Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

skuser02844 30/05/2023

Esqueça a história, abrace a sua opinião e seja feliz!
O sonho de toda pessoa que não consegue conciliar a propria opinião com os fatos é poder criar os próprios "fatos" e ainda por cima ser aplaudido por tanta coragem ao mostrar a história verdadeira de algo que ele precisou forçar e desmembrar para entrar na narrativa proposta.

Leandro, o escritor desse livro, passou exatamente por esse processo.

Aos desavisados que não leram o livro, ele teve a ideia de criar uma versão paralera da história do Brasil. Misturando fatos, colocando narrativas apelativas e obviamente um grande embasamento nas próprias convições.

Hoje em dia no Brasil significa muito acreditar em si mesmo e ele escreveu está obra como se fosse um segredo obscuro que as escolas não querem que você saiba.

Consigo imaginar ele após terminar esse livro, se olhando no espelho e falando para si mesmo - " Eu descobri a verdade!" depois dando um beijo no quadro do Olavo de Carvalho ao lado da cabiceiro e indo dormir, pois precisa acordar cedo para dar uma entrevista na Jovem Pan.

Essa mensagem é para você que está na dúvida se vai ler ou não o livro;

Pessoas que vão ler: Jogue os seus livros de história fora, incluindo esse, pois pense bem. Para que ler um livro que é uma grande opinião sobre a história do Brasil, sendo que você pode criar a sua própria. Pense nisso com carinho. Escreva a sua própria versão paralela do que aconteceu na nossa querida terra chamada Brasil e brigue, bata o pé e xingue todos que discordarem de você. Não esqueça de fazer bastante barulho na briga para parecer super convincente.

Eu inclusive, já estou fazendo a minha própria versão, do qual o Brasil não tinha indio, e que tudo isso foi criação da rede Globo para conseguir terras sem imposto para poder gravar a novela pantanal. Lula morreu em 2003 antes de assumir e desde então trocaram ele por um robô. O Bolsonaro é um slime gigante e todos os seus filhos são restos de slime que foram separados e ganharam vida. A ditadura não aconteceu e tudo foi um grande show de hipnose do Pyong que saiu do controle. O Luciano Hang estava junto nas margens do ipiranga e foi ele que gritou liberdade ou morte, e depois construiu a primeira Havan sem pagar imposto. Entre outras interpretações pessoais minhas que apartir desse livro, acredito ser totalmente verdade.

Pessoas que não vão ler: Fale com alguma professora de história que eu tenho certeza que vai te indicar coisa melhor para se estudar a história do Brasil.

Christiane.Leite 02/05/2023

Leandro Narloch fantasia em fatos históricos relevantes já comprovados por evidências colhidas por historiadores sérios e reescreve trechos da história com base em absolutamente "nada" ou, quando muito e na melhor das hipóteses, lastreado por evidências fracas e não comprovadas historicamente (e em alguns casos, até mesmo em opiniões pessoais). O livro é uma falácia graciosa de aspecto visual apelativo, cujo objetivo escancarado é incutir a dúvida em pessoas - especialmente jovens e adolescentes - que não possuem conhecimento histórico razoável sobre história do Brasil. Fraude, pura fraude.

João Farias 18/04/2023

Um livro perigoso.
Volto a bater no ponto de que para ler alguns livros, é necessário um grande ?filtro de conteúdo?. Caso contrário, você acaba sendo influenciado por ideias radicais e totalmente parciais.

O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil pode ser uma leitura interessante em alguns capítulos, mas se você tiver a consciência de que está lendo relatos com um leve toque de opinião pessoal e que representam exceções à história de cada personalidade abordada.

Não é um livro que eu recomendaria a qualquer pessoa.

Poliana 24/01/2023

Uma visão que não foi contada
Para quem gosta de saber os dois lados de uma história, este livro é ideal para você. Aqui o autor vai contar momentos importantes da história do Brasil, só que não tão enfeitado conforme visto nas aulas de história. Sabe quando falam que D. Pedro I foi montado em um cavalo no monte todo glorioso e deu o famoso grito, só que, na verdade, ele foi em um burro e não estava aguentando de tanta dor de barriga, é bem isso que vai trazer aqui no livro, uma visão mais realista que não foi contado para o povo Brasileiro.

Michael 10/01/2023

Possui alguns fatos e eventos interessantes, porém é repleto de achismos do autor que não faz questão de comprovar com argumentos lúcidos sua crítica a alguns assuntos.

Leandro423 09/12/2022

Primeiro quero analisar a escrita, e o livro até que é de uma leitura fácil, logo vc se situa e consegue ler ele rapidamente.

Quando peguei esse livro para ler, fiquei chocado com a quantidade de críticas negativas quanto ao seu conteúdo, e critic contundentes.

A minha primeira observação quanto às críticas e que não procede a falta de fontes como li em muitos críticas aqui no espaço das resenhas. Muito pelo contrário, boa parte do livro sim, tem referências, tem citações de autores respeitados.

Como havia lido que o autor não citava as fontes, para cada nome citado eu dava im Google para verificar a existência dos mesmo, e nenhum nome citado é ficção, e todos são pesquisadores, historiadores e etc.

Se o conteúdo citado pelo autor a respeito das referências são verdades, aí é assunto para outro debate, mas as referências sim são citadas. E também não vou dizer que é mentira o que ta escrito pq não li os trabalhos originais.

Segundo, sim... o autor tem claramente um viés ideológico mais voltado a direita, isso é inegável pq diversas vezes ele faz críticas severas a esquerda, porém em algumas situações ele tbm critica atos da direita, não com o mesmo peso que faz a esquerda, mas não deixa de faze-la.

Outro ponto importante de ser citado, que em diversas resenhas, pessoas má intencionadas falam que o autor fez diversas alegações que não houve escravidão no período colonial ou que teria dito que não houve ditadura no país. Isso não procede, ele faz diversas citações sobre ambos o assunto, sem em momento algum defendendo ou subestimando os acontecimentos.

E pelo que pude ver, maioria das críticas se limitaram a parte da escravidão que está bem no começo.

Quantos aos assuntos, ele não nega escravidão e não nega que foi brutal, o que ele pondera é que sim, teve diversos negros que tbm escravizaram (por isso o termo.capitao do marto), teve diversos negros na África que vendiam aos portugueses prisioneiros que viriam a ser escravos.

O que acho interessante de quem ra criticando o livro sem ao menos ler, e que fala que o autor é revisionismo quanto a isso, principalmente quando se fala que zumbi dos palmares tbm tinha escravos. Inclusive eu li uma resenha que por ser revisionista, o autor merecia ser linchada, mad acredito que o mesmo quer tirar a imagem da Princesa Isabel como libertadora dos mesmos.

Achei um absurdo e sem citação de fonte quando o mesmo disse que os portugueses que ensinaram preservar a natureza aos índios, forçou de mais a barra em puro achismo, mas citou fontes em que o índios aceitaram de bom grado tudo que vinha dos europeus, inclusive muitos queriam sair das tribos por iniciativa própria.

Quando o assunto foi Carnaval, achei o extremo do absurdo ele falar que os desfiles das escolas de samba são uma cópia dos desfiles nazistas e fascistas. Pela lógica do autor, um desfile de.moda, uma volta olimpida de um campeão, a volta de apresentação da fórmula 1 seria tbm saudações nazofacistas.

Quanto ao.samba ter evoluído de outros ritmos musicais não vejo problema algum, já que diversos ritmos são evoluções de outros.

TGTG 20/11/2022

Passar raiva
Incrível, você precisa ler sabendo que esse livro quer te deixar puta, ele quer pegar conceitos e utilizar exceções, não para descredibilizar os conceitos, mas para te irritar com imperfeições. Fabuloso!!

Mauricio.Moura 05/07/2022

Divertido e interessante
Apesar dos mais de dez anos desde o seu lançamento, esse livro ainda vale a pena ser lido. Propõe uma análise crítica sobre diferentes momentos da história do nosso país.

Fabi 21/05/2022

Polêmico em muitas partes, mas ainda assim tenta trazer um registro das pesquisas inúmeras que o autor fez para contrapor os tradicionais ensinamentos que (pelo menos minha geração- nascidos nos anos 70) recebemos na escola.
Hoje em dia, pode ser até um perigo esse livro cair nas mãos de algum maluco que o use como referência para argumentar pensamentos pouco democráticos que a gente está tendo o desprazer em assistir.

Paula 11/05/2022

Um passeio sobre os temas tabus da história brasileira. Um novo ponto de vista é sempre bem vindo, o autor soube direcionar a narrativa de maneira leve, bem humorada, rico em detalhes e fontes. Lembrando que não é um livro de história, o autor é um jornalista, existe viés, então não precisa se descabelar quando vai contra o que a escola ensinou, apenas leia e consulte as fontes. Gostei, recomendo.

Thiago Franci Souza 23/04/2022

Superficial e sensacionalista
Sem dúvida alguma esse foi o livro mais ruim que já li, uma verdadeira perda de tempo. O autor afirma com veemência como ocorreram acontecimentos históricos que é polêmica até mesmo entre historiadores, faz isso sem nenhum embasamento histórico, somente com a percepção dele, o que ele acha que aconteceu ele afirma que foi ocorreu assim e pronto. Um livro superficial e inútil, escrito por alguém que desmerece todas as conquistas do povo brasileiro, como se tudo que criamos e somos fossem apenas plágios de outros povos. O autor não é historiador, deveria se conter a escrever sobre o que sabe.

Isa 11/04/2022

Perda de tempo
Péssimo e impreciso, um antiexemplo.
Para mim, desafiador. Interessante parar pra entender a mentalidade (que se diz intelectual) da extrema direita e dar uma chance à outra perspectiva de mundo. Mas que arrependimento...
Não se pode negar os fatos da História rigorosamente comprovados, simplesmente não se pode aceitar. Com pitadas de Nelson Rodrigues e ironia infundada, a ironia maior foi eu ter lido o livro até a metade, só para ver até onde as distorções de um herdeiro olavista e fascistoide é capaz de chegar. Ou melhor, até onde tenho estômago pra tanta imbecilidade. É muita baboseira e exceções fora de contexto. Vamos jardinar que ganhamos mais...
Sentindo-me enojada e aturdida
Amigos politizados, podem ter certeza que não é pra menos!

Raphael Milão 16/03/2022

Se só uma consegue uma base, mas serve para abrir os olhos para muitas besteiras que se aprende na escola ou que se aprende errado.

Renata.Duque 06/03/2022

Na obra o autor busca desmistificar alguns símbolos, personagens e histórias "nacionais" que estão presentes no imaginário comum.