Jantar secreto

Jantar secreto Raphael Montes

Resenhas - Jantar Secreto

Sonosotros 17/02/2023

Jantar Secreto
O livro é muito bom, a história é bem ousada com um tema polêmico, se tornando bem chamativo e prendendo a atenção dos leitores. Além disso, o autor sabe como desenvolver bem a escrita, então o tema em si não é o único atrativo, pois sempre tem coisas inesperadas acontecendo. Os capítulos são curtos e são divididos em partes pequenas, tornando a leitura bem fluida. Tem muitas cenas de humor interessantes, mesmo algumas sendo meio ácidas ou mórbidas. Existem também muitas cenas grotescas/pesadas/nojentas e talvez nem todo mundo tenha estômago pra ler.

Agora quanto aos pontos negativos. Eu particularmente achei a motivação pra que os jantares terem inicio muito fraca e a naturalização de tudo acontece de maneira muito rápida também.

Eu recomendo bastante a leitura e estou ansioso pra conhecer outras obras do Raphael Montes.
Mariana113 18/02/2023minha estante
Ousada é a palavra certa! Raphael tem uma escrita tão envolvente ??

Sonosotros 18/02/2023minha estante
Minha próxima leitura dele vai ser "Suicidas", que é bem elogiado tbm. Tenho altas expectativas

lanazs 22/02/2023minha estante
Vamo jantar hoje mo? Um prato suculento e recheado de amor

Sonosotros 22/02/2023minha estante
KKKKKKK vamo, tô faminto

Rosangela Max 14/09/2022

Gostei, mas senti falta do elemento ?surpresa?.
É uma boa história, mas não me causou reações que espero sentir nas leituras desse gênero.
Achei cada momento previsível, inclusive o final, e nenhum dos personagens teve algo de especial para ser firmado como o protagonista (nem mesmo o Dante).
A escrita do autor é muito boa e imaginativa.
Recomendo a leitura.
CPF1964 14/09/2022minha estante
Está na minha TBR, Rosângela. Vou aguardar mais um pouco então.

Lucas.Rocha 14/09/2022minha estante
Esse tá na minha lista, do Raphael.

Rosangela Max 14/09/2022minha estante
Realmente é uma boa história, mas se fosse para adquirir o livro hoje em dia, não o colocaria no topo da minha wishlist.

CPF1964 14/09/2022minha estante
Foi o que eu entendi. Obrigado.

Marcela115 01/01/2023minha estante
gostei bastante do plot do final, mas ficam várias coisas abertas durante o livro, no final não entendi toda aquela coisa sangrenta, acho que ele deu uma forçada, mas a narrativa foi muito boa.

Mika Flamino 02/08/2023minha estante
Amo suas resenhas?

@vcdisselivros 16/02/2020

O enigma da carne de gaivota
Sabe aquele livro que choca já nas primeiras páginas e te faz querer ler e ler até o dia raiar? Então...

Jantar secreto é minha segunda experiência com o autor Raphael Montes, responsável pelos aclamados Bom dia Verônica, Suicidas, Dias perfeitos e por aí vai.

Na narrativa, Dante, Hugo, Miguel e Leitão são quatro amigos que se mudam para o Rio de Janeiro a fim de estudar. Eles, que são jovens de uma cidadezinha do Paraná, acreditam que irão conquistar o sucesso logo nos primeiros anos de estudo e trabalho.

No entanto, as coisas não saem como o planejado! Após um evento, os jovens que vivem em Copacabana precisam pagar o aluguel atrasado para fugir da notificação de despejo.

Dante, que é muito orgulhoso para pedir ajuda a mãe, aceita a ideia de Hugo, que é chef de cozinha, quando o mesmo propõe que o grupo realize um jantar secreto para uma seleção especial de clientes. Todavia, uma ideia exótica de Leitão toma proporções inimagináveis, fazendo com que os amigos de infância afundem em um espiral de desconfiança, paranoia e perversidade.

Realidade dentro da loucura

Embora o livro aborde um tema peculiar, ele ainda se mantém fiel à realidade, revelando o quanto as pessoas do interior chegam iludidas, acreditando que irão encontrar estabilidade e sucesso na cidade grande. Com isso, Raphael Montes aborda a frustração de quem se depara com uma forte crise econômica, dando um toque pessoal ao adentrar o campo da loucura para resolver o problema dos quatro personagens.

Todo moderninho

Publicado em 2016, o livro se comunica com os jovens ao apresentar em determinado capítulo uma conversa totalmente ambientada no WhatsApp, com direito a memes e tudo mais.

Não tente adivinhar

Não se engane! Sabe lá no comecinho, quando falei que o livro choca? Pois então, por mais que você tente decifrar o que irá acontecer é impossível interpretar a mirabolante mente do autor. No fundinho, você até sente ele dando uma gargalhada ao virar a página e ter aquele “te peguei”.

Por fim, Jantar secreto mostra ao leitor quão longe a ambição pode levar o ser humano. Com cenários fortes, o livro aponta questões pertinentes a situação da sociedade brasileira, percorrendo um nível que vai da loucura à verdade.

site: https://www.instagram.com/vcdisselivros.oficial/?hl=pt-br

millktea 01/02/2024

Até que ponto a desumanização nos leva?
Tive uma aula na faculdade, onde a professora falou sobre como uma sociedade capitalista leva as pessoas a um ciclo de desumanização e mesmo que tenham o mínimo de consciência histórica, suas ações são frutos de uma sociedade que as fazem ir ao máximo, atingir os extremos, mesmo que isso as torne pessoas desumanizadas. Pra mim, em grande parte, esse livro é sobre isso. O capitalismo predatório, a ânsia por poder e subjugação dos mais fracos, a desumanização e sobretudo, a maneira como existimos molda quem somos e na minha opinião, molda a história genial criada por Raphael Montes. Com certeza, a história da carne de gaivota vai me assombrar durante muitos anos.
AG4TA 01/02/2024minha estante
Na minha opinião esse livro é praticamente uma crítica ao capitalismo / consumismo desenfreado como a base pra felicidade humana, a ponto de fazer coisas terríveis apenas por prazer

amarxhi 01/02/2024minha estante
Que resenha perfeita! A propósito qual seu curso?

millktea 02/02/2024minha estante
@amarxhi oii, faço o curso de história:)

bookslettie 29/01/2024

"Jantar Secreto" foi o meu primeiro contato com o autor Raphael Montes e não tenho outro adjetivo a atribuir a este livro senão "Muito Bom"! Nele, quatro amigos se mudam para o Rio de Janeiro afim de entrar na faculdade. É mostrado, também, suas frustações pós-graduação onde o mercado de trabalho não os favoreceu. Em um momento de crise, eles se veem sem condições para quitarem o aluguel e apelam para um negócio em casa: Jantares com carne de gaivota.

Ao decorrer do livro entendemos o motivo que fez cada um dos personagens continuar com o negócio mesmo não sendo mais necessário; Uns porque eram frustados com o trabalho, outros por vangloria e os mais nobres por necessidades imprevistas.

Raphael escreveu esse livro com maestria. A cada capítulo finalizado eu me via na necessidade de dar continuidade, precisando de um desfecho. O desfecho, no entanto, foi surpreendente. Foi incrível o jeito como ele mostrou que um personagem filho da mãe consegue ser sim mais filho da mãe.

Indico para quem quer ler como a sede de dinheiro e poder consegue influenciar pessoas com um caráter já fragilizado.

eufontinele 20/02/2023

Depois desse livro eu viro vegana!!
UAU, UAU!
que loucura de livro, gente, eu amei! A escrita muito fluída. Que crítica social sensacional! O PLOOOOTTTT, JURO, NUNCA PENSEI!
*xinguei tanto a Cora e o Leitão, até agora sem entender*
Esse foi o segundo que li do Rafael, vou precisar de alguns dias pra me recuperar de algumas cenas aqui, mas eu não poderia deixar de indicar, o melhor nacional que eu já li!
Jenni 21/02/2023minha estante
Eu amo todos os livros do Raphael Montes, são maravilhosos

Jenni 21/02/2023minha estante
Já leu " Saboroso Cadáver" ? É mais pesado , mas tem uma premissa parecida e tem mais críticas sociais

eu tô pensando em leer

eufontinele 21/02/2023minha estante
quero muito ler os outros do Raphael

TinahSena0 11/10/2023

PQP RAPHAEL MONTES
Mano não sei oq dizer desse livro, NAMORAL!!! Tô com nojo, medo, tô assustada, com o coração a milhão e 🤬 #$%!& , E ESSE FINAL??????? PQPPPPPP. Nunca imaginei. Livro FODA, FODA
Malu 11/10/2023minha estante

Amooo

natxarj 11/10/2023minha estante
quero muito lerrrr

pietrarebeca 11/10/2023minha estante
Surreal, inesquecível e impecável! ???

cxrolina 14/08/2023

?diga-me o que tu comes que te direi quem és.?
? terminei hoje mais cedo e ainda estou processando.
com certeza a fama em torno dele não é atoa.
é simplesmente impossível descrever em palavras o ódio que eu senti dos personagens e de tudo o que aconteceu.
durante a leitura você é levado à um horror tão grande que meu estômago ficou embrulhado, fazendo com que eu precisasse dar pausas antes de retomar.
acredito que o mais amedrontador desse livro é saber que nada do que acontece é impossível fora da ficção. leiam!

Marlonbsan 10/01/2023

Jantar Secreto
Livro não recomendado para todos, possui vários gatilhos.

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade do Paraná para fazer faculdade no Rio de Janeiro. O dinheiro é curto e, ao longo dos anos, acumulam alguns problemas. Mas o que eles seriam capazes para suprir suas necessidades?

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos, basicamente, o que acontece com Dante. A linguagem é simples e fluida.

A construção narrativa é muito bem-feita, faz uma estruturação muito boa ao interligar as motivações com os acontecimentos e faz com que seja algo sólido, dentro do que é proposto.

Aqui temos o exemplo clássico dos personagens odiosos e que são difíceis de torcer, mas o que é contado faz com que a imersão seja grande, além de trazer a curiosidade sobre os próximos acontecimentos.

O livro não é recomendado para todos, principalmente por conta do Raphael brincar com os absurdos, nenhum personagem tem filtro e falam o que pensam e agem como tal. Além é claro, do tema central do livro e faz uma crítica ao consumo de carne e a hipocrisia do ser humano. Porém, deixa de mencionar ou explorar uma diferença básica que está no fator da consciência.

Mas, teve alguns pontos que me incomodaram e, nem foram as bizarrices, mas sim, algo que me incomoda em todos os livros, descrições demais de algumas coisas, sei que muito dali é para chocar, mas focar tanto em nomes de pratos e suas descrições, sempre vai me dar preguiça de ler em livros. Além de uma ou outra coincidência que deu uma desanimada, principalmente a revelada pela mãe de Dante, mais pro final do livro. E claro, ainda teve a revelação final, cheguei a desconfiar de um dos personagens, mas não fez diferença, o livro já tinha acabado, revelar não mudou nada.

E digo isso, principalmente por ter uma estruturação muito boa, os segredos e atitudes dos personagens condizendo com suas ações.

Sabrina 21/05/2024

Vício
Definitivamente ?vício? é a palavra que eu usaria para descrever o que este livro fez comigo. Estava um pouco enferrujada na leitura, mas a escrita desse livro é tão perfeita e instigante que quando eu vi já estava chegando nas últimas páginas. A narrativa toda é muito bem construída e cada detalhe foi muito bem colocado e explicado e, apesar das partes grotescas, é impossível não gostar desse livro.

elzamariabr 09/09/2023

Precisa ter estômago forte
O livro é incrivelmente perturbador, extremamente pesado e rico em detalhes, é muito bem escrito, embrulhou meu estômago em diversos momentos mas eu não conseguia parar de ler, tentando entender como funciona a mente desses doentes. É uma leitura que me tirou da zona de conforto, eu não estou acostumada com esse tipo de gênero literário mas amei.
o plot do final é muito bom, mesmo eu tendo imaginado, por esse motivo não me surpreendi tanto mas foi muito bom.

ivimsm 25/03/2024

Achei uma leitura do 🤬 #$%!& , muito fluida, li mais rápido do que gostaria de tão imersa que fiquei, o plot foi sensacional, me pegou muito de surpresa
Maria021 25/03/2024minha estante
Meu livro favorito dele ?

Canoff 25/03/2024minha estante
O Raphael Montes é um gênio.

Sara277 25/03/2024minha estante
Doida para ler esse

Rayka16 25/03/2024minha estante
Livro maravilhoso, me enganou direitinho

Joana.CastaAon 25/03/2024minha estante
Tem Hot?

Joana.CastaAon 25/03/2024minha estante
Ai que bom
Vou ler então

Daniela694 12/09/2023

Rafhael Montes tem o dom de escrever histórias perturbadoras mas que não dá pra largar. Jantar secreto traz tantos detalhes que dá medo. Eu realmente fiquei mal lendo, me prometendo que não ia mais ler livros dele, mas não sei não rsrs Não dá pra negar que ele é bem criativo e cria histórias interessantes. Mas o livro é pesadíssimo. Dei 4 estrelas por isso. Apesar de saber que os livros dele são pesados, mas não acho muito legal ler uma coisa que não faz você se sentir bem.
Gisele 12/09/2023minha estante
tive que parar de ler por sentir enjôo, te entendo super
falta só mais dois livros do Raphael p eu terminar de ler todos dele, amo muito

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fantástico
Um livro espetacular que prende sua atenção do começo ao fim o final é surpreendente de um jeito que chega a dar raiva, pelo menos digo por mim fiquei com muita raiva do final, somente por que não consegui adivinhar o final do livro , mas amei cada pedacinho do livro super recomendo.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Mi 21/02/2023

"Sua punição será sobreviver"
Eu estou em completo choque, sem palavras pra descrever o quão esse livro me deixou abismada em vários níveis!!! A história é insana e muito bem escrita, me prendeu do início ao fim parece ser viciante enquanto você está lendo vc não consegue nem piscar direito. Os personagens são bons e muito bem escritos pois da pra saber e entender a história deles e principalmente ficar em choque quando alguns deles morrem! O plot é de cair o cü da bunda eu juro eu já esperava isso quando eu estava na metade do livro pois não confiava em ninguém ali mas achei que não iria acontecer pq deu tudo errado mas aí quando eu li o epílogo fiquei em completo choque pois tinha finalmente ligado todos os pontos! Recomendo demais lerem esse livro eu confesso que não tava dando nada pra ele pq não sou fã de ler mistério e suspense mas eu gostei bastante do livro juro! Não sei mais oq escrever eu terminei agora o livro e ainda tô em choque que apesar de tudo aquele ditado "você nunca sabe quem são realmente seus amigos" é muito verdade pqp
terminei esse livro ontem

eufontinele 21/02/2023minha estante
pode dá uma passada na minha resenha

eufontinele 21/02/2023minha estante
Tô até agora sem acreditar