Hebe Artur Xexéo

Resenhas - Hebe - A Biografia

1 | 2 | 3 | 4

Gerson 14/07/2020

Gosto muito de ler biografias em geral, sejam de artistas do cinema, escritores, políticos, celebridades em geral e mesmo pessoas não tão conhecidas.

Acredito sinceramente que todos nós, mortais comuns, podemos render uma grande e bela história.

Agora, imaginem uma mulher de família humilde, que estudou até o ensino fundamental e que enveredou pela carreira artística a partir dos 15 anos, em plenos anos 40, quando ser atriz ou cantora era algo visto com maus olhos por uma sociedade conservadora e preconceituosa e, nada obstante, se transformou na grande dama da televisão nacional com uma carreira de mais de 65 anos?

Esse foi o caso de Hebe Camargo, que apesar de não ter conseguido escapar de momentos bastante contraditórios em sua vida - quem não os têm que atire a primeira pedra - não deixa de ser uma daquelas personalidades raras que conseguem fugir do lugar-comum e ser considerada quase uma unanimidade nacional.

Confesso que eu mesmo cheguei a torcer o nariz várias vezes para a "Loira", mas ao final me deixei contagiar pela sua irreverência, espontaneidade e, sobretudo, paixão pela vida até o fim em setembro de 2012, após mais de 2 anos lutando contra o câncer.

A biografia de Artur Xexéo em minha modesta opinião é quase perfeita, faltando apenas, talvez um pouco mais de emoção, parecendo (talvez até seja essa a intenção) muito mais uma narrativa meramente jornalística, que afinal de contas não tira o brilho de um trabalho (no sentido de esforço) concluído com êxito. E é com a visão desse êxito que o resultado cumpre sua missão.

Luana.Nantes 20/07/2021

MARAVILHOSA....
Sempre quis um beijinho dela!
Simplesmente amei!!!
Estou amando esse mundo da biografia, sempre me surpreendo com as histórias o que mais toca meu coração é o contexto histórico ao mesmo tempo me deixa muito indignada com tanto preconceito e machismo.
Revirei tanto o olho, (para alguns seres) QUE FIQUEI COM DOR DE CABEÇA e chorei muito por ela.... chorei até dizer chega.... SOCORROOOOO.... SÓ DE LEMBRAR JÁ QUERO CHORAR...
É uma leitura bem fluida, e que te faz fazer muitas pesquisas, me emocionei bastante...

E o sentimento mas forte que as biografias me trazem é do do aconselhar ou só dizer: "VOCÊ É MARAVILHOSA...."

Três sentimentos que a leitura me trouxe:
#amor
#querosocarum
#raiva

Super indico!!!
*DURANTE A LEITURA NAS MINHAS PESQUISAS CHOREI PELO AUTOR, ESTOU ESCREVENDO ESSA RESENHA E ESTOU CHORANDO*

vict568 03/10/2020

Estonteante
Uma doce jornada pela vida da rainha da televisão, inteligente e perspicaz o livro entrega tudo para àqueles que querem conhecer mais a Hebe. Talvez minha única crítica seja quanto ao final da narração onde o autor da uma apressadinha, porém trata-se apenas de um detalhe em meio a um texto envolvente e delicioso. Um brinde à vida! E a esta obra.

Amaurijbarros 17/05/2021

HEBE
Já faz um tempo que terminei de lê essa biografia, mas fiquei pensando muito a respeito desta figura a Hebe, que na minha opinião é a síntese daquilo que a mídia faz com pessoas, no seu glamour, mexendo com suas altas estimas sua vida pessoal. Não tiro a pessoa do contexto, mas não acredito em pessoas que são induzidas a falar e pensar como os outros querem, mesma que ache que são elas próprias.
É uma boa biografia para repensar o que acontece no mundo das celebridades.
Recomendo a leitura.

Cibele 31/03/2020

Hebe
É uma boa biografia, história de vida interessante, sua história funde-se com a da televisão brasileira.

Kah 15/06/2023

O livro nos mostra outro lado da cantora e apresentadora. Uma Hebe que teve seus problemas, suas dores, amores perfeitos até nas imperfeições. A sensação que cada página nos passa é que independente de qualquer coisa a máxima ?Fazer valer a pena? era o signo de Hebe. Obviamente é impossível esperar que um biógrafo não seja apaixonado pela sua personagem. Nesse livro, Artur Xexéo transborda emoção em cada página, é um livro escrito cheio de amor e admiração que faz qualquer pessoa rir e chorar com cada passagem. É um retrato fiel e perfeito, mergulhado na intimidade da vida dessa grande personalidade, com declarações de personagens que fizeram direta ou indiretamente parte dessa história. O autor nos dá uma aula de história do rádio e da televisão brasileira e dá a oportunidade para que todas as gerações conheçam quem foi Hebe Camargo, a maior estrela da TV brasileira.

Maik 02/05/2020

Hebe eterna!
Um delícia ler este livro. Hebe foi uma personagem interessantíssima. Digna de ser lembrada.

Josiane 18/09/2020

Nunca assisti a um programa da Hebe. Nada contra ela. Apenas o tipo de programa que ela apresentava não faz meu gênero. Mas gosto de biografias e resolvi conhecê-la um pouco melhor. O livro é interessante porque contando a história da Hebe conta também um pouco da história do rádio e da televisão no Brasil.

Mah 31/03/2020

Hebe
Uma mulher forte, que lutou desde o início da carreira contra tudo que acreditava estar/ser errado.
Uma mulher vibrante, que sempre soube curtir a vida, mesmo quando a vida não estava lá tão boa.
Um exemplo de generosidade e grandeza!
Sem dúvidas, vale a leitura!

Ju 17/06/2020

“'Não tenho medo da morte. [...] Só tenho pena de deixar de viver.'" - pág. 252
A Hebe esteve muito presente na minha formação. Tenho lembranças claras de sentar na cama da minha avó junto com minha mãe e minhas tias para esperar os programas dela. É dela que tenho lembrança de, pela primeira vez, ter escutado sobre assuntos polêmicos e cotidianos. Tenho uma lembrança muito forte dela, associada a minha avó: sempre admiramos o jeito dela de falar, de se fazer ouvir, de se vestir, de exibir suas joias, de tratar bem as pessoas e de tantas outras boas características que ela carregava e que conheci melhor com essa leitura.

É uma leitura muito diferente quando se lê biografias, acredito que um pouco mais vagarosa, mas é incrível conhecer a vida de alguém através das páginas de um livro. E conheci muitos lados da Hebe que eu nem fazia ideia que existiam. No começo do livro, me senti até um pouco perdida – claro, falava-se de uma Hebe que existia quando eu mesma nem existia ainda.

Foi sensacional conhecer tantas outras facetas delas e, à medida que lia, apresentar essa leitura sob meu ponto de vista a minha avó, que foi quem me apresentou a Hebe. Quis esse livro desde que soube de sua existência, pra poder compartilhar mais da Hebe com quem tanto amo e que me apresentou essa verdadeira personalidade da indústria de entretenimento brasileira. A Hebe batalhou muito e muitos a criticam por não saber de onde ela vem, pelo que passou. Esse discurso é conhecido, né? Acontece todo dia. As pessoas (não me incluo fora, embora lute bastante contra) adoram falar do que não conhecem.

E que bom que tenho a oportunidade de conhecer. Que bom que tive a oportunidade de passar a admirar ainda mais a personalidade da Hebe. Agora, vou assistir ao filme dessa vida sensacional junto a minha avó. Obrigada, Hebe. Obrigada, dona Terezinha.

Carolina Corrêa 19/02/2023

Dispensa grandes comentários
Uma biografia cuja personagem abrilhantaria qualquer qualidade de texto.
Figura magnânima, suas histórias preenchem o coração com alegria e esperança.
Embora uma obra curta em termos de Hebe Camargo, é suficiente para se emocionar e admirá-la ainda mais. Qualquer honraria é pouca.

Sueli 25/04/2019

Hebe!
Comprei o audiobook e não esperava muita coisa, apenas saber alguns fatos sobre a Hebe Camargo, a pessoa que pontuou minha vida, durante minha adolescência.
No entanto, a narração do Arthur Xexéo foi tão envolvente e o livro cheio de informações interessantes que eu, apesar de não ser grande apreciadora de biografias, acabei fascinada pela vida dessa mulher.
Gostei demais e se antes eu gostava da Hebe por motivos fúteis, passei a admirar seu lado humano e suas lutas pessoais.
Recomendo!

Ju Furtado 20/05/2020

Às vidas!
Quantas mulheres cabem em uma mulher? Hebe foi pioneira e protagonista de muitas coisas. 100% das pessoas que falaram sobre ela faziam alguma referência ao Sol, a uma energia vital que só mesmo a morte foi capaz de domar. Xexéo presenteia seus leitores com um texto delicioso, divertido e emocionado, sobre a maior representante que o povo brasileiro já teve. Que mulher! Que registro!

Lucas Goncz 11/11/2021

Rainha da televisão brasileira!
Hebe Camargo foi uma mulher admirável. Com seu talento, carisma, coragem e opiniões fortes e concisas, se tornou uma das maiores personalidades da história deste país.
Este livro retrata toda a vida de Hebe, desde a infância pobre e a primeira oportunidade no rádio até o ápice da carreira como a maior apresentadora do Brasil. Não é a toa que ela leva o título de Rainha da TV.

Com esta obra de Artur Xexéo, pude entender muito mais sobre aquela apresentadora que marcou minha infância com seu sorriso contagiante e a profissional que tinha minha admiração quando iniciei minha graduação em Rádio e TV, lá em 2014. Hebe conquistou tudo o que tem graças ao seu jeito único de ser, sua humanidade e sua determinação.

Hebe foi e seguirá sendo uma inspiração para muitas pessoas, que faz uma falta imensurável nos dias de hoje.

Fabi 22/08/2022

Esse livro é uma graciiiiiiinha.
Hebe Camargo, a grande dama da televisão brasileira.
Impressionante saber como esta diva começou, suas lutas e percalços, casamentos e separações.
Lembro de assistir ao programa Hebe e sempre ve-la com um sorriso no rosto. Com ela não tinha tempo ruim (ou se tinha não tomávamos conhecimento).
O livro faz jus à esta grande personalidade e que, com certeza, faz muita falta nos dias de hoje.

1 | 2 | 3 | 4