Sangue de Tinta

Sangue de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Sangue de Tinta

Jéssica 10/11/2010

O melhor da triologia
Já faz um tempinho que eu acabei de ler sangue de tinta, fiquei enrolando para fazer a resenha, mas sangue de tinta é o tipo de livro que exige uma resenha. So here we go...

Sangue de tinta começa após um ano dos acontecimentos de coração de tinta.

Meguie, Mo e Resa estão adaptando-se a ser uma familia novamente junto com Elinor e Darius. Eles levam uma vida relativamente tranquila, mas Meguie encontra-se em um estado de sedução profunda pelo Mundo de Tinta, ele ouve, fala, e até escreve sobre esse lugar.

Enquanto isso Dedo Empoeirado continua em sua busca para voltar para casa.

O livro realmente empolga quando somos apresentados ao mundo de tinta, um lugar mágico, cheio de cores e vida. Da até vontade de viver um tempinho na idade média, a corte, os artistas, é deslumbrante!

Conhecemos novos personagens, e é claro, novos vilões. O mais importante é Cabeça de Vibora, que eu não sei por que me lembrou muito o rei Henrique VIII.

Conforme o livro vai seguindo, Meguie encontra-se em uma situção desesperadora em relação ao pai dela. E ela consegue a ajuda mais inesperada possível, Dedo Empoeirado.

Destaque para o personagem Principe Negro, eu amei ele. Corajoso, fore e honrado. Entrou para os meus favoritos.

Eu poderia falar mais um milhão de coisas sobre o livro, mas não quero soltar spoiler. Só falo que o livro é lindo, te faz rir e chorar.

Drama, felicidade, amor, tudo junto.
O mundo de tinta tem o tipo de sedução mais perigosa, aquela é tão linda quanto trágica.

PS: Preparem uma caixa de lenços quando estiver lendo, porque eu chorei horrores.

Natalia 10/10/2010

O mundo de tinta
Amo os livros,então a série de Cornelia Funke caiu como uma luva para mim, ela fala do livros com maestria.De uma maneira que nós bibliotecários adoramos ver eles retratados. Neste volume Meggie vai para o mundo de tinta e o livro deixa uma pergunta na sua mente: " Se podessemos ir para algum livro qual seria?" Eu me perguntei muito, mas não achei resposta. Ah, Dedo Empoeirado revela seu carater nesse livro. Para amantes do livro que falam de livros.

15/11/2010

Outra delícia foi ler Sangue de Tinta. Na minha opinião, é ainda melhor que Coração de Tinta. O mais legal é justamente que a maior parte da história se passa no Mundo de Tinta. Só não gostei muito das partes que se passam no nosso mundo, onde ainda estão Elinor e Darius. Espero que no terceiro eles dêem um jeito de ir parar no Mundo de Tinta também...

mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com

Raom 11/01/2011minha estante
MELHOR do que Coração de Tinta? Você é doente? Sangue de Tinta é o pior livro da série.

Thai Mafra 04/02/2011minha estante
Também achei Sangue de Tinta muito melhor que Coração de Tinta. O livro é simplesmente PREFEITO!

Eliel Zulato 12/01/2011

2º livro da série, bem mais detalhes e mais imaginações...
Para quem gosta de imaginar coisa este livro é bem indicado, pois é uma história dentro de outra história, as vezes você se confunde. Mas esta autora esta sendo muito feliz com a narração dos personagens.
Gostei muito e agora vamos ler o 3º e ultimo da série, pois neste não tem final e sim continua no proximo...

Yasmin 01/11/2010

Esse livro agarra a gente e não solta nem quando chega ao fim! O primeiro era bom, mas esse supera de longe.
Muita ação, aventura e romance.
Gostei demais!

Matheus 15/01/2011

Equilibrio.
Quando você termina de ler Coraçao de Tinta, pensa que é quase impossivel ter um segundo. Todas as histórias ficam muito bem resolvidas e parecem que "terminaram", menos a de Dedo Empoeirado e Farid. E é justamente com eles que o segundo volume da saga começa. Sangue de tinta tem partes muito cansativas com detalhes que poderiam ser poupados, e quando você está quase desistindo vêm o final. E... BAM!! É muito emocionante, mas o final é completamente diferente do primeiro livro. Fica tuido muito vago... Se você não ler o terceiro e último livro, Morte de Tinta, você perde totalmente seu tempo...
Uma coisa que eu adorei, porem me irritou, foi o fato de mudar muito o ponto de vista, hora era Meggie, hora Fenoglio, e assim por diante. Não é um livro ruim... Espero ansiosamente o 3º

Nat 28/04/2011

Sangue de tinta é a continuação de Coração de Tinta.
Os personagens principais do livro anterior retornam ao Mundo de Tinta. Se o primeiro livro foi bom, esse é melhor, apesar de diminuir o ritmo um pouco. Dedo Empoeirado é o único a realmente estar feliz em voltar ao mundo criado por Fenoglio, mas Farid ficou para trás. Quando ele pede a ajuda de Meggie para seguir Dedo Empoeirado, a garota decide ir com ele para finalmente conhecer um mundo que ela só conheceu lendo o livro. Mas as coisas não acontecem como eles previram. Após sua partida, Mortola, Basta e um capanga aparecem em busca da família de Mo para acertar as contas com aquele que matou Capricórnio. Ela consegue levar para o mundo de Coração de Tinta Mo e Resa, mas Elinor fica. Lá, Mortola atira em Mo, que fica entre a vida e a morte. É a partir daí que vamos conhecer o Mundo de Tinta, o mundo que Fenoglio escreveu e se tornou o livro Coração de Tinta. O romance entre Meggie e Farid se torna evidente, apesar de eu nem suspeitar ao ler o primeiro livro; descobre-se a vida que Fenoglio está levando desde que foi transportado para dentro do seu próprio livro. Além disso, conhecemos outros personagens, alguns bons, outros nem tanto. Outro vilão surge, mais cruel e asqueroso que Capricórnio.
O livro é ótimo. Já comecei o último livro da trilogia e mal posso esperar para ver o desfecho dessa história e principalmente como vai ficar a história de Coração de Tinta após tanta interferência de um mundo exterior.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2011/04/sangue-de-tinta-e-continuacao-de.html

Léia Viana 15/08/2011

Fantástico!
Tenho que tirar o chapéu para Cornelia Funke, esse segundo livro da trilogia “Mundo de Tinta” é sensacional, a maneira como a autora conduz todos os personagens, que são muitos, sem deixar a história confusa é brilhante. Ainda estou emocionada com o fim de “Sangue de Tinta”, pela magia e encantamento que Cornelia passa para as palavras, dessa obra incrível, da qual, dificilmente conseguirei esquecer.

Neste segundo livro, Dedo Empoeirado consegue voltar para o seu tão sonhado “Mundo de Tinta”, no entanto, Farid e Gwin não conseguem ir junto com ele, e, por isso Farid vai atrás de Meggie, que descobre que, além de conseguir dar vida às palavras de tintas, lidas em voz alta, ela consegue também se ler para dentro da história.

A partir daí, a narrativa começa a ficar cada vez mais emocionante, quando Meggie, Farid e Gwin chegam ao “Mundo de Tinta”, ficam encantados com o que seus olhos vêem: fadas, gigantes, árvores gigantescas e belas, homenzinhos de vidro, é um mundo do qual Meggie começa a perceber que não é feito apenas de magia, é também feito de crueldade, com vilões de causar um medo imenso, como Cabeça de Víbora e seu Castelo da Noite, um lugar nebuloso com muros escorregadios de lágrimas e sangue.

A criatividade de Cornelia Funke parece não conhecer limites, os nomes dados aos personagens, a descrição do povo colorido, o cenário é tudo tão bem explorado pela autora e tão ricamente construída e descrita nos mínimos detalhes, que fica muito difícil não se apaixonar por esse “Mundo de Tinta”. Além disso, Cornelia conseguiu me comover mais uma vez pelo lindo amor entre pai e filha... entre Meggie e Mo.

A cada linha lida fico mais apaixonada pela narrativa de Cornelia, que valoriza as palavras, os livros, escritores, histórias e profissões ligadas ao mundo dos livros, como, por exemplo, a de restaurador de livros, mostrando assim a importância de se cuidar bem de um objeto tão valioso, que é capaz de nos entreter, ensinar e enriquecer o nosso mundo particular: os livros!

Leitura super recomendada!

dessa 13/06/2011

Quando li ''Coração de tinta'' o primeiro livro da trilogia ''Mundo de tinta'' fiquei apaixonada. Simplesmente louca. Terminei o livro em 4 dias e desejei arduamente por ''Sangue de tinta''. Semana passada, fui a biblioteca pública perto de casa, e me avisaram que havia chegado. Quase morri de alegria. Me apaixonei mais uma vez pela magia da fala, só que dessa vez guiada por Meggie, a pequena língua encantada, que dessa vez se apaixona. Sofri pela morte de Dedo Empoeirado e pelo coração de Roxane. Mas livros bons são aqueles que nos fazem chorar, sorrir, vibrar e levar lições da vida. Gostei do romance de Farid e Meggie, é tão puro, e inocente, e mostra o que é de melhor na adolescência. Adoro o jeito que Cornelia aborda a cumplicidade e amor de Mo e Meggie. Eles são o exemplo de como um pai e uma filha devem ser!
E aqui vai uma das minhas citações favoritas:
''Estranho que um coração simplesmente não parasse de bater quando doía tanto.''

(n)Ana 17/11/2012

Eu jamais poderia imaginar que a história poderia tomar esse rumo, mas faz tanto sentido!E os personagens crescem muito! Este possui partes mais sombrias e é mais envolvente que Coração de Tinta. A autora tem a desculpa perfeita para explorar o delicioso clichê da fantasia infantil, e não desperdiça a oportunidade.

Bruno Leandro 13/07/2011

E se fosse possível entrar no mundo das histórias?
Segundo livro da trilogia do Mundo de Tinta, Sangue de Tinta nos apresenta algo que parecia ser impossível: uma pessoa que consegue se ler para dentro do livro. Isto parecia ser impossível, mas Meggie nos mostra que não é, quando ela se coloca dentro da história do livro onde sua mãe viveu tantas aventuras fantásticas e onde habitam fadas e outros seres maravilhosos, tanto para o bem, quanto para o mal. O vilão desta história é Cabeça de Víbora e, se o vilão anterior, Capricórnio já dava medo, imagine encontrar o chefe dele?
Sangue de tinta estabelece Meggie como a protagonista da história, contando mais o que se desenrola com ela dentro do mundo de Fenoglio e nos apresenta melhor esse mesmo mundo, com seus encantos e perigos. Nele vemos também Dedo Empoeirado e conhecemos um pouco mais de sua vida. Aliás, algo interessante em Cornelia Funke: ela não conta a história de um ponto de vista, apenas. Ela mostra e se preocupa com muitos dos personagens, nos contando suas histórias. Acho ótimo, isso. E ela não se perde! As histórias se entrelaçam em algum momento e contribuem para o quadro-geral.
Devo dizer que foi uma grata continuação do primeiro livro e que a autora só confirmou que sabe escrever muito bem e contar uma história que prende. Claro que arrasta um pouquinho em alguns pontos, dá pra cortar uma coisa aqui e outra ali, mas a história é boa e me fez querer ler mais. Na verdade, como o livro não tem final, você tem que ler mais. Por sorte, ainda tem o terceiro volume...

Yasmin 11/02/2012

Fascinante, Triste, Criativo, e tudo mais

Mal podia esperar para ler a continuação desta trilogia e não posso dizer que estou surpresa, estou é maravilhada. Sangue de Tinta consegue superar Coração de Tinta em magia e encantamento. A narração de Cornelia continua apaixonada e sensível ao universo dos livros. A viagem de Meggie através do Mundo da Tinta resultou não só em um belo livro como também em alguns pontos que nunca tinha pensado sobre essa história. Assim como no mundo real quando um personagem sai de seu caminho tudo pode acontecer e é por isso que temos uma história repleta de ação e acontecimentos fora do comum.

A história começa um ano após o fim da aldeia de Capricórnio. Meggie, Mo e Resa estão vivendo na casa de Elinor, que pouco aos poucos vai reconstruindo a biblioteca que Basta destruiu. Meggie escreve com afinco tudo que a mãe conta sobre o Mundo de Tinta e vive viajando nos cadernos. Desenha e escreve tudo com um fascínio que Mo não aceita. Para ele aquele mundo só traz coisa ruim. Enquanto isso Dedo Empoeirado e Farid conseguem encontrar um leitor como Mo, com o dom de dar a vida aos personagens e sendo assim capaz de enviá-lo de volta ao seu mundo. Porém Farid é enganado por Orfeu o leitor e fica para trás tendo como surpresa a navalha de Basta no pescoço. O garoto consegue fugir com o texto que enviou Dedo Empoeirado e só consegue pensar em encontrar Meggie, afinal ela poderia lê-lo para dentro do livro. Chegando a casa de Elinor ele conta a todos as ameaças que Basta fez, mas Mo não está inclinado a acreditar. Meggie em segredo fica feliz com a possibilidade de fazer o que vem pensando há tempos: entrar no livro.

Meggie decide ir com Farid e assim realiza o feito que Orfeu tanto tentou e nunca conseguiu. Ela e Farid acabam no meio da floresta Sem Caminhos. Em contato com fadas, elfos de fogo, lobos e demônios. Perdidos e sem comida os dois são encontrados pelos saltimbancos e o Príncipe Negro. Acolhidos recebem comida e abrigo até que Fenoglio os encontra. Ele agora é conhecido como Tecelão de Tinta, pelas belas histórias que inventa e mal acredita quando dá de cara com os dois. Farid decide ir encontrar Dedo Empoeirado e Meggie passa a viver com Fenoglio em Ombra. O que nenhum deles imaginava é que enquanto isso acontecia Mo e Resa foram arrastados para o Mundo de Tinta por Basta, justo agora que Fenoglio inventou Gaio, um personagem que vai trazer muita confusão e perigo para Mo.

Estou impressionada com a capacidade criativa da autora. É maravilhoso acompanhar a mitologia criada por ela. Todos os detalhes, todos os seres que ela criou. Ela pensou em tudo. Até lendas próprias o mundo tem. A descrição da biblioteca de Ombra e a forma como eram confeccionados os livros antigos. Deu vontade pegar um livro antigo na mão. Foi tão real que foi possível até sentir o cheiro da tinta antiga, a textura das capas, perfeito. Isso sem falar das outras curiosidades e peculiaridades não só do universo criado como coisas que eu não sabia sobre livros.

Uma continuação perfeita, emocionante, e com um final (...)

Termine de ler em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2012/01/resenha-sangue-de-tinta.html

Clara Beatriz 19/03/2012

Thalita 23/02/2012

Sangue de Tinta
A história de Mo, Meggie e família continua. Agora, na companhia de Farid, ela se lê para o fantástico Mundo de Tinta. O objetivo é levar o garoto ao seu venerado dançarino do fogo, Dedo Empoeirado.

No entanto, nem tudo é tão simples assim. Mortola, mãe de Capricórnio, exige uma reparação pela morte de seu filho no mundo de Mortimer e exige que ele os leia de volta ao seu mundo a fim de que ela possa reencontrar o seu querido filho. Basta se une à terrível bruxa somente para sentir o gostinho da maldade.

Ao regressarem ao Mundo de Tinta, Mortola se dá conta de que Capricórnio realmente não existe mais. Descontrolada, atira em Mo que recebeu o amparo de sua querida Resa - que, surpreendentemente, recupera a voz. Enquanto isso, Farid e Meggie estão passando por poucas e boas da Floresta sem Caminhos até encontrar Fenoglio.

Muita coisa interessante e extravagante acontece. Mas só quem lê pode sentir na pele as aflições e alegrias dos saltimbancos, sentir o bafo quente do urso do Príncipe Negro, ouvir as canções sobre Gaio e acompanhar o desenrolar de toda a trama.