E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

Maísa 07/08/2018

Para manter a ternura
Aquele água-com-açúcar que você lê pra manter o encantamento e a doçura do estado de apaixonado. Texto gostoso de ler, pra sonhar com o afeto correspondido.

Elisandra Soares 20/05/2018

Apaixonante
Sério!!! que livro gostoso e doce. Já vi o filme, váaarias vezes, acontece que gosto muito de clichê e romances, quando encontrei o livro pensei "ah, não sei... Já vi o filme, acho que basta", mas não resisti, quis ao menos iniciar a leitura e ver se tinha um desfecho tão diferente do filme. Quando iniciei a leitura não consegui mais parar, e sim! É muuuuito diferente do filme, mais impactante, os diálogos são... como posso dizer?! Entre Arthur e Lauren, é um diálogo doce e divertido, com os demais personagens é um diálogo muito interessante e bem trabalhado. Ri, chorei, me preocupei, minhas emoções ficaram bastante aguçadas durante toda leitura. Agora imagina só... Se eu gostei do filme e fui capaz de ver mais de uma vez, imagina o livro. Amei os personagens e todo desenrolar da estória. E não poderia ficar quieta, precisei escrever sobre e avisar LEIA, mas meninas preparem-se pra ter mais um crush literário hahah...

Gaby Costa 02/11/2017

“Quem ama tem que gostar tanto dos defeitos quanto das qualidades, não dá pra separar uns dos outros.” - página 161
A primeira vez que conheci essa história foi quando vi o filme homônimo baseado na obra de Marc Levy, lá em 2006, quando Arthur era David e Lauren era Elizabeth. Lembro de ter gostado bastante do longa e ter achado o final frustrante demais.

“E se fosse verdade” conta a história de Arthur, única pessoa no mundo a conseguir ver e conversar com Lauren após ela sofrer um grave acidente de carro. Basicamente, ele passa a conviver com o fantasma (ou seria a alma?) de uma mulher que está em coma, com suspeita de morte cerebral.

Esse é um romance leve, que lida com o luto e que fala muito sobre a efemeridade da vida. Apesar da premissa da história já ser surreal, o relacionamento todo de Arthur e Lauren é uma loucura difícil de ser assimilada. Uma investigação policial perto do fim do livro mostra ainda mais como não faz sentido o Arthur se envolver tanto assim nessa situação. Acho que eu aceitaria melhor tudo isso se ele tivesse ajudado a Lauren apenas para se ver livre dela (pelo menos no começo). Não consigo entender como uma pessoas se dispõe a ajudar um fantasma e bagunçar toda a sua vida (a explicação não me convenceu) de uma hora para outra e de uma forma tão intensa.

Para finalizar: só eu me incomodei com o fato dele ter transado com um fantasma? Ata.

Mayhara 12/10/2017

Levíssimo!
Que leitura gostosa!! Eu já havia assistido ao filme, então não imaginei que esse livro me surpreenderia.

Assim como ocorre em DUFF, o filme e o livro possuem pegadas diferentes. Até mesmo os nomes dos personagens são diferentes.

Gostei muito mais da relação dos dois no livro, parece ser mais verdadeira. Arthur encara numa boa a missão de salvar a vida de Lauren, coloca aquilo como um objetivo, muito antes de se apaixonar por ela.

Gostei muito mais da personalidade da Lauren no livro, que no filme é Elizabeth, do que a do filme. Ela é toda sarcástica, com umas tiradas cômicas muito bacanas.

Eu só achei que o autor não aprofundou muito nos detalhes, ele permaneceu o mais raso possível. Mas, como disse acima é uma leitura levinha, então não chega a ser um defeito, além disso, ele é bem curtinho, dá pra ler em um dia.

Já to querendo ler a continuação.

Rebeca 10/08/2017

Tão lindo quanto o filme, um romance leve que vai nos envolvendo a medida que os personagens se encontram e se apaixonam!

cris.leal 05/07/2017

Amei!
Um paisagista de San Francisco, triste devido a morte repentina da esposa, muda-se para um apartamento e lá encontra, dentro do armário do banheiro, uma linda mulher. Depois deste primeiro contato, a mulher desaparece e reaparece à vontade e apenas ele a vê e conversa com ela. Parece ser um espírito que precisa de luz... mas não é bem assim! É uma história no mínimo extravagante, mas é tão comovente e recheada de amor e humor, que nos faz acreditar no inacreditável.

Cris 12/12/2016

E se fosse...
“Então abra os olhos e observe bem ao redor. As boas lembranças não devem ser efêmeras. Deixe que as cores e as matérias se impregnem em você. Serão a origem dos seus gostos e saudades.” Pág. 137

Livro que inspirou o filme de mesmo nome E se fosse Verdade (ou “Just like heaven” no original em inglês). Minhas expectativas eram altas porque eu amo este filme.

O livro é bastante diferente do filme em vários aspectos. Primeiro que achei o to
m do filme mais bem humorado, enquanto que o livro tem uma pegada meio de auto-ajuda em vários momentos, com várias frases de impacto.

Um ponto positivo é que é um livro fácil e rápido de ler e o fato de os dois protagonistas serem muito carismáticos, então a gente torce por eles até o fim. O livro tem um toque de fantasia e algumas situações beiram o absurdo.

O final do livro também deixou muito a desejar. Descobri hoje que tem uma sequência – Encontrar Você. Acho que este é um dos poucos casos em que eu prefiro o filme ao livro.

“Mas a coisa mais bela que a Terra nos oferece, o que faz de nós seres humanos, é saber compartilhar. Quem desconhece essa qualidade é carente de sentimentos.” Pág. 140

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Natália Tomazeli 12/12/2016minha estante
Nossa, me surpreendi com a sua resenha porque eu não sabia que aquele filme (que por sinal eu também amo demais) era inspirado em um livro, tive curiosidade para ler apesar de ser diferente do filme, enfim, adorei a tua resenha :)

Cris 13/12/2016minha estante
Pois é, eu acabei gostando muito mais do filme do que do livro... Mas os personagens são fofos e é uma leitura leve.

Layla 04/09/2016

Vem de Livro - E Se Fosse Verdade (resenha)
Romance ♦ 232 páginas ♦ Suma de Letras ♦ Nota da Lay: ❤❤❤❤

Lauren, jovem médica de carreira promissora sofre um acidente de carro que a deixa em coma. Sua morte cerebral é confirmada, porém ela (e somente ela) se vê acordando gradativamente, todavia seu corpo não obedece ao mesmo processo. Ninguém a vê, ninguém a ouve. Seu corpo permanece inerte, em coma, enquanto sua mente e espectro vagam pelo hospital e passa a maior parte do tempo em seu antigo apartamento.
Com seu acidente tão inesperado sua mãe decide sublocar seu apartamento e o sublocatário, por obra do acaso, vem a ser um arquiteto solitário, Arthur. Ao vê-la pela primeira vez ele recusa-se a acreditar na história de Lauren, mas acaba envolvendo-se em todo o seu drama.
Os personagens principais são muito bem trabalhados, mantendo o foco do livro basicamente no casal recém formado e eu achei que o livro tem seu destaque por envolver a promoção a eutanásia em seu enredo - dá aquela ideia de que os envolvidos estão correndo contra o tempo de uma forma completamente inovadora, principalmente ao considerarmos que sua primeira publicação foi realizada em 1999 - se hoje em dia a eutanásia ainda é um assunto considerado tabu para muitas pessoas imaginem só como era naquela época...?

Continue lendo no blog! :)

site: http://www.vemcomalayla.com.br/2016/07/vem-de-livro-e-se-fosse-verdade-resenha.html

Sylvinha 27/08/2016

Acho que foi o único caso em que achei o filme melhor que o livro.

Gabi Souza 26/08/2016

E quando ambos se completam...
Depois de assistir ao filme e me apaixonar, descobri que havia o livro no qual a história se baseou e aqui fui eu me aventurar na leitura...

Assim como o filme o livro é lindo, com filosofias de vida que me fizeram refletir, chorar e repensar alguns conceitos de como estou levando minha vida... Vale a pena ler o livro e assistir ao filme pq ambos são ótimos e se completam no quesito estória.

Biah 26/05/2016

"O que vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história, se puder confiar em mim, talvez acabe acreditando e seria muito importante, pois, mesmo sem saber, é a única pessoa no mundo com quem posso dividir esse segredo." *-* Que livro belo! Vi o filme antes, uns dos meus favoritos, diga-se de passagem e agora ao lê - lo não me decepcionei. É claro que tem coisas diferentes, que não foram para o filme, mas passo a gostar tanto do livro quanto gosto do filme! Cada um é especial a sua maneira. Apaixonada

Maya 29/01/2016

É um daqueles raros casos em que o filme é muito melhor.

Erika 25/01/2016

Maravilhoso!
Apesar de já ter assistido o filme. Achei o livro maravilhoso. E a história é bem diferente. O livro é bem sentimental, mas também teve muitos trechos engraçados. Especialmente Paul (Sócio de Arthur) que é muito irônico e engraçado demais. Me peguei rindo e chorando várias vezes. É um bom livro. Entrou para os meus favoritos.

Jeh 09/12/2015

Inspirador
Então sabe aquele filme "E se fosse verdade"?
É um dos filmes favoritos, assisti ele há um bom tempo e sempre que tenho oportunidade assisto novamente.
Quando o vi pela primeira vez nem sabia que era adaptação de um livro e quando descobri não dei muita bola, porque tipo tenho mil livros pra lê, porque parar por um que já sei a história (Oi?), mas aí algo estalou na minha mente: "Jeh se o filme é bom, imagina o livro?" (vivo falando sozinha, normal).
A partir daí fiquei curiosa e decidi começar a leitura.
Obrigada aos céus por despertar minha mente para esse livro!!!
Gente, esses foram os um dos livros mais lindos que já li (SIM no plural, pois são dois: E se fosse verdade e sua continuação Encontrar você) e eles são anos-luz diferentes do filme.
Me deparei com um Arthur totalmente comovente, simplório, cavalheiro, leal e altamente altruísta (Muito elogio pra uma única pessoa, né? Hummm não tô exagerando não, viu?!), e mesmo sem entender ao certo o que está acontecendo se doa de corpo e alma em pró de uma pessoa/fantasma que não conheceu. Arthur, de fato, é diferente nunca me deparei personagem de um caráter tão brilhante.
Lauren por sua vez (Sim, este é o seu nome e não Elizabeth como é no filme) é determinada, independente, super inteligente, ama mais que tudo o seu trabalho e é onde praticamente vive, dentro do hospital, nunca amou de verdade onde a mesma se define:

"- O que acontece é que durante muito tempo me senti atraída pelo oposto dos meus sonhos, pelo que estava ao contrário daquele que poderia realizar-me."

A evolução do relacionamento deles é linda, nada de pressa, começa com o ato de altruísmo do Arthur ao decidir ajudá-la, tornando-o seu amigo e evoluindo para o amor.

Os personagens secundários são fenomenais, irei destacar dois: Paul e Lili
Paul é o melhor amigo de Arthur, ele é uma figura, é o personagem que dá humor ao livro, lealdade e sarcasmo o definem, e definitivamente o elegi como meu melhor amigo literário. Quero um Paul pra chamar de MEU!!! Huahuahua

A Lili é a mãe do Arthur e responsável pelo caráter brilhante ele tem. A educação, os ensinamentos que ela passa para o seu filho me tirou o fôlego e me colocou no MODE: Jeh reflexiva e fascinada.
Acredito que o Marc Levy estava altamente inspirado quando escreveu esses livros, suas citações, sua escrita me encantaram.

Por favor, não se deixem enganar pelo filme, pra mim, o filme continua belo, mas me parece mais uma história à parte.

Deixem-se encantar pela Lauren, Arthur, Paul e Lili, assim como eu!
Palavra que me lembra o livro: Fascinação (Quem já leu vai entender o motivo).
E pra completar essa leitura maravilhosa, tinha que escolher uma música para sempre que eu ouvisse me levasse direto pra eles, então procurei, procurei e nada, até que fui dormir com a história deles em minha mente e me acordei cantando (verdade, abri os olhos e comecei a cantar) Photograph do Ed Sheeran (pra mim foi como um sinal dos céus) de melodia suave, voz gostosa e letra digna, a elegi como minha música para Arthur e Lauren.
Nati 09/12/2015minha estante
Meu Deus do céuuuuuuuuuuuuu!!! Curiosidade não define o que to sentindo agora...
Excelente resenha Jeh!!!

Jeh 09/12/2015minha estante
Aaaaahhh!!! Que bom, Nat! Espero que o Arthur te encante tanto quanto eu, esse livro foi uma grata surpresa pra mim.

Vivi Martins 10/10/2015

Não me convenceu!
Interessei-me pela leitura do livro por considerar que a produção cinematográfica homônima é uma de minhas favoritas! Nunca gostei de ver o filme e depois ler o livro, acreditando que isso interfere negativamente na leitura. Mas isso não vem ao caso aqui. É indiscutível que o livro deixa muito a desejar em relação ao filme, acredito mesmo que o roteirista fez milagres aqui, deixou a história mais mágica, inocente e encantadora!

Os detalhes desnecessários capaz de irritar qualquer leitor estão presentes neste livro. A personagem principal, Lauren (Elizabeth no filme), não cativa o leitor do início ao fim. É uma jovem médica muito dedicada ao trabalho, porém sua carreira promissora é interrompida por um grave acidente de carro, deixando-a em coma profundo por seis meses.

O personagem Arthur (David no filme), a única pessoa que vê o espírito de Lauren e tenta ajudá-la, conquista mais o leitor com sua história de infância. Perdeu os pais ainda criança, foi estudar em internato e o livro relembra tudo o que ele aprendeu com sua mãe Lili, através de cartas deixadas por ela antes de morrer, verdadeiras lições de vida e amor.

O final do livro foi triste e condoído, mas não para por aí, a história tem uma continuação. Eu mesma não lerei. Prefiro ficar com a magia e o romantismo alegre do casal do filme que conquistaram meu coração!