Mindset

Mindset Carol S. Dweck

Resenhas -

Fabia.Castro 22/06/2017

Mindset
Livro novo! Sugiro aos amigos coaches, líderes, professores, gestor de pessoas, etc ?

Adorei um vídeo que vi da autora/ pesquisadora (Carol Dweck) no TED sobre o poder do esforço na aprendizagem e como as pessoas que se dispõe a aprender o novo conseguem mais sucesso. Falava no vídeo tb sobre o poder da palavra "ainda": Vc "ainda" não aprendeu, passou, venceu, foi reconhecido, etc.

Achei bonitinha a ideia e to vendo no livro que vai bem além de uma simples ideia. A pesquisa dela mostra que existem dois tipos de pessoas, dois tipos de mindset : mindset fixo e mindset de desenvolvimento.
Ela reconhece talento, vocação, as tais "facilidades" que alguns tem em certos aprendizados, mas defende que o que determina o sucesso não é isso. É o modelo mental de que esforçar-se e dedicar-se em aprender é importante. Essas são as pessoas com mindset de desenvolvimento.

Muita gente com talento se perde por achar que é bom em algo e se dedicar pouco a melhorar ou se colocar vaidoso e não buscar evolução. Ou mesmo por se acomodar com o sucesso.
Outras, se desafiam, encaram o esforço como algo normal, se expõe aos possíveis fracassos sem medo, encaram o novo, as possíveis críticas, feedbacks e estão sempre abertos a aprender com erros e acertos. Esses, trabalham bem em equipe, aprendendo verdadeiramente com o outro sem esquiva.
ESas pessoas são os melhores líderes? (Jack Welch por exemplo), os que constroem os melhores ambientes pra se trabalhar, são aqueles vencedores que chegam ao topo e não se sentem melhores que ninguém por isso.

O livro é bastante rico. Ela fala tb sobre processo de aprendizagem em escolas, como lidar com crianças e adolescentes que precisam aprender a fracassar, sobre os mindsets e relacionamentos (?), amizades, timidez, perdão, depressão, preconceito, questões de gênero, fala de mindset das organizações e, o que achei mais legal, ela reflete sobre o imediatismo do nosso tempo: "Quem pode se dar o luxo de crescer quando tudo está em jogo no instante presente?"

No último capítulo ela ensina como mudar seu mindset caso você seja como eu, que claramente tenho mindset fixo ?. Ela dá aula de Cebrologia e a ajuda a todos a melhorarmos nessa vida. #vaidarcerto #mindset #gestaodepessoas #coaching #liderança #aprendizagem # caroldweck #cebrologia
Irineu 26/06/2017minha estante
Adorei a resenha, Fabiana.

Thiago 23/07/2018minha estante
Parabéns por sua resenha!!!

Lara 26/07/2020minha estante
Sua abordagem foi perfeita esse livro é realmente muito bom.

Paulo Augusto 24/12/2020minha estante
Que legal. Espero poder lê-lo em breve

Lu saporetti 12/01/2021minha estante
Amando esse livro!

Jana 21/03/2021minha estante
Muito bacana seu fedeeback! Espero poder ler logo também;)

Daniela.Lobato 10/04/2022minha estante
Pela sua indicação, assisti a palestra da Carol Dweck, achei muito interessante sobre o poder da palavra.

Amandacoutox 04/05/2022minha estante
Estou gostando demais do livro! Recomendo a leitura

Aline164 08/12/2022minha estante
Ainda estou lendo o livro, mas sua resenha resumiu muito bem os pontos do livro! Parabéns!

Mirely Letícia 07/01/2023minha estante
MINDSET

O MINDSET é mais importante do que o talento;
Técnica e disciplina superam o Talento.

De crescimento
- [x] Não é afetado pela estereotipação
- [x] Adequação pode acontecer, pois a pessoa acredita que tem capacidade de aprender e evoluir
- [x] Opinião alheia não afeta pessoas de MINDSET de crescimento
- [x] Pensar em aprender e se desenvolver
- [x] Os elogios podem ter efeito contrário (estereótipos)
- [x] Criar um ambiente de criação de MINDSET de crescimento para todos a sua volta

Fixo
- [x] A estereotipação pode desencadear o baixo desempenho
- [x] Causam prejuízos quando as pessoas sentem que estão no lugar errado, exemplo uma mulher fazendo curso de Matemática
- [x] MINDSET de um Campeão: prisioneiro de seu talento real; não saber lidar com o fracasso; desespero por falhar; O talento natural não requer esforço (errado); não pensava em fracasso;

Danielle.Araujo 12/01/2023minha estante
Livro ótimo pra quem acredita na lei da atração q não é o meu caso

Evelyn246 01/03/2023minha estante
Como o sucesso é visto nesse livro?

Sarah587 14/11/2023minha estante
Aonde aperto para ler??

Thifinha 21/05/2024minha estante
Como faz pra ler?

Vanessa.Alessi 05/06/2022

Um livro essencial!
Adorei o livro!

Acho que todos deveriam ler, recomendo em especial para pais, professores, lideranças.
Com certeza, depois dessa leitura, compreenderá melhor a si mesmo e aos outros.

É extremamente importante entender como a nossa mente funciona para conseguirmos perceber nossas auto-sabotagens.

"... a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva a sua vida."

A autora trás inúmero exemplos de como mudar o mindset muda a vida das pessoas.
Vidal 05/06/2022minha estante
Concordo muito Vanessa todos deveriam ler esse livro muda muitos conceitos

Vanessa.Alessi 05/06/2022minha estante
Ainda bem que li ele antes de ter filhos, vou cuidar bastante pra incentivar o mindset de crescimento. Ela fala de coisas que fazem total sentido, mas que as pessoas não costumam parar para pensar =O

Vidal 06/06/2022minha estante
Penso o mesmo Vanessa ainda não tive filhos e quando chegar o momento vou reler

°Patt~Siilva° 06/06/2022minha estante
Pronto! Decidido, será próximo da lista, vou comprar esse mes ?????????

Vanessa.Alessi 07/06/2022minha estante
Vai ser transformador, Paty! Vai mudar a forma de ver várias coisas ?

Vanessa.Alessi 07/06/2022minha estante
Vai ser transformador, Paty! Vai mudar a forma de ver várias coisas ?

booksllovers 08/06/2022minha estante
Ótima resenha ????

Fernanda 21/06/2020

Assunto muito interessante! Livro razoável.
O livro, inicialmente, nos prende ao apresentar as classificações do mindset e mostrar exemplos dos seus tipos em situações comuns. É um assunto bastante interessante!
Porém, a autora estende o assunto demasiadamente. A ideia é exposta de forma clara, porém deveria ser de uma maneira mais objetiva.
Não há necessidade de sustentar uma teoria "simples de entender" em tantos exemplos.
A obra torna-se chata, sem nenhuma novidade... Chegamos em um momento que imploramos para que a leitura acabe. O livro vira um fardo!
skuser02844 27/06/2020minha estante
Olá, Fernanda. Concordo totalmente com você. Estou na página 140 e os exemplos de mindsets por categoria (esporte, negócios) tornaram-se mais do mesmo. Penso em avançar para o último capítulo, Mudança de Mindset. Você me recomenda fazer isso? Abraço.

Fernanda 27/06/2020minha estante
Olá, Marcos. Você não perderá a "essência" da teoria ao avançar o livro. A observação de Carol, apesar de ser muito interessante, é simples de entender. O que ela faz no livro é aplicar a teoria em diversas áreas, que, intuitivamente, você consegue aplicar ao entender os Mindsets, sem precisar ler todos os exemplos.
O último capítulo vai reafirmar os conceitos já vistos e a autora vai dar exemplos de pessoas, que ao conhecerem os tipos de Mindsets, conseguiram mudar.
Recomendo o último capítulo,apenas para conclusão do pensamento da autora.

skuser02844 27/06/2020minha estante
Obrigado, Fernanda. Você escreve muito bem, fico mais confortável para avançar os capítulos "sem receios". Farei isso. Um grande abraço.

Fernanda 27/06/2020minha estante
Obrigada, Marcos!

Yas 09/07/2020minha estante
Nossa eu quero queimar esse livro tamanho meu ódio com os exemplos, o começo e o final são as únicas coisas boas.

May 15/10/2021

Chato e repetitivo
Tive interesse em ler este livro após ler seus Feedbacks e ver muitas pessoas lendo. Porém, achei muito repetitivo, chato e uma leitura densa. Não gostei da forma como a autora expõe os casos de mindset descrevendo fracassos no mindset fixo e sucesso no mindset de crescimento. Me passou uma imagem de as coisas só irão dar certo se você tiver um mindset de crescimento. Eu me identifiquei com ambos os mindsets. Mas acho que faltou muito conhecimento na prática de mudança e afins.
As histórias contadas no livro são repetitivas e sem final, histórias soltas que ao meu ver parecem sem nexo. Li até o fim para tentar encontrar o que tanta as pessoas acham de magnífico em sua filosofia mas não encontrei. Está entre os piores livros que já li!
Não recomendo
Thiago Arruda Martins 24/10/2021minha estante
Estou lendo. Até agora foi um 1/3 do livro e ainda não vi o que o torna interessante. Vou terminar no poder do ódio

May 16/11/2021minha estante
Boa sorte Thiago hahahaha

Thiago Arruda Martins 26/11/2021minha estante
Terminei. Se leitura ruim sangrasse os olhos eu teria morrido de hemorragia

May 09/12/2021minha estante
Péssimo demais né ?? Mas acontece hahaha

Sami 28/04/2021

Cansativo
O livro começa muito bem e eu estava empolgada mas passou a ficar repetitivo, cansativo e maçante. Ele tem 275 páginas ativas (+ 35 paginas de referências) que poderiam facilmente ser diminuidas pra 100 páginas se tirasse todos os ?mil? exemplos repetitivos que apresenta.
juliacombat 11/05/2021minha estante
Nossa! Estou na mesma, até o final do capítulo 3 estava bom e empolgante, agora no 7 eu tô quase morrendo de tanto tédio

Sami 11/05/2021minha estante
Exatamente isso. Fiquei super empolgada no começo e terminei na força do ódio porque paguei caro nesse livro ?

Daniela.Paulino 27/05/2021minha estante
Concordando muito, parei ele por meses, exatamente do fato de ser repetitivo nos exemplos, agora que estou me

Daniela.Paulino 27/05/2021minha estante
...forçando a terminar a leitura!!

Vanessa Bracoli 03/10/2021

Demorei terminar de ler, mas quando terminei queria mais do livro. O livro diz sobre mudança, e seus mindsets o fixo e o de crescimento, e nos guia rumo ao crescimento, mostrando as diversas faces dos mindsets, espero que essa leitura impacte minha vida, já comecei ver situações de forma diferente, e espero que continue assim.
Mas há pontos que eu discordei plenamente, mas não em relação ao aprendizado.
weslley.piress 13/10/2021minha estante
Quais pontos? Poderia citar um?

Gessyca.Libny 20/10/2021minha estante
Tbm fiquei curiosa.

Vanessa Bracoli 01/11/2021minha estante
Quando a autora cita a história de casais em que um parceiro exerce certa atividade, e outro decide também faze-la e há faz "melhor", e então o relacionamento acaba pois o parceiro

Vanessa Bracoli 01/11/2021minha estante
Quando ela cita relações em que o parceiro exerce uma atividade, mas o outro decide exerce-la também mas acaba "ofuscando" o outro, e então a relação acaba, deixar de tentar realizar uma atividade por conta do ego do outro parece difícil para mim, pode ser que tenha interpretado errado, mas esse é um dos pontos.

Lara 04/07/2019

Maçante!
A autora deixa explicito inicialmente a ideia central do livro , Mindset fixo e o Mindset de Crescimento . Porém se torna repetitivo demais ao decorrer do livro e tornando maçante . Por esse motivo abandonei o livro.
Luciana.Wenzel 21/07/2019minha estante
Mas recomendaria pra alguém que busca algum conhecimento nessa área?

Lara 23/07/2019minha estante
Recomendo sim . Apesar de achar repetitivo , nos dá clareza sobre as diferenças de Mindset observando a nós e ao nosso redor .

Luciana.Wenzel 29/07/2019minha estante
Obrigada

Lara 30/07/2019minha estante
Por nada ! :-)

Sávio Guimarães 14/12/2022

Resenha Crítica: Mindset, a nova psicologia do sucesso
Eu super aconselho a leitura desta obra. O livro é muito bem escrito e detalhado. A autora trás o conceito de mindset e vários exemplos aplicados sob a ótica de diversas situações do cotidiano e isso nos ajuda a entender com mais precisão a ideia por trás do assunto. A utilização incessante de muitos exemplos para justificar seu posicionamento em relação ao mindset faz com que a leitura fique um pouco cansativa, até tenho a impressão de estar lendo uma tese de doutorado. No mais estou satisfeito ao término da leitura e já quero colocar em prática o que aprendi sobre o tema.
SavioNF11 08/01/2023minha estante
O Sr possui esse livro físico?

Sávio Guimarães 09/01/2023minha estante
Tenho sim ? posso te emprestar !!

SavioNF11 29/01/2023minha estante
Me empreste então, por gentileza, caro Sr.

Sávio Guimarães 29/01/2023minha estante
Vem buscar aqui em casa kkkkk

Vanessa Aragao 05/02/2024

Caverna do Dragão
Livro com excelente proposta mas a leitura torna-se cansativa e maçante. Zilhões de exemplos que terminam no mesmo ponto, finalizo a leitura na força do ódio e com a certeza de quem nem sempre os livros que estão nos top 10 são tão bons assim.
CarolOliveira6 05/02/2024minha estante
Hahahahaha Eu li um que era nessa pegada: Comunicação Não Violenta.

Tay Dezotti 05/02/2024minha estante
Concordo muito contigo, imensamente repetitivo, ainda que vc conseguiu terminar na força do ódio rs eu travei ele ?

Dani 25/02/2024minha estante
SIM! Eu estava muito empolgada com esse livro, de tanto que já tinha ouvido falar. Um decepção. Travei nele também, mas me propus a terminar tudo que começo então ele vai ser terminado na força do ódio também

Vanessa Aragao 26/02/2024minha estante
Faz parte neh ?

Hellen 09/02/2020

Interessante...
Gostei das idéias e definições expostas pela autora, faz ter uma nova percepção a respeito de nossas atitudes mentais. Gostei do conteudo, tem muitos exemplos que ilustram a teoria. Demorei mais tempo na leitura, achei q os exemplos ajudam porém achei que estão em demasia e acaba tornando a leitura um pouco cansativa. Mas mesmo assim vale a pena. O conteúdo me fez refletir sobre meu momento atual e minhas projeções.
Mike.Forster 13/02/2020minha estante
Mas tem momentos que a leitura é pesada e dava para dar uma boa enxugada no conceito, mas foi um livro que me mudou profundamente.

Hellen 20/02/2020minha estante
Sim isso é verdade.... olha, consigo dizer q eu estou encarando as situações de uma forma diferente... entendendo melhor o pq de cada atitude e tudo mais

Montserrat.Valentim 25/02/2020minha estante
Pensei a mesma coisa! Muitos exemplos...

Aline T.K.M. | @aline_tkm 20/11/2017

Repetitivo, mas transformador
Não ficção é o tipo de livro que eu leio relativamente pouco; só que, quando o faço, quase sempre tem psicologia no meio e quase sempre acaba sendo uma leitura de certa forma transformadora. Este foi exatamente o caso de Mindset – A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck.

Lançada no Brasil este ano, esta é a edição revista e atualizada do livro – a edição anterior havia sido publicada com o título Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, em 2008.

Em Mindset, a autora Carol S. Dweck – uma das maiores especialistas do mundo em personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento – explica que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve somente a um talento ou habilidade especial. Mas sim, e principalmente, ele é resultado da maneira como encaramos a vida, que é o que se chama de mindset – a atitude ou configuração mental.

É a partir do mindset que enfrentamos as mais variadas situações do cotidiano, e também é por meio dele que tomamos decisões. Existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

No mindset fixo, a pessoa acredita que as habilidades e a inteligência são imutáveis. Ou ela é inteligente ou não é, ou tem determinada habilidade ou não tem. É muito comum, no mindset fixo, predominar a vaidade, a hostilidade e a exaltação de talentos ditos natos; os erros são fatais e não se acredita no aprendizado.

Já no mindset de crescimento, os obstáculos e as limitações sempre revelam uma oportunidade de superação e aprendizado. Aqui o esforço não só é essencial, como existe a crença e a valorização do trabalho duro e do mérito, em vez de apenas premiar o resultado.

É interessante ressaltar que uma pessoa não apresenta apenas um tipo de mindset em todos os aspectos de sua vida – os mindsets variam conforme a situação, e em cada área da vida é comum ter a predominância de um tipo, nem sempre o mesmo. Mas a autora não classifica um tipo de mindset como sendo o correto ou o errado, mas nos faz enxergar que o mindset de crescimento é aquele que possibilita mais êxito e que contribui de forma crucial para o desenvolvimento de um indivíduo.

Capítulo a capítulo, o livro nos mostra como identificar os tipos de mindset a partir de determinados comportamentos e, o mais interessante, mostra que é possível moldar e transformar nosso mindset. Ela também orienta o leitor a aplicar o mindset de crescimento no dia a dia e também a reconhecer um mindset de crescimento “aplicado incorretamente”, que é quando alguém crê que o está aplicando, mas na verdade não está.

No ambiente de trabalho, nos negócios, na educação das crianças, no meio esportivo, no amor, nos estudos; o mindset dialoga diretamente com nossa disposição para o aprendizado, com a autoconfiança e com a maneira como encaramos os desafios e dificuldades.

Achei especialmente interessantes os trechos em que a autora fala sobre o mindset na maneira como elogiamos as crianças, e também como lidamos diante de um fracasso infantil. Receber elogios pela inteligência e pelas habilidades são uma constante quando se é criança. Em Mindset, entendemos que esse tipo de elogio não contribui para o desenvolvimento – e pior, pode mesmo criar bloqueios e empecilhos ao aprendizado e crescimento.

Apesar de frequentemente o livro ter me parecido repetitivo, exemplos e mais exemplos, especialmente nos capítulos dedicados ao esporte – que, em minha opinião, poderiam bem ser resumidos em um único e enxuto capítulo –, Mindset é o tipo de leitura que encoraja um olhar mais apurado para nossas atitudes e para a maneira como estamos acostumados a pensar.

É, sem dúvida, uma leitura recomentada para todos aqueles que estão dispostos a se aprimorar como seres humanos e a experimentar mudanças que trarão um impacto positivo nas diferentes áreas da vida.

LEIA PORQUE
Sabe aquelas atitudes e padrões de pensamento que estão no automático e nós nem paramos para questionar ou pensar sobre? Então, Mindset nos faz rever esses comportamentos e a forma como pensamos. Ao reforçar a valorização do aprendizado e do esforço, o livro nos faz olhar para o sucesso e para os obstáculos a partir de outra perspectiva.

DA EXPERIÊNCIA
Gostei do livro como um todo, me trouxe uma bagagem nova, embora tenha achado alguns capítulos bem repetitivos – tive a sensação de que o livro poderia ter sido reduzido em uns 30%, pelo menos. Fiquei especialmente interessada nos capítulos que tratam sobre a educação das crianças, o elogio e situações envolvendo crianças, os pais e o ambiente escolar.

FEZ PENSAR
Lendo o livro, me pareceu que o mindset de crescimento não se fez assim tão presente na educação da minha geração rsrsrs. E também não acho que nessa geração de agora os pais realmente sigam esse caminho – muitas vezes, o que a gente vê são pais que protegem as crianças do fracasso e que, com isso, acreditam erroneamente estar contribuindo para a autoestima delas.

site: http://www.livrolab.com.br
Jonathan 23/12/2017minha estante
Muito interessante e inspirador.

cuauthemoc.nasser 23/12/2017minha estante
Adorei sua análise, Aline. Também creio que o livro possa ser condensado em uma pequena versão, apenas abordando ligeiramente os exemplos e apresentando-os ao final como apêndices.

Gabriel.Santos 08/11/2020minha estante
Pela sua analise fiquei com vontade de ler.

Kekê 29/05/2021

Um convite a quebra de paradigmas
A inteligência é uma característica nata ou é resultado do empenho e dedicação? Talento ou esforço? As coisas são como são por que já nasceram destinadas ou são consequência da maneira de serem encaradas e conduzidas?

Tomar consciência da existência dos tipos de mentalidades que influenciam a nossa forma de pensar e consequentemente nossas atitudes, ações e, até mesmo, a nossa personalidade, ampliou minha visão, o ângulo de enxergar a vida. Esse livro traz grandes transformações ao proporcionar:

- a desconstrução dos rótulos (ex.: inteligente x burro);
- a libertação da ideia de característica imutáveis;
- o desapego a identidade que um fato isolado pode mentalmente dos trazer, grande responsável pelo medo de encarar desafios (a mudança da percepção de: eu não SOU, eu ESTOU);
- a incrível chance de perceber que a inferioridade não é permanente (posso até não ser bom em tal coisa - ainda, mas com empenho sou capaz de me elevar ao nível desejado);
- o reconhecimento do esforço e dedicação por trás de cada sucesso;
- a visualização de que o fracasso não é sinal de estupidez, mas sim falta de experiência e habilidade, que uma vez buscados o êxito aflora;
- e o entendimento de que o esforço sozinho não garante o aprendizado, é preciso elaborar estratégia (e se ainda não deu certo, busque uma estratégia melhor).

Esse livro ampliou meus horizontes frente a ideia da evolução, da construção da inteligência através do empenho, do esforço; não simplesmente por meio de um característica vinda de berço; além de ter quebrado as correntes das armadilhas que minha própria mente criava.
Ney 29/05/2021minha estante
Não devemos esperar as coisas caírem do céu, sem merecimento. Portanto, sem esforço, sem ganho.

Ney 29/05/2021minha estante
Parabéns guerreira!... mais um livro lido.

Kekê 29/05/2021minha estante
??????
???

Yugi.Affonso 24/04/2024

Repetitivo
Conteúdo legal mas muitos exemplos do cotidiano parecidos uns com os outros, bem repetitivo. Dava pra resumir em menos de 100 páginas ?
Juhayama 24/04/2024minha estante
Caraca nota 3? Esperava menos

Yugi.Affonso 24/04/2024minha estante
Dei uma colher de chá pelo conteúdo ser minimamente interessante

Juhayama 24/04/2024minha estante
Faz sentido acho que daria essa nota também parabéns mindset ??

Victoria.Kalume 29/04/2021

Motivacional
O livro fala sobre as formas de pensamento - chamados de mindset - fixo e de crescimento e como a forma que enxergamos pode impactar em nosso modo de agir e lidar com a vida. É super interessante para aprender a ser mais aberto a críticas e mudanças. Gostei bastante!
J 29/04/2021minha estante
pq deu 0 estrelas sua coisa chata

Victoria.Kalume 30/04/2021minha estante
ainda não sei mexer direito aqui hauahauha não tinha visto isso

kathrein.oliveira 13/07/2021

Muito bom, mas...
LONGOOOOO!!! além da conta.

Eu gostei muito do livro, principalmente um dos últimos caps. que fala sobre a origem da TCC, e eu como atual paciente da TCC, achei incrível, mas acho que o livro se estende muito, dando um milhão de exemplos sobre a mesma coisa. Realmente é um livro para se fixar na sua mente através da repetição.

Enfim, muito bom, pretendo ter na estante, mas não é um que eu queira reler.
Livinha 13/07/2021minha estante
Fixar na mente através da repetição: mais TCC que isso impossível! ? mas eu amo, sou suspeita pra falar.

kathrein.oliveira 13/07/2021minha estante
Tem um capítulo todinhoo só pra falar de como a TCC é incrível kkkkkk