As coisas que eu não disse

As coisas que eu não disse Babi Dewet

Resenhas - Sábado à Noite

Caverna 12/07/2012

Amanda e suas quatro amigas são as mais populares do colégio, atraindo olhares de todos sempre que passam por perto. Não era a toa, elas apenas eram incrivelmente lindas, e chamavam a atenção. Porém, com isso, elas acabaram se tornando pessoas diferentes do que realmente eram, virando frescas, metidas, aquilo que costumamos chamar de patricinhas. A parte mais irônica disso tudo, é que o melhor amigo de Amanda era Bruno, um dos maiores perdedores do colégio. Ele e seus quatro amigos ganharam o apelido de marotos, embora fossem na verdade, lindos de morrer. No começo, eu confesso que o jeito metido delas me irritou, e demais. Mas aos poucos Amanda foi liberando a criança de seu interior, chegando a até passar uma tarde inteira jogando video-game com eles, e se mostrando ser super simpática
Sem grandes motivos, apenas pelos acontecimentos do dia a dia, eles acabaram virando rivais, os garotos as desprezando e vice-versa, mas obviamente no fundo, derretendo toda hora que se olhavam. Apesar disso, Bruno e Carol não suportavam essa indiferença, namorando por um bom tempo até que se separaram, e as garotas resolveram se aproximar deles novamente, para ver se as coisas entre eles voltava ao normal, pois a amiga estava em uma situação lastimável de tanto sofrimento. Mas como era esperado, não deu muito certo. Eles viviam brigando pelas coisas mais bobas, e fingindo ter um ódio inexistente.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/03/sabado-noite.html

jacdeoliveira 03/07/2012

Amanda é uma menina que cresceu ao lado de Bruno, seu melhor amigo desde sempre e todos os dias ela o espera para irem a escola juntos apesar de serem de salas diferentes.
Amanda é uma garota popular assim como suas outras amigas, elas são as chamadas patricinhas do colégio, já Bruno e seus amigos são os "encrenqueiros", ou melhor, os marotos.
Daniel é amigo de Bruno e desde a primeira vez que viu Amanda sentiu seu coração bater mais forte e se posso dizer, ela sentiu a mesma coisa pelo garoto, mas uma de suas amigas a Guiga acaba se apaixonando por Daniel também e como Amanda preza muito a amizade acabou desistindo desse amor e passou a ignorá-lo, mas Daniel nunca esqueceu a amada.
Por mais que os grupos não se misturassem muito principalmente por serem de sala diferente, a professora de Artes decidiu juntas as salas para realizar um trabalho em duplas e por coincidência do destino ou não Daniel e Amanda acabaram sendo escolhidos para fazerem os trabalhos juntos, o que mexeu muito com nossos personagens fofos.
Mas para causar ainda mais surpresas para os estudantes o diretor teve a ideia de um baile no Sábado à noite, e como os Marotos tinham uma banda queriam tocar na festa, mas o diretor não permitiu e para surpresa de todos uma banda chamada Scotty foi contratada para tocar no baile. Todos os meninos tinham seus rostos pintados e usavam uma máscara, o que deixava tudo ainda mais misterioso e sedutor, sem contar que os meninos pareciam ser um fofos e suas músicas incríveis.
Agora Amanda terá que lutar contra seus sentimentos e contra todo o charme que Daniel possui, mas será que a menina irá conseguir resistir ao "homem" de sua vida por tanto tempo assim? E será que algum dia irão descobrir quem são esses meninos apaixonantes da Scotty? Sábado à noite é emocionante, romântico e revelador.

Simplesmente me apaixonei pela história. O modo como a Babi colocou os principais assuntos dos adolescentes foi incrível. Amor, jantares, beijos, praia, música e colégio é uma mistura que combina demais, ainda mais com um personagem encantador e fofo como Daniel.
O modo como Babi colocou os fatos também me impressionou bastante, já que de primeiro momento imaginei que Amanda e Bruno teriam algum romance... Mas nada disso aconteceu e me surpreendeu demais. Demais mesmo.
Eu simplesmente amei a história, ela ganhou minhas 5 estrelas e meu coração, porque "que personagens incríveis". Eu não vejo a hora de poder pegar a continuação dessa história incrível. Segundo a Babi a história será uma trilogia, que eu estou contando as horas para serem lançadas!

PLAYLIST: McFly - All About You

Mari Scotti 30/06/2012

Resenha #7 – Sábado à Noite – Babi Dewet

== Prólogo pra resenha rs ==

Bom, essa resenha tem a participação da minha amiga e moderadora Carol Mráz, afinal, ela que me apresentou a história, a autora e o McFly. Certo, confesso que ainda não ouvi nenhuma música deles, mas estou com muita vontade. Rsrs
Antes de começar preciso comentar algumas coisas sobre SAN e a autora Babi Dewet.
No dia 16 de junho de 2012 eu e a CMraz estivemos no lançamento do livro em São Paulo, na livraria Saraiva do Shopping Paulista. Confira algumas fotos aqui. http://www.facebook.com/media/set/?set=a.318414978247870.72674.100002381119338&type=3
Queria poder compartilhar tudo com vocês mas a resenha ficará enooooooorme se eu fizer isso rs, então tentarei resumir.
A Babi é muito simpática e fofa e monopolizou LITERALMENTE a entrevista toda. Nós, meros amantes de leitura, conseguimos fazer algumas perguntinhas que deixaram a história do livro e da autora ainda mais atraentes pra mim que não conhecia.
Sábado à Noite começou como fanfic, era escrita com os integrantes de McFly e foi adaptada para publicação. A Babi ama a banda, já teve o prazer de entrevista-los e ficar cara a cara com todos os integrantes por cerca de quinze minutinhos – se eu ficasse quinze minutos com o Daniel do livro SAN, eu não estaria viva pra contar, ain meu coração! Rsrsrs.
Ela compartilhou conosco como foi difícil a transição da fanfic para livro, pois nós que temos o costume de escrever fanfics com personagens que todos já conhecem, perdemos o hábito de descrever pessoas, lugares e certos trejeitos dos personagens, pois todo mundo já sabe como são. Para se escrever um livro com personagens originais é necessário se prender a descrição e narrativa que às vezes são chatas de se fazer. Confesso que quando a Babi comentou isso eu fiquei com medo de ler, já imaginei um livro repleto de diálogos e com narrações pobres, mas Babi você me surpreendeu, até mesmo a inclusão dos pais na história ficou ótima, não parece que você precisou incluí-los, mas sim que já foi escrito com eles “aparecendo”.
Enfim, sobre a entrevista, a Babi é demais eu amo a Babi e fim de papo.
Bora pra resenha?

=== Resenha ===
Aviso: contém spoiler

Comecei a ler já sabendo que a Amanda era patricinha e ninguém gostava da Amanda, havia um pré-julgamento quanto a protagonista da história, porém eu confesso pra quem quiser saber: eu amo a Amannnda!! Sério... er... se eu fosse no lançamento da Babi de novo e ela perguntasse quem gosta da Amanda eu iria ser a segunda a levantar a mão. Sim, só uma pessoa levantou a mão admitindo gostar da Amanda.
Sábado à Noite é realmente uma novidade para a literatura nacional, há muito tempo que eu não lia uma história tão envolvente quanto esta. Da última vez que me prendi tanto num livro com enredo em escola, grupo de alunos e rixa foi quando li a coleção “Os Caras” de Pedro Bandeira e eu tinha uns doze anos.
A história se passa em Alta Granada, no Brasil e isso me deixou muito feliz, porque podemos nos identificar melhor com o enredo, um grupo de adolescentes que são chamados de Marotos e desprezados por toda a escola e um grupo de patricinhas que são amados por todos na escola. Eles enfrentam conflitos que, quando temos dezesseis anos parecem ser a prioridade das nossas vidas e eu me vi ali, em cada linha, revivendo muitas dúvidas da minha adolescência, que hoje eu resolveria facilmente com uma conversa.
Amanda é a patricinha mor e é completamente apaixonada por um dos marotos, porém não consegue admitir nem a si mesma, vive se escondendo atrás de sorrisos e popularidade, mas na verdade o que ela quer mesmo é estar do outro lado do pátio pagando mico com os meninos mais desprezíveis do colégio. Ela e suas amigas.
Já os marotos não se importam com o que dizem e continuam levando a vida e a liberdade de agir e ser como bem querem, independente de como são vistos. São garotos que parecem problemáticos mas que tem uma amizade invejável, são leais, sinceros e muito divertidos. Eu quis jogar vídeo game com eles e olha que nem gosto!
Cada um é louco por uma das patricinhas da escola, mas ficar com eles é vergonha social.
A história abrange bem esses conflitos entre se manter popular, manter uma amizade ou jogar tudo para o alto por um amor, mas paralelo a isso, divide com o leitor como todas as pessoas – até aquelas que achamos não ter nenhuma qualidade – podem apresentar talentos que desacreditamos que tenham.
Os marotos são exímios músicos, mas ninguém sabe que eles podem tocar algum instrumento, compor ou cantar, são perdedores e ponto, e só por isso é que conseguem montar uma banda mascarada e tocar no colégio todas as noites sem que ninguém descubra que são eles, nem mesmo Amanda que é a musa inspiradora para as canções.
Acho que já contei demais e está na hora de você adquirir o livro e se debulhar em lágrimas e risadas, assim como eu durante essa semana.
Só para vocês se divertirem um pouco comigo e a Carol, vou deixar um pedacinho das SMS trocadas por nós duas essa semana:

Mari: Lembrei que ela não gosta de finais felizes, ainnnn não quero mais ler. (falando da Babi)
Carol: Relaxa bb... Terminou de ler já?! SAN causa depressão! kkkkkk
Mari: Ain não terminei, mas eu to ficando deprê. Eu amo a Amandaaa
Carol: Ownn kkkk Não fique. O 2 é super legal. (o livro que ainda não saiu, ÉVORA PUBLIQUE!! - Detalhe, a Carol leu as fics, imprimiu etc, por isso ela sabe)
Mari: Ah menos mal, to ansionsa. Li hj a cena q ela e o Dan quase se beijam, chorei no bus.
Mari: Daqui a pouco vai aparecer fanfics de SAN, você vai ver.
Carol: Ironico, já que SAN começou como fanfic kkk

A única coisa que senti falta na história foram as músicas que os marotos escreveram com as meninas na aula de artes, metade do livro fala da aula de artes e na hora não tinha letra só uma explicaçãozinha básica sobre o que era. E também senti que pulou demais os sentimentos na escola, por exemplo, eles passaram a semana toda se desprezando mas não dá pro leitor vivenciar isso, sentir essa dor, só conseguimos saber que ela existe porque o Dan ou a Amanda estão tristes e logo correndo um pros braços do outro, porém, mesmo assim, é um dos melhores livros não fantasiosos que eu li na vida!
Espero no próximo conhecer melhor os outros Marotos e a história deles com as meninas.

Classificação do livro: 8,00
Recomendação: 10!!

Para saber mais:

Blog da Autora: Babi Dewet http://www.babidewet.com/
Twitter: @babidewet

Sou paulistana, tenho 32 anos e amo demais ler e escrever. Descobri o mundo das fanfics a pouco mais de três anos e consequentemente o mundo dos blogs, sou uma das donas do Twilight Brasil Fanfics e do Vitrine TBF que é um braço do TBF e Twilight Brasil. Trabalho, já terminei os estudos, mas o maior sonho da minha vida é ser reconhecida pelo que escrevo. Sou solteira hoho. Fazer o que, a vida me deu personagens para criar e corações para fazer bater ao ler. @mariscotti face: Mari Scotti

Fernanda 08/03/2012

Sábado à Noite é um livro cativante. Isso é o mínimo que posso dizer sobre um livro que me fez ficar acordada a madrugada do natal lendo.
A autora, Babi Dewet, fez uma bela e engraçadíssima história sobre a vida adolescente. Dúvidas, anseios, amores, confusões, risadas altas, jogos de video games e afins, que nos leva a sorrir enquanto saboreamos as páginas do livro.
A narrativa em 3° pessoa nos faz conhecer todos os personagens de forma mais plena, dando a leitor o poder de julgar de forma subjetiva os erros e acertos dos personagens.
Amanda é um caso sério. Daniel é um sonho de menino e o quero! É sério.

O ambiente da história é basicamente na escola, e Amanda, Carol, Maya, Guiga e Anna são as estrelas de lá. Lindas, glamourosas e populares as cinco garotas arrancam olhares de todos. Entre esses ‘todos’, estão os meus queridos e lindos Marotos. Daniel, Bruno, Rafael, Fred e Caio são taxados como as “encrencas” da escola. Marotos e Populares são inversamente proporcionais no que se diz respeito à status.
Porém, como todo drama adolescente, há muito mais nas entrelinhas.

O diretor da escola decide promover os bailes de Sábado à noite, onde uma banda muito talentosa e misteriosa, chamada Scotty, fazem o maior sucesso.
Mas há algo com eles deixa Amanda surpresa e levemente desconfortável. Eles sempre parecem cantar o que se passa na vida dela. Como se conhecessem sua história. Mas claro que isso é coisa da cabeça dela. Ou talvez não…

Amanda tem o talento de complicar as coisas. Daniel, um dos marotos, é apaixonado por ela. Muito. E ele é tudo que todas nós, simples mortais, pedimos à Deus nos nossos tempos de escola: Romântico, engraçado, talentoso, com uma bela personalidade, e que está disposto a tudo para agradá-la. Amanda também é apaixonada por dele, mas isso não parece ser o suficiente. Não posso crucificá-la. Ela está confusa e tem mais que apenas eles dois nessa história, mas ela podia, sim, dá um rumo menos doloroso nesse romance.

O enredo todo é envolvente. Os personagens são realmente apaixonantes e fofos (Sim, estou me referindo aos marotos). Teve momentos que eu quis pular no pescoço de Amanda e apertar; quis agarrar Daniel e os outros Marotos. O leitor torce pra dar certo, e quando não acontece (e isso me faz lembrar como adolescente são idiotas às vezes) ficamos com nó um na garganta. Altos e baixos são inevitáveis na vida de todos, e esses adoráveis adolescentes não escaparão desses momentos.
Sem falar no final, que me deixou super necessitada do próximo livro.

(Obs: Pesquisando, descobri que a autora confirmou uma continuação, ainda sem data prevista. Mas espero que seja muito em breve.)

SAN é um livro que, definitivamente, vale a pena ler. Uma leitura leve e divertida que nos promove muita música (esta resenha foi escrita ao som de The Beatles), papos bem humorados, e muito romance. A vida desses adolescente deixam o leitor com um sorriso bobo e a cabeça nas nuvens.
A autora adaptou o livro de suas FANFICs e fico muito feliz de ter dado tão certo. O talento de nossos novos autores nacionais merecem ser reconhecidos e prestigiados.
E se julgarmos o livro pela capa.. bem, vamos amá-lo antes mesmo de lê-lo.
Babi Dewet 09/01/2012minha estante
Sua fofa, obrigada pela resenha =D

Andrew Torrs 24/02/2012

Hum quase nada haver com malhação.
O título pode fazer referência a pseudo novela-seriado mais manjada da tv brasileira, mas não que isso seja uma ofensa ao livro Sábado à noite.
Sinceramente nunca fui um fã desse tipo de leitura porém devido a convivência com pessoas que gostam,acabamos por experimentar novos ares.
Em poucos momentos da história eu fiquei mais chateado com o enredo do que quando a mocinha fica relutante a viver um amor por um motivo torpe, realmente acho que todo o receio da protagonista em "pegar" o mocinho da história poderia ser corrigido sem ela fazer aquele alarde todo sobre papo de amizade em primeiro lugar.Acho que uma conversa iria poupa-la de muitas lágrimas derramadas em vão.
A história toda envolvendo popularidade,colegial e uma vida quase-perfeita sem rédea dos pais, nos dá vontade de viver aquilo e que gostaríamos que fosse tão fácil como a autora mostra,claro que deve haver excessão.
Bom os coadjuvantes realmente chegam a se tornar coadjuvantes, igual malhação nada que faça você desgostar da história, afinal é um romance voltado para o seu casal principal.Achei interessante a parte da banda, os diálogos é claro e todo aquelas referências a filmese músicas.Adoro Eurotrip porém nunca fui fã de Mcfly, acho que por isso não percebi que o livro fora baseado em algumas músicas.Enfim,leitura rápida e sem muitas delongas,tem o grupo dos bagunceiros porém interessantes e das patricinhas porém não tão chatas,e claro todos bonitos, bom pelo menos eu acho já que ela mostrou em vários pontos dos livro que aquilo ali não tinha espaço para gente feia.Chega rolar um papo de amizade que é legal por parte dos marotos, seus diálogos são engraçados e suas partes também,inclusive das meninas da história também,aquele típico clube da Luluzinha que se acha as fodas mas que é legal rs.
Bom eu indicaria para quem curte fanfics é claro, e quem não curte se arrisque como eu fiz, o óbvio do final nem chegou a ser tão óbvio,inclusive achei de muito mal gosto o que o protagonista fez apesar que mesmo assim ficou um clima de romance e quero mais no ar.Curtam os marotos ao seu modo como eu fiz, apesar que meu personagem favorito é o Kevin e ele é um coadjuvante,apesar dos marotos terem um lado nerd que me identifiquei.A autora captou de certa forma o que os jovens gostam, não tanto os meninos mas as meninas, mas quem sabe alguns garotos gostem, vão e pisem fundo nessa leitura.

Ângela Flores 23/02/2012

Sábado à noite
O que falar desse livro maravilhoso?
Eu como sempre sou suspeita em falar em livros de autores brasileiros. Sou completamente apaixonada por eles e como disse recentemente é um público que esta crescendo a todo vapor! E ainda bem que vários leitores estão dando mais valor a nossos super escritores :)
E a fofa da Babi Dewet não poderia ser diferente; ainda mais ela que é super descolada e adora o público adolescente. Então vamos lá?
Sábado à noite conta a história de Amanda e Daniel dois jovens super descolados, atuais e com os mesmo medos, confusões, dúvidas, imperfeições que qualquer adolescente normal "real" vive.
Amanda é uma garota popular na escola e adora seus grupo de amigas. Sempre linda e descolada ela vive em um mundo a perfeição é simbolo de nobreza digamos assim. Ela tem um vizinho e super amigos chamado Bruno, onde se conheceram desde da infância e desde então não vivem separados.
Mas com o tempo as coisas mudam, crescemos e nosso ciclo de amizade acaba se definindo por um "esteriótipo", mas mesmo assim Amanda não deixa de ficar longe de Bruno.
Bruno tem um grupo de amigos na escola também chamado "Os marotos" e um deles é Daniel, um garoto diferente do padrão de "gatinho" mas muito talentoso musicalmente e apaixonado. E adivinhem por quem? Amanda.
Mas vocês pensam que a não há reciproca? há sim, mas sendo de grupos de amizades tão diferentes, fazendo coisas diferentes e com ideais diferentes, um relacionamento entre Amanda e Daniel poderiam chocar todos.
Ainda mais porque Amanda sabe que uma de suas amigas é completamente apaixonada por Daniel. Como ela poderia trocar a amizade de uma grande amiga por um amor que lhe poderia trazer somente complicações.
Mas com um evento montado pela direção da escola, os marotos resolvem participar tocando no evento com a banda deles mas que com uma diferença, ninguém iriam saber que eram eles; até porque eles estariam mascarados.
E Daniel iria aproveitar este momento de festa, para se declarar todo o seu amor por Amanda nas músicas que irá tocar nos bailes de Sábado à noite.
Mas quem seriam esses mascarados que cantam super bem e que falam tanto sobre mim?
Eu indico mil vezes SAN para vocês! Quem não leu esta perdendo esta grande oportunidade. Apesar que agora a Babi Dewet consegui parceria com uma Editora que fará o re-lançamento do livro Sábado à noite e ainda vai demorar um pouco para ser re-lançado. Mas aguardem e quando os livros estiverem já disponíveis à venda em todas as lojas do BRASIL (Ainda bem UhhhuhhhhuuuuL) não deixe de comprar e ler esta grande estória que esta prevista continuação para o último semestre de 2012 :)
Quem tem o livro de Sábado à noite na versão independente da Babi Dewet terá a versão para colecionador sabiam? ADORO!
A capa é perfeita, a estória é perfeita, tudo perfeito!!!!

Thaís Cavalcante 18/02/2012

Resenha: Sábado à Noite | Babi Dewet
Como disse num post anterior, não leio muitos chick-lits, alguns são muito "Malhação" para o meu gosto, pouco conteúdo e uma trama às vezes bastante previsível. Mas Sábado à Noite mudou todo o meu conceito sobre isso e o que me deixa mais feliz é saber que é um livro de uma autora nacional, nossa.

Comprei o livro na Bienal do Rio, o qual foi produzido de forma independente, e foi onde eu conheci a Babi pessoalmente. Super simpática e até largou seu almoço para vir assinar meu livro, que vergonha de mim mesma, meu Deus. Demorei um pouco para lê-lo, porque acredito que todos nós temos um cronograma de leitura e comigo não foi diferente, mas eu deveria ter lido ele assim que o comprei. Mas vamos à resenha de verdade, né?

Leia mais: http://pronomeinterrogativo.blogspot.com/2012/02/resenha-sabado-noite-babi-dewet.html

Amanda 27/01/2012

Sábado à Noite - Babi Dewet
Sábado à Noite conta a história de cinco amigos, Caio, Bruno, Daniel, Rafael e Fred

Karol 12/01/2012

Às vezes eu sinto uma necessidade exagerada do leitor nacional de dizer que determinados livros são ótimos, que tais autores são os melhores do mundo, que algumas histórias são as melhores já contadas em português e blá, blá, blá. Acho que o brasileiro tem muito daquilo de defender um produto nacional e se tornar instantaneamente cego para qualquer ponto "não tão perfeito assim" da obra, ficando meio xiita às vezes. Por isso, toda vez que eu vou resenhar um livro nacional aqui sinto um frio na barriga, com medo que hordas de fãs insanos venham me mandar à merda, me perseguir no twitter e no facebook, descobrir onde eu moro e mandar assassinos profissionais atrás de mim.

Aí eu lembro que meu blog é um nadinha perto da enorme blogosfera literária nacional, que quase ninguém me conhece e que minha opinião não tão importante assim e fico mais tranquila.

Dito isto, me volto para o livro da vez: Sábado à noite, da Babi Dewet.

Pra começar, digo que o livro é independente, logo, Babi arcou com todo o custo de produzi-lo, divulgá-lo e vendê-lo - até onde eu entendi. E pelo que pude notar, ela fez um bom trabalho. O livro tem uma quantidade legal de fãs no skoob e o nome dela resulta em quase 90 mil resultados no Google. Eu acho relevante. E considero uma vitória para todo mundo que quer ser escritor um dia - Ah e eu não fui pesquisar a história da autora e da publicação do livro tão a fundo assim então se eu falar alguma merda, sintam-se à vontade pra me corrigir.

Sábado à noite conta a história de Amanda e Daniel, dois adolescentes apaixonados que tem que ultrapassar algumas barreiras para ficar juntos. Por exemplo: Amanda é popular, Daniel é um loser; as amigas de Amanda evitam os amigos de Daniel como se fossem o capeta; eles todos são adolescentes retardados. O negócio é que a escola em que ambos estudam promove alguns bailinhos no fim de semana (o Sábado à Noite do título) e uma banda super cool toca nesses bailes, só que os caras são mascarados e ninguém sabe quem são - só o leitor e, sim, o Daniel faz parte da tal banda que não é o Slipknot (Ahhhhhhhhhh... D= ). Na mesma época dos bailes, uma professora surtada de Educação Artística inventa um trabalho em duplas pra unir pessoas que não se falam normalmente e, adivinhem?? Pois é. Bingo.

O livro é bastante intenso. Quem leu Crepúsculo vai se identificar com a escrita de Dewet: é "sugante" igual à da Stephenie Meyer. Eu simplesmente não conseguia largar a história, o negócio vicia de um jeito que, em qualquer segundo livre que tinha, eu abria o livro. Mas isso não quer dizer que a história seja perfeita...

Bem, para ser justa, o livro é bom. A história é interessante e tal, mas eu senti os personagens um pouco vagos. Os meninos são bem definidos até, por assim dizer, o segundo grau, entendendo que os protagonistas, Amanda e Daniel, são o primeiro grau. Amanda é uma sonsa. Na página 50 eu já estava odiando a menina com vontade. Já Daniel é o bobo apaixonado: bonzinho, engraçado, talentoso, fofinho... só que é um loser. Depois dos dois temos os grupos de apoio e é aí que o barato desanda um pouco. Amanda tem quatro amigas e Daniel quatro amigos e eles ficam sem personalidade, é tudo certinho demais. Os caras até que são legais mas as meninas... OMG, todas insuportáveis. A melhorzinha é a tal da Anna mas o sexo feminino não está bem representado nessa história.

Senti bastante a falta de personagens adultos na história. A mãe de Amanda aparece apenas uma vez. Os pais de Daniel são apenas citados. Todos tem 17 anos, bebem e dirigem, todos são absurdamente independentes. Em um livro escrito para pré-adolescentes e adolescentes seria necessário um pouco mais de cuidado com os exemplos. Por mais que todos nós sejamos descolados e blá, blá, blá, dar bom exemplo é sempre bom, né? Posso até ser chamada de careta\velha\arcaica mas quando eu tinha 17 anos não saía por aí bebendo e com caras de 17 anos no volante... E nem por isso minha adolescência foi uma derrota.

Enfim, o desenvolvimento do livro é o esperado e segue o roteirinho das comédias românticas - como não quero dar spoilers não vou especificar o roteiro aqui, ok? - mas eu sou menina e adoro uma comédia romântica, então curti o romance de Daniel e Amanda. Tem uma ou outra coisa que me incomodaram no enredo mas, no todo, é uma leitura bastante divertida. Acredito que Babi Dewet vá, com o tempo, se tornar uma grande escritora e podemos esperar muitos livros para menininhas por aí. Falta um pouquinho pra ela chegar ao nível da Paula Pimenta mas, com certeza, está indo pelo caminho certo.

Para concluir, recomendo Sábado à Noite para meninas. Quanto mais novas e menos céticas forem melhor, pois em alguns momentos dá vontade de fechar o livro e sair xingando a tal da Amanda, na insanidade - ou virada no Jiraya, como dizem alguns amigos meus. É bem aquela coisa: depois que a gente sai da adolescência fica mais complicado ter saco pra certas neuras mas, com paciência, o livro corre muito bem. Recomendado.

=)

PS: Baixei a playlist do livro.
PPS: To com "nostalgia de adolescência". Quero voltar para 2004 agora mesmo!

Nia 03/01/2012

SAN I
Sábado à Noite é baseado em uma fanfic, escrita pela própria Babi, inspirada em McFly e publicada em um site de fics interativas. Eu já conhecia a história desde essa época, por ser leitora assídua desse tipo de histórias, mas ter o livro em mãos foi uma sensação incrível e eu revivi cada detalhe que já conhecia através da fanfic! O livro foi lançado de forma independente, por grande esforço da Bárbara e de grandes amigos dela, e foi a realização de um sonho da autora.

SAN trata de problemas que todos nós já passamos durante a nossa adolescência (se você não passou, ainda vai passar, prepara-se), o primeiro amor de verdade, o primeiro desamor, as escolhas entre amor e amizade, como lidar com o fato dos populares e dos perdedores e aprender o que realmente vale à pena na nossa vida.

Mas o que difere SAN dos outros, é que mesmo tendo como enredo um tema que a maioria já conhece ou já viveu, ficou totalmente leve e original, porque a Babi escreveu aquilo que os jovens realmente vivem, como realmente acontece, e não cheio de detalhes que transformam a história em um perfeito conto de fadas.
A Amanda (personagem principal) é medrosa, insegura, confusa, como qualquer adolescente normal e se vê diante de uma dos maiores conflitos que as meninas dessa idade passam, o que vale mais? Um amor ou uma amizade? Isso você só vai saber se ler o livro, rs.

As cenas engraçadas ficam por conta dos ‘Marotos’, o grupo de amigos do melhor amigo de infância da Amanda – Bruno – que aprontam todas pelo colégio onde estudam, fazem as melhores brincadeiras e tem os melhores comentários. Eu aposto que você termina o livro, querendo pelo menos um deles na sua vida real!
E o romantismo também se faz presente. Daniel Marques é o garoto que toda garota já sonhou em ter na vida, é gentil, romântico, preocupado, carinhoso... E só quer viver o seu primeiro grande amor de maneira tranqüila e feliz!

Mas será que ele consegue? Será que um grande amor pode superar todos os conflitos da adolescência? Será que a amizade pode ser mais importante? Será que a Amanda consegue vencer os próprios medos e encarar o que a vida lhe deu? Ou será que o Daniel ainda precisa lutar um pouco mais por isso?
Eu não posso falar muita coisa, porque posso acabar contando a história toda se me deixarem escrever tudo que eu quero aqui. Só posso dizer que vale muito à pena ter o livro, e que provavelmente você precisa de uma caixinha de lenços ao seu lado, porque as lágrimas serão inevitáveis e no fim você vai se perguntar: Quem foi o mais errado?

Mas fique calmo! Nem tudo está perdido e se a gente pegar bastante no pé da Babi e disser a ela que a gente ama muito SAN, os livros II e III podem aparecer por ai! (Detalhe, a pessoa aqui já sabe o futuro dos personagens por ter lidos as fics, mas espera ansiosamente pelo lançamento da história em livros =D) E por falar nisso Babi, atualiza SAN III lá, vai! Rs
Babi Dewet 09/01/2012minha estante
Oi Nia! Obrigada pela resenha linda, fico realmente muito feliz que tenha gostado do livro como gostou da fanfic! \o/
E aguarde o segundo eeeeee atualização de SANIII porque esse ano tudo vai bombar um pouco hahaha
Novamente, obrigada! =*

spiderxulha 18/12/2011

Eu não sei como é ler SaN sem ser fã de McFLY. Sinceramente acho que não acharia tanta graça assim do livro.
Demorei mais que o espero para finalizar a leitura, pois já havia lido a fiction. (Quem não?)Eu gostei dos ajustes que a Babi fez para que não parecesse a fic original, mas mesmo assim, nada se compara em agarrar seu mcguy, né? ;x Haha
Enfim, um ótimo livro. E favoritei porque nunca irei esquecê-lo, nunca mesmo!
Babi Dewet 09/01/2012minha estante
Hey, mesmo assim, obrigada! Fico sempre animada quando leitores da fanfic dão uma oportunidade pro livro - acho que todo mundo que já leu vai descobrir coisinhas novas. Não é como agarrar seu McGuy, mas espero que tenha gostado do mesmo jeito! =*

Adriana 07/11/2011

Este livro estava na minha wish list há muuuito tempo. Desde o ano passado queria lê-lo e coloquei-o na meta de leitura deste ano. E com o final de 2011 se aproximando cada vez mais rápido, já estava preocupada com a possibilidade de não atingir minha meta.

Esta é uma publicação independente da autora e blogueria nacional Babi Dewet. A maioria já deve ter ouvido falar nela, ou mesmo acessado seu blog (que é super legal, a propósito)! E Sábado à Noite é seu romance de estréia, uma obra promissora, com um estilo bem do jeitinho que eu gosto.

Este livro é um YA book sobre aquele velho tema: conflitos escolares, nerds versus populares, adolescentes e suas relações amorosas. Aqui temos vários personagens interessantes: as meninas, lindas e populares e os garotos, lindos e marotos, a margem da “comunidade escolar”.

Nesse contexto conhecemos Amanda. Ela é a melhor amiga de infância de Bruno, e mesmo que os dois vivam em rodas sociais totalmente diferentes, ainda nutrem a amizade de outros tempos. Para Bruno é triste ver a amiga abandonar o convívio intenso que eles tinham para fazer amizade com outras pessoas, melhores e mais interessantes. Mas se você achou que a história é sobre o amor de Bruno por Amanda, se enganou redondamente.

Daniel é o melhor amigo de Bruno, e faz parte da turma dos marotos também. Ele é apaixonado por Amanda desde muito cedo. E essa paixão, na verdade, é correspondida, só que ele não sabe disso.

Amanda não pode ficar com seu amor porque acredita que Guiga, uma de suas melhores amigas, é apaixonada por ele. Só que para Guiga o menino já é passado, e ela anda de olho em Fred, um maroto. Ela esconde isso das amigas por medo de rejeição, já que o garoto não estaria “a sua altura”. Por isso, Amanda ainda crê que Guiga é apaixonada por Daniel.

Já Bruno, apesar de haver terminado seu relacionamento conturbado com Carol, outra menina popular do grupinho, vive trocando farpas com a ela. Será que esse rancor todo é mesmo ressentimento ou algum outro sentimento não esquecido?

E bem no meio de toda essa confusão, o diretor do colégio onde eles estudam decide criar os bailes de sábado à noite, uma forma de integrar os alunos. Nestes bailes Amanda e suas amigas vão conhecer uma banda de mascarados Scotty forever
Babi Dewet 09/01/2012minha estante
Obrigada pela resenha, Adriana! Bruno é um dos meus preferidos, shhh lol

Nath 02/06/2011

O que falar do livro da fofa da Babi ??? Bom eu sei que tenho meu autógrafo super lindo nele hahaha !!

Mas então, o livro foi baseado numa fanfic escrita pela autora que fez muito sucesso entre as fãs de McFly. Ela transformou a fanfic nesse belissimo livro que eu adoro ler.
Com uma história é bem desenvolvida e simples, personagens totalmente diferentes, engraçados e muito cativantes, além de uma ótima trama. Envolvendo amizade, amor, os tempos do colégio e uma banda misteriosa, é um livro fácil e gostoso de ler. (Estou doida para ler SAN 2 e mais doida ainda para a fanfic acabar hahaha !!!)

Por mais que a história seja baseada na fanfic do McFly, quem não sabe da existência dela pode ler o livro tranquilamente. Ao mesmo tempo que houve mudanças, como na letra das músicas, elas não foram mudanças toscas (não achei palavra melhor) e o livro se manteve fiel a sua origem. As mudanças não me fizeram nem gostar mais, nem menos do livro, só fizeram meu apreço e respeito pela Babi aumentarem!

Você realmente se sente parte da história. Fica com raiva dos personagens, tem vontade de dar uns cascudos neles, mas também se emociona e fica encabulada!! Uma história de amor com vários percalços, mas muito linda!! Ah, e devo dizer que essa capa é linda, não?! *---*

Bom fique a vontade para ler o livro, caso não tenho lido ;) Você NÃO irá se arrenpender !!!

Vivi 17/05/2011

Sábado à Noite - Babi Dewet
Sério!!! Foi amor a primeira vista!! Lembro que quando mostrei o livro na Caixa de Correio comentei que sou louca por capas com gravuras e coisa e tal.... Essa capa é simplesmente perfeita!!! E tem tudo a ver com o livro...

Amanda, Anna, Guiga, Carol e Maya são as populares da escola, lindas e carismáticas, aquelas que todas gostariam de ser e que todos os carinhas gostariam de pegar...

Daniel, Caio, Fred, Bruno e Rafael são os encrenqueiros da escola, os "Marotos" que é como são conhecidos por lá, todos incluindo o diretor da escola tem um pé atrás com eles, mais mesmo assim eles são a vida daquela escola.

Dois mundinhos tão diferentes como água e vinho, ou melhor como fogo é álcool... Bom, cada grupo segue vivendo na sua, até que uma atividade em conjunto os obriga a sair da zona de conforto, fazendo surgir novas paixões e ressurgir uma paixão antiga que até então estava adormecida.
Daniel e Amanda se gostam desde que se conheceram dois anos atrás, mas Guiga, também se apaixonou por ele nessa época, então Amanda abriu mão do amor que sentia pela sua amizade.

Já deu pra perceber que essa história promete né!!! Confesso que teve horas em que se a Amanda aparecesse na minha frente eu dava um corretivo nela!! Em outras chorei com ela e me coloquei em sua situação. Já o Daniel é um caso à parte... Um garoto fofo desse só existe mesmo nos livros!! Só um cara de ferro pra aguentar o que ele passou com a Amanda e ainda ter bom humor e disposição pra viver.

" - Certo - Daniel riu - Como estou? - ele fez pose. Fred riu.
- Sexy - mandou beijo e Daniel sorriu, colocando as mãos na cintura, afeminado. Os dois riram e Bruno batucou na mesa.
- Vamos logo antes que eu arrume onde enfiar essas baquetas...
- UUuuhhh... - Rafael zombou dele.
- Não esquece que você vai dormir comigo hoje, lindinho... - ele disse chegando perto e Rafael apenas correu pra perto de Caio que estava rindo". Pág 81

Como sempre falo aqui, acho muito difícil fazer uma resenha quando gosto muito de um livro, fico com medo de falar de mais e estragar a surpresa de quem for ler, então sempre termino a resenha com a sensação de que podia ter feito melhor. mais enfim... eu não sou perfeita e nem quero ser!! Espero que vocês gostem de ler SAN (Sábado à Noite) tanto quanto eu gostei!!!

Bjokas!!!