

Sensacional!
Um livrão, embora seja bem curto. Nessa novela, o narrador não enrola nada e vai direto ao ponto e isso é sem dúvida uma das melhores coisas do livro. Na primeira página ele já diz sobre o que é a história, por isso é impressionante se surpreender mesmo já sabendo o que vai acontecer. É genial! Classifiquei como perfeito porque, enquanto a história ia chegando ao fim eu pensei: é vai terminar de forma boba, em aberto, mas valeu até aqui. Eu tava enganada, até a última linha esse livro surpreende.

de Paula 04/11/2021

Lady Macbeth russa
Esse livro é uma novela bem rápida de ler, assim como a peça original de Shakespeare, Macbeth, porém não perde em nada na questão psicológica da obra, que cada vez tem o clima pesado, a cada crime cometido.

O início da narrativa lembra muito Madame Bovary: a jovem casada com um homem mais velho de posses que leva uma vida tediosa até começar a se relacionar com outro homem. As semelhanças, é claro, acabam por aí. Na sequência começa a narrativa inspirada em Shakespeare, porém com elementos que aproximam o leitor e o deixam abismado com a crueldade da dama. Ela age como as assassinas em série costumam atuar, primeiro um cianureto, depois parte para violência, sempre em prol de ter o que quer.

Diferente da Lady Macbeth shakespeariana, Catierina possui elementos que unem as atitudes do casal usurpador numa única pessoa. A escocesa tem remorço, mesmo que seja a sua ideia de poder e cobiça que leva ao assassinato do rei Duncan, e em decorrência disso enlouquece e se mata, deixando o marido só com uma multidão de crimes nas costas. Mesmo o Lord Macbeth apresenta arrependimento nos momentos finais, quando as árvores se deslocam até ele, mesmo que não tenha desistido de lutar. Já a protagonista de Leskov é muito mais fria, calculista e determinada. Não acredito no amor dela com Serguiêi, ao contrário do casal shakespeariano que se amava de fato, Catierina queria a emoção de fazer algo da vida, não ser a boneca de porcelana do marido e a serviçal do sogro. Tudo o que ela faz é para não voltar a sua vida anterior.

Com a punição e o desprezo do servo do marido, ela se sente apaixonada, mais uma vez pela emoção de sair da vida monótona. O problema é que o ego da jovem é ferido e as consequências são previsíveis. Esperava, no entanto, que ela matasse quem de fato a feriu, mas eles não estavam preparados para isso na época, embora haja um cunho feminista fortíssimo na obra.

Sempre me identifico com a realidade do povo russo, acho que a formação do nosso povo é muito semelhante e por isso os sentimentos que os movem são os mesmos que movem os brasileiros. O contexto escravocrata é muito semelhante ao regime de servos, assim como os grupos de poder sempre acima dos menos favorecidos, e independente de tudo isso, a esperança continua movendo o povo. Isso é de uma beleza que consigo ver e sentir presente na obra com todos os escritores russos que li até o momento.

Acho que as mulheres são representadas como protagonistas importantes, com voz e atitudes próprias nas obras russas da época que demoraram a aparecer na literatura ocidental, exceto por raras exceções. Catierina é uma mulher muito forte, determinada e focada, mesmo que para o mal. Sinto que a personagem deva ter incomodado na época, mas faz total sentido ela tomar as rédeas da sua vida perdida.

Serguiêi faz o papel das bruxas na mente da sua amante, induzindo-a aos crimes para se livrar dos que ameaçam o seu caminho, o mesmo que as três irmãs fazem com Lord Macbeth, enlouquecendo-o e fazendo-o eliminar seus inimigos dentre os seus entes mais queridos de outrora.

Há um elemento muito semelhante ao conto de fada russo chamado O pescador e o peixe, onde a ganância do casal os levou a miséria no fim das contas, o que acaba acontecendo aos amantes, que no afã de realizar seus objetivos se esquecem que as atitudes e escolhas trazem consigo consequências.

Um livro curto, brilhante e mesmo que tenha uma clara referência a outra obra literária conhecidíssima, não perde a sua importância e as emoções e reflexões que despertam no leitor são únicas. Vale muito a pena conhecer!

mizumonoo 03/05/2022

Bom livro
É um livro interessante de ler, o ritmo da história é agitado e como é um obra curta é bem rápido de ler. Porém eu fiquei meio decepcionada, acho que esperava bem mais, principalmente em relação ao final.

Felip_ 22/04/2021

Um Soco Fabular
Essa história é simples, rápida e MUITO BABADEIRA. É impressionante como essa história é potente , parece um soco no estômago, uma fábula de terror, até a última linha, literalmente (terminei de boca aberta). Adorei também a intertextualidade com a peça Macbeth, faz muito sentido e floreia mais ainda a história.
Outro ponto que gostei bastante também foi a escrita do Leskov: fabula, simples e direito ao ponto. Só leiam, super imperdível, amei.
João 22/04/2021minha estante
Acabei ele ontem! É a típica história curta, que você termina e fica pensando por dias hahaha

Maju 14/03/2021

Foi um soco no meu estômago, fiquei chocada até pelo fato de ser curto e inteiramente cruel, não esperava por isso e foi ótimo.

Capitu 18/04/2020

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk é uma novela curta do escritor Nikolai Leskov, publicado pela primeira vez em 1865, logo viraria opera em 1930 e proibida por Stalin. Nossa Lady Mecbeth é a jovem Katerina, uma moça simples que se vê casada com comerciante, um homem muito mais velho que ela, levando uma vida bem chata e tediosa. Saindo da cidade para resolver assuntos de seu negócio, o marido parte e fica um bom tempo fora, enquanto nossa Katerina cai facilmente na lábia de Serguei, capataz de seu marido dono de uma índole duvidosa. Katerina cometerá atrocidades uma atrás da outra, sem medo e sem arrependimento para mudar a sua vida e ficar ao lado de seu “grande amor” e você leitor vai tomar partido da “pobre moça”, tentando justificar os seus atos. Prepare-se para um final diferente.
É um livro interessante por abordar a questão do domínio do homem sobre a mulher e a obediência que a esposa devia ao seu marido, muitas mulheres vão dar razão a Katerina, ela não estava fazendo isso apenas por Sergei ou por vingança, era para se libertar. A Revolta de Katerina é um ato de rebeldia, uma vontade de se sentir viva novamente e para isso estava disposta a fazer tudo sem o menor arrependimento. O sogro de Katerina quando soube da traição da nora, estava disposto a contar tudo para o seu filho quando este chegasse de viagem para que ela recebesse umas boas chibatadas pela infidelidade (isso que mais me deixou irritada), as pessoas achavam que tudo se resolvia na base da punição. Quem se sentiria feliz ou vivo estando ao lado de uma pessoa que não lhe dá a menor atenção ou carinho?

OBS: O livro também cita cidades e rios da Russia, o legal é você pesquisar no Google como são e como eram as cidades e os rios para montar uma cenário mais rico no decorrer da leitura

Luiz Pereira Júnior 27/05/2020

De como fazer uma resenha de uma grande obra em pouquíssimas linhas
Uma história fácil de ser lida, mas de alta qualidade: um enorme elogio em se tratando de obra literária.
Personagens totalmente verossímeis: um grande fator de aproximação entre autor e leitor.
Pode ser lido em um dia: uma solução para quem não tem tempo ou disposição para calhamaços herméticos.
Uma Eva: a mulher é vista como sedutora, mesmo sem ser particularmente bela ou inteligente.
Uma Madame Bovary: uma crítica (irônica?) dos relacionamentos puramente carnais.
Uma Lady Chatterley: a atração por homens rudes, mas sem vocabulário chocante como a da obra inglesa.
Livro diferente do filme: e não é que ambos são bons? (O livro é melhor, em minha humilde opinião).
Um final surpreendente: do nada, a protagonista...

Nelissa 28/06/2020

Muito bom! Uma novela de Leskov, com um texto que prende de primeira, leitura flui bem e de forma rápida. É uma boa forma de começar a ler literatura russa. A história é muito bem elaborada, impacta em vários momentos e gera questionamentos a todo momento sobre a ambição humana e sua influência nas relações.
Kamila 29/06/2020minha estante
Quero!!!

Nelissa 29/06/2020minha estante
Depois te empresto, tem umas pequenas marcações minhas, mas nada que vai afetar tua leitura

Kamila 29/06/2020minha estante
???

Felipe Ribeiro ð 22/02/2021

??Não leu nenhum russo? Comece por aqui!??
- Esse é o meu primeiro contato com o Nikolai Leskov. Não sei se foi esta obra, mas não vi nada rebuscado na escrita, lembrando muito as obras do Liev Tolstói, mas incrivelmente fortes, como tudo russo!

- Catierina é uma jovem que se casa cedo e tem um relacionamento pra lá de frio. Acontecem eventos que transforma a jovem em algo frio, calculista... uma assassina nata (não é spoiler, tendo em vista que esta informação está na sinopse do livro)!

- O termo Lady Macbeth é inspirado em uma das peças de Shakespeare: uma mulher que fez tudo, sujou as mãos e o próprio marido, para que o mesmo assumisse o poder!

- Como escrevi no início: se quiser um primeiro contato tranquilo (na escrita), porém impactante, esta é a minha dica! Literatura russa é incrível!

Pri | @biblio.faga 02/07/2020

Se você não tem intimidade com a literatura russa, mas tem curiosidade em desbravar esse território riquíssimo, a novela “Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk” é excelente para este contato inicial.

Embora sofra clara influência shakespeariana, a obra não exige uma leitura prévia do clássico inglês, eu, pelo menos, não li e não senti prejuízo, mas sim, uma vontade maior de lê-lo. Neste ponto, cuidado apenas com os comentários, ao final do livro, do tradutor Paulo Bezerra, que podem revelar mais detalhes do que você gostaria sobre a trama.

Nikolai Leskov é conhecido como um dos escritores “que melhor penetrou a alma popular de seu povo, vasculhou os seus desvãos, registrou seu imaginário”, transformando em narrativas “as lendas, anedotas e demais estórias e causos”, sendo, a novela em questão uma das recriações de suas lembranças de infância, a de um incidente macabro.

O escritor russo entrega um livro curto no número de páginas, mas poderoso e com uma alta carga emocional e psicológica. Seu estilo narrativo é único: cru e econômico nas descrições, mas cirurgicamente preciso na construção dos personagens [demasiados humanos e sem pudores], o que torna a leitura ágil e agradável.

Com um enredo aparentemente banal [um casamento de interesse mal fadado e um relacionamento extraconjugal], o destaque fica para o primoroso estudo dos desejos e das motivações humanas capazes de inflamar até os atos mais extremos e imorais.

Leskov não julga seus personagens, deixando a nós, seus leitores, esse encargo, inclusive a responsabilidade de atribuir ao quem caberia o ingrato papel de Lady Macbeth: Catarina Lvovna ou seu amante Sergei?

Crítico, o escritor questiona a condição submissa da mulher sociedade patriarcal, onde o casamento, muitas vezes, podia tomar o formato de uma gaiola dourada e tediosa, bem como a sujeição humana as demandas e caprichos do “coração”.

O livro foi adaptado para as telonas sob os títulos de Lady Macbeth da Sibéria (1962) e Lady Macbeth (2017).

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Thais 23/11/2022

?Símbolo feminino de libertação patriarcal?????
Que piada essa descrição da editora 34. Ela era simplesmente mal caráter e desequilibrada. Parem de querer lacrar em cima destas causas, que tá feio.

Quem lê e não se assustar com o tipo de atitude que Catierina toma por causa de uma paixão por um homem oportunista, acho que está lendo errado.
Bem chocante e assustador acompanhar nível de frieza dela. em certos momentos a narração se torna eletrizante, tamanho é a ansiedade que nos toma pra saber qual final terá a novela.
Amei, incrível!

Sérgio 17/12/2020

Mulher invocada!
A escrita do livro, assim como se vê nas obras de Tolstói, é de simples expressões, sem um rebuscado que possa tornar o livro de difícil compreensão. Nesta obra, Nikolai Leskov nos apresenta uma protagonista que decide tomar as rédeas de sua própria vida, e assim o faz ao encontrar em um outro homem uma paixão intensa. A partir daí, para afirmar esse seu novo relacionamento. a nossa Lady Macbeth comete todo tipo de atrocidade. Por um lado, o livro marca uma perspectiva de protagonismo feminino e de revolta contra um estilo de vida entediante; d'outra banda, também apresenta a severidade desta mesma protagonista que, cega de paixão (se por outra pessoa, ou pelo novo ar de libertação, não saberei dizer), torna-se alheia a tudo o mais que lhe rodeia. A narrativa é curta e intensa, daquelas leituras rápidas que não decepcionam. Dizer mais poderia acabar entregando a sobremesa antes da hora, fico apenas com a recomendação da leitura!