As coisas que eu não disse

As coisas que eu não disse Babi Dewet

Resenhas - Sábado à Noite

Vanessa Sueroz 17/01/2013

O livro trata de um romance fofo de adolescente, fofo, mas complicado, alias, Amanda é complicada e por isso nada pode ser simples ao seu lado.
Somos apresentados a vários personagens: Amanda (protagonista), Giulia, Anna, Carol, Maya, Daniel, Caio, Bruno, Rafael, Fred e muitos outros. As meninas são as populares do colégio, os meninos são os nerds da turma, os encrenqueiros e consequentemente os perdedores, ou seja, os dois grupinhos não se dão muito bem, alias, nada bem.
Quando este grupinho era mais jovem eles se davam bem, afinal não tinha isso de popular. Amanda quando criança adorava jogar vídeo game com o Bruno e Caio, porém com o passar dos anos Caio deixo de ser um amigo e Bruno apesar de estarem distantes ainda mantém uma relação estável.
Quando Amanda estava na oitava série conheceu Daniel que se juntou ao grupo dos marotos e ela se apaixonou perdidamente por ele, porém não foi a única, sua amiga Giulia também caiu da amores pelo menino e para não perder a amizade Amanda desistiu, porém depois de alguns anos Giulia deixou isso para lá, porém Amanda nunca deixou de pensar no menino fofo que lhe mandava várias cartas de amor.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/sabado-a-noite/

Monique 10/01/2013

Resenha: Sábado à Noite (Babi Dewet)
Romances adolecentes foram criados justamente para serem complicados e é sobre isso que o livro trata. Em SAN, Babi Dewet relatou exatamente um romance teen complicado que tem uma protagonista muito exagerada, mas que aos 16 tudo isso é normal demais.

De um lado temos: Amanda, Giulia, Anna, Carol e Maya que são as populares do colégio. Amadas e desejadas por todo mundo. E do outro lado temos: Daniel, Caio, Bruno, Rafael (*-*) e Fred mais conhecidos como Marotos. Os nerds perdedores e encenqueiros do colégio. Já podemos imaginar que cada grupo se odeia e ignora a existência um do outro, certo?

Só que esse ódio todo entre eles, nem sempre existiu já que quando era ainda uma menina, Amanda juntava-se a Bruno e Caio todas as tardes para jogar videogame e futebol. Conforme Amanda foi crescendo, ela foi se distanciando dos amigos, passando a ficar feminina e metida a cada dia que passava. Sua amizade com Bruno ainda continua bem, não a mesma coisa que antes, mas ela o considera demais para deixá-lo. Já os outros, é um grande problema.

Na 8ª série, Daniel se juntou aos marotos. Amanda se apaixonou perdidamente por ele desde o primeiro momento, mas desistiu desse amor quando uma de suas amigas, Giulia, contou que também estava apaixonada por ele. Elas juraram jamais se envolver com ele um dia. Giulia seguiu em frente, mas Amanda não. Ainda mais quando o garoto é tão fofo e costumava mandar cartas de amor para ela todos os dias. Quem não ia querer um Daniel desse? Por favor!

Ignorar os Marotos é difícil demais, ainda mais quando eles cresceram e se tornaram tão lindos. Mas as coisas estão para mudar quando o diretor organiza o tal dos Bailes de Sábado à Noite, que temos como título do livro. É a partir desses bailes que tudo muda drasticamente e para melhor, graças a Deus! Enfim… Após quatro mascarados subirem ao palco com seus ternos impecáveis e despertarem curiosidade e muito amor nas pessoas, a professora de Artes propoe um trabalho com a outra turma do 2º ano.

Ao juntar os Marotos com as patricinhas mais metidas do colégio, algo pode dar muito errado. Ainda mais quando dois deles já namoraram e se odeiam até a outra encarnação, por causa de uma suposta traição que não aconteceu. O trabalho é escrever uma música e apresentá-la numa espécie de falso dia dos namorados em dupla. Dou uma bala se vocês descobrirem agora quem foi o par da Amanda. Hm… Muito bem! *palmas* Clichê? Previsível? Sim, mas a melhor coisa que poderia ter acontecido! Desculpa, sociedade.

Essa aproximação de cada um deles com elas, vai fazer muitas coisas mudarem como elas nunca pensassem que mudaria. Amanda principalmente, que se da conta a cada dia que passa de que o que nutria por Daniel na 8ª série, anda estava forte dentro de seu coração e ficar ao lado dele durante uma aula inteira, é definitivamente demais para aguentar. Mas, o melhor de tudo e ver eles se conhecendo, se permitindo de uma forma fofa. Eu sou simplesmente apaixonada pelo casal, apesar da Amanda me tirar do sério por ser tão estúpida, as vezes!

Os bailes de Sábado à Noite não param. Todos estão comentando sobre os Scotty, esses quatro mascarados e tão talentosos. De onde eles vinham? Estudavam ali? Muitas perguntas e meninas apaixonadas por um guitarrista que canta com todo o seu coração músicas sobre momentos muito particulares de Amanda com seu novo parceiro de Artes. Estranho não? Pois é, ela também acha, mas por algum motivo de Deus, ela não leve em consideração conhecê-lo muito bem ou talvez sim.

Uma história fofa, cheia de momentos exagerados pela protagonista, choros, risadas, brutamontes (beijos pro Albert!), Kevin!!! e Marotos para você se apaixonar, desejar participar da história e ter um Daniel só pra você. Suspeita!? NUNCA! Recomendo para sempre. s2

Leia mais resenhas em: http://www.secretsofalittlegirl.com/

Glaucia 30/12/2012

Sábado à Noite - Babi Dewet
O enredo se passa numa cidade pequena, onde todos se conhecem desde... sempre. Na escola, Amanda e suas amigas são consideradas as "Abelhas Rainhas", ou seja, tem tudo o que uma garota gostaria de ter: são bonitas, populares, engraçadas e todos os garotos as veneram. Bem, quase todos.

Os "Marotos" como são popularmente chamados, por sempre estarem arrumando encrencas, não veem tanta graça nessas patricinhas. É claro que as acham bonitas, mas sabem que por serem considerados os "perdedores", jamais teriam qualquer chance com alguma delas.

Porém as patricinhas, terão de aproximar dos marotos, mesmo a contra gosto. Fazem isso pelo bem de uma das amigas, que namorou Bruno, - melhor amigo de Amanda, mesmo que se ignorem dentro da escola - mas que acabaram de uma forma nada legal. É visível o quanto ainda se gostam, mas que por conta do orgulho, não se deixam perdoar.

Vai ser nessa "reaproximação" que Amanda ficará cara a cara com o garoto por quem ela é apaixonada à anos, mas que nunca pode assumir para ninguém, pois acabou descobrindo que Guiga, sua melhor amiga, também gostava dele. À dois anos, elas fizeram um acordo, pelo bem de sua amizade, que tratariam de esquecê-lo, afinal, a amizade vem em primeiro lugar, certo?

Mas a situação começará a ficar difícil quando o diretor resolve criar um evento aos finais de semana na escola, esse ficara conhecido como Bailes de Sábado à Noite. O evento tem início e com ele é apresentado a misteriosa banda, composta por quatro garotos mascarados, mais conhecidos como Scott! As meninas vão à loucura com eles, e com a forma com que cantam. Porém Amanda começa a estranhar, quando percebe que as letras das músicas parecem estar falando sobre ela ou com ela, mas como pode ser?

O único ponto que não gostei, foi em relação a algumas das atitudes de Amanda, me davam nos nervos. Ela é complicada de entender, pois se fecha demais para o mundo, e esquece de olhar ao seu redor, pois por diversas vezes as respostas estão bem debaixo de seu nariz, e ela não enxerga, chega a ser frustrante.

Por fim, Sábado à Noite é um ótima história, com personagens bem construídos e um enredo legal. Nos faz reviver alguns dos momentos da época da escola, das dúvidas que tivemos que enfrentar, incertezas, inseguranças. Mas também nos lembra os momentos bons, a forma divertida e despreocupada a qual levávamos a vida, sem se importar com coisas sérias, contas, emprego e etc!

Barbara 28/10/2012

Sábado à noite- Babi Dewet
Como a maioria deve saber, sábado à noite é uma das fics mas populares entre as leitoras fãs de McFLY, Babi lançou o livro de forma independente em 2010, chegando às livrarias pela évora atualmente. Confesso que esse livro entrou pro meu top 10, mesmo já tendo lido a fan fic umas 1000 vezes haha. A história se passa em Alta Granada, focada em 2 grupos de adolescentes da escola da cidade. Os marotos : Daniel, Bruno, Caio, Rafael e Fred, e as populares : Amanda, Carol, Maya, Guiga e Anna. Um trabalho de Artes é passado com o intuito de os alunos produzirem uma música e tocá-la no final do trabalho. Amanda e Daniel acabam se reaproximando e com isso um sentimento que antes estava escondido volta à tona, mas Amanda fica confusa entre um amor ou a sua amizade, já que ela jura que Guiga, sua melhor amiga, também nutre sentimentos por Daniel. Além disso o diretor da escola resolve fazer bailes aos sábados à noite, e uma banda misteriosa de mascarados é a atração principal, porém, eles tocam músicas que são muito familiares ao que Amanda passa com um certo alguém. Então, o que será de Amanda e Daniel? Elas descobriram quem são os famosos mascarados? E os marotos, se acertarão enfim com as meninas que eles amam? Bom ainda temos que esperar por mais dois livros, claro se você não aguentar a espera, corre logo pra ir ler a Fan fiction que é tão boa quanto o livro.

Classifiquei o livro com 5 estrelinhas, mesmo eu odiando a Amanda em algumas partes. Ela me irritava,sabe? hahaha. A história é sobre um amor jovem, e a Babi conseguiu deixar a história original e viciante mesmo sendo aquele tipo de história entre perdedores e populares. O livro mostra de forma real o que adolescente passam, as dúvidas, as inseguranças, as mancadas e o amor. A Babi conseguiu fazer com que eu sentisse o que a Amanda sentia, o que Daniel sentia, o que os personagens em si estavam sentindo em cada momento, tanto que consegiu me tirar lágrimas em alguns momentos, principalmente com aquele final fofo. O que achei muito interessante, foi que a escritora conseguiu dar importância até mesmo para os personagens secundários, criando assim uma trama totalmente empolgante e com gostinho de quero mais.

Espero que gostem da resenha, indico esse livro à todos, vocês vão se apaixonar pelos marotos ( Fred e Bruno

Bruno M 23/10/2012

Sábado à Noite
Sábado à noite ou "SAN" é livro hiper comentado adorado e iconizado na blogosfera. Foi escrito pela (maravilhosa) Babi Dewet - para quem não sabe (e ninguém sabe disso) eu comecei o blog graças ao site da Babi porque sou fã das resenhas dela -. O livro narra a vida de Amanda e sua paixão adolescente, acrescentando o mistério de uma boyband mascarada (inspirada no McFly) e sentimentos de amizade.

Comecei a lê-lo com muita animação, pois não tinha encontrado um blogueiro vivo que houvesse não curtido o livro é sério, era tanta gente falando bem, mas eu me deparei com um universo confuso. Sim, esse livro é MUITO... Muitos personagens, muita enrolação, muitos parágrafos desnecessários, muito mimimi, muito em vários sentidos negativos.

(...) Tem mais no blog, passa lá, eu não mordo (ainda, haha) !!!

Miki 24/09/2012

Eu decidi ler este livro por causa das resenhas positivas... Não sei se digo que gostei ou não do livro.

A capa do livro é linda e sinceramente, foi um dos fatores que me incentivaram a adquirir o livro. A respeito do enredo, nem tanto assim. A história do livro é simples e clichê: a garota popular e o garoto 'bad boy' do colégio se apaixonam. E ele guarda um segredo: faz parte da banda que toca nos bailes de sábado do colégio.

A narrativa é simples e não exagera nas descrições. Um dos fatores que atrapalharam a leitura foi a quantidade de personagens: eu me sentia perdida quando o narrador onisciente falava de tal par romântico.

O começo do livro era bem lentinho e chato; mas devo dizer que só consegui realmente sentir simpatia pelos dois personagens principais lá pelo final do livro.

juliana 12/09/2012

Resenha originalmente publicada no blog Capítulos Especiais ( http://capespeciais.blogspot.com.br/2012/08/livro-sabado-noite-babi-dewet_29.html )

Em Sábado à Noite conhecemos um grupo de amigos, chamados Marotos (Daniel, Caio, Rafael, Bruno e Fred), seus dramas e relacionamentos, especialmente com as meninas mais populares (Amanda, Anna, Maya, Carol e Guiga) da escola onde estudam. Apesar de Amanda a Bruno serem amigos de longa data, os dois grupos não se misturam por estarem entre os pólos opostos da hierarquia social do colégio, ou seja, as super populares e os super perdedores; contudo, algumas situações fazem com que os grupos comecem a se aproximar fortalecendo não apenas amizades, mas também paixões antigas.

A princípio, essa história toda de popularidade me irritava muito, sério, era futilidade demais para as minhas veias, CONTUDO, o carisma dos personagens, principalmente os Marotos (claro ♥), acabou me conquistando e eu consegui 'engolir' as outras coisas que não gostei no livro.

Dei boas risadas com os marotos, era gostoso ler as partes em que eles estavam na casa do Daniel, assistindo filme, jogando, tendo seus momentos nerds; lembra muito como é divertido estar com os amigos. Até as meninas me comoveram um pouco, elas podiam ser altamente fúteis... mas se importavam muito uma com a outra e eram fieis em sua amizade.

Dos personagens citados, o foco maior é no casal Amanda e Daniel. Os dois já se gostavam há muito tempo, mas por motivos que envolvem amizades e todo o lance de popularidade... não podiam ficar juntos. Mas eles acabam se "resolvendo", entre aspas porque, mesmo juntos, eles precisam namorar escondidos por diversos motivos que envolvem unicamente o lado da Amanda ¬¬

Falando na Amanda, gente... eu fiquei com muita raiva dela do meio pro fim do livro!! O tanto de idiotices que ela fez me deixava com vontade de entregar ela pra Inquisição, sério! Eu diria que ela entrou pra minha lista de personagens insuportáveis - que, atualmente, é composta por Serena Van der Woodsen (Gossip Girl) e Lana Lang (Smallville) - Não posso explicar os motivos exatos que me levaram a ter desgosto por essa personagem, pois seria spoiler descarado, mas quem já leu o livro deve entender. Mas C A L M A...eu só não condeno a garota ao sétimo inferno de Dante porque, apesar de tudo, ela gostava mesmo do fofo do Daniel e os momentos deles juntos eram, além de românticos, bem divertidos.

Este livro foi mais um caso em que os personagens secundários me conquistaram muito mais que os principais, gente... eu gostei MUITO do Fred, o resto do mundo poder morrer de amores pelo Daniel... mas o Fred é meu maroto favorito! O jeito dele divertido, irreverente e conquistador me cativou! Espero que ele tenha mais destaque no próximo livro. Outra personagem que gostei foi a Anna, sério... acho que ela é a pessoa mais esperta e sensata desse meio todo! Atenção também para os personagens Bruno e Carol, tá certo que eles passaram o livro todo brigando (ainda mais tendo a história de serem ex-namorados)...mas se tiver futuro pra eles em SAN 2, creio que eles serão o casal que mais vai render!

Falando em SAN 2, em uma entrevista ao Kpop Station, a Babi anunciou que terá um personagem fã de kpop! Pensem em como eu fiquei animada (e pensando 'SOU EU')!! Esse personagem, embora eu nem saiba se já foi 'concebido', já é um dos meus favoritos! (Acho que já deu pra perceber que eu sou kpopper rsrs).

Recomendo SAN para quem quiser uma leitura bastante leve, fofa e descomplicada; e se você também achar toda a futilidade de popularidade altamente irritante, sugiro que dê chance aos personagens, alguns deles podem conquistar sim, como me conquistaram!

Nota explicativa: Você deve estar se perguntando: E o que essa história toda tem a ver com a capa musical e o personagem mascarado? Bem, a cada sábado a escola de SAN realiza um baile à noite, os Marotos se apresentam, sob o nome Scotty, mascarados (para que ninguém descubra suas identidades). Eles cantam e tocam covers e músicas de autoria própria, algumas, inclusive, estão diretamente relacionadas ao casal Amanda e Daniel (e foram compostas por ele). Não dei foco a esta parte no texto pois, apesar da capa e do título do livro serem pautados nisso, honestamente, achei que esses bailes não interferiram para o andamento da trama; claro que... era o cenário ideal para diversos acontecimentos, mas ainda assim julguei ser mais um background do que um fato importante pro desenrolar da história.
Van Ramos 22/11/2012minha estante
Haha também gostei mais do Fred do que do Daniel! Na vdd, meu casal favorito do livro é o Fred e a Guiga!

patyalgayer 11/09/2012

Leia no blog: http://www.magicaliteraria.com/resenha-sabado-a-noite-de-babi-dewet/

Já faz muito tempo que eu queria ler Sábado à Noite – ou SAN, como comumente é chamado nas redes sociais – , tanto pela sua sinopse quanto pela sua capa, que sempre me chamou a atenção. E lê-lo foi uma experiência única, uma total imersão no mundo adolescente! SAN faz com que você se sinta um jovem colegial novamente, sofrendo junto dos personagens e vibrando a cada nova descoberta…
Não dá pra comentar muito sobre a história sem arriscar a soltar spoilers, então vou deixar a apresentação do enredo com a sinopse acima, e me ater mais às minhas impressões sobre o livro… a começar pelos personagens, todos muito bem construídos e com uma personalidade bem definida. Os marotos - apelido dado ao grupinho de encrenqueiros composto por Daniel, Bruno, Rafael, Caio e Fred -, Amanda e suas amigas são típicos adolescentes: sonhadores, confusos, e às vezes um tanto irritantes! Amanda chega a dar raiva as vezes, com sua postura de “popular” e suas indecisões, que são muitas vezes bem sem fundamento… mas, afinal, quem não foi indeciso assim na juventude? Adolescência é uma época de mudanças e incertezas, e a Babi conseguiu personificar isso tudo muito bem nos personagens de SAN… impossível não se identificar com as situações apresentadas na trama, ou reconhecer nos personagens traços de pessoas que você conhece – ou até de você mesmo – , sorrindo por dentro a cada vez que isso acontece!
Achei muito criativa a questão dos bailes de sábado à noite, principalmente quanto aos “mascarados”, e o desenvolvimento das músicas que são tocadas por eles. As letras são lindas e muito tocantes! Há, também, muitas referências a músicas atuais no decorrer da história, sobretudo alguns trechos da banda McFly – que, por sinal, nunca tinha ouvido antes, mas que certamente vou procurar ouvir agora que li este livro! No todo, Sábado à Noite é bem musical, dá pra criar uma playlist bem bacana ao longo da leitura…
A narrativa da Babi Dewet é bem dinâmica e gostosa de ler, e faz com que devoremos páginas e mais páginas na ansiedade para conhecer mais a fundo a história. O final de Sábado à Noite é simplesmente chocante, e me fez ficar com muita vontade de saber o que acontecerá a seguir! Em suas 334 páginas, a autora conseguiu construir uma trama muito bem escrita, viciante e super agradável…
O livro em si também é muito bem feito, com uma capa linda, diagramação simples, porém boa de ler, folhas amareladas e de boa qualidade. A revisão foi muito bem feita, não encontrei nenhum erro de ortografia ou de digitação… este é mais um livro nacional que certamente recomendo, sobretudo pra quem curte um bom romance juvenil: nota 10, com certeza! Este certamente vai para meus favoritos, e aguardarei ansiosa por uma continuação…

Da5vi 06/09/2012

Você Conseguiu o Que o Michel Teló Tentou em Vão, Dona Dewet: Me Pegou!!
Duas coisas me motivaram a ler Sábado à Noite: Uma review que dizia que o livro era ruim de alguém desocupado que apenas queria promover um blog, e o fato de que as páginas de SAN começaram a ser escritas como as do Diário de Um Banana: Na internet. Digo que a Babi é a Jeff Kinney dos adolescentes por isso - ao invés de querer passar a ideia de que tudo é certinho e que vai ficar bem, ambos decidem mostrar como realmente é a vida de um jovem.
Esperava desse livro uma coisa tão mimizenta e chata quanto Crepúsculo. O que recebi, meu caro, foi justamente o contrário: SAN é mimizento? Claro que sim. Todo romance tem sua parte tão melosa que você fica querendo dizer “BEIJA LOGO, Ô MANÉ!” Mas ao contrário de outros livros que falam de amor para adolescentes, ele não se prende nisso. SAN é uma história de amizades, de música, de jovens e seus defeitos (ou seja, se você espera um adolescente mané, que não bebe, não sai de casa e é praticamente um vegetal, liga a TV e põe no Disney Channel que é só o que tem lá, beleza?)... Chega a ser algo tão elétrico que você acaba se revoltando, rindo, e até com vontade de bater em alguns personagens às vezes!
Os Marotos e o grupinho da Amanda me lembraram bastante os T-Birds e as Pink Ladies do Grease. Imagine Summer Nights com o “Conta mais! Conta mais!” da Sandy e do Danny voltado para os Scotty, a banda mascarada – e formada pelos Marotos, o grupo de baderneiros da escola – que está fazendo o maior sucesso por sua identidade secreta e pelas músicas que tem algum significado para os cantores (e para a Mandy também). Assim foram os primeiros momentos do livro pra mim.
Os rapazes – tirando o grupinho de jocks riquinhos que se acham donos do mundo porque fazem academia – são mais marcantes que as garotas, outra coisa que me chamou bastante atenção. Na verdade, achei as meninas fúteis e chatas durante as primeiras páginas – depois até acabei descobrindo que vários outros fãs do livro pensaram a mesma coisa! - mas depois mostram que acima de toda a futilidade, elas conseguem sim ser pessoas legais e leais umas as outras. Achei legal que a Amanda percebeu com o tempo que certas futilidades são desnecessárias... O chato é que ao invés de se rebelar e mostrar quem realmente é, ela fica dando uma de Veronica Sawyer (do filme Atração Mortal) conformada. MAS, na vida real é assim em quase todos os casos, não é?
Num mercado onde praticamente o que vende hoje em dia são jovens com algum tipo de poder sobrenatural, Babi ainda aposta na fórmula “real e envolvente” que fez de John Hughes o rei dos filmes jovens dos anos 80 - e referência para qualquer um que embaque nesse carrossel. O final estilo “E O Vento Levou” (com todos aqueles votos de perseverança da parte da principal, mesmo com o mundo desmoronando ao seu redor) me passou a mesma sensação de ódio/putaquepariuquefantástico que senti ao ver o filme Last American Virgin – e eu jurava que não ia passar por esse mesmo sentimento uma terceira vez. Pobre mortal.
O que realmente ficou devendo foi a menção de atos nacionais. Percebi que os Scotty, embora sempre pegassem ótimas músicas pra tocar no baile, nunca usaram um Cazuza, por exemplo. Isso deixou o livro meio "enlatado" (nada que o prejudique). E, HAHAHA, tá que eu li por aqui que o livro é Chique alguma coisa, mas eu não precisava de certos detalhes sobre o “estado roupal” do Daniel, dona Dewet! HAHAHAHA
SAN é uma ótima leitura, e um dos melhores livros pra jovem que já li dessa nova safra. Se você estiver na faixa etária, vai amar e viver cada momento como se fosse seu, e se você for mais velho, com certeza vai lhe render boas lembranças do passado. Agora que a batalha por uma editora já foi conquistada, o próximo passo é fazer uma produtora colocar essa maravilhosa história nas telonas. Parabéns, Babi, por ser autora de um dos livros nacionais mais legais que já dedilhei! (e obrigado a você que quis ler o que eu escrevi!!!)

Pensamentos Finais:
Recebi muitos comentários de pessoas dizendo que eu iria ODIAR a Amanda após terminar de ler o livro. Muito pelo contrário, gostei muito dela. Amanda é um retrato fiel do adolescente: Ela sabe que tá fazendo m%$#a, mas tem medo de fazer o certo e encarar as pessoas porque ela é insegura. E isso é ser adolescente.

Lara Martins 03/09/2012

Esse é um livro que eu queria ler faz muito tempo. Sempre ouvi muitos elogios sobre e ao saber que surgiu de uma fanfic e era de uma autora brasileira, quis ler ainda mais. SAN era uma produção independente, então comprá-lo era apenas online, pelo site da Babi, aí sempre fiquei adiando de comprar. Na Bienal do Livro de 2011, descobri que Babi Dewet estaria em um estande e logo corri para comprar. De quebra ainda ganhei um autógrafo e conheci a fofa da autora desse livro, que foi um amor comigo.

Enfim, indo ao que interessa, minha opinião quanto a SAN é muito instável, então essa será uma resenha por partes, ok?

Comecemos pela história: Amanda é popular, linda e querida por todos. Tem quatro amigas inseparáveis e sai com o cara mais bam-bam-bam da escola. Daniel é o perdedor; só faz zona, é desprezado por noventa porcento da escola e anda com seus quatro amigos inseparáveis, onde juntos formam um grupinho popularmente conhecido como Marotos. Ele sempre foi apaixonado por ela, ela sempre fora apaixonada por ele. Por que os dois não ficam juntos? Além do sentindo "classe social escolar", tem também o fato de que uma das melhores amigas de Amanda fora apaixonadíssima por Daniel anos antes, o que deixou a garota traumatizada com o sentimento que sentia e a fez desistir de vez dele, para não magoar Guiga. No meio de tudo isso, o diretor da escola decide criar um baile que ocorre todo sábado à noite e contrata uma banda sensacional que se apresenta mascarada. Os mascarados, sem que ninguém da escola saiba, são os Marotos e daí a história começa a se desenrolar: o romance proibido entre Amanda e Daniel e os bailes de sábado à noite, onde todos querem descobrir quem são os Scotty.

O enrendo da história é bem leve, trate-se apenas dos conflitos adolescentes onde as garotas ficam com medo de magoar as amigas, ao gostarem do mesmo carinha que ela gosta. Amanda é o exemplo real disso e o seu medo de perder a amizade de Guiga é tão grande quanto o amor que ela sente pro Daniel. Por conta disso, Amanda vira uma chata, tenho que confessar. Até o meio do livro, ela não faz nada de mais para passarmos a desgostar dela, mas depois disso... É muita bipolaridade para uma garota só. Uma hora queria o Daniel e faria tudo por ele e na outra ficava bolada com o menino sem mais nem menos. Deu pra irritar bastante esses surtos dela.

As amiguinhas da Amanda, pra mim, foram bem sem gracinhas. Particularmente, eu não gosto de muitas amigas bff's em um livro, sabe? Acho que confunde muito a cabeça das pessoas, mesmo que isso aconteça na vida real. Tinha hora no livro que eu não sabia quem era quem, porque as personagens não fizeram muito para se destacar no livro.

Já os meninos, eu adorei. Por ser um livro baseado em fanfic (da banda McFly), Babi deve ter se inspirado muito na personalidade dos meninos da banda e eu, como fã, achei divertidíssimo os diálogos deles e tudo mais. O meu favorito foi o Fred, que mesmo não sendo um dos integrantes do Scotty, me cativou muito e achei ele uma graça. Ouso dizer que ele é mais legal que o Daniel, haha.

O Daniel foi um personagem muito fofo. Ele é muito romântico e divertido. Não é aquele personagem principal que nos faz alucinar, mas é um personagem que nos deixa apaixonada sem que percebamos isso e as cenas dele com a Amanda foram as melhores do livro todo, uns amorezinhos!

Quanto a escrita da Babi, eu adorei! Ela escreve de forma bem limpa, sem rodeios durante os capítulos. Por conta disso, ela tende a ser uma autora menos descritiva em relação a cenários e etc. Os capítulos são bem curtinhos e por mais que eu tenha estranhado no começo (leio livro onde capítulos tem mais de dez páginas), adorei essa característica em SAN.

Aconselho esse livro para meninas bem meninas, com tipo 13 anos de idade ou garotas mais velhas que queiram reviver esse lado menininha de romance bonito. Quem está afim de ler uma super história, cheia de desenrolares e tudo mais, SAN vai te decepcionar um pouco. Mas pra ler de passatempo, é uma ótima pedida.

Espero que os próximos livros da Babi tenham um enredo mais young-adult, ou que sejam menos dessa coisa voltada unicamente ao romance. É uma autora com potencial e desejo-lhe sorte nessa nova fase onde SAN ganhou uma editora.

Tainá 28/08/2012

Faz mais de uma semana que terminei de ler SAN e se eu disser que ainda não fiz a resenha por falta de tempo seria mentira, foi por preguiça mesmo.
Seja como for, SAN é uma história adolescente, sobre adolescentes, conflitos adolescentes, emoções adolescentes, amores adolescentes e amizades adolescentes... entenderam o ponto chave?
Pessoalmente eu acredito que logo no começo do livro o jeito que Babi Dewet escreve ainda é um pouco livre, um pouco amador, o que se explica pelo fato da história ter começado como uma fanfic, mas lá pelo décimo capítulo o amadorismo vai dando lugar a uma autora visivelmente mais experiente e que entende o que está escrevendo.
Sábado À Noite é a história de um grupo de meninas metidas à besta e um bando de meninos desordeiros - conhecidos como marotos e é também sobre uma banda misteriosa que toca o que as garotas querem ouvir e o que elas viveram - e ninguém sabe quem é essa banda. SAN vai te fazer rir e lembrar dos seus amigos (sério é inevitável não comparar algum personagem da história a um do seu dia-a-dia). Babi Dewet tem uma narrativa fluente e divertida e que consegue capitar bem o universo jovem.
Mas - sempre tem um mas - o que eu achei meio Sessão da Tarde na história é que todo mundo tem um parzinho, quer dizer, fica claro que uma pessoa está a fim da outra, e isso ocorre com todos os principais, o que dá uma impressão meio Disney, meio Sessão da Tarde, meio história pra criança, porque quando a gente tem sete anos, na nossa mente todo mundo tem que viver feliz para sempre - o que, dã, não é bem assim. Felizmente - ênfase nessa parte - o final do livro é compensador.
Li em algum lugar que o final de SAN era óbvio e fiquei me perguntando o que, para a pessoa que escreveu isso, é um final surpreendente, porque para mim as últimas páginas são incrivelmente inesperadas.
Se eu gostei de SAN? Sim e inclusive meu livro está circulando pelas minhas amigas agora. Mas, claro, eu sou o tipo de leitora que gosta de livros às vezes melosos e às vezes sem sal nem açúcar, então é bem provável que um leitor de Harlan Coben venha me xingar por ter recomendado SAN à ele.
SAN é até certo ponto democrático, por ser um livro jovem e atual, mas por outro lado pode ser chatinho pra quem gosta de tensão.
PS: Sábado À Noite será uma trilogia... Eu quero ler tudo logo! Escreve, Babi, escreve!

Mari 23/08/2012

Por que todos precisam de um pouco de marotagem na sua vida ♥
Faltam me palavras para descrever os sentimentos que me rodearam durante todo o livro, nesse incrível romance juvenil da nossa autora (NACIONAL YAY) Babi Dewet. E o mais legal de tudo é que ele veio de uma fanfic, e eu amo fanfics pelo espaço que elas dão para autores iniciantes. Bom, vendo um vídeo dela uma vez, eu ouvi algo que de fato se aplica ao livro: "As pessoas se identificam com os personagens, por que eles são reais", e de fato isso acontece mesmo. Em diversas situações, vi amigos, pessoas conhecidas, me vi e até mesmo o meu maroto favorito que é meu namorado. É impossível ver esse livro e não se identificar com a personalidade tão bem construída dos personagens.

Sábado a noite conta a história da Amanda, linda, popular, adorada por todos e com todos os garotos aos seus pés. Seu melhor amigo é um loser, e só andas com os garotos mais mal vistos do colégio e ela simplesmente não consegue evitar de fingir não conhece-los.

Leia o resto da resenha: http://leitorete.blogspot.com.br/2012/08/sabado-noite-babi-dewet.html#comment-form

Nathália 07/08/2012

Mais do que um simples livro adolescente...
Minha primeira resenha, e claro que tinha que ser de SAN, né? Eu acompanho essa estória desde que era fanfic e sempre me surpreendi com cada capítulo. A estória é meio óbvia, mas a Babi sempre deu um jeito de colocar um toque de humor e mudar os clichês. Eu amo demais esse livro. Toda vez que eu o leio, quero que seja diferente, mas eu sempre sei que não vai ser, e eu acabo gostando do final mais do que o esperado. Dá para entender? Eu gosto que a Amanda tenha que aprender com seus erros, porque ela errou muito.

O que não gostei e achei errado - porque, claro, tudo tem seus pontos positivos e negativos, e com esse livro não é diferente -, e que foi falado no lançamento de Brasilia, foi a ausência dos responsáveis. Nenhum adolescente no mundo é livre como os desse livro, geralmente um ou outro, mas não todos. A gente até entende, cidade pequena, todo mundo sabe onde você está e tals, mas isso não impede de colocar ordem na bagunça deles. Quase todos os adolescente moram praticamente sozinhos, ou os pais se mudaram, ou vivem viajando, ou vivem saindo. Acho que a presença dos responsáveis seria importante. Até mesmo porque, uma intriga, um probleminha ou outro na família sempre existe, e seria muito legal e interessante colocar isso na estória também, pra não ficar só nessa de amor e amigos. Família também é importante.

Confesso que eu tive medo de como ela mudaria as músicas, porque podia ficar meio Restart, e não ia ficar bacana. Mas até que não. Elas lembram muito as músicas do McFLY, e isso é muito bom. E eu adorei poder sonhar com nerds, marotos, músicas, amigos, Scotty e bailes de Sábado à noite de novo. É sempre bom sair dessa nossa realidade e se infiltrar no mundo dos livros.

Então eu parabenizo a Babi pela estória, pelas músicas e pela conquista. E não deixem de ler, é muito bom. Eu recomendo.

estantedasuh 04/08/2012

Sábado à Noite
Bom gente hoje vou falar sobre o livro da Babi Dewet “Sábado à Noite” ou “SAN” como é conhecido.
A história conta sobre um grupo de 5 meninas: Amanda, Carol, Anna, Guiga e Maya. E de 5 garotos conhecidos como os marotos: Rafael, Daniel, Bruno, Caio e Fred. As meninas são conhecidas como as populares da escola por serem lindas e descoladas. Os meninos conhecidos como os perdedores.
O ambiente da escola é descontraído e muito divertido. A história ainda conta com outros
Personagens bem elaborados.
O livro é fascinante. Ao ler você se depara com varias coisas que se passa na adolescência
Como foi a minha ou para os adolescentes que ainda vão passar (apesar dos meninos não
serem tão lindos e fofos assim na minha época), mas tem varias situações parecidas. Como a
Questão da popularidade que é muito bem abordada no livro.
Os relacionamentos são lindos, principalmente o de Amanda e Daniel que são os personagens
Centrais da história.
Adorei o livro que não é só direcionado a adolescentes, pois fala de vários valores que temos
Na vida. Como até que ponto devemos ser leal a um amigo e por causa disso perder um amor.
Fala também do valor que às vezes damos pra o que as pessoas vão pensar. E que nós fazemos
Pré-julgamentos e não nos permitimos conhecer a pessoa com verdadeiramente ela é.
Os marotos são muito engraçados; Peguei-me varias vezes rindo sozinha enquanto lia o livro.
A autora está de parabéns pelo livro. Ela soube transportar todos os medos e angústias que
Passamos na adolescência; Sem falar nos amores que vivemos nessa fase da vida.
Espero que vocês gostem do livro, pois eu amei.

Leo Antan 18/07/2012

Sábado à Noite - Uma divertida e marcante história

REAL

"Sábado à Noite" é um livro adolescente diferente de tudo o que eu estou acostumado a ler. Eu sou um eterno apaixonado por esse gênero e me vi diante a uma história diferente. Mesmo recheado de bons clichês, usados de modo inteligente, "Sábado à Noite" é um dos livros mais reais que já li.

ADOLESCÊNCIA TÍPICA

É exatamente isso que o livro mais me pegou, a adolescência apresentada pela Babi é muito verossímil. Os tipos são reais, o drama, o jeito de levar a vida. Tudo é retratado sem disfarces e isso me deixou muito feliz. Há muita banalização neste gênero e isso é o que não vemos neste livro.

RITMO

O livro é bem grossinho, o que pode impressionar, mas tudo passa muito rápido. A história é bem fluida e um dos seus poucos destaques negativos é o narrador, acho que ele ficou devendo bastante. Há muitos diálogos, o que agiliza a leitura, mas os momentos do narrador não são tão bem definidos. Acho que ele podia participar mais da história e detalhar melhor certas cenas.

OS MASCARADOS

Achei essa trama um pouco mal utilizada, a impressão que dá ao ler sinopses do livro que os bailes de sábado à noite são primordiais para a história.

Leia a resenha completa em: http://apauliceia-desvairada.blogspot.com.br/2012/07/opinioesepitacos-sabado-noite-uma.html