Jantar secreto

Jantar secreto Raphael Montes

Resenhas - Jantar Secreto

Bianca 16/01/2023

GENIAL
o livro incrível assim como suicidas os personagens são detestáveis e simples humanos eles fazem coisas horríveis, mas tem coisa mais humana do que ser escroto?

A crítica sobre o consumo de carne animal é perfeita a cena do abatedouro me fez pesquisar sobre abatedouros de animais e não tem diferença nenhuma, mas porque ficamos horrorizados se é com humanos, mas é normal se é com animais indefesos?

A forma que o Raphael fala sobre a sede dos jovens brasileiros classe média em conseguir dinheiro fácil e rápido é bem construída você vê não só o desespero como a soberba querem de qualquer forma dinheiro porque acham que merecem mais e isso os faz aceitar qualquer coisa

O plot tava na meio óbvio, mas mesmo assim me senti uma gênia por ter descobrido

A cena do jantar final é simplesmente incrível eu queria muito um filme daquele livro consigo até imaginar os atores

Gostei bastante, mas suicida ainda é melhor

Tramas Literárias 05/03/2024

Bem do meu gosto ?
Não é um livro perfeito. Eu me incomodo com a estupidez dos personagens, que no lugar de soluções obvias e realistas, cavam a própria cova. Eu me incomodo quando eles tem oportunidade de parar e não param. Eu me incomodo com os discursos, todas essas falas sobre a carne, por mais que o assunto me interesse, e seja algo atual, se repete ao ponto de não ser natural. Além dos discursos sobre o Brasil estar afundando... Ainda assim, não consegui parar de ler.

Tem algo sobre esse humor mórbido que eu adoro. Algo sobre o tom que faz tudo combinar.

Ele tem uma mensagem, é um livro sobre carne e sobre vegetarianismo, mas me pergunto se essa mensagem realmente funciona. Nessa parte acho que não. Quase. Afinal tem cenas muito chocantes e explícitas, que esfregam na nossa cara o lado macabro da indústria da carne, mas o discurso parece que foi decorado, no final parece falso.

Quanto ao horror .... nada é mais assustador que a crueldade humana, e realmente, embrulha o estômago.

Não é o tipo de livro que eu indicaria para todos. Quem gosta de Stephen King vai gostar.
Nina 05/03/2024minha estante
mas é óbvio que os personagens vão continuar fazendo merda, senão n tem livro

Avyla 07/02/2024

Realmente um livro muito bom
O que eu mais gostei nesse livro foi a crítica social. Faz a gente refletir bastante sobre as pessoas que são invisíveis em nossa sociedade e como suas vidas não são dignas de luto.

Esse livro mostra a maldade e a ganância humana sem precedentes. Mostra a transformação das pessoas em busca do poder.

Cada um dos personagens tem suas demandas pessoais bem complexas. Dante é dependente de remédios e drogas. Hugo busca acima de tudo a aprovação dos outros e não se importa no que precisa fazer para alcançar. Cora é um mulher que já passou por muitas intempéries e abusos na vida e sabe como se virar. Miguel era um cara que "não" queria se envolver em tudo que ocorreu mas por causa da doença da sua mãe teve que fazer tudo que fosse necessário. O Leitão é uma incógnita em certo ponto, tem problemas alimentares somados a suas questões familiares.

Enfim, está obra é muito complexa e eu simplesmente adorei.

Minha única crítica é que eu queria que o epílogo tivesse sido um pouco maior com algumas explicações extras.

Rita0 22/12/2022

Desculpa o tamanho, precisava falar sobre esse livro.
Minha primeira leitura de uma obra do Raphael Montes e acho que não poderia começar de maneira melhor que essa.

O que falar da história? Surpreende, angustiante e verdadeira, eu acho. Começando pela angústia, claro que um livro sobre canibais comendo carne humana não vai deixar ninguém confortável, é claro, mas além disso, um fato que teve muita contribuição para esse sentimento de angústia é o fato de se passar no Brasil. "Nossa, mas como assim?" Deixe-me explicar: eu infelizmente me vi, muitas vezes, no lugar dos protagonistas. O medo de não conseguir ser alguém, de ter que voltar para um lugar que não te pertence e todas as aflições que atingem qualquer pessoa brasileira que não seja privilegiada é muito bem tratado no livro, que infelizmente traz uma verdade dolorida: só se dá bem na vida quem faz uns negócios duvidosos (ou tem muita, muita sorte mesmo).

Nessa perspectiva, como aqueles pobres coitados poderiam resolver seus problemas vivendo uma vida medíocre? Claro que a melhor solução era fazer jantares com carne humana. Belíssima ideia. No decorrer do livro o autor traz umas belas reflexões sobre isso (eu pelo menos me questionei bastante sobre até onde iríamos pra poder continuar comendo carne) e a gente se sente bem no lugar do Dante, ou qualquer um dos quatro, e nos questionamentos até onde iríamos com aquilo tudo.

Por fim, o final me deixou em choque. E o plot? Surpreendente, apesar de esperar um pouco mais (isso não quer dizer que é ruim, muito pelo contrário. É ótimo, mas de tanto falaram sobre isso, coloquei muitas expectativas). Enfim, um ótimo livro, devorei ele igual os participantes do jantar fazem (acho que foi uma piadinha de mau gosto).
Mia2108 22/12/2022minha estante
É um dos meus livros favoritos do Raphael, gosto muito da forma de escrita dele

Rita0 22/12/2022minha estante
É excelente mesmo, envolve muito a gente. Sempre que eu parava era com um gostinho de quero mais

Nathany 24/05/2024

História ótima, entretanto escrita péssima.
Não costumo fazer resenhas, mas me senti tentada a fazer uma sobre esse livro. A história é ótima e os detalhes são absurdos, o que nos aprofunda na história. Algo que me incomodou muito foi a forma como o livro está escrito. Ele é totalmente informal, com algumas citações toscas e, em alguns momentos, de cunho preconceituoso. Bom, o plot é previsível; imaginei que seria isso desde o início. Uma história que teve grande potencial, mas foi escrita de forma péssima.
Valdiane.Gomes 24/05/2024minha estante
Que resenha incrível, fique com vontade de ler!!

olivkholin 24/05/2024minha estante
Odeio e amo esse livro.

let (: 16/02/2023

?Diga-me o que tu comes, que te direi quem és.?
Essa foi a minha primeira leitura sobre canibalismo e esse é um livro chocante, visceral e grotesco. O autor usa do horror pra trazer críticas sociais que são muito bem construídas. E é importante deixar claro aqui que o Raphael Montes não tem medo de descrições violentas, é tudo MUITO bem descrito nesse livro. Por conta disso as cenas são muito visíveis e reais pra quem lê. Em muitos momentos, durante a leitura, o estômago fica embrulhado e o mal estar aparece, sem exagero.

A linguagem é muito viciante, não dá pra parar de ler. Raphael merece um imenso reconhecimento, ele constrói uma trama muito bem amarrada, e quando chega no final, tudo faz muito sentido. Não é à toa que é um dos melhores autores nacionais contemporâneos, não é à toa mesmo. Genial simplesmente.

Todo mundo que gosta de suspense e thriller psicológico, e estiver preparado psicologicamente e emocionalmente, deveria ler esse livro. É sensacional.

?Imagine um performer que mutila um animal numa galeria de arte ou um músico que tortura um animal, porque acha o som agradável? Casos impensáveis! Ainda assim, há anos, nós matamos, mutilamos e torturamos animais simplesmente porque eles são saborosos. As pessoas toleram muito sofrimento em sua comida. Em nome do paladar, tudo é possível, meu amigo.?

E terminei a leitura agradecendo por ser vegetariana.
Mariana113 24/02/2023minha estante
A escrita do Raphael é tão envolvente, mesmo com essa temática!

nanaboo 17/04/2023minha estante
Também morri de rir lendo a cena do banquete final, tive que até parar um pouco pra respirar

resenhasdajulia 19/12/2021

A Equipe Carne de Gaivota
Os quatro amigos Dante, Hugo, Miguel e Leitão, decidem se mudar de Pingo d'Água, uma cidadezinha no interior do Paraná, para o Rio de Janeiro, mais especificamente em um apartamento em Copacabana.

Eles conseguem se manter lá, até que algo acontece e o aluguel atrasa. Desesperados para quitarem a dívida, eles aceitam a ideia de Hugo, que é chef de cozinha, de realizarem um jantar no apartamento. Com sorte e alguns jantares, eles conseguiriam o dinheiro que tanto precisam.

Até que depois de uma brincadeira de Leitão, tais jantares se tornam algo que os amigos jamais imaginavam, afinal, o prato principal é carne humana, e eles se vêem envolvidos em crimes e contrabando de corpos.

A história é bem pesada e me prendeu do começo ao fim. Achei uma leitura muito fluida!

sofi 03/05/2023

Impactante
Eu realmente nem sei por onde começar. Um livro bem pesado que com certeza faz você refletir muito sobre o mercado de carne. Não imaginei que ia ser tão pesado assim, de verdade. Então se você for uma pessoa muito sensível, não sei se recomendaria. Mas em contrapartida a escrita do Raphael Montes é incrível. Ele consegue objetificamente te fazer sentir agonia, nojo e medo. Não consegui me apegar em nenhum personagem, eles são bem humanizados mostrando qualidades e defeitos mas senti o tempo todo que a maioria é insuportável e sem noção. Acho que só consegui ler o livro em 3 dias porque queria acabar ele o mais rápido possível mas não recomendo isso não, ler rápido dificulta mais ainda a digerir esse livro. Mas no geral, é um livro okay, se você quer ficar muito em choque e impactado, leia. Acaba que não tenho muito o que dizer, não amei o livro porque achei que ele foi mais chocante do que reflexivo. Mas acho que essa era a intenção mesmo, impactar.

Angelito? 26/03/2022

QUE LIVRO
Que experiência, ao mesmo tempo, avassaladora, fascinante e viajante

Queria fazer uma resenha foda porém sem palavras para descrever esse livro perfeito que me prendeu do começo ao fim. Quero ler mais coisas desse cara.
Julie44 26/03/2022minha estante
Eu gostei muito dos livros Suicidas e O Vilarejo dele. Tenta começar por esses ?

Me França 03/06/2022minha estante
E que final surpreendente!

Carol Mendes 29/03/2023

Certa vez, no banheiro público, havia um poema:
"Tudo na vida tem
Um começo
Um meio
E um f***-se"

Gente do céu, que livro perturbador foi esse?? teve um capítulo que quase não consegui ler de tão bem descrito que era, foi tudo muito gráfico. A escrita te faz querer ler cada vez mais, você consegue imaginar tudo bem detalhado.
No começo não estava gostando muito, mas depois melhorou bastante.
O último jantar fiquei com uma sensação de que estava assistindo um filme de terror trash.
E os poemas??? Nossa, perfeitos kkkk

Muito bom o livro traumatizei.
Marina.Evaristo 29/03/2023minha estante
?Muito bom o livro traumatizei? KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Marina.Evaristo 29/03/2023minha estante
É o tipo de reação que temos ao ler essa obra prima hehehehhe

Carol Mendes 29/03/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk ainda tô um pouco em choque

Teté 29/03/2023minha estante
Tô doida para ler! Só falta o dinheiro kkkkkkk

Carol Mendes 29/03/2023minha estante
A Amazon as vezes tem uma promoções boas

Teté 29/03/2023minha estante
Vou ficar de olho

Andreza 30/03/2023minha estante
Amg e eu nao gostei do livro do meio pro final Kkakakak

Carol Mendes 31/03/2023minha estante
Sério??? Foi daí que comecei a gostar mais, li bem rápido.

BernardoLessa 12/04/2024

?Certa vez, num banheiro público, havia um poema?
Pela primeira vez na minha vidaaaaaa eu consegui desvendar um plot antes de ser dito, porém mais uma vez eu quero reforçar aqui?EU SABIAAAA (foi ótimo pro ego confesso)
Eu AMEI o livro, amei a escrita do autor e a forma que a leitura corre rápida, foi uma leitura muito gostosa realmente, poreeeem, indico que pesquisem os gatilhos antes, porque a cena que o Dante entra na fábrica e a maneira como as gaivotas são escolhidas mexeu comigo. Mesmo com tanta cena pesada eu amei a experiência de ler pela primeira vez algo do Raphael Montes.
O livro me fez cogitar ser vegano e vegetariano com tooooda certeza. Por fim, Cora?. Você sempre será diva, uma psicopata com certeza, porém sempre diva ?
camixz 12/04/2024minha estante
agora lê suicidaaaas, é ótimo também

BernardoLessa 12/04/2024minha estante
Quero muitooo, já coloquei até na lista pra começar kaaaak

Linda.Gabrielle 01/08/2023

Eu tô em choque
O livro conta a história sobre um grupo de amigos que decidem morar juntos no Rio de Janeiro, mas com o tempo, apareceu problemas financeiros e eles tiveram uma ideia para contornar a situação, fazer um jantar secreto na casa deles, mas com um porém, esse jantar foi feito com carne humana.

não tenho palavras para descrever oq eu acho do livro, eu simplesmente amei, me prendeu muito!! E o plot twist no final então? chocada, não esperava mesmo!!

recomendo esse livro, mas vou lembrar vocês que o livro tem gatilhos ent!! Fiquem avisados

Raphael Montes, vc é mt fo** !!!!

Martony.Demes 28/06/2022

Que livro surpreendente! Do inicio ao fim!

Raphael Montes trouxe uma história simples de quatro jovens ambiciosos e sonhadores que migraram para cidade grande com intuito de crescer na vida!

Com os anos, eles vão caindo na cruel realidade que as coisas são bem difíceis do que almejavam! E alguns vão vivendo como podem! Para piorar, aparece uma dívida enorme e inesperada! Essa dívida faz com que eles busquem um atalho perigoso e nefasto para o pote de ouro!

Eles criam um jantar secreto que serve comida humana (carne de gaivota) para um seleto e excêntrico grupo de ricos que pagam o que for para ter esse macabro prazer!

Porém, nem tudo prossegue como eles planejam! E nem tudo será como eles replanejam depois! Muita tensão, descobertas, reviravoltas, mortes acontecem durante toda a história!

E o final!? Eu não vou contar! E você vai se surpreender! Que livro incrível!