Legado

Resenhas - Legado

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rfgaugustin 24/01/2021

Trilogia Silo
Confesso que não gosto de fazer resenhas. Só faço porque o Skoob me obriga caso eu queira participar dos desafios anuais...

Gostei muito da trilogia Silo, gostei da escrita do Hugh Howey, não conhecia o autor antes dessa saga.

Descobri que nem poderia já que é a primeira empreitada nele no mundo da literatura. A orelha dos livros comenta que ele escreveu os 3 livros enquanto trabalhava em uma livraria, durante suas manhãs e horários de almoço. Acho isso o máximo.

Comenta também que inicialmente os volumes foram publicados de forma independente pela Amazon e viraram grandes sucessos. Isso me inspira, dá esperança e traz enorme satisfação.

A narrativa nos apresenta Juliete, Lukas, Solo, Elise, Donald, Charlotte e outros, habitantes de um local devastado pela guerra biológica, sendo obrigados com isso a residir em silos abaixo da terra.

Não gosto de trazer resumos e sinopses dos livros em minhas resenhas, quem quer sinopse vai ler a sinopse. :P

Ri com essa saga, chorei, refleti. Pensei sobre as estrelas, pensei sobre as escolhas, pensei sobre a responsabilidade de definir a vida do outro com base em suas convicções, pensei sobre tomar as rédeas de sua própria vida. Pensei sobre continuidade, sobre processo, sobre entrega e permissões que nos concedemos.

Me fez bem.

Foi para os meus favoritos.

Ricc 02/11/2020

A trilogia chega ao seu estágio final... e qual seria o seu legado?

*** CONTÉM SPOILERS ***

A premissa da série traz um cenário pós-apocalíptico onde pessoas vivem em silos após a destruição da atmosfera terrestre. SILO apresenta os abrigos e personagens; ORDEM narra suas origens, histórias e formação; LEGADO surge como um finale, apontando para a ruína.

Em Legado, temos foco nos Silos 1, 17 e 18. Juliette, a prefeita desacreditada pelos habitantes do silo 18, decide escavar o fundo do Silo 18 a fim de chegar ao Silo 17 e resgatar os sobreviventes dali. A partir disso, uma série de acontecimentos vem à tona, como a trágica morte de Lukas - envenenado pelo gás liberado no Silo 17 com o intuito de impedir a rebelião fomentada por Juliette - e a descoberta de rituais dentro do Silo 17.

Donald, Thruman e Charllote ressurgem na trama para finalizarem suas participações de maneira memorável. Donald arma uma estratégia onde blefa para Charlotte e Darcy, enviando-os para o exterior. Então, Donald explode o Silo 1, matando todos os habitantes desse silo, inclusive os que estavam dormindo em suas câmaras criogênicas. Darcy não sobrevive; Charlotte, posteriormente, se encontra com Juliette - no exterior.

Por fim, Jules convoca uma reunião entre os sobreviventes dos Silos 17 e 18, onde acordam de partirem para o exterior, idealizando um novo mundo. E assim acontece. Finalmente, os habitantes dos silos conhecem o exterior e assim a série é finalizada.

Bom, vamos lá! Confesso que eu esperava bem mais desse finale. Desde o início era possível perceber que o foco não eram os personagens mas a história, o que me criou expectativas ainda maiores. Porém, ao fim de três longos e enrolados livros eu ainda terminei a leitura me perguntando: "É isso?". Não que tenha sido ruim, mas me soou um tanto preguiçoso e apressado. A trilogia merecia mais. O leitor merecia mais.

Enfim, apesar das decepções, admito que a escrita de Howey é incrível e eletrizante. Espero por mais títulos do autor e desejo que ele melhore seus enredos e finalizações (por favor!).

Howey, você me deve uma!

***

- Exterior 1: perdoaria o Howey se ele fizesse um livro-bônus sobre a vida no Exterior.

- Exterior 2: o Novo Mundo sem Lukas é tão frustrante.

- Exterior 3: confesso que senti pena dos que morreram nas câmaras criogênicas com a explosão do Silo 1. Donald surtou num grau que nem deve ter pensado nisso direito. #RIPDonald.

- Exterior 4: não me matem mas eu shippo Jullotte (risos)

- Exterior 5: Mission e Jimmy (Ordem, livro 2) foram esquecidos no churrasco ou eu dormi em alguma parte?
Dani Rocha 11/02/2021minha estante
Jimmy que aparece no Livro 2 é o Solo adolescente. Conta a história da queda do Silo 17 e como ele se transformou em um homem solitário, isto é Solo. Tanto que no livro 3 o Solo volta a se chamar Jimmy pq n era mais solitário (solo)

Matitera 21/08/2023minha estante
Pelo que entendi, Misson foi só pra contar que o silo 1 tem poder de apagar a mente de todos e mostrar o levante citado por todos do Silo 18.

isapoirot 25/09/2020

quase não foi, mas foi
bom, acho que vou me estender um pouco aqui, porque é impossível não levar em conta a trilogia como um todo.
com toda a certeza eu afirmo que o primeiro livro foi muito bom e me fez ficar interessada. porém, o segundo e o terceiro só não foram abandonados porque eu não sei lidar com histórias inacabadas kkkkkk
acho que o autor trabalhou diversas personalidades ao mesmo tempo (o que, de certa forma, contribui pra que o leitor tenha uma visão mais ampla sobre os fatos acontecidos). mas, justamente por trabalhar tantas personalidades, algumas personagens se perderam (como um menino incrível e teimoso do segundo livro que simplesmente sumiu).
também penso que romance não seja muito o forte de Hugh. nada contra, aliás, não sou nada chegada em clichês e dilemas amorosos. mas em um mundo em que não se tem certeza nem do próprio conceito de esperança e quase todos os aspectos emocionais e humanos são reprimidos, acho que o casal principal merecia um destaque um pouco maior. principalmente por Lukas, namorado de Juliette, ser extremamente sonhador, mas ter uma capacidade impressionante de manter os pés no chão por ela.

além disso, uma coisinha que me incomodou foram os erros de português kkkk a culpa já não é do escritor, mas alguns detalhes passaram do limite aceitável de compreensão. alguns pronomes e conjunções sem sentido que criavam frases sem nexo estavam presentes em mais que algumas páginas.

tirando isso tudo rsrs acho que o final tinha potencial pra ser mais bem trabalhado, já que quase todos os acontecimentos são super detalhados na trilogia e o final foi justamente a resposta pra tudo que o leitor já não aguentava mais esperar!

a ideia dos Silos, da Ordem e do Pacto foram muito boas realmente. mas a escrita deixou tudo meio arrastado. de qualquer forma, nao me arrependo da leitura!! aprendi um pouco com cada personagem e acaba valendo a pena depois que vc pensa ?ufa acabou, consegui, uau
VitorrOliveirra 29/10/2020minha estante
Concordo com muita coisa da sua resenha, Silo é um livro tão bom (no começo eu achava que não ia ter um protagonista vivo no final), mas adorei a estratégia narrativa e todos os personagens que tiveram destaque, acabei de ler Legado, depois de quase abandonar e tô muito decepcionado, a única parte boa é o final, o começo é horrível e o meio arrastado, acho que nem vou perder meu tempo com Legado

isapoirot 29/10/2020minha estante
realmente, tinha muito potencial pra manter o ritmo do primeiro livro! mas acabou não dando certo, infelizmente... o Legado também é bastante arrastado, talvez mais até do que a Ordem ??

VitorrOliveirra 29/10/2020minha estante
*acabei de ler Ordem*, sempre me atrapalho com esses nomes. Nossa, ainda mais arrastado? Melhor seguir pra outra leitura, obrigado pela dica, acho que demorei uns dois meses em Ordem de tão desmotivado, terminei só por que já tinha lido mais da metade

Matitera 21/08/2023minha estante
Vcs tem algum livro parecido pra indicar? Apesar dos pesares, amei toda a dinâmica do Silo, é muito bom esse ''descobrir'' que essas distopias fazem.

Vitória L 03/09/2020

Foi um final bem diferente do que eu imaginava para a série, me surpreendeu positivamente. No entanto acho que ele não foi tão viciante quanto o primeiro livro.

Maitê Kp 11/08/2020

Razoável
Li os três livros e achei esse o melhorzinho. Não é nem de longe a melhor trilogia. Achei confusa e muito cansativa as vezes. Deixa algumas coisas no ar, sem explicação. Mas ainda uma distopia interessante.

Gnomot13 17/06/2020

Vale a pena os 3 pra chegar nesse final?
Em parte vale, o segundo é fraco e atrapalha a experiência, mas esse mantém o clima e ainda entrega um pouco do que se quer ver. Mas o primeiro ainda chama mais atenção e prende mais

Thaila 08/06/2020

Isso ai
Finalmente conclui a trilogia. Comprei os três livros na última Black e confesso que não sabia nada dos livros, só comprei pq os dois primeiros estavam 10$, mas em compensação o último foi o meu rim. Não achei que foi o melhor livro, o segundo me envolveu muito, principalmente com a história sendo narrada em anos diferentes. Fiquei puta pq mataram o personagem que eu gostava, fiquei indignada. Juliette foi uma boa personagem mesmo me deixando nervosa várias vezes, ela fazia as coisas sem pensar e eu só imaginava a merda acontecendo. Fico imaginando como o mundo que ela encontrou, vcs tbm ficaram imaginando? Pq pensa bem, se passaram centenas de ano sem ninguém morando na terra ( ou talvez tenha sobrevivido várias pessoas e eles vão encontrar mais tarde) tá tudo tomado pela natureza, os animais se multiplicaram em alta escala já que não tinha ninguém para matar eles, os oceanos e rios estão transbordando de tanto peixe já que não tinha ninguém pra pescar. Eu realmente viajei imaginando isso. Queria que tivesse um quarto livro só pra explicar essa parte. Oq aconteceu depois sabe. Onde eles ficaram, se encontram outras pessoas. Eu enrolei demais pra terminar esse livro e me arrependo um pouco, depois da metade do livro a leitura fluiu bastante, alguns assuntos inacabados, mas a gente releva. Fiquei triste pelo silo 1 e fico pensando se não tinha outro jeito sei lá. Donald matou todo mundo que tava lá dentro, inclusive os congelados que não sabiam de nada. Sei lá.

Tiago Nery 27/03/2020

Parece o final de GoT
Está aí uma série de livros que foi decaindo conforme avançava. O primeiro livro é viciante, com toques de terror psicológico e tudo. Mas, parece que o próprio autor foi perdendo interesse com o tempo. O fim tem tanta ponta solta que dá pra fazer mais um livro só terminar de amarrar as tramas que ficaram pelo caminho. Enfim, a ideia inicial eh ótima, faltou esmero pra encerrá-la tão bem como começou.

Bruna3485 19/02/2020

Fim da trilogia
Algumas (muitas) pontas soltas.

Racestari 23/04/2019

Ou é forte ou é feliz...
A trilogia é muito fácil de ler, e a premissa interessante. Só acho que ás vezes a história se alongava a mais do que o necessário. Além disso parece que, a título de mostrar-se um autor que não faz concessões, não permite desfechos felizes em demasia, mas vale a leitura.

heitor 09/03/2019

Esperava mais
Sinceramente, nem sei o que dizer... Talvez traído?

O primeiro livro trouxe uma história tão envolvente e fantástica! Os personagens eram cativantes e incríveis! Até mesmo o segundo livro que fugiu da narrativa do primeiro para mostrar O Antes, foi bom, embora cansativo.

Esse último não me cativou! Personagens que antes eu amava, perderam a essência, ficaram fracos.

E o que falar da resolução? Além de rápida, foi bastante previsível! O autor perdão a mão nesse último livro.

Não estou dizendo que foi ruim, mas houve pouquíssimos plots e as descobertas não foram satisfatórias. O vilão imbatível, caiu de maneira boba e ainda por cima levou consigo pessoas que nada tinha a ver com sua maldade.

E ainda por cima terminou sem saber o que acontece com algumas coisas, sabe? Tá certo que você fica com aquele lance de "ah, final aberto para imaginar o que pode acontecer", porém não foi aberto, só não falou mesmo... Você passa a trilogia toda querendo saber como é, o que fazem, onde vivem e no final você não tem resposta! Sla, não gostei! Esperava muuuuuuuuuuuito mais que isso... Acho que não recomendaria a trilogia, já que não adianta só o primeiro livro prestar...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6