Prisioneiras Drauzio Varella

Resenhas -

Danialctr 03/08/2022

Impactante!
A leitura desse livro de certa forma foi uma experiência. A escrita do Drauzio e a forma como ele descreve toda a ambientação do livro e os relatos são muito bem escritos e marcantes. Impactante e chocante, são alguns adjetivos capazes de descreve o quanto fiquei diversas vezes incomodada e sem acreditar nas atrocidades que acontecem tanto dentro da cadeia, como também fora dela. Os relatos, as histórias e os acontecimentos são muitas vezes incômodos de ler, mas sem dúvida capazes de adquirir muito conhecimento social de um cenário que muitas vezes está muito distante do nosso cotidiano. Já era uma admiradora do Drauzio Varella e depois da leitura desse livro só quero ainda mais ler as outras obras do autor.

isa gusmão 14/05/2021

Excepcional
Drauzio Varella traz um relato excepcional a partir de sua experiência como médico voluntário em uma penitenciária feminina. Visceral, merece a leitura de todos que querem refletir sobre o sistema carcerário brasileiro.

Hangla 03/11/2021

Prisioneiras
Provavelmente o melhor livro que li esse ano, um conteúdo que apesar de ter curiosidade, eu nunca cheguei a ler sobre. Drauzio escreve de forma fluída que prende desde as primeiras páginas, os casos são impressionantes e em alguns momentos tão absurdos que chega a ser até engraçado.

Beta 03/07/2020

Um soco no estômago
Durante a leitura do livro é como se fossemos levado para um mundo paralelo, tão distante da nossa realidade e, ao mesmo tempo, tão próximo.
Drauzio Varella consegue retratar a história das presas com uma empatia e neutralidade que nos permite fazermos nossa própria reflexão da sociedade em que vivemos, do papel que temos nela, além de demonstrar como pessoas que nascem e crescem em situações de desigualdade social, possuem pouquíssimas chances de um futuro, diferente daquela realidade em que estão inseridas. O livro nos faz refletir muito sobre o sistema prisional, sobre a real função das penas e sobre a complexidade da violência no mundo em que vivemos.
O que eu mais gostei é que o livro nos conecta de certa forma à realidade das mulheres presas e nos passa uma compreensão melhor do cenário que as leva a seguir pelo caminho do crime. Em uma vida de tantos abusos, falta de oportunidade, escolaridade e violência, é difícil julgarmos o caminho que essas mulheres seguiram.
Vale a pena a leitura e a reflexão.

Denise Melo 22/04/2021

O Drauzio é um dos melhores escritores sobre a população carcerária brasileira, com essa leitura, chego ao fim da trilogia mais interessada por uma temática tão pouco discutida e inúmeras vezes esquecida e estigmatizada no país. Sem falar no impacto na discussão de gênero que ele consegue trazer.

Aline 17/01/2021

Não tem como ser ruim
Drauzio escrevendo, não tem como ser ruim! Todos os livros dele são fantásticos, e ele conta as histórias de uma maneira incrível. Nos mostra como é injusto a diferença de oportunidades, e q tem gente já nasce no prejuízo... meritocracia só acredita quem é ignorante

mreane 31/08/2021

um tapa na cara
Prisioneiras segue a mesma linha de Estação Carandiru - Dr. Drauzio conta sua vivência dentro do presídio. Ele traz algumas histórias das encarceradas, e é aí que a gente percebe como nosso sistema prisional é falho. Tem algumas que dão um embrulho no estômago e muita agonia, mas é uma leitura muito real e necessária.

beatriz 01/05/2021

PRISIONEIRAS
Esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler. Sendo o terceiro livro de uma trilogia de Drauzio Varella, sendo os outros dois volumes Estação Carandiru e Carcereiros, nesse ele relata a vida nas peninteciárias femininas. É seguro dizer que já quero ler os outros livros da trilogia já que comecei pelo terceiro mas não precisa seguir a ordem de leitura.
Esse livro vai muito além de relatos sobre a rotina diárias das detentas; Drauzio conseguiu mostrar nesse livro o retrato de uma sociedade desamparada, violenta e injusta que tem como vítima aqueles acometidos pela pobreza, famílias desestruturadas, tráfico, violência. Podemos ter um melhor entendimento do sistema prisional brasileiro que precisa de MUITA melhoria e que ainda se mostra ineficiente, com números de detentos que só crescem mas que determinam suas penas sem perspectiva alguma de um futuro melhor. Além disso, foi interessante ver esse mundo do ponto de vida de um médico, que estava lá para realmente ser médico e não juiz.
Para finalizar, quero ressaltar que é um livro necessário e importante que deveria estar na estante de todos.

"A prática atenciosa da medicina tem o dom de desarmar espíritos atormentados e evocar a gratidão naqueles a quem se destina, sejam cidadãos ordeiros ou assassinos impiedosos."

Lu @disse_umlivro 04/07/2020

Que livro!
Mais uma vez dr. Drauzio trazendo a realidade pra nós ! Realidade muitas vezes desconhecida.
Prisioneiras traz diversas histórias que tornam aquelas mulheres tão distantes um pouco mais próximas.
Amei

Mari M. 21/06/2022

Parece ficção...mas não é.
Dolorosamente necessário.
Nosso planeta é composto por tantas realidades. Entrar numa cadeia é conhecer uma outra forma de vida, de sobrevivência, de rotina de pensamento, dialetos, relações...tudo tão distante da maioria de nós, outro universo dentro do nosso!
Destaque pro Drauzio, que ser ímpar! Voluntário dentro deste mundo de grades, olhar sensível sem deixar de ser realista.

Milena 10/11/2022

Drauzio com sua incrível capacidade de captar e transmitir histórias e amor ao próximo, nós mostra uma realidade ignorada pela maioria.

Gabi Sagaz 01/05/2022

Drauzio não decepciona
Histórias envolventes de mulheres reais que tiverem o azar de serem presas. Algumas mataram por prazer, tem aquelas que mataram por conta de um deslize ou uma defesa contra seu agressor. Cegas pelo ódio ou pelo amor. Histórias diversas, as vezes vc torce pela protagonista e em outro momento de questiona que mundo é esse tão diverso com histórias tão distintas! Ótima leitura. Adorei.

Simone de Cássia 28/05/2017

Sou suspeita para falar já que tenho uma simpatia gratuita pelo Dr. Dráusio, mas o livro é mesmo muito bom. Não como forma de defesa das presidiárias, já que meu pensamento é meio duro com relação à isso, mas é uma abordagem crua da vida naquele universo peculiar. E pra quem já leu Carandiru e Carcereiros, dá pra perceber claramente a diferença de se lidar com mulher (eu, particularmente, não gosto!!!) Uma observação curiosa também é a narrativa , ainda que resumida, da origem da facção PCC. E no fim, Dr. Dráusio traz uma estatística da nossa defasagem de presídios e a quantas andam nossa busca para sanar esse problema social.Enfim, um livro bem interessante!
Nana 29/05/2017minha estante
Obaaa, que bom que gostou, já me deixa com mais vontade de ler! rsrs. Também tenho uma grande simpatia pelo Dr. Drauzio e já li todos livros dele e gostei.

Priscilla 08/06/2017minha estante
O livro é muito interessante na medida em que desvenda um pouco do universo carcerário feminino. As partes mais instigantes, para mim, foram os capítulos que falam sobre o surgimento e a organização estrutural do PCC, como as cadeias femininas recebem ordens do Comando e a elas se submetem, as vantagens e desvantagens advindas dessa organização criminosa. Além disso, os capítulos que tratam do relacionamento entre as mulheres presas, dividindo as relações homossexuais em diversos níveis de comprometimento, nos mostra o universo paralelo que se desenrola nos presídios, sendo a interpretação do autor Dráuzio Varella muito válida. Dos três livros da "saga", os que mais gostei foram Estação Carandiru e Prisioneiras.

Dani 22/06/2017minha estante
Que bom que gostou. Adoro tudo o que o Dr. Drauzio escreve, e estou ansiosa para ler este!

Felipe 17/07/2017minha estante
Já tô triste pq o livro está acabando! Recomendo todos os 3 livros: Carandiru, Carcereiros e Prisioneiras.

vanessa 13/05/2022

Drauzio sempre entregando tudo. Livro perfeito, cada história mais emocionante que a outra, super recomendo