Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Manu 29/03/2024

Profissional, arrebatador e impecável
Eu leria até a lista de compras de Ilana Casoy. Ela escreve com maestria, faz entendermos e termos curiosidade sobre assuntos que pouco entendemos como a perícia. Eu amei saber mais sobre o julgamento desses casos, ainda mais por ser estudante de direito e me sentir como se tivesse lá naqueles júris, que ocorreram há tanto tempo!

@cicerootavio 24/03/2024

Poderia ser dois livros separados!
Em ambos os casos foca-se muito mo júri e não na investigação o que acaba arrastando um pouco a leitura.
E foi muito interessante ler esse livro nesse momento que esses crimes voltaram para os holofotes da mídia.

Josiane Gonzaga 20/03/2024

" É mesmo difícil explicar o inexplicável"
Que livro intenso!!
Vamos lá, essa obra é a junção de dois livros da Ilana Casoy, os casos Suzane Louise Von Richthofen com os irmãos cravinhos e Alexandre Nardoni com Ana Carolina Jatobá.

Caso Richthofen:
A Ilana participou mais das investigações, como a simulação do crime, por exemplo. A história conta toda essa parte, para quem viu os filmes na Amazon vai ler e ver as imagens na cabeça. Ela descreve de uma forma incrível esse caso, expondo os detalhes que pegam a Suzane na mentira.
Mas a pior parte do livro todo está nesse caso, no final é descrito a fita do debate final entre promotor e advogado de defesa, da enjoo de tanta lambição as autoridades, principalmente ao juiz.

Caso Nardoni:
Ah que descrição arrebatadora!!! Ilana conta os cinco dias de julgamento do casal Nardoni e Jatobá, contando com cada testemunha. Inclusive, a dor do depoimento da Ana Carolina Oliveira (mãe de Isabela) a gente sente daqui.
Ela expõe cada detalhe dito no tribunal juntamente com suas percepções, nos fazendo sentir como se estivéssemos sentados no plenário.
A leitura desse caso deixa muito mais claro as divergências e buracos nas histórias do casal do que o documentário que foi feito.
Apesar da dúvida do que aconteceu exatamente, o promotor convence muito mais do que a defesa.

No geral, é um livro de True crime essencial pra quem gosta, e acho que é mais incomodo pra quem acompanhou tudo isso na época.
Junto com fotos do julgamento, simulação e caderno de anotação da autora, essa obra nos transporta aos anos 2000.

Bella(Trix) 17/03/2024

Senti que é muito completo. Um tanto complicado e monótono em algumas partes que são mais voltadas para termos jurídicos e afins(o que se passa em grande parte do livro). Mas é muito bom, para quem se interessa pela história dos casos. Não, não tem nada sobre perfil ou análise psicológica aprofundada.

Jennyffer.Vitoria 10/03/2024

Eu acho que eu estou um pouquinho (talvez muito) apaixonada por perícia criminal depois de ler esse livro

mari.rsp 09/03/2024

Esse livro merece 5 estrelas pelo modo que retrata de perto tudo o que essas pessoas cruéis fizeram, é assustador ver todos os relatos e detalhes dos julgamentos

iamdi 07/03/2024

Sem palavras.
Meu deussssss que livro , mil vezes impecável, dolorido, chocante, mas cheio de informações tão minuciosas, o arquivo nardoni não tenho palavras pra descrever, Dark sendo Dark, e parabéns aos envolvidos!!!

Iuri.Livramento 04/03/2024

Um passeio por dois casos famosos do judiciário Brasileiro.
Ilana tem uma escrita incrível, ela nos ambienta nos fatos e em sua linha de raciocínio, mas sempre dando margens para as reais dúvidas que pairavam nesses casos. O livro nos coloca como parte, testemunha e perito dos crimes, ao nos deixar ciente de cada passo dado na investigação, perícia e júri. Dessa forma, "Casos de Família" resulta em uma narrativa imersiva e irresistível para aqueles que gostam de true crime e investigação policial.

Alessandra 18/02/2024

Não coloquei a marca de ?contém spoiler?, pois trata-se de um caso real, no qual todos, se não a maioria dos brasileiros já sabem o desfecho.
Em ?Casos de Família?, Ilana Casoy expõe de maneira clara os eventos dos dois crimes abordados no livro. Entretanto, confesso que me senti muito mais envolvida quando chegou o caso Nardoni, do que com o caso da família Richthofen. Obviamente os 2 casos são diferentes em termos de julgamento, já que no primeiro, não houve confissão, então, a autora traz praticamente na íntegra todo o julgamento, comentando decisões da promotoria e da defesa, enquanto no segundo, ocorreu a confissão, logo, o próprio julgamento e acontecimentos que levaram à confissão foram expostos de maneira diferente no livro.
Também, há uma diferença de tempo entre os crimes sendo o caso da família Richthofen em 2002 e o caso Nardoni em 2008. Teria ocorrido alguma mudança nos rituais legais que fizeram o caso Nardoni mais interessante? É evidente que a forte presença da mídia foi marcante nesse caso, mas será que foi só isso?
Outro ponto, eu já conhecia ambos os casos por
outros meios antes de ler o livro (podcasts, filmes, documentários), então, me peguei pensando ?será que alguém que nunca ouvi falar nada vai entender todos as informações?? Se alguém tiver essa experiência, me conte por favor!
Por fim, acredito que é um livro muito bom e interessante, porém, é necessário estar atento ao fato de que é muito baseado nas informações técnicas da investigação, logo, se voce está buscando um livro de true crime que ?flua? melhor, eu não te aconselharia esse. Agora, se vc quer a leitura para conhecer mais os casos, como eu, então, vale a pena! :)

Kusmarii 17/02/2024

Mais uma obra de arte da Ilana Casoy
É um livro completíssimo sobre o caso do casal Richthofen e da pequena Isabella Nardoni. Ótimo para conhecer bem sobre ambos os casos e uma leitura não muito complicada! Recomendo muito

Biatunix 15/02/2024

Não se espera menos de Ilana Casoy
Livro impecável, Ilana Casoy trás os fatos, como se nós estivéssemos ali, assitindo o decorrer da história, como espectadores fantasma.

Livro sensacional, tem seus pontos negativos, claro, como todo e qualquer livro. Ainda assim, os pontos positivoa gritam muito mais.

Casos de família é brutal e avassalador, enquanto você lê, sente um incômodo visceral.

A filha que mata os pais por dinheiro, o pai que com ajuda da mulher, mata a filha, por conta de um ciúmes doentio e sem fundamentos.

Não podemos jamais esquecer de casos assim, como também não podemos jamais negligenciar e desacreditar da investigação brasileira, que agiu de forma IMPECÁVEL nos dois caos.

Anna 14/02/2024

Chocante
Mesmo conhecendo os crimes por notícias e algumas pesquisas, conhecer detalhes a respeito do processo torna tudo ainda mais inacreditável.

heyslanne 13/02/2024

Minucioso. Real. Triste.
Este livro me trouxe diversas sensações com destaque para a raiva. É extremamente revoltante como esses crimes são efetuados e como os culpados se posicionam sobre. Filhos que matam pais e pais que matam filhos, exatamente nessa ordem (no livro). Ilana Casoy trouxe detalhes de extrema importância para o desfecho de cada caso. O livro tem termos bem jurídicos, eu já esperava mas me cansou um pouco na leitura, em contrapartida ilana consegue deixar a escrita totalmente compreensível quando se está "fora" da formalidade de um tribunal. Para mim, os réus são feitos das mesmas maldades. Por fim, posso dizer que a justiça foi feita naquele momento mas infelizmente as vítimas e as vidas de quem se importavam com elas, nunca mais serão as mesmas.

didi 01/02/2024

Casos de família
Nunca tinha visto algo sobre o caso da Isabella Nardoni, sabia o que tinha acontecido mas nunca me afundei no assunto, gostei bastante da parte do julgamento, achei bem impactante, me marcou muito. Sobre o caso da Suzane, acho que pelo fato de eu ja ter lido sobre, ver bastante vídeos e os filmes, não me prendeu muito, achei raso comparado ao que eu já tinha visto. Mas o livro em si é muito bom!