Mindset Carol S. Dweck

Resenhas -

H. Gomes 20/05/2024

Não é um besteirol de autoajuda
Olha, autoajuda não é exatamente o meu estilo literário, mas posso dizer com segurança que esse livro me fez repensar sobre isso. Dweck nos explica os dois tipos de mindset que temos em nossas mentes e como eles nos incentivam a ter sucesso ou fracasso na vida. Os exemplos são muito esclarecedores, e acredito que tentarei aplicar muito do que aprendi sobre o mindset de crescimento.
Recomendo!

Carol 16/05/2024

Mindset - Carol S. Dweck
Comecei a ler para um trabalho da faculdade, como já estava na minha lista resolvi continuar mas ele é extremamente cansativo. O livro da exemplos e mais exemplos, e no final, se você pesquisa sobre os pontos chaves você aprende o que ele quer passar em muito menos tempo e sendo bem menos cansativo. Sinceramente não recomendo para ninguém. :(

Zulmira.Radmilla 14/05/2024

Amei
Eu amei a leitura, ela traz muitos ensinamentos e aprendizados valiosos, recomendo as pessoas lerem e aprenderem mais sobre seus mindsets. Eu aprendi bastante.

Giovane 08/05/2024

?? Mindset / A nova psicologia do sucesso.

O livro em questão retrata a mentalidade do ser humano, um verdadeiro manual de instrução para todos nós, uma busca pela evolução, ao esforço e a coragem. Você considera que sua inteligência é algo que não pode ser modificado? Acha que não pode mudar certas características de sua personalidade? Então, é muito provável que tenha um mindset fixo. Ou você acredita que seu nível de inteligência atual pode ser aumentado? Que é possível transformar certos aspectos de sua personalidade? Certamente você tem um mindset de crescimento, leia e descubra qual é o seu Mindset.

Gabrielbtn1 08/05/2024

Teoria da tentativa
Esse livro é ótimo para aqueles que gostam de saber sobre o aprendizado,diria também que é um dos livros que todas as pessoas deveriam ler pelo menos uma vez para enxergar o mundo e a si mesmo de forma diferente e reflexiva,um ótimo livro para complementar o que foi lido aqui é o outliers os fora de série.
Recomendo muito.

Julia.Imbroisi 05/05/2024

Mindset
Mindsets são modos de pensar, configurações mentais na tradução literal. A escritora e também psicóloga aplica em diversas situações 2 tipos de mindsets: fixo e o de crescimento.

O significado e aplicação dos mindsets são incríveis. Conseguiram mudar minha perspectiva sobre divesos assuntos pessoais meus que não se desenvolviam, também tenho conseguido aplicar na prática clínica psicológica.

Minha única ressalva sobre livro é a repetitividade. É desnecessária e cansativa, como se necessitasse preencher um maior número de páginas. O assunto é desenvolvido no primeiro capítulo e em todos os outros é apenas repetido.

Recomendo. É um conteúdo para levar para levar para a vida toda.

Ju 05/05/2024

Leitura cansativa
O livro tem uma ótima ideia e desenvolve bem no início, mas depois se torna repetitivo e bem enfadonho e poderia muito bem ser um livro menor.

randradesd 04/05/2024

A inteligência pode ser desenvolvida
Muita gente tem preconceito com esse livro por conta do título (obrigada, coaches), mas ele é super necessário.

A neuroplasticidade do cérebro tem sido bem divulgada nos últimos anos, mas ainda assim, a gente tende a achar a inteligência como algo que você tem ou não tem, quando na verdade, o cérebro humano é capaz de se desenvolver ao longo da vida, em vários aspectos diferentes.

Inteligência não é fixa, mas pode ser desenvolvida. Aptidões podem ser adquiridas, velhos hábitos podem ser mudados. Se esforçar não é algo ruim, e em mostrar que o que queremos ?não é para ser?, o esforço em prol de algo é a base para tudo na vida.

A vida inteligência não flui naturalmente, mas é construída dia após dia.

Ricardo533 02/05/2024

Mindset
Gostei da leitura. Bem fluida e leve, as opiniões da autora são bem claras e fáceis de compreender, praticar já é outra coisa...

Marques 01/05/2024

Diferente
Não faz meu gênero literário, mas eu resolvi dar uma chance a esse livro tão hypado. Eu concordo com a ideia central de que nosso cérebro é uma ferramenta poderosíssima e que nós podemos moldar características que consideramos intrínsecas e imutáveis. Porém, se você, assim como eu, não se identifica muito com linguagem de coach, acredito que não compensa gastar tanto tempo nessa leitura.

joaozzz0 28/04/2024

Se você valoriza seu tempo, não leia o livro todo
Precisa de tempo pra ser digerido, e se você não ler ele com mente aberta, você vai achar uma grande bobagem, e principalmente, não vai entender a mensagem.

Na minha concepção, o livro inteiro é sobre CRENÇAS, ?mindset? nada mais são do que modelos de pensamento (crenças) que fazem a gente tomar determinadas atitudes automáticas.

Exemplo: você se depara com um exercício de matemática muito difícil, e na primeira tentativa desiste, ou nem tenta
Sua crença pode estar em ?não sou bom em matemática? ?essa questão é muito difícil é melhor eu nem me esforçar? etc?
Para a autora isso são afirmações de mindset ?FIXO? - que na minha visão são crenças, pois estão enraizadas em você, e você provavelmente conseguiu elas na infância, ou após algum conjunto de acontecimentos.

E, a partir dos estudos dela, ela percebeu que existe outro mindset, que ela chamou de ?mindset de crescimento? (em inglês; growth mindset).
Pessoas com esse tipo de mindset, ao ver o exercício de matemática poderiam pensar:
?Que questão difícil! mas irei tentar de novo?
?É questão de percepção, talvez se eu tentar de novo consiga resolver?

Há inúmeros exemplos, os quais não irei listar aqui, leia o livro.

O livro basicamente fala como você pode mudar esses padrões de pensamento, e consequentemente, mudar suas atitudes, e da muitos exemplos disso.

E não se engane, não é fácil quanto parece, mas é muito significativo, depois desse livro busquei modificar alguns padrões de pensamentos, o que modificou algumas atitudes que eu tinha, mas não está sendo fácil, a maior mudança me aconteceu nos estudos, eu estudo muito mais do que conseguia antigamente.

Aconselho você ler apenas os primeiros três capítulos, o resto é opcional. É importante lembrar que a Carol Dwec na verdade fez uma grande pesquisa antes de produzir esse livro, por isso é tão extenso, quase como um trabalho de doutorado, para nós meras pessoas que vivem o dia a dia, não é necessário ler tudo, o livro pode ser resumido em 50 páginas facilmente.

Leria novamente apenas as marcações que fiz, e aconselho você a fazer o de tempos em tempos.

Yugi.Affonso 24/04/2024

Repetitivo
Conteúdo legal mas muitos exemplos do cotidiano parecidos uns com os outros, bem repetitivo. Dava pra resumir em menos de 100 páginas ?
Juhayama 24/04/2024minha estante
Caraca nota 3? Esperava menos

Yugi.Affonso 24/04/2024minha estante
Dei uma colher de chá pelo conteúdo ser minimamente interessante

Juhayama 24/04/2024minha estante
Faz sentido acho que daria essa nota também parabéns mindset ??

Priscila.Aline 20/04/2024

Todos precisamos aceitar algumas de nossas imperfeições, em especial aquelas que realmente não prejudicam nossa vida ou a vida de outrem.

Os elogios deveriam tratar não dos atributos da personalidade das crianças, e sim de seus esforços e realizações.

Na minha opinião muito extremista, ou você é um fracassado, preguiçoso e invejosos (mindset fixo) ou você é perfeito (mindset crescimento)

AngelicKind 20/04/2024

Subestimei um livro de Autoajuda e olha no que deu...
Sim, sinceramente eu duvidava que um livro sobre Mindsets poderia me ajudar pessoalmente. Entretanto, ao me aprofundar no conhecimento relatado pela Carol Dweck, acabei me interessando mais ainda no assunto e criando uma certa curiosidade na mudança de comportamento entre as atitudes mentais (vulgo os Mindsets) e como eles se aplicam nos ambientes.

Mas de forma geral, recomendo este livro para literalmente qualquer pessoa (também devido ao fato de ser um assunto abrangente aplicado de forma lenta e simples compreensão) e sinto que ele me fez perder o "preconceito" que tinha com os livros do mesmo gênero.

Ely 08/04/2024

Enrolado demais
Que livro chato, cheio de exemplos fora do cotidiano da maioria das pessoas. Sem contar a repetição no decorrer do livro inteiro. Já vi muitos livros melhores desse gênero.
O conteúdo em si é bom, mas a forma como ele foi passado que é péssima.