Legado

Legado Hugh Howey

Resenhas - Legado

Fabrício 30/01/2024

Uma distopia muito bem elaborada
Terminando o Legado, fecha-se o ciclo de toda a trama. Olhando desde o começo, diz muito como alguns países se mantém como donos do mundo, e o sendo, se acham no direito de escolher quem vive e quem morre, segundo sua visão restrita e sua cultura de dominação.

Apesar de ficarem em aberto alguns pontos (nada de muito crucial), o último livro da trilogia amarra bem quase todas as dúvidas levantadas no início, e finaliza de forma satisfatória toda a saga vivida pelos moradores do silo 18.

JudA.Ribeiro 16/01/2024

Finaliza a trilogia com um tom de esperança muito legal. Tem algumas partes que a leitura fica cansativa, mas de maneira geral gostei bastante.

Sem estante 28/12/2023

Encerrando com chave de platina
Que experiência maravilhosa foi ler essa trilogia. Comprei o primeiro livro pq estava em promoção e descobri um universo fantástico.

Esse terceiro livro esclareceu muita coisa a respeito da realidade dos silos e ver como poucas pessoas eram capazes de controlar o destino de milhares me deu nos nervos.

Uma coisa que me perturbou muito foi ver a forma como os moradores do silo da Juliette achavam que os antepassados eram deuses, quando na vdd ele foram os causadores de tudo.

Fiquei triste pelo Lukas não ter pedido ver a realidade. Achei bastante pertinente o Donald não ter conseguido sair mas muita gente inocente morreu no decorrer disso tudo.

Prefiro pensar que a Julliete liberou todos os silos depois.

Andre 11/12/2023

Um final digno pra saga. Traz respostas, amarra as pontas de forma satisfatória e oferece provações, custos e recompensas pra Jules e sua patota.

"Legado" é mais fácil e agradável de ler do que "Ordem" já que aqui não precisamos voltar do zero pra conhecer novos personagens, tudo já está bem estabelecido e cabe à narrativa apenas conduzir o leitor até o desfecho das duas histórias paralelas encabeçadas por Jules e Donald.

Em alguns momentos o livro parece um pouco corrido, como se fosse necessário se apressar pra entregar logo um final mesmo que aos trancos e barrancos mas não chega a incomodar já que qualquer 'Deus ex machina' que possa existir aqui não vem de forma gratuita e sempre é cobrado um preço alto para que os protagonistas possam vencer seus desafios.

livrosepixels 22/11/2023

Ninguém começa do zero, sempre levamos algo com a gente
LEGADO era um dos livros mais esperados por mim para ser lido, mas a constante não disponibilidade nas lojas fez com que eu adiasse a leitura, até poder fazê-la diretamente no Kindle. Foram mais ou menos 8 dias de leitura, e olha, devo dizer, que sem dúvida a saga Silo entrou para as minhas trilogias favoritas da vida. Legado é tão bom quando o primeiro, e muito melhor que o segundo, apesar de derrapar em algumas pequenas coisas.

Legado inicia exatamente do ponto onde o primeiro e o segundo livro terminaram, ou seja, a história é continua, sem saltos temporais. Mas confesso que de começo fiquei um pouco perdido, pois não lembrava muito bem do final do segundo livro, que não gostei tanto, apesar de ele ser bastante importante para compreender a série como um todo.

Mas logo encontrei o ritmo e fui avançando freneticamente na leitura. Juliette continua sendo uma protagonista feminina forte, inteligente e astuta. Hugh Howei acertou muito com a personagem, coisa que nem todos os autores homens conseguem fazer ao escreverem personagens mulheres em suas histórias.

A trama traz um senso de urgência em resolver as pontas soltas dos livros anteriores, mas sem se afobar. Dá uma desacelerada quando precisa, agiliza quando é pra ser. Temos mais profundidade de personagens, nos apegamos a eles, sentimos suas perdas, nos revoltamos quando eles estão revoltos também.

Mas.. o final achei um pouco sem ousadia. Não é ruim, mas também não é tão impactante pela jornada toda. Achei que as últimas páginas acabaram atropelando algumas coisas, que em uma ou duas páginas a mais poderiam resolver, como por exemplo, a questão envolvendo os demais silos, se vão buscar por mais silos ativos, se há realmente outros silos ativos ainda, etc.

Thruman também é um personagem que acabou sendo meio deixado de lado, toda a sua questão vilanesca foi encaixotada para dar espaço ao protagonismo dos irmãos Donald e Charlotte. Inclusive, essa dupla do Silo 1 funciona muito bem. Mesmo assim, senti que as coisas pareceram um pouco fácil, e que sendo o Silo 1 mais tecnológico e sendo a base de comando, muita coisa aconteceu deliberadamente e fácil demais.

Mas, deixando estes detalhes de lado, sem dúvida vou lembrar de Juliette por muito tempo, e desejo encontrar novos livros distópicos que me façam sentir esse calor e entusiasmo tão grande que Silo, desde o primeiro livro, conseguiu me despertar.

site: instagram.com/livrosepixels

Fabiana.Marino 12/10/2023

Adorei a trilogia do silo
Dos três livros, o primeiro é sem dúvidas o melhor. Esse último, é melhor que o segundo, e revela mais segredos do porquê os silos foram construídos e quais os planos futuros para eles e para as pessoas que vivem neles.
Apesar de ser um livro muito criativo e bem escrito, senti que faltou amarrar alguns pontos, como a história do silo 40, e principalmente, o motivo para se ter construído o silos, que ficou meio fraca na história. Mas enfim, são apenas as minhas impressões ?.

Blue 30/08/2023

TO IMPACTADA
O unico defeito é ser meio rápido, mas nada que atrapalhe a leitura. Foi tudo explicadinho e o que ficou em aberto não me interessa. Amei ver a evolução da Jules nesse livro e como ela se sente em casa com Solo e as crianças, sofri tanto e chorei muito. Foi um fim incrivel.

Rauecker 29/07/2023

Legado
Tivemos o desfecho da trilogia, o terceiro livro começa no ponto onde o primeiro e segundo terminam (é estranho mas sim, o desfecho do primeiro e do segundo são no mesmo período), é um detalhe importante pois iniciamos a leitura com a expectativa de saber o desenrolar da história, expectativa que criamos lá no final do primeiro livro ?Silo?.

Sobre a escolha de um segundo volume praticamente composto por flashbacks, eu não gostei muito mas ficou claro o que o autor queria construir e acredito que conseguiu, as peças do quebra-cabeça se encaixaram e pelo menos para mim ficou tudo muito claro.

Alguns personagens marcaram mais que outros, como toda obra, porém, fico feliz que a nossa querida protagonista Jules é sensacional, ela representou muito e mostrou uma força é uma coragem inabalável no livro, foi ótimo acompanhar a construção dela.

Para quem chegou nessa trilogia pela série da AppleTV (como eu kkkk), se perca nessas páginas que não vai se arrepender jamais e nem fazer perder a expectativa pela serie, isto é, vai perceber como a adaptação está com uma qualidade tremenda mesmo alterando alguns pontos da história, e como incrível que parece tenha alguns pontos positivos em relação aos livros (coisa rara em adaptações)

Mas os livros ainda são melhores ?

Citação preferida:

?Nos prometem o paraíso, não é ? Mas o que conhecem do nosso inferno)

Natália Sophia 17/07/2023

Eba!
A gente acha que o próximo livro não pode ser tão bom, mas pode sim.
Adorei a determinação de Jules nesse livro. E apesar das perdas finais, achei que foi bem legal.

Fran289 08/07/2023

Um desfecho emocionante.
Ainda estou sem palavras para essa saga.
Ainda estou sem palavras para essa jornada emocionante chegando ao fim, e de cara com a quantidade de plot twist em fins de capítulo que um autor consegue escrever.
Em alguns momentos, confesso que fiquei com raiva por sentir que o livro estava se estendendo demais, que estava demorando pra nos entregar a verdade, e ainda não sei se foi porque eu estava ansiosa pelo desfecho ou se foi redundante em alguns pontos mesmo.
O que sei é que senti dor com o encerramento de algumas histórias, fiquei triste por alguns personagens não chegarem até o fim, mas isso é o que gosto em Silo. Pessoas são tratadas igualmente, a vida as vezes tira elas da gente e faz parte. Então consegui processar o luto pelos que se foram e ficar feliz pelos que ficaram e irão fazer história.
Quando terminei, fiquei com a sensação de um vazio, de que precisava mais, mas pensando bem, até pela nota do autor no final, eu consigo imaginar a continuação depois do "final" de forma muito clara na minha cabeça.
E eu gosto do que vejo. Essa trilogia foi uma jornada incrível.

Joseane 05/07/2023

Uma boa triologia
Depois do péssimo segundo livro, lento e com mtas informações desnecessárias, veio um ótimo fim da triologia.
Eu acho que o livro ficou com muitas pontas soltas e sem explicação. O lado bom disdo, é que vc pode imaginar, embora eu preferisse saber concretamente o que acontece. Às vezes, pode vir um quarto livro aí...
Mas, uma coisa é fato.
É sempre o homem que destrói a natureza....

Ps: Agora irei assinar a Apple Tv e ver a série que tem sido bem aclamada.

Thatiane.Cristina 28/06/2023

A leitura desse livro é uma mistura de todos os sentimentos possíveis. Depois de odiar tanto o final faz vc terminar com um pouco de esperança.

A nota do autor parece um pouco contraditória quando comparado a toda história do livro.

Odiei e gostei. Esse é o sentimento final que tenho dessa trilogia. Odiando a leitura da história e gostando do final do livro. É inexplicável.

Cris 14/06/2023

?Seus dois mundos tinham se transformado em um.?
?Só mais três turnos, então se aposentaria - fosse lá o que isso significasse. Ninguém pensava tão longe. Só até o turno seguinte.?

?Quantas outras leis poderia quebrar em sua atuação como representante máxima da lei??

?Esperança era algo que só ele e a igreja ofereciam, um lugar onde existir após a morte.?

?Eles duram para sempre. Não importa o que for que a gente decida fazer, vai continuar para sempre sendo o que fizemos. Não tem como desfazer uma ação.?

SILO apresentou o abrigo e seus habitantes.
ORDEM contou a história de sua formação.
LEGADO relata sua ruína.

A batalha pelo Silo já foi vencida. A guerra pela humanidade só está começando. É um tempo em que, para sobreviver, os humanos precisam se manter em cidades subterrâneas, aprisionados, sem ligação com o mundo lá fora. Esse é o universo de Silo, a série de ficção científica e fantasia escrita por Hugh Howey.

Juliette, uma operária nascida nos subterrâneos, é a heroína da trama apocalíptica. Em Legado, ela se torna prefeita do Silo 18, que está se recuperando de uma rebelião. Seu governo encontra grande resistência por causa da controversa escavação para resgatar os supostos sobreviventes do Silo 17, uma empreitada vista com desconfiança que está espalhando o medo entre os moradores do Silo 18.

Como se isso não fosse um desafio grande o bastante, Juliette também recebe transmissões de Donald, a voz que alega ser líder do Silo 1 e está disposta a ajudar mas também é capaz de fazer ameaças horríveis. Talvez Donald não seja o monstro que Juliette vê. Quem sabe ele não é a peça-chave para a salvação de toda a espécie humana? Mas será que ainda há tempo?

No último volume da série Silo, as escolhas de Donald e Juliette podem mudar o mundo ou extingui-lo de vez.
andressasmatos 11/09/2023minha estante
Cris, vc tem esse livro físico para venda?

Cris 22/11/2023minha estante
Nao, infelizmente! Eu tenho no kindle (ebook).