Todas as Estrelas do Céu

Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

Babi Dewet 10/06/2010

Todas as Estrelas do Céu do Enderson
Existem livros de romance e livros que tratam, inteiramente, de romance. Existem as histórias de fantasia, as ficções, os dramas e dos amores eternos. Todas as Estrelas do Céu, do autor Enderson Rafael trata de algo maior que tudo isso. Talvez de tudo isso um pouco. Personagens fictícios em uma eterna fantasia, que amam tanto, mas tanto, que o drama é inevitável. O que é um grande romance sem drama? Sem te fazer ficar aos pés dos personagens aos prantos? Um amor adolescente, jovem e ingênuo que, interligado às estrelas e constelações, mostram um lado pouco explorado dos romances. Não é um amor impossível e talvez nem irresponsável. É um amor diferente, quase inimaginável, sem muitas expectativas mas com grandes vontades.

Enderson Rafael transparece nesse romance uma história linda de amor. Uma história simples, sem dúvidas ou questões mal resolvidas, e mesmo assim super bonita e elegante. A linguagem atual torna a leitura dinâmica e prazerosa. O tema pode ser diferente do que a maioria dos romances por aí, talvez um tema ainda não explorado da mesma forma, mas a beleza está até nisso. Em como se aventurar numa temática tão tabu e transformá-la em uma história tão bonita.

O resto da resenha: http://babidewet.com/?p=878

Enderson está de parabéns. Muito orgulhosa de autores nacionais como ele!

Tathy 05/07/2010

Todas as estrelas do céu por Enderson Rafael
Confira a resenha completa com links ativos e imagens no blog www.tathy.com.br

Título Original: Todas as estrelas do céu
Editora: Novas Idéias
ISBN: 9788560284177
Número de Páginas: 159
Ano: 2010
Avaliação: 5 estrelas - Excelente!!!

Todas as estrelas do céu é a prova de que a divulgação através dos blogs literários funcionam, pois foi desta forma que eu conheci este livro, este autor tão simpático e essa história maravilhosa.

Quando recebi o Todas em casa, enviado com todo carinho pela 2AB, autografado pelo querido Enderson, junto com dois marcadores fofos e duas balinhas com o logo da editora (que realmente adoçaram meu dia) fiquei encantada, mas só quando pude realmente pegar o livro e me entregar a leitura é que notei cada detalhezinho e fiquei durante um bom tempo assim, namorando a capa, a contra-capa com a mensagem da Ju, a orelha da Paula Pimenta, as ilustrações em cada página, o nome de cada capítulo, o cheiro tão bom… ai gente! Como é bom ser viciada. Sei que talvez 50% de quem estiver lendo esse post não entenda o que é isso, mas eu lhe digo que é muito bom, é prazeroso, é satisfatório, é um vício que me deixa insana, mas orgulhosa… Confissões de uma bookaholic a parte, eu adorei mesmo o livro, diagramação perfeita, tudo lindo, tudo caprichado, é o tipo de livro que notamos em cada página e em cada palavra o suor das pessoas que trabalharam para que ele acontecesse e principalmente do autor. E a história não deixa em nada, a desejar…

Leandro é o filho mais velho e adotivo de Marco e Lúcia. Carol, a filha do meio é como qualquer adolescente, mas tem um “q” de poetisa. Ambos foram criados de forma igual para os pais, ou seja, como irmãos. Até que um dia, eles percebem que todo o carinho e afeto que sentiam um pelo outro era muito mais que um amor de irmãos e quando resolvem assumir este amor, sofrem também as consequências… afinal, o que o destino havia preparado para eles? Era justo sofrer negando este amor? Ou seria mais fácil sofrer por enfrentar a família e a sociedade, por viver este amor? Qual era o limite?

Claro que no começo da leitura, uma guerra interna se travou em mim. O fato do Lê ser adotivo, em nada muda a forma como foram criados, como irmãos e eu me perguntava o tempo todo, como seria se fosse comigo? Sabendo de como é a sociedade ou a mim mesma? Eu certamente não teria a mesma garra que a Carol e do Lê, esse casal que me conquistou tão rapidinho, me deixou fascinada, encantada, melancólica e claro, muito muito muito chorona.

De um amor tão pouco convencional, só poderia esperar um final tão surpreendente quanto este.

Só de uma coisa eu tenho certeza: Nunca esquecerei a Carol e o Lê.

I ♥:

(…) dois apaixonados que pecaram em amar num mundo onde todos pecam em odiar…

(…) Os adultos são muito complicados… Será que eles sempre foram assim?

Termino essa resenha com a sensação de que eu poderia falar muito mais sobre o livro, convencê-los do porque deveriam ler e infelizmente não encontro as palavras certas para isto… enfim, se você quer conhecer uma história da descoberta de um amor real, diferente e supreendente, leia ;)

Me despeço, ainda com o coração em prantos…

Mais sobre o livro no HotSite

Sobre o autor: Enderson Rafael é formado em Comunicação Social, redator publicitário e comissário de vôo. Escreveu o Todas as estrelas do céu fazem 10 anos e possui também outro livro publicado: Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes. Ah, Enderson também é parceirão do Eu sou assim e em breve vocês vão poder conferir uma entrevista exclusiva com este tão querido escritor.

Cibele 19/05/2010

Leandro tem dezenove anos e está se preparando para as provas de vestibular. Carol ainda cursa o ensino médio e suas maiores preocupações envolvem festas e garotos. Leandro foi abandonado pela mãe biológica quando ainda era bebê e acabou sendo adotado pelo casal que alguns anos depois acabou gerando Carol. Além de irmãos eles são melhores amigos e...

Continue lendo em: http://euleioeuconto.blogspot.com/2010/05/todas-as-estrelas-do-ceu.html

Drica Bitarello 18/05/2010

Para aquecer o coração
Eu vou começar essa resenha ao contrário, falando do final do livro, mesmo que isso pareça meio estranho. Mas é que ele me surpreendeu de tal forma, que não tem como começar a falar de "Todas as Estrelas do Céu" sem tocar nisso. Então, antes de mais nada, eu peço ao leitor. NÃO espie a última página, nem o último capítulo, DE JEITO NENHUM! Mesmo que você morra de curiosidade, não faça isso, ou vai perder a "graça".

O livro é curto, escrito numa linguagem coloquial e bem acessível. Não tem muitas reflexões profundas, nem grandes divagações. Mas o enredo prende nossa atenção, pois queremos de qualquer forma saber no que vai dar o dilema dos irmãos adotivos Leandro e Caroline que, de repente, se vêem apaixonados um pelo outro.

Enquanto eu lia o texto do Enderson, ia me lembrando dos livros que li na adolescência, da famosa e querida coleção Vaga-Lume, e também das histórias de Lucília Junqueira de Almeida Prado e Marcos Rey (yes! saudade não tem idade!). E não é de se estranhar que seja assim, pois o autor escreveu essa história com apenas dezenove anos de idade. Portanto, há muito ainda de meninice no texto, de angústias típicas da adolescência nas entrelinhas. Coisas que me fizeram, ao longo da história, ir voltando no tempo.

Em algumas cenas, eu me vi de volta aos dezoito, dezenve anos, numa daquelas rodinhas de amigos, com um violão no meio e a lua no céu, ouvindo Guns'n Roses, me apaixonando ao som de Bon Jovi e curtindo intermináveis fossas com Extreme ao fundo.

O livro todo é muito doce. Os valores familliares estão muito presentes e o amor - intenso, poderoso e infinito - permeia tudo, para o bem, ou para o mal. A polêmica que o casal de "irmãos" levanta é algo verossímil, passível de acontecer com qualquer ser humano normal. Ao tratar dela, o Enderson conseguiu fugir do exagero, bem como da pieguice e do moralismo, tratando o tema com leveza e delicadeza. Foi tão feliz na forma como conduziu a trama, que eu me senti como se estivesse sentada ao lado de um amigo que me contava a história de um casal conhecido. E como o texto é leve, sem apelos sensuais, apenas insinuações muito delicadas e românticas, pode ser lido - e compreendido - por todas as idades.

Portanto, caríssimos, recomendo a história do Enderson. É uma daquelas totalmente despretensiosas, absolutamente honestas e fatalmente surpreendentes, que você vai guardar para sempre no coração!

Gabi 13/04/2011

Meu grande problema, ao ler esse livro, foi ter expectativas. Talvez seja por isso que dei somente duas estrelas, por esperar mais e me decepcionar.
Apesar de grande parte das resenhas dizendo que o livro fala sobre amadurecimento, eu não vi isso em parte alguma do livro.
Concordo que o Leandro foi uma parte madura porém a Carol deixou a desejar.
Ela desistiu facilmente do Leandro e ainda dizia que amava ele, logo depois ela disse que queria aproveitar as baladas, sair mais, ou seja, trocou o Lele por B A L A D A S !
E não é só ela que é perturbada, o pai dela, Marco, ora diz que eles erraram em tomar atitudes drasticas contra o Lele e logo após vai furioso atrás da filha.
Em meio a essas idas e vindas, fico me perguntando se perdi algo que tenha causado essas mudanças tão drásticas.

Esse livro me lembrou A Marca de uma Lágrima de Pedro Bandeira, pois aconteceu o mesmo quando o li, me senti completamente perdida. Então, novamente, sou minoria ao achar Todas as estrelas do céu como um livro "não tão bom".
Minha sina.

Mandy Porto 02/05/2010

Ótimo! *-*
Leia a resenha em meu blog: http://www.mylittleworldofbooks.blogspot.com/!

Naty 28/09/2011

www.meninadabahia.com.br

“A verdade é que ‘estrelas’existem muitas mesmo, espalhadas por todos os cantos, na minha, na sua vida”
Enderson Rafael

Sempre ouvimos histórias sobre estrelas. O autor desse livro diz que corações apaixonados são como um céu estrelado de supernovas, com seu brilho lindo e ofuscante, mas que se gasta rápido demais. Certa vez ouvi dizer que quando morremos viramos um pontinho no céu. Uma estrela.

Caroline e Leandro são irmãos de criação. Sempre conviveram juntos. Mas com o início da juventude eles percebem que tem algo “errado”. Sentimentos começam a surgir, sentimentos nada fraternos.

Como dizer ao seu irmão, de criação, mas mesmo assim irmão, que você está apaixonada? Como fazê-lo entender que não é pecado e sim uma benção? Carol e Lê se amam, eles não queriam, é errado, mas é mais forte do que eles. Eles não conseguem ficar separados, a única solução é namorarem escondidos. A descoberta um choque para seus pais.

Acreditando que são imbatíveis eles continuam essa linda história de amor, até que por um descuido eles acabam por se entregar aos pais. É quando o pesadelo começa. Lê é obrigado a estudar em outro estado, enquanto Carol vai morar com uma tia. O amor deles é pecado.

Mas como pode ser pecado ser amado e correspondido? Como pode ser pecado um sentimento tão lindo? Inconformada Carol traça um plano de resgate a Lê. Ela vai trazer seu amor de volta, seus pais precisam entender que sem o Lê ela não é ninguém.

Todas as estrelas do céu, Enderson Rafael (Novas Idéias, 160 pág.) é um romance com um tema polêmico e super atual. Incesto é pecado, é reprovável e moralmente errado. Mas não é crime. A paixão entre irmãos de criação, que não possuem lanços consangüíneos, também é moralmente errada? Essa e outras perguntas ficam martelando em nossa mente a todo o instante. Esse romance de estréia de Enderson Rafael é comovente. O desfecho teria deixado Shakespeare orgulhoso.

Recomendo.

LeilaRego 09/07/2010

Romance para ler acompanhado com uma caixinha de lenços de papel.
O querido Enderson Rafael me presenteou com seu livro e fui brindada com linda história de amor entre dois irmão adotivos.
É o tipo de história que faz com que o leitor sofra junto com os persoagens, vivendo seus problemas e aflições tão característicos da adolescência.
Eu adorei e devorei o livro em dois dias.
Leitura mais que recomendada!

William Souza 07/09/2010

Quero estrelas também!
O livro conta a história de Leandro e Caroline, que são irmãos, mas com um diferencial, Leandro é filho adotivo. Vindo de família de classe média os dois sempre estudaram em colégios particulares, mas por alguns motivos Leandro repetiu algumas séries. Caroline é meiga estudiosa e poetisa, adora viajar nos textos que ela mesma escreve, todos gostam de seu jeito doce e alegre. Mas um dia os dois se descobrem apaixonados um pelo outro, irmão e irmã, com vontades e anseios por beijos e carícias, e agora o que fazer? Enfrentar a sociedade a família e os amigos, ou deixar que o coração siga pelo caminho em que os desejos se consomem?

É difícil começar a falar sobre esse livro que me conquistou por sua inocência e pelo amor contado como uma forma pura e linda, esse é o Todas as Estrelas do Céu, que me fez chorar e rir com seus personagens. O livro infelizmente é pequeno, mas o suficiente para nos fazer apaixonar pela Carol e pelo Lê.

Por ser escrito aos 19 anos, podemos sentir durante a leitura a repetição de palavras e como o autor fala no prólogo a desconexão em algumas partes. Mas são coisas que não tem relevância alguma. E essa é uma história em que devemos ler de coração e alma aberta e sem nenhum preconceito, é a forma em que o Enderson encontrou para nos mostrar que o amor é o que nos move, e que podemos ter tudo o quanto quisermos, mas sem ele não somos nada.

Sem comentar que chorei horrores no fim do livro. O final ficou perfeito!

Psychobooks 18/04/2010

Hoje vamos falar de um autor brasileiro que tem distribuído sua obra gratuitamente, já são mais de duas centenas de cópias espalhadas por vários estados brasileiros.
Enderson Rafael é formado em Comunicação Social, 29 anos, tem um livro publicado ("Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes") e escreveu este romance, Todas as Estrelas do Céu, quando tinha 19 anos.

A Carol e o Leandro cativam logo nas primeiras páginas, poesias, olhares sutis, o frio na barriga, um ciúme fora de hora, assim acompanhamos o amor se revelar, o romance acontecer. E agora? O que fazer? Contar para os pais? Para os amigos?
Junto com esse romance muitas questões aparecem e será que seus pais vão aceitar esse amor, que já não é de 'irmão'?

Quer ler mais? Acesse o blog: http://migre.me/xCnA

Bruna L. 03/06/2010

Sobre "Todas as estrelas do céu"
Quando penso em estrelas, penso em magia. A lua, as estrelas e o céu sempre mexeram comigo. Muito. De repente, encontro o primeiro romance do autor nacional Enderson Rafael circulando pela rede. Antes que "Todas as estrelas do céu" ganhasse a edição atual (que ficou linda), eu já havia me apaixonado pelo livro. Ontem (dia 02/05/2010), assim que ele chegou em minha casa (o adquiri na 2AB), não resisti e mergulhei no romance.
Posso falar da capa que convida à leitura, do miolo atraente, das estrelas que orientam cada capítulo, mas o que me marcou foi o amor que nasceu entre Leandro e Carol. Um amor que, como tantos outros, não era para ser. Não poderia existir. Mas nasceu e arrebatou o coração e a razão dos adolescentes. A gente sente o drama de se apaixonar por um irmão, ainda que adotivo. E quem disse que o amor segue parâmetros? Está aí a magia de Romeu e Julieta, reiventar a vida, reescrever o destino, deixar de lado toda e qualquer barreira.
Polêmico sim, mas verdadeiro, comovente e, sobretudo, apaixonante. Recomendo demais!!!

Ademar Jr 28/05/2010

Todas as Estrelas do Céu
Todo tipo de amor é correto? O amor, sendo o sentimento mais puro, pode ser considerado como pecado? Quando o amor é verdadeiro e vem de ambos os lados não há dogma, crença, tabu, opinião ou qualquer outra coisa que o impeça de acontecer. Senti-lo é o maior prazer, vivê-lo também, ir até o fim é a prova (que nem precisa) para mostrar que uma simples atração na visão de alguns é de fato amor verdadeiro para quem o sente. Complexo? Um pouco, mas foi este o tema que o autor Enderson Rafael escolheu para escrever seu primeiro romance. Alguns dizem que o tema principal de Todas as Estrelas do Céu (1999) é incesto, mas eu digo que seu tema mais profundo é o Amor, para alguns considerado impossível.

Leia minha resenha completa em: http://wp.me/pCGut-jF

Mariana Dal Chico 15/04/2010

Sabe aquele dia chuvoso, que dá preguiça de sair de casa e bate aquela vontade de ler um livro?
Então, este é um livro perfeito para esse dia!
A linguagem é bem simples, os cenários maravilhosos (Floripa, Teresópolis, Búzios...), o romance é uma graça! Bem inocente e adolescente, mas isso não impede que os adultos também gostem.

Leia mais: http://psychobooks.blogspot.com/2010/04/todas-as-estrelas-do-ceu.html