Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk Nikolai Leskov

Resenhas - Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk

annnnnnnnnnnnna 12/03/2021

? tanto enfado ? queixou-se serguei.
? por que é que estás com enfado?
? misericórdia: como não estaria? sou jovem, mas a gente vive como que num monastério, e lá na frente só percebo que talvez tenha, até a cova, de me perder nessa solidão toda. às vezes, fico mesmo desesperado.

Diego Rodrigues 20/06/2021

Shakespeare à russa
Nascido em 1831, no povoado de Gorókhovo, província de Oriol, Nikolai Leskov é reconhecido como um dos grandes nomes da literatura russa do século XIX, ao lado de mestres como Dostoiévski, Tolstói, Turguêniev, Gógol e Tchekhov. Exímio contista e novelista, destacou-se por incorporar a alma popular russa em sua obra, elemento esse que se deve principalmente a dois episódios da vida do autor: 1) Ainda na infância, Leskov mudou-se com sua família para o campo, onde entrou em contato com um modo totalmente diferente de vida e com uma linguagem popular que não se encontrava na cidade. 2) Antes de se dedicar a escrita, desempenhou as mais diferentes funções, mas foi sua atuação no comércio que propiciou a oportunidade de viajar por diversas regiões da Rússia e conhecer uma miríade de classes e personalidades diferentes. Ambas as experiências ecoariam em suas obras e personagens quando mais tarde, em 1862, Leskov daria início a sua carreira literária. E foi justamente uma dessas memórias da vida no campo que inspirou "Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk".

Publicada pela primeira vez em 1865, como "Lady Macbeth do Nosso Distrito" e sob o pseudônimo de M. Stiebnitski, na revista Epokha (dirigida por Dostoiévski), essa novela nos coloca em meio a uma tragédia shakespeariana à russa. Catierina Lvovna é casada com um rico comerciante e passa os seus dias sozinha, envolta em tédio e melancolia, "como um canário na gaiola". É então que entra em cena Serguiêi, um dos servos da propriedade. Nele, Catierina encontra consolo, divertimento, paixão, amor e também a sua perdição. Mas essa é bem que uma simples história de triângulo amoroso. Disposta a fazer de tudo para elevar Serguiêi ao posto de comerciante, Catierina não medirá esforços e irá recorrer aos mais perversos meios para alcançar seu objetivo. Como a história se passa em uma sociedade extremamente patriarcal, na qual a mulher é vista como submissa, as primeiras travessuras de Catierina ganham um tom de rebeldia e chegam até a divertir. Porém, com o passar das páginas, nós vamos conhecendo o lado mais obscuro de Catierina e as coisas começam a sair dos trilhos. A novela vai se tornando cada vez mais pesada.

Essa foi a minha primeira experiência com Leskov e o autor conseguiu, em poucas páginas, deixar uma forte impressão em mim. Acompanhar o psicológico de Catierina, sua derrocada página a página, foi o que eu mais gostei nessa leitura (apesar de ser assustador). A forma como o autor retrata o popular russo, com sua linguagem errática, seus costumes e trejeitos, foi outra coisa que me chamou bastante atenção e que me fez lembrar Dostoiévski. Quanto a ideia de trazer uma tragédia de Shakespeare para a sociedade russa do século XIX, foi executada com maestria. O autor conseguiu traduzir muito bem todo o drama da peça junto as nuances da sociedade de seu país e de seu tempo. Mais um mestre russo e uma grande obra lidos.

site: https://discolivro.blogspot.com/
Nimrod Serrano 20/06/2021minha estante
Ótima resenha amigo.?? Vc ainda não leu Shakespeare né? Seria bom ler a peça que o livro se inspira, como complemento... Não sei se vc pegou ela em ebook ano passado, no começo da pandemia.

Diego Rodrigues 20/06/2021minha estante
Obrigado, meu amigo! Ainda não li Macbeth, só vi adaptações, mas irei providenciar logo essa leitura. Já me programei pra fazer o mesmo com Rei Lear, primeiro vou ler o de Shakespeare para depois ler O Rei Lear da Estepe, do Turguêniev. (Não peguei os e-books ano passado ?)

Nimrod Serrano 20/06/2021minha estante
Lê mesmo Diego, as peças são curtas, em coisa de poucos dias vc lê. Vish, destes mole.

Machado 12/07/2020

Uma trágica novela russa boa para ler em um domingo à tarde

Helena Gáti 16/03/2021

Um livro que me surpreendeu (positivamente) de diversas formas! Uma leitura intrigante e fluída que me fez acabar o livro muito rapidamente e despertou ainda mais curiosidade por outras obras do autor, que por sua vez tem sua forma de narrar bastante consagrada! Foi meu primeiro contato com literatura russa e foi excelente, deixo minha enorme recomendação para os interessados!

Priscila 08/09/2023

Incrível!
Chocada com essa história!
Que livro bem escrito! Tornou-se uma das melhores leituras deste ano, se não a melhor.
Os fatos ocorridos aqui são de cair o queixo. Vá ler imediatamente! ?
brunaentrelivros 08/09/2023minha estante
É uma leitura difícil?

Priscila 08/09/2023minha estante
Não! É muito fluida, desde o primeiro parágrafo. ?

Jose 03/04/2020

Gosto mais dessa Lady Macbeth.

babi 13/01/2021

não esperava que esse livro fosse assim
me surpreendi pq peguei o livro pra ler sem saber do que se tratava! achei a protagonista bem boa e queria ler mais coisas com ela

joaopedroleiria 04/05/2021

Bicha burra do cacete
Se o livro não fosse TÃO corrido e rápido, ele ia ser incrível. A falta de afinidade que o passo rápido gerou acaba não cativando o leitor, porém a protagonista consegue ser divertida em certos momentos

Carla 09/07/2022

Sobre um amor
Não conhecia esse autor russo e me admirei bastante pela ousadia dessa história que nos traz a trama de Catierina que faz de tudo para tornar seu amante um comerciante respeitado.

Publicada em 1865, imagino a repercussão dessa história de um amor proibido e de uma mulher disposta a tudo pata vivê-lo.

Releitura de Macbeth de Shakespeare na visão irônica e ácida do autor russo, é uma leitura rápida, porém carregada de sombras e infelicidade.

Catierina é uma protagonista forte, que não mede esforços, derrama sangue e busca amar plenamente. Com certeza, polêmica até a última página mas sempre fiel ao que sentia.

GilbertoOrtegaJr 17/02/2016

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk – Nikolai Leskov
Assim como há algum tempo atrás era meu caso com a literatura latina, o meu repertório de literatura russa é bem curto, em parte pelos livros enormes que me dão preguiça só de ver e pensar que pode ser um livro chato , e que irei me arrastar por várias páginas, e em parte pelo fato de que as edições de literatura russa são vendidas no Brasil com um preço nada amigável, talvez eles (os editores) estejam querendo que os escritores russos encontrem na morte uma riqueza maior do que a que eles tiveram em vida, e por isso achem justo cobrarem valores absurdos pelos livros deles. É claro que em alguns casos vale a pena se pagar este preço, mas não para mim que nunca fico com livro algum, a não ser os quais ganhei de presente.

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk é um dos casos que vale a pena comprar. Esta pequena novela conta a história de Catierina Lvovna, casada com um velho comerciante, ela vive constantemente entediada em sua casa, quando um dia seu marido tem que viajar para providenciar um reparo em uma de suas propriedades, ela acaba ficando somente com seu sogro e seus empregados em sua casa. Dentre os empregados está o jovem Serguiêi, um rapaz sedutor que logo acaba por conquistar o amor de Catierina, e eles se entregam à sua paixão de forma imprudente e seu sogro acaba descobrindo….

A partir deste enredo é que se desenvolve a trama de uma jovem esposa entediada que acaba se tornando uma fria assassina, cujas ambições acabam por fazer com que ela cometa crimes para destruir quem se encontra entre ela e a realização dos seus planos, daí o apelido de Lady Macbteh, que é uma personagem shakespeariana famosa por sua ambição e crueldade. As diferenças residem no fato de Catierina ser uma personagem russa do século dezenove, e que entre lady Macbeth russa e a inglesa é que Catierina não demonstra arrependimento em momento algum.

Uma coisa que eu gostei muito é que mesmo passando por situações de desespero, ou outros momentos de fortes emoções os personagens de Nikolai Leskov não parecem estar a um passo do histerismo como é o caso de alguns personagens do também russo Dostoievski. Outra cosia seria a linguagem seca, sem perder tempo narrando detalhes ou fatores desnecessários.

O livro pode ser lido em apenas uma sentada já que são apenas noventa páginas, ainda mais se quem estiver com ele em mãos ler com tamanho entusiasmo e interesse no desfecho quanto eu tinha enquanto a lia, mas apesar de tudo isso, no meu caso li em duas vezes, em razão do meu tempo curto. Lady Macbeth do distrito de Mtzensk é um daqueles livros que vale a pena ser lido por todos os leitores, para que tomem conhecimento desta pequena novela, mas de grande porte enquanto livro. Seus personagens são muito bem construídos e o autor se mostra um artesão plenamente competente e ciente da sua capacidade enquanto escritor, não é à toa que Nikolai Leskov figura entre os grandes escritores russos.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2016/02/18/lady-macbeth-do-distrito-de-mtzensk-nikolai-leskov/
Felipe 01/03/2016minha estante
Gostei da resenha. Achei interessante você citar o histerismo dos personagens de Dostoiévski. Creio que isso acontece porque na prosa dostoiévskiana os personagens falam o que pensam e vivem o momento durante os diálogos, quem dera fosse assim na vida real aonde vemos muita falsidade e dissimulação nas conversas, talvez fosse trágico, mas ao mesmo tempo seria bastante literário. Sua resenha me convenceu a ler esse livro, literatura russa é o ápice da cultura.

Nanci 19/03/2016minha estante
A frieza das personagens impressiona e o narrador é perfeito. Sua resenha mostra esses traços, com clareza, e é um convite para conhecer essa pequena joia russa.

SERGIO 25/10/2018minha estante
Gostei da sua resenha, não tenho conhecimento de literatura russa, teria alguns títulos para indicar ?

Carol 25/08/2021

Impressões da Carol
Livro: Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk {1865}
Autor: Nikolai Leskov {Rússia, 1831-1895}
Tradução: Paulo Bezerra?
Editora 34
96p.

Com exceção de Tolstói, para quem a escrita de Shakespeare era "repulsiva, cansativa e imoral", vários autores russos beberam da fonte shakesperiana: Puchkin, na peça 'Boris Godunov', Bielínski, Turguêniev, no conto 'Hamlet do distrito de Schigrí" e na novela "O rei Lear da estepe".

O notável das versões russas é que, embora baseiem-se nas obras do bardo, conseguem transmitir o espírito russo, dessa literatura tão particular. É o caso desse "Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk", de Nikolai Leskov.

Se em 'Macbeth', os temas centrais da tragédia são a ambição, a luta pelo trono da Escócia e as consequências da desmesura, na novela de Leskov, os temas são os típicos da realidade da época em que foi composta: o tédio, o amor carnal, o adultério, a vida provinciana e o papel submisso da mulher na sociedade russa do século XIX.

Catierina Lvovna Izmáilova, a Lady Macbeth russa, age antes por razões passionais do que, propriamente, por ambição. Esposa de um comerciante estéril, casada sem amor, mantida isolada de tudo e de todos, Catierina vê em Serguiêi, o capataz de sua propriedade, a chance de ser uma mulher livre e amada.

Porém, em busca dessa felicidade, ela planeja e executa diversos assassinatos, a sangue frio.? Diferente de sua contraparte inglesa, que enlouquece ao ver o sangue derramado, Catierina não sente remorso algum e, até em seu derradeiro ato, ela se vinga.

O mais maravilhoso dessa novela é a construção do texto que faz com que o leitor torça por Catierina, quase até o finzinho do livro. O narrador nos envolve, nos convida a ouvir a história de uma personagem do povo, que é capaz de cometer os atos mais espantosos. Somos seus interlocutores.

Eu que advogo pela representatividade da mulher criminosa, trambiqueira, picareta e bandida na literatura, encontrei em Catierina um ótimo expoente. Indico com gosto a leitura desta novela de Leskov.

Releitura para participar do Clube do Livro Russo deste mês, @leiturasrussas.
She King 25/08/2021minha estante
Poxa não sabia que o senhor Tostoi não gostava do meu querido Shakespeare kkkk amo a escrita dos dois .

Carol 25/08/2021minha estante
Sheile, Tolstói não gostava de quase ninguém, um grande hater. Mas Tolstói pode tudo, até falar mal do bardo kkkk

She King 25/08/2021minha estante
kkkk vd o cara é demais

EduardoCDias 06/06/2020

Ah! Os russos...
Amo a escrita dos russos. Leskov tornou-se mais um preferido. Uma mulher casada com um homem rico, planeja friamente a morte dele e de toda sua família para poder desfrutar da vida com seu amante, funcionário do marido. Escrita fluida, prazeirosa e crua.

Paulo.Vitor 03/03/2024

"Como a gente se divertia, passamos juntos aquelas longas noites de outono, e despachamos pessoas deste para outro mundo por meio de uma morte cruenta"
Já tinha visto muita gente falar bem desse livro, e de fato, é muito bom.
Vamos a história de uma moça chamada Catierina Lvovna (Ou Catarina Leoa, para os íntimos) que passa de uma donzela indefesa e recém casada no tédio de seus aposentos para uma assassina, ao mesmo tempo calculista, e fervorosa, por mais que isso possa parecer uma antítese.
É incrível como em pouco menos de noventa páginas conseguimos criar a personalidade dos personagens em nossa cabeça de maneira perfeita, até Fiona e Sonia, que aparecem só no último trecho do livro.
A parte das meias me deixou muito pistola, visto que já era possível prever que Serguiêi faria alguma coisa ruim com elas.
Achei que o final, com o tal do croque do barco seria muito mais violento, mas não foi tanto, e o acabou por me lembrar o final do Rei de Havanna.
A leitura é ótima, flui de uma maneira incrível, não tem nenhuma dificuldade na leitura, aprendemos sobre a cultura russa, principalmente da baixa nobreza.
É incrível que aqui podemos ver aquilo que se diz: Em um livro, não é necessário uma história mirabolante, uma premissa complexa e inúmeras palavras difíceis para criar ótima literatura que entretém e que prende a atenção do leitor.
Recomendo demais a leitura, provavelmente, dá pra se ler em um dia.

Thami 24/03/2022

Vira página
Novela delicinha com personagens detestáveis, porém narrativa eletrizante, difícil largar antes de terminar.