A Mulher do Oficial Nazista

Resenhas - A Mulher do Oficial Nazista

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Márcia 04/06/2021

Comovente
Assim como tantos outros livros que narram o horror de quem passou pela Segunda Guerra, neste, temos relatos reais de uma jovem judia que teve sua vida transformada completamente qdo a guerra eclodiu. Triste, comovente e reflexivo.

Pedro.Alves 26/05/2022

Uma história de angústia e superação
"Veja você, até mesmo os mais inumanos não eram sempre tão inumanos. Essa foi uma lição que eu aprenderia repetidas vezes ? como os indivíduos poderiam ser completamente imprevisíveis em relação à moralidade pessoal."

Caroles2 26/07/2021

Relato bastante impactante.
Acredito que livros assim são extremamente importante para que tais atos não aconteçam novamente.

Recomendo leitura.

Rafa 06/02/2023

Um relato verdadeiro e real de uma sobrevivente do regime nazista, uma história linda e emocionante. Edith consegue enganar todo um regime e sobreviver o holocausto se casando com um oficial nazista... Uma história de resiliência, coragem e superação.
Uma mulher admirável e forte. Amei a leitura e super recomendo esse relato forte e emocionante.

Simone de Cássia 06/09/2017

Como já disse em outra ocasião, cada livro sobre o Holocausto que leio é como se colocasse uma peça à mais no quebra-cabeça dessa grande mancha da história mundial... Alguns dão foco à vida nos campos de concentração, outros, no pós-guerra e agora esse que mostra a também angustiante vida de se esconder atrás de uma falsa identidade, com receio de levantar os olhos na rua e ser reconhecida, o dia a dia de puro medo e desconfiança... Cada um sofrendo à sua maneira, mas todos em meio à esse horror inexplicável. Não gostei muito foi desse título, achei meio sensacionalista já que o tal oficial nem tem um papel marcante e não cativa a nossa simpatia nem um pouco ... Algumas passagens arrastadas também ajudam a retirar estrelinhas da classificação. No geral, foi menos do que esperei.
Claudia Cordeiro 06/09/2017minha estante
Acho que vou tirar dos meus desejados, nota 3 é desanimador!

Hester1 11/09/2017minha estante
Claudia, nao tire da sua lista de desejados. Este é um livro que vale muito a pena. Eu achei maravilhoso. Leia, depois vc dará suas estrelas.

Gabrielle 25/08/2021

Impressionante
Este relato foi um dos mais incríveis que já li de um sobrevivente da Segunda Guerra.
A historia de Edith deveria ser retratada em um filme de Hollywood.

Tudo levava a crer que ela iria morrer no holocausto ou de fome, mas em meio à guerra Edith encontrou boas pessoas em seu caminho que a ajudaram a sobreviver e contar sua história.

Josiane251 18/05/2022

História de muitas lutas.
Sempre me impressiono com histórias assim. Histórias reais que deixaram marcas em tantas nações. É impressionante como Edith conseguiu escapar de tantas coisas em busca de sua sobrevivência, como sofreu essa mulher.

Tinúviel 26/04/2022

Na busca pela sobrevivência somos capazes de fazer coisas impensáveis, e se você for mulher são coisas impensáveis ao quadrado. Em nome da sobrevivência em um momento de caos e horror, Edith fez o certo, ao meu ver, e pode viver para contar sua grande história.

Gabryelle.Viana 25/04/2020

Uma história de sobrevivência
Austríaca, judia, extrovertida e de opinião forte, Edith Hahn estava se formando em Direito quando a Gestapo aprisionou os judeus de Viena em um gueto e precisou realizar trabalho forçado longe de sua família. Quando retornou à sua cidade, Hahn, com o propósito de salvar a sua vida e pelo conselho de uma amiga cristã, criou uma nova identidade. Com essa nova identidade, Edith, agora conhecida como Grete Denner, inicia um relacionamento com um membro do partido nazista e não muito depois, casa-se com ele, tornando-se assim, a mulher do oficial nazista.

A protagonista e escritora do livro, após muito tempo, decide expor sua história de sobrevivência. Neste livro relata como era viver em constante medo, tanto dos nazistas e da morte, quanto de perder o seu verdadeiro "eu". Além de contar que, mesmo com as regalias de sua identidade falsa, as experiências terríveis que viveu por ser quem era.

Nesta obra vemos características da vida de uma judia em todos os momentos de uma guerra, desde antes do seu início, até o pós-guerra. A autora traz informações e riqueza de detalhes de cada um desses momentos, revelando que a vida para os judeus após a guerra, ainda era de muita dificuldade.

O medo ainda se fazia presente, como também a desconfiança e o trauma. Edith Hahn, por ter vivido a história que conta, narra com muita sensibilidade, o que deixa o livro carregado de emoções

Leandro. 22/01/2023

Livro bom.
A bondade se revela nas mais inesperadas pessoas, com muita luta Edith conseguiu sobreviver a maluquice nazista.

cris.leal 09/02/2018

História incrível de sobrevivência e superação...
"A Mulher do Oficial Nazista" é uma das melhores memórias sobre o Holocausto que eu já li. Com riqueza de detalhes, a judia austríaca Edith Hahn Beer conta que escapou do provável extermínio porque assumiu identidade falsa e casou-se com um nazista. Enquanto durou o conflito, ela viveu disfarçada como uma submissa dona de casa alemã, sem fazer nada que chamasse atenção para sua verdadeira identidade.

Edith Hahn formou-se em direito em Viena, mas foi impedida de realizar as provas finais para seu doutorado, em 1938, porque a Alemanha nazista anexou a Áustria, e os judeus austríacos começaram a ser perseguidos. A família de Edith foi enviada para um gueto e, em 1941, ela foi encaminhada para campos de trabalhos forçados da Alemanha. Em 1942, foi mandada de volta para Viena e, intuindo que seria jogada num campo de concentração, fugiu dos nazistas. Com ajuda de amigos conseguiu documentos falsos e passou a ser a alemã Grete Denner. Com a nova identidade foi para Munique, onde entrou para a Cruz Vermelha como auxiliar de enfermagem. Um dia, conheceu Werner Vetter, membro do partido nazista que se apaixonou por ela. Mesmo confessando ser judia, Werner a pediu em casamento e manteve sua identidade em segredo.

Embora pareça que contei muito da trama, isto é pouco, muito pouco, diante de toda a história e das circunstâncias assustadoras por quais Edith passou. Fingir ser alemã e viver entre os inimigos, não foi nada fácil. Ela tinha muito medo de ser descoberta e viveu dias de muito estresse. A tensão, a ansiedade, a preocupação são sentidas durante toda a leitura, extrapola as páginas do livro e chega até os leitores. Não há como não sofrer diante de adversidades tão terríveis.

Sob a perspectiva da vítima, “A Mulher do Oficial Nazista” apresenta um olhar bastante revelador da vida na Europa sob o domínio de Hitler e depois da rendição alemã. Recomendo a leitura.

site: http://www.newsdacris.com.br/2018/02/resenha-mulher-do-oficial-nazista-de.html

Sergio 18/03/2021

Alemanha, década de 30
Com os nazistas no poder uma família judia tenta sobreviver às perseguições. Uma das filhas consegue sobreviver até o final da guerra, até mesmo se casando com um oficial nazista.
Uma história real contada em primeira pessoa.

Denny Messoliver 16/10/2017

A Mulher do Oficial Nazista
Em meio as incertezas de uma guerra, uma guerra que destrói uma raça, que destrói sonhos e motivações. Você se vê seguindo trilhas por onde o "destino" quer te levar. Uma mulher judia se casando com um oficial nazista, encontra proteção no lugar que ninguém poderia esperar, no meio do covil dos "lobos".
Um livro inspirador e de narrativa leve, levou quatro estrelas porque dentro dessa temática, houve livros bem melhores. Mas como todos sobre Guerra, entrou para a lista dos preferidos.
Hallef 17/10/2017minha estante
Amo livros baseados ou que se passa nesse cenario real de guerra... Como A menina que roubava livros é um dos meus preferidos e estou lendo outro maravilhoso O Rouxinol

Denny Messoliver 21/10/2017minha estante
A menina que roubava livros é um clássico, amo demais. Te indico canções de ninar em Auschwitz e o colecionador de lágrimas. Esse O rouxinol, vou pesquisar, não conheço.

Hallef 21/10/2017minha estante
kkkkkkkkk vc acredita que ganhei de uma amiga esse Cançoes de Ninar? Ela não gostou muito e ai me deu estou esperando ela enviar já que moramos em estados diferentes. Colecionador de lágrimas vou pesquisara a respeito

Fernanda.Mara 07/11/2017minha estante
Denny , como assim você não conhece 'O Rouxinol'? Pelamorrrrr compre pra ontem e não irá se arrepender! Também lhe indico 'O cavaleiro de bronze' que também é um romance em meio a guerra, alias uma trilogia! Sua indicação já entrou pra minha lista!!! Bjinhos

Nath 03/01/2021

Resistência, astúcia, resiliência, bravura
Edith Hahn, talvez uns dos nomes mais conhecidos por sobreviver ao período moderno de maior ódio a judeus, mostra corajosamente tudo que enfrentou para continuar viva durante a Segunda Guerra Mundial. Sempre que leio algo relacionado a este tempo extremamente sombrio, fico abismada em como o mundo foi engolido pela ignorância, crueldade, racismo e ideais alienantes. O relato de Hahn é uma preciosidade, que apesar de duro, mostra que não podemos esquecer o que os seres humanos foram capazes de fazer com outros, tanto no bom quanto no mal sentido. Edith Hahn viverá para sempre em suas bravas memórias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5