Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

Victoria Regina 24/04/2014

Continuação do primeiro livro, começa um ano após o fim de coração de tinta. Dedo Empoeirado estava a procura de outro Língua Encantada para o colocar novamente dentro do livro, junto com Farid, quando encontra Orfeu, um homem que possui o mesmo dom de Mo, porém também escreve. Ao ver que seu mestre voltou para o livro, e ele não, Farid vai atras de Meggie, que além de manda-lo para dentro da história vai com ele. Assim eles passam a conhecer as belezas do Mundo de Tinta, e também seu lado sombrio, mesmo não tendo mais Capricórnio para ameaça-los, há vilões piores e perigos por todos os lados.
Após ler Coração de Tinta, fiquei imensamente entusiasmada de ler Sangue de Tinta, e em momento algum me arrependi, da primeira à última palavra, foi levada para o incrível mundo que Funke teceu, e foi magnifica ao fazer. Vemos que cada palavra foi escolhida com carinho, quase que colhida, e arrumada de modo melodioso. E foi isso que mais me encanto desde o primeiro livro, e esse segundo fez o favor de me deixar mais apaixonada ainda...

site: http://ventodemudancas.blogspot.com.br/2014/04/mundo-de-tinta-sangue-de-tinta-vol-2.html

K-Jú 16/04/2012

Piorou muito...
Olha gostei muito do primeiro livro, muito mesmo! Estava super ansiosa para ler a continuação mas me decepcionei muito. Os personagens fazer coisas inexplicáveis, sem um argumento for por traz, sem um motivo forte, simplesmente pq, sem essas ações inexplicáveis, não ia ter história. A história toda é baseada nessas decisões sem motivo, então fiquei o livro inteiro me perguntando por que meu deus, por que??? Não precisava sabe, estavam todos felizes... talvez a autora não tenha conseguido justificar bem, ou achar um motivo melhor, não sei, mas nao aguentei. Li até a pagina 280 mais ou menos e não aguentei mais, parti pra próxima.

Juliana 23/01/2014

Continuação perfeita!
Se o primeiro livro Coração de Tinta foi bom, esta sequência é ainda melhor. E serve para agradar aqueles que, como eu, tiveram uma imensa curiosidade, ao ler o primeiro volume, sobre como seria o tão saudoso mundo de Dedo Empoeirado.

O segundo volume mantém os dizeres no início de cada parágrafo, nos fazendo conhecer e desejar ler ainda outros livros (assim vou precisar de umas sete vidas para ler tudo que eu quero). A narrativa já começa introduzindo um novo personagem, um ser humano vaidoso, covarde e desprezível que chama a si mesmo de Orfeu. A única identificação que alguém pode ter com este personagem é o amor pelas histórias e por personagens específicos. Apesar disso, o personagem tem seu papel na história e, com essas características, desempenha-o bem. Além desse, novos personagens são incorporados à trama, como o vilão Cabeça de Víbora; os Príncipes Porcino, Cosme e Jacopo; a Princesa Violante; Roxanne; Pássaro Tisnado; o Príncipe Negro, este último, tão cativante quanto Dedo-Empoeirado; entre muitos outros, em sua maioria, habitantes do mundo de tinta. Os antigos personagens: Mortola, Basta, Elinor, Darius, Fenoglio, além de, é claro, Meggie, Mo, Resa, Dedo-Empoeirado e Farid, também continuam a participar da trama.

O novo livro conta com novos vilões, sendo Cabeça de Víbora, o principal deles, este consegue ser tão bom quanto Capricórnio foi no primeiro volume, talvez ainda mais assustador, pois possui ainda mais poderes do que o outro. Um ponto interessantíssimo da história é a criação de um novo personagem por Fenoglio, o Gaio, inspirado em Mo, que acaba causando grandes problemas para este quando, de repente, se vê no Mundo de Tinta, esse fato colabora para melhorar ainda mais a participação de Mo na história, que ganha cada vez mais destaque na trama, se tornando mais ousado e ativo na narrativa. Farid também se torna mais ativo e importante na trama, que conta, além disso, com umas pinceladinhas de romance que a deixam ainda mais agradével

Entre os pontos negativos (são poucos já que o livro em si é excelente) um deles seria o mesmo do volume anterior, a facilidade com que as habilidades combinadas de Fenoglio e Meggie solucionam problemas na história, apesar de este ser remediado em muitas situações por reveses que os atrapalham. Outro ponto negativo é a constante entrada e saída de personagens do Mundo de Tinta, o que faz com que este pareça com uma verdadeira “casa da mãe Joana”. Mas esses detalhes são perdoáveis, já que o Mundo de Tinta é um cenário bem mais interessante para o desenrolar da história do que o mundo real.

Neste novo volume os personagens, tanto os novos, quanto os antigos ganham mais intensidade do que já tinham no anterior, deixando a história ainda mais profunda, apesar da clara diferenciação entre os personagens bons e maus, comumente presente na literatura infanto-juvenil.

site: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/

FabyTedrus 02/11/2013

Sangue de Tinta - Cornelia Funke -
Terminei de ler o 2º livro da trilogia Mundo de Tinta nessa madrugada, a minha intenção era ler só algumas páginas, pq já era tarde mas... não deu para parar de ler e terminei de ler por volta das 3. Hahaha!
Achei o começo do livro bem parado, nada acontecia sabe?! Mas depois que as coisas começaram a de fato acontecer não parou mais, era uma novidade atrás da outra.
As vezes pensava "OK, agora vamos nessa ideia até o final do livro" e depois de poucas páginas mudava tudo. Hahaha!
Tem um lado sombrio esse livro, tanto quanto no 1º livro. Tipo contos de fadas as avessas sabe?! As vezes dava até raiva ver tudo dando errado, por duas vezes eu quase chorei. Me lembra o livro "O livro das coisas perdidas" que tbm já comentei pra vocês aqui, que tbm tem esse jeito meio "sombrio" de ser! Não que isso faça o livro ser ruim, mas mostra que nem um mundo "encantado" é perfeito, uma ideia que eu acho bem legal!
E o engraçado é como isso começou a me "afetar" no mundo real. Esses dias estava assistindo a novela das seis e vi um dos atores cantando na rua com um menininho, dai pensei "Que corajosos eles, mal sabem que se o Cabeça de Víbora pegar eles cantando manda enforcar os dois". O pior é que realmente fiquei preocupada até me tocar que eu tava viajando na maionese, ou viajando pelo Mundo de Tinta! HAHAHAHAHA
Se quando terminou o 1º livro eu não fazia ideia do que esperar do 2º, agora é totalmente o contrario, apesar de não saber o que ou "como" vai ser o 3º livro estou mega ansiosa pra ler!!
Continuo recomendando!!! É muito bom, leiam!!!

Bruno 12/10/2013

SE MAOMÉ NÃO VAI A MONTANHA, A MONTANHA VAI A MAOMÉ
"Sangue de tinta" é a continuação de "Coração de tinta", dotada de uma missão árdua: manter a excelência do volume anterior.

Na primeira aventura personagens de livros eram trazidos à vida pelo uso dos poderes de Mo e de sua filha Meggie mas agora são estes últimos que ingressam no mundo dos livros!

Em síntese, curiosa para saber como é o mundo de tinta, Meggie embarca nesta aventura, mergulha nas páginas de "Coração de Tinta" e com a ajuda de seus pares luta para conseguir escapar de um mundo de magia e encanto que se desdobrou em morte, guerras e desespero.

Repleto de descrições mágicas, fantasia e personagens categóricos, "Sangue de Tinta" é uma excelente continuação. O vilão coadjuvante Basta e o herói atrapalhado Dedo Empoeirado continuam na trama e tal qual foi no primeiro livro são destaque (tanto mais por desta vez estarem nas linhas de seu próprio mundo!).

Farid amadurece aos nossos olhos e, assim como Resa, recebe uma importância maior na trama. Mo por sua vez continua apático e sem sal, mas o livro dá a entender que no próximo volume isto vai mudar...

Leitura recomendada para quem leu e gostou de Coração de Tinta.

Fernanda 31/07/2013

Um livro que num primeiro momento abandonei, ao ler as primeiras páginas imaginei que autora deveria ter ficado no primeiro, sem dar continuidade. Porém, que surpresa ao pega-lo novamente para ler e de repente mergulhar em suas palavras, em visualizar todas as cenas, em rir e desesperar com seus personagens... Realmente muito bom!

Sheila 15/07/2013

Resenha: "Sangue de tinta" (Cornelia Funke)
Por Sheila: Oi pessoas! Mais uma trilogia! (já vou adiantando que já recebi o último livro e estou na metade, e que a resenha do próximo siará logo, logo). Escrita por Cornelia Funke, a trilogia "Mundo de Tinta" já teve seu primeiro livro, "Coração de tinta" resenhado aqui no blog e adaptado às telonas, apresentando em seu elenco Brendam Fraser e Helen Mirren.

Bom, como eu sempre digo no início de resenhas de trilogias, sagas, sequencias - mesmo correndo o risco de soar repetitiva - é que, se você não gosta de saber o final do livro antes de lê-lo,não leia o restante da resenha. Afinal, costumo começar a resenha do livro subsequente de onde o anterior terminou (e ok, confesso, copiei esse parágrafo de outra resenha, mas se é para ser repetitiva, que seja com um mínimo de esforço!).

Na verdade, o fim de "Coração de tinta" foi uma grande surpresa para mim. por que, geralmente, as trilogias possuem um núcleo, representando por alguns personagens, que partem em direção de algo, seja externo ou interno; sempre existe algum mistério, segredo, que vai aos poucos sendo desvendado. Geralmente esta busca fica mal resolvida nos primeiros livros e encerra-se no último, onde todas as respostas são dadas. Coração de tinta não foi assim. Ele teve começo, meio e fim. Lógico que "Sangue de Tinta" é sua continuação, mas são os mesmos personagens numa nova aventura, o que adorei!

Bom, mas para quem não leu o primeiro livro algumas atualizações: Mo é um encadernador de livros que possui um inusitado dom, ele consegue fazer com que os personagens saiam de dentro dos livros e ganhem vida, apenas ao lê-los. Meggie é sua filha, agora uma pré-adolescente, e no primeiro livro eles se vêem as voltas com um terrível vilão lido por Mo do livro "Coração de Tinta" - que também nomeia o primeiro livro da trilogia.

Esse vilão é Capricórnio, que aprisiona Mo no primeiro livro para que leia fortunas para fora das páginas, e é morto no fim pelas palavras escritas pelo seu autor, um velho chamado Fenoglio, que no fim acaba desaparecendo, provavelmente tragado para dentro das páginas do livro. Esta é outra característica peculiar da estória: sempre que alguém/algo sai das folhas do livro, algo/alguém desaparece na troca. Foi o que aconteceu com a mãe de Meggie, que no fim do livro é descoberta na cidade de Capricórnio.

Há alguns personagens que retornam neste livro: Dedo empoeirado, que só pensa em voltar para casa; Mortola, criada de Capricórnio que na verdade é sua mãe; Basta, o fiel braço direito de Capricórnio; Elinor, tia da mãe de Meggie, na casa de quem todos vão morar ao fim do primeiro livro; Farid, um aprendiz de ladrão saído de um dos livros lido por Mo e que vira a "sombra" de Dedo Empoeirado; e Darius, um leitor assim como Mo, mas tão atrapalhado que consegue ler as pessoas para fora dos livros sempre com pequenos "defeitos" (a mãe de Meggie volta sem voz).

Em "Sangue de Tinta" seremos apresentado a um novo leitor, Orfeu, um apaixonado pela trama de "Coração de Tinta" e por seus personagens e que, apesar de sua extrema falta de modéstia, conseguirá realizar o impensado: escreverá e lerá as palavras certas, que mandarão finalmente Dedo Empoeirado de volta para casa, para seu mundo de tinta.
Por um instante, Dedo Empoeirado teve a sensação de que nunca estivera ausente, como se tudo tivesse sido um sonho ruim, e as lembranças dese sonho apenas um gosto insosso na língua, uma sombra no coração, nada mais ... De repente tudo estava ali outra vez, os sons tão familiares e nunca esquecidos, os cheiros, os troncos das árvores, sarapintados pela manhã, as sombras das folhas em seu rosto ... Ele quase esquecera quão grande podia ser uma árvore, quão grosso e alto seu tronco, a copa tão ampla que todo um exército de cavaleiros poderia se abrigar ali.
Mas nem tudo são flores. Por simples capricho, Orfeu não enviará junto Farid que fica desconsolado por ser deixado para trás, e que ainda acaba se deparando com Basta, que está de alguma forma aliado a Orfeu e também quer ser mandado de volta. Farid precisa desesperadamente avisar à Dedo Empoeirado que Basta também vai voltar, e só pode fazer isso de uma forma: entrando no livro. Assim, vai em busca de Mo para que este o ajude. Acontece que é Meggie, que descobre ter o mesmo dom do pai, quem o lê para dentro de "Coração de tinta", com uma condição: que ela possa ir junto.
Meggie ficou ainda um bom tempo entre os livros de Elinor, folheando ora um, ora outro, em busca de frases que encobrissem seus próprios pensamentos (...)
Não posso fazer isso, ela pesou, enquanto o vento soprava as folhas das árvores e as carregava consigo como um brinquedo colorido. "Não, não vai dar cderto! Vão morrer de preocupação e Mo nunca mais falará uma palavra comigo, nunca mais."
Sim, Meggie pensou em tudo isso, pensou muitas vezes. E ao mesmo tempo sabia, bem no fundo, em seu íntimo, que sua decisão já estava tomada.
Os pais de Meggie nem tem muito tempo para desesperarem-se pelo que aconteceu, pois Mortola os encontra com o novo leitor, e se faz ler junto com eles para Coração de tinta, onde acredita que seu filho ainda vive, e onde planeja ter sua vingança.

As incríveis aventuras que eles viverão neste mundo mágico, o que encontrarão por lá - o tempo passou? eles voltaram exatamente para o mesmo lugar de onde tinham saído? Lá Capricórnio ainda vive? Eles conseguirão se ler para fora da obra novamente? - isso vocês só descobrirão lendo o livro, não vou dar nenhum "palhinha".

Mas com certeza, se comparado ao primeiro, este segundo volume tem muito mais ação, aventura e surpresas, momentos de tirar o fôlego, tristezas, reviravoltas. No entanto, assim como o primeiro, este livro tem vilões cruéis e nem tudo da certo sempre. Recomendo - e muito! - e logo que terminar o terceiro estarei postando a resenha por aqui. Forte abraço a todos e todas.

site: http://www.dear-book.net/2013/06/resenha-sangue-de-tinta-cornelia-funke.html

Thamires Amorim 14/05/2014

Titulo: Sangue de Tinta.
Autor: Cornelia Funke.
Editora: Seguinte.
Ano: 2009. Páginas: 560.
Nota: ♥♥♥♥.
Sinopse: "Sangue De Tinta" dá seguimento à aventura de Meggie e seu pai, Mo, um encadernador de livros que tem o estranho dom de dar vida às palavras dos livros que lê em voz alta, fazendo seres das histórias surgirem à sua frente como que por mágica. No primeiro volume da trilogia "Mundo De Tinta", a língua encantada de Mo traz à vida alguns personagens de um livro chamado "Coração De Tinta", e acaba mandando para dentro da trama a mãe da menina. Agora, neste segundo episódio, Meggie dá um jeito de entrar ela mesma no mundo fictício de Coração de tinta, onde tem o prazer de encontrar fadas, príncipes e saltimbancos que dançam com o fogo; e o sofrimento de acompanhar as artimanhas de vilões cruéis e sem misericórdia. Uma jornada sombria, repleta de fantasia e aventura.
Sangue de Tinta é a continuação de Coração de Tinta, já resenhado aqui no blog e que a forma uma trilogia apaixonante que estou relendo com o maior prazer. Neste livro a autora nos leva a conhecer melhor o mundo de tinta e sentir as mudanças que o livro impos este mundo.

Farid e Dedo Empoeirado conhecem Orfeu (Cabeça de Queijo como é chamado) e o pagam para mandá-los para dentro de Coração de Tinta, porém Farid e Gwin, a marta, ficam no nosso mundo, pois Orfeu trabalha com Basta e Mortola, nossos queridos vilões do primeiro livro e não os mandou. Farid fica inconformado e vai atrás de Meggie, para que ela consiga manda-los para dentro do livro, mas a garota decide ir junto e se lê para o livro junto com Farid.

O mundo de Tinta fica ainda mais emocionante com a entrada de Meggie e Farid, pois conhecemos as coisas mágicas, como as fadas, duendes, elfos e gigantes, mas também conhecemos as tristesas como a crueldade que os vilões mostram. Meggie conhece o povo colorido, Roxane, a mulher por quem Dedo Empoeirado é apaixonado e que nesta história é bastante presente e os ajuda muito, Cosme, o Belo, as fadas, os duendes, os elfos de fogo, maravilhas e cores inimagináveis. E então ela conhece Cabeça de Víbora, o vilão cruel do Castelo da Noite e que atormenta e amedronta a todos no livro. Todos os personagens começam a viver uma grande aventura e buscam um final feliz para sua historia.

O que nos faz pensar: ‘Será realmente bom entrar e viver num livro?’ No começo da história estava realmente apaixonada pelo Mundo de Tinta e adoraria viver lá, mas ao chegar no final e ficar ansiosa para ler Morte de Tinta, realmente acho que não seria tão bom viver no livro, porque a história muda, ela nunca vai ser a mesma a cada leitura que fizermos.

A autora foi muito caprichosa com as palavras do livro e com a magia transmitida por ele, mas algumas coisas, como a morte de alguns personagens ou o que estava se passando com Elinor, ficaram muito vazias. As citações do livro estão ainda mais belas que antes e as gravuras não aparecem em todos os capitulos como em Coração de Tinta. Não percam a chance de ler, o livro é realmente muito bom!

Esta resenha pertence ao blog Marca Provisória, encontre-a aqui:

Thiago 14/01/2010

Ótimo!
História brilhante, cheia de aventura, alegria, tristeza e surpresas!
Em uma palavra: brilhante!

Renata Mascari 12/08/2012

Sangue de Tinta
Continuando a saga Mundo de Tinta, em Sangue de Tinta, Dedo Empoeirado contrata um outro Língua Encantada e consegue voltar para casa e encontrar Roxane. Mo vive com Resa e Meggie novamente, mas agora na casa de Elinor, e claro, lá está Farid também, tirado de sua história pelas leituras de Mo, agora vive com eles.

Meggie com sua grande vontade de se aventurar no Mundo de Tinta, apesar das recomendações e pedidos de Mo, que sabe muito bem que não só de maravilhas é feito esse universo, e Farid, louco para entrar no livro e encontrar-se com Dedo Empoeirado, conseguem ir para dentro da história, com apenas uma leitura de Meggie. Logicamente, Mo e Resa ficam preocupadíssimos e vão em busca da filha.

O Mundo de Tinta, criado por Fenoglio, é cheio de magia, encantamento, animais fantásticos, fadas, gigantes e muitas outras maravilhas com as quais Meggie sempre sonhou. Mas também é um mundo cruel e cheio de tristezas, com vilões e castelos de arrepiar.

Meggie conhece todas essas maravilhas e também uma grande batalha, essa que terão de enfrentar para conseguirem escapar com vida dessa fantástica história.

Amei Sangue de Tinta, acho que ainda mais do que Coração de Tinta, vale muito a pena ler a trilogia, estou quase terminando Morte de Tinta e assim que chegar ao fim, venho fazer um breve resumo.

Até mais = )

Thalita 23/02/2012

Sangue de Tinta
A história de Mo, Meggie e família continua. Agora, na companhia de Farid, ela se lê para o fantástico Mundo de Tinta. O objetivo é levar o garoto ao seu venerado dançarino do fogo, Dedo Empoeirado.

No entanto, nem tudo é tão simples assim. Mortola, mãe de Capricórnio, exige uma reparação pela morte de seu filho no mundo de Mortimer e exige que ele os leia de volta ao seu mundo a fim de que ela possa reencontrar o seu querido filho. Basta se une à terrível bruxa somente para sentir o gostinho da maldade.

Ao regressarem ao Mundo de Tinta, Mortola se dá conta de que Capricórnio realmente não existe mais. Descontrolada, atira em Mo que recebeu o amparo de sua querida Resa - que, surpreendentemente, recupera a voz. Enquanto isso, Farid e Meggie estão passando por poucas e boas da Floresta sem Caminhos até encontrar Fenoglio.

Muita coisa interessante e extravagante acontece. Mas só quem lê pode sentir na pele as aflições e alegrias dos saltimbancos, sentir o bafo quente do urso do Príncipe Negro, ouvir as canções sobre Gaio e acompanhar o desenrolar de toda a trama.

Clara Beatriz 19/03/2012

Mari 18/12/2011

Inspirador
O segundo volume da trilogia ''Morte de Tinta'' reserva muitas surpresas ao leitor. Eu já havia gostado do primeiro livro, mas o segundo o supera.

Em ''Sangue de Tinta'', Meggie vai ao Mundo de Tinta com Farid, o que faz com que sua família vá atrás dela. No entanto, diferente do primeiro livro, neste a história não é parada, com muitos novos personagens e o impressionante talento de Cornelia Funke em criar um mundo dentro de outro.

Alguns personagens têm um destino que não era como eu esperava, e alguns eu gostaria que tivesse sido diferente. O final é surpreendente, até chorei. Agora mal posso esperar para ler o último volume... espero que seja ainda melhor que este.