Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Carla 19/03/2023

Impactante
Poder ?participar? de tão perto, principalmente do caso Richthofen é muito interessante, Ilana tr inserem em cada passo dela e o caso Nardoni também tem muitos detalhes desconhecido, os detalhes das investigações são o ponto alto, realmente muito impactante

luisa302 13/03/2023

O livro é feito pra quem gosta de caso criminal de dentro do tribunal, de direito penal. não é bem meu caso, mas é mt bem escrito

Lucas 07/03/2023

É bom, mas não era o que eu queria.
Não se engane, o livro é bom! Principalmente a parte gráfica que merece um parágrafo para ser citada. Os designers mandaram muito bem na escolha das fontes e da arte interna do livro, que deixa com um aspecto criminalístico e analítico, que te faz sentir como um policial no caso. Só por isso já valia o dinheiro.
Agora falando do conteúdo do livro, que é o que realmente importa, o livro tem duas histórias em um livro só. A primeira parte é referente ao crime da Suzane Von Richtoffen, a segunda ao caso Nardoni. O caso Nardoni é muito bom de se ler, é escrito de maneira fluida, os acontecimentos são descritos de uma maneira clara, fácil de se imaginar. Já a parte da Suzane, não.
Comprei o livro pensando que o caso iria focar bastante na Suzane e sua história, mas não foi o que aconteceu. Existe sim uma explicação para o crime, detalhando os fatos não deixando abas para dúvidas, mas, ao contrário do que eu imaginava, o livro não conta a história dela em si, apenas do crime cometido. E estaria tudo bem, se a maior parte da história não fosse a transcrição do julgamento. Sim, transcrição, e não representação. Ela literalmente colocou as falas completas dos advogados e promotores do caso no livro, incluindo os erros ortográficos e tudo, mas sinceramente, não vi necessidade para isso. Apenas deixou a leitura lenta e pesada, pois não é possível se imaginar na cena, são apenas diálogos técnicos que talvez só um advogado conseguiria ler fluidamente.
Enfim, é bom, mas essa parte abaixou a nota do livro em geral.

Thi Lispector 25/02/2023

Então...
Esse é um daqueles livros não convencionais...

Ele aborda uma história que não é fictícia, não tem romance nem nada desse gênero. É na maioria das vezes intrigante, questionadora.

Ilana coloca o leitor por dentro de todos os crimes (envolvendo família) mais chocantes já ocorridos no Brasil.

É uma leitura pesada, pois você entra de fato em todos os processos da investigação, perícia e tudo mais. Além de também ser um pouquinho cansativa. Mas mesmo assim, é uma obra fantástica!

Lorena.Arantes 20/02/2023

Casos que marcaram o país
Esse livro é bem técnico em algumas partes o deixando bem maçante e a leitura devagar. Mas é interessante a discrepância de um para o outro, o quanto a autora cresceu e melhorou sua narrativa e é muito legal acompanhar. Ela aborda os casos com muita sinceridade e demostra o que realmente aconteceu, e quando aborda sua opinião é muito delicada.

Nena Flores 19/02/2023

Um Livro comovente.
Um Livro comovente, Unificados em uma só edição, aqui teremos dois trabalhos de Ilana Casoy. Os arquivos Richthofen antes publicado sob o nome de O Quinto Mandamento e o julgamento do caso Nardoni em A Prova é a Testemunha. De forma geral, Casos de Família será um apanhado de registros que a autora fez durante os acontecimentos de ambos os casos. A autora mante-se fiel ao relato original de cada um dos casos, exatamente como foram registrados na época, portanto, muitos das citações encontradas aqui, foram descritas no calor dos acontecimentos.
Dividido em duas partes, primeiramente teremos contato com o caso de 2002, quando Suzane Von Richthoven, juntamente com seu namorado e seu cunhado, Daniel e Christian Cravinhos resolvem assassinar Manfred e Marísia, pais da acusada. A motivação? A proibição do seu namoro. Neste caso, por serem réus confessos, a dinâmica do livro será maior, iremos acompanhar os acontecimentos e o envolvimento da polícia desde o dia do crime, a investigação e a perícia que foi feito na casa da família Richthofen, até os depoimentos que levaram a prisão dos três suspeitos. Com informações inéditas, iremos acompanhar passo por passo como foi chegar a conclusão deste caso até o dia de seus julgamentos lendo este livro percebemos a frieza que Suzane provou possuir durante toda investigação. Uma parte em particular, que podemos perceber isso é quando os suspeitos vão refazer seus passos na reprodução do crime, Daniel e Christian exibem seu desespero completo durante a simulação, já Suzane não esboça reação qualquer.

O caso de 2008, já toma um rumo diferente, tanto em dinâmica de narrativa quanto em tramites judiciários. Até hoje, Anna Jatobá e Alexandre Nardoni negam o crime. Julgados culpados pela perícia de forma irrefutável, aqui teremos uma outra abordagem da investigação. Teremos também uma breve introdução dos fatos que levaram ao crime, apresentadas por ambos os lados, da acusação e da defesa, mas o foco principal desta segunda parte será no julgamento do crime, nos cinco fatídicos dias após dois anos da morte de Isabella Nardoni, quanto a este, tive um pouco mais de dificuldades durante a leitura. Apesar de constante, é uma leitura mais truncada por sua essência técnica na narrativa. Aqui acompanharemos o testemunho da mãe de Isabella, Ana Carolina Oliveira, que fora impedida de presenciar o julgamento. Teremos também o testemunho da perita Dra. Rosângela Monteiro, peça fundamental na conclusão deste caso, até o último dia, onde defesa e acusação fazem suas últimas considerações. Apesar de ser uma leitura densa, a autora consegue ambientar o leitor de todas as reações dentro do plenário o que ajuda com o que não nos cansemos. É importante dizer, que neste caso em especial, a autora colaborou diretamente com Ministério Público com provas periciais que confrontariam a versão pitoresca apresentada pelo casal, valeu a pena as 560 página deste livro.

Gaete da Silva 11/02/2023

Incrível mas pesado..
É sinceramente incrível, os detalhes os discursos, são realmente uma obra prima, infelizmente são crimes reais e pessoas reais, que sofreram e ainda sofrem com tudo isso apesar da justiça ter sido feita, e que bom que foi feita, que bom que houve resposta a altura de tamanha crueldade e frieza!
No mais espero que hajam mais respostas como esta, que casos ainda sem solução como o da kiss encontrem um juiz tão competente como os dos casos deste livro!

Larissa Tabosa 07/02/2023

São dois livros diferentes. O primeiro, sobre o caso do assassinato do casal Richtoffen, é mais focado na investigação, toda a parte investigativa feita pela delegacia. É muito bom para quem estuda para essas áreas. Mostra de forma bem clara como funciona uma investigação. Como não é o meu foco e esse caso já tinha uma confissão, não foi o que mais gostei.

Agora o segundo livro, sobre o assassinato da pequena Isabella Nardoni, esse sim me impactou. Ele mostra como funciona o Tribunal do Júri em sua essência. Inquirições cheias de ironia, embates apaixonados e irônicos. Como pessoa que trabalha na área hoje e que era muito nova para entender todas as minúcias do caso na época, achei fenomenal.

A edição é muito bonita, vale a pena a leitura e ter o livro.

Duda 06/02/2023

Que escrita boa
O livro conta com duas histórias escritas de formatos diferentes, e a primeira narrativa me chamou mais a atenção, ou a historia de isabela me deixa aflita e por isso tava arrastado e muito chato. Ha tambem o fato de nao gostar tanto de livros de nao ficção, por mais que eu tente a leitura flui mais em livros de ficção.

Lu 05/02/2023

Brutalidade e frieza
O livro traz dois crimes brutais e muito tristes. O primeiro conta sobre o assasinato cometido pela Suzane Von Richthofen e os irmãos cravinhos. Tem muitos detalhes e a cronologia é muito bem feita. O segundo conta sobre o assasinato da pequena Isabella cometido pelo pai, Alexandre Nardoni e pela madrasta Anna Carolina Jatobá. Este achei um pouco mais confuso, mas era de se esperar visto que os réus não se declararam culpados como no primeiro caso.

A autora traz muito detalhe para cada um dos arquivos. Descreve até parte física, tom de voz, a agitação ou quietude do plenário. Ambos os casos são muito frios e a forma como os réus reagem também é muito fria.

Duas coisas que marcaram em ambos foi as reações do Andreas, irmão e da Suzane e da Ana Carolina, mãe da Isabella. Não consigo imaginar a dor deles e como conseguiram seguir com suas vidas.

A leitura é tranquila e fluida. O conteúdo é super pesado. As argumentações das defesas são muito difíceis de digerir, fiquei me perguntando como esses advogados conseguem defender pessoas que foram tão cruéis.

liviapaixao 31/01/2023

achei essa leitura muito boa! o livro é bastante técnico e detalhado, ilana escreveu com muita maestria, como quem realmente conhece os casos e estudou o processo. algumas partes de transcrição do julgamento ritchtofen foram meio lentas de desenvolver, mas interessante ver a abordagem dos defensores e acusadores! no geral, é um livro ótimo, mas acredito que precisa ter conhecimento na aérea pra leitura fluir

Isabella2175 31/01/2023

"Caos" de família(s)
Começando por O quinto mandamento: eu posso dizer que assisti ao julgamento, cada palavra dita está naquele livro (o que tem seus lados negativos pois o vocabulário nem sempre é fácil, os cumprimentos no começo do júri é um tanto cansativo e a defesa do dr Nacif foi insuportável de ler, ele foi muito repetitivo). Se você acha que já conhece o suficiente do caso Von Richthofen, está enganado; muitos detalhes, imagens e comentários são fundamentais para entender mais a história, que, aliás, foi muito bem contada pela Ilana.
Agora sobre a Isabella (que na minha opinião deveria ter sido conhecida por "Caso Isabella Oliveira" só pra não carregar o nome daquele LIXO). Eu, particularmente, sempre tive uma conexão pessoal com esse caso, então a leitura, pra mim, foi muito esclarecedora e completa. Claro que também foi muito triste e passei muita raiva com a defesa, mas fazer o que né. Muito muito tocante conhecer a fundo a história e julgamento, gostaria que todos os crimes fossem tão bem investigados quanto esse. E quanto a escrita, Ilana conseguiu ainda mais da minha admiração; escreveu com respeito e sentimento impossíveis de não se notar.

angeldianax 26/01/2023

Ok
Nenhuma grande novidade por isso nada além das 3 estrelas, a escrita é fluida, o modo da investigação é bem interessante mas não tem nada de diferente do que já sabemos dos casos. Então achei uma leitura ok mas nada de grandioso.

Vitorialof 23/01/2023

Fiquei quase 1 ano pra ter coragem de terminar ? É bom, mas é maçante (por motivos óbvios) , de qualquer forma vale a pena a leitura