Vampiro Secreto

Vampiro Secreto L. J. Smith

Resenhas - Vampiro Secreto

Anica 16/03/2011

Mundo das Sombras: Vampiro Secreto (L.J. Smith)
Conhecida pela série Os Diários do Vampiro, L.J. Smith deixa os irmãos Salvatore de lado para contar outra história de vampiros com o lançamento de Mundo das Sombras: Vampiro Secreto. E é um começo do zero, em que mal dá para acreditar que trata-se de um mesmo tema abordado por uma mesma escritora, temos uma mitologia completamente renovada que em nada lembra as histórias anteriores.

Aqui somos apresentados à Poppy, uma garota comum que descobre estar com um câncer em fase terminal. Restando poucos dias de vida, ela acaba tendo que decidir se deixa seu melhor amigo James a transformar em uma vampira, ou se aceita a morte. Obviamente, ela fica com a primeira opção. Mesmo assim, não deixa de ser curioso que Smith tenha escolhido um tema tão pesado (câncer e morte) para um livro infanto-juvenil.

Outro ponto digno de nota está no fato de que a autora consegue fugir da fórmula já manjadíssima do garoto estranho que chega na escola pelo qual a protagonista se apaixona perdidamente. Ela recorre a um elemento que torna a atração entre as personagens muito mais verossímil: Poppy já conhece o vampiro James há anos, é sua melhor amiga e nutre por ele por todo esse tempo uma paixão platônica (tem algo mais comum do que isso na adolescência?).

O ritmo da história é bem rápido, pulando de um evento para o outro sem grandes encheções de linguiça. Como já mencionado, Poppy e James já se conhecem, então não há toda a típica enrolação de como eles se apaixonaram, o foco é mesmo a transformação da garota em uma vampira. Com umas pitadas de humor, o resultado é que o livro pode ser devorado em pouco tempo, até pela curiosidade em saber o que acontecerá com Poppy e a relação dela com o tal do Mundo das Sombras.

Vale destacar também o cuidado da Galera Record com a edição, apresentando uma capa bem feita com papel de qualidade. Se considerar que na literatura infanto-juvenil estamos formando os leitores do futuro, é bom que desde então já exista um padrão alto do material oferecido, para que o jovem que lê hoje seja um adulto que mais para frente vai querer o mesmo nível de tratamento dos livros que lê, não se contentando com pouco.

Concluindo, Vampiro Secreto é um prelúdio de uma série, que lá fora já conta com 9 livros. Ao contrário dessas coleções, ao que parece a protagonista de cada título não é fixa, então por exemplo, Ash, que neste primeiro livro aparece brevemente mais próximo da conclusão, no segundo ganha espaço de personagem principal. Não deixa de ser interessante essa fuga de um padrão que já tem ficado até meio entediante no universo dos livros infanto-juvenis, e até por isso Mundo das Sombras: Vampiro Secreto pode ser uma boa pedida para quem ainda não cansou das histórias de vampiros, mas quer fugir um pouco da mesmice.

Fran Kukuty 18/10/2020

Vampiro Secreto - 1º da série Mundo das Sombras
"𝘕𝘰 𝘱𝘳𝘪𝘮𝘦𝘪𝘳𝘰 𝘥𝘪𝘢 𝘥𝘦 𝘧é𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘷𝘦𝘳ã𝘰 𝘗𝘰𝘱𝘱𝘺 𝘥𝘦𝘴𝘤𝘰𝘣𝘳𝘪𝘶 𝘲𝘶𝘦 𝘪𝘢 𝘮𝘰𝘳𝘳𝘦𝘳  "; aquela dorzinha que ela vinha ignorando é um raro câncer, já em estado terminal. Em meio ao choque, tudo que ela quer é o conforto do melhor amigo (e crush) James Rasmussen.

James e Poppy se conhecem desde os 5 anos, mas ele nunca lhe revelou que é um vampiro; no entanto, ao se ver diante da possibilidade de perder Poppy, James só consegue pensar em salvá-la, mesmo que isso signifique quebrar todas as regras do Mundo Sombrio - jamais contar aos humanos que ele existe e jamais se apaixonar por um humano.
Assim, Poppy se vê diante das opções: aceitar a morte ou ser transformada, curando-se mas mesmo assim perdendo sua família e a "vida" que levava.

" 𝘈𝘵𝘦 𝘩𝘰𝘫𝘦 𝘗𝘰𝘱𝘱𝘺 𝘢𝘤𝘩𝘢𝘷𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘷𝘪𝘷𝘦𝘳 𝘦𝘳𝘢 𝘴𝘦𝘶 𝘥𝘪𝘳𝘦𝘪𝘵𝘰 𝘪𝘯𝘤𝘰𝘯𝘥𝘪𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭. 𝘌𝘭𝘢 𝘯𝘦𝘮 𝘧𝘰𝘳𝘢 𝘨𝘳𝘢𝘵𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘰 𝘱𝘳𝘪𝘷𝘪𝘭𝘦𝘨𝘪𝘰. 𝘔𝘢𝘴 𝘢𝘨𝘰𝘳𝘢 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘯ã𝘰 𝘩𝘢𝘷𝘪𝘢 𝘨𝘢𝘳𝘢𝘯𝘵𝘪𝘢 𝘯𝘦𝘯𝘩𝘶𝘮𝘢, 𝘦 𝘵𝘢𝘮𝘣𝘦𝘮 𝘴𝘢𝘣𝘪𝘢 𝘲𝘶𝘦 𝘦𝘳𝘢 𝘶𝘮𝘢 𝘤𝘰𝘪𝘴𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘢 𝘱𝘦𝘭𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭 𝘵𝘪𝘯𝘩𝘢 𝘭𝘶𝘵𝘢𝘳 ".

L. J. Smith aborda tantas questões em 224 páginas, muito além do romance sobrenatural, ela traz o medo iminente morte, amor pela família, amizade, a vontade de viver; sempre no seu estilo, com vampiros que andam no sol, trocas de sangue, poderes telepáticos, etc.

Particularmente, eu adorei o irmão de Poppy que acaba colocando todas as bizarrices de lado para ajudar a irmã em tudo e adorei a Poppy que pode parecer infantil e sonhadora no começo, mas que tem um amadurecimento tão grande no decorrer do livro, encantador. Ah, o final foi muito bom, nem um pouco esperado por mim.

Helena860 21/10/2020

Legalzinho mas sei lá, não é um livro que eu recomendo pra todo mundo e nem um dos que mais gosto

Rita Camacho 08/06/2021

Gostei tanto que li rapidinho! O texto é envolvente e nos deixa curiosos para saber o que irá acontecer com Poppy e James. Poppy tem câncer terminal e James deseja ajudá-la transformando-a em uma vampira para ela ser curada. Falando assim parece fácil, mas eles passam por momentos difíceis e românticos. Muito bom!

Val 09/02/2023

Bacaninha
Assim, a história é legal, a leitura é fácil e leve, mas podia ser melhor. achei tudo muito previsível, mas o plot até que foi interessante.
eu já tinha lido ele há uns anos, e impressionantemente eu lembrava de todos os detalhes dele, mas foi legal ler de novo.

Rafa.Toma 11/05/2021

Assim odiei o livro, desperdicei dinheiro..
Além de ser pequeno fica a história inteira enrolando, o começo é bem fluido mas fica até o final na mesma coisa.. dica 100 pgs falando de 2 dias 2 Dias... Para finalizar o livro mas últimas 10 pgs fazendo àquilo com a poppy meo????? Mtt sem sentido, a meia estrela foi apenas pela diagramação pq é boa, fora isso mais NADA!
lummay 03/06/2021minha estante
Sim, eu li esse livro faz anos só que ele é tão chato mas tão chato por causa dessa enrolação toda.

Bru 03/02/2011minha estante
E depois fala que não sabe fazer resenha -'-

Jully 05/05/2021

uma leitura bemm gostosinha de ler, e prende muito!!
sério se você gosta de um romance entre vampiro e humana, de uma forma bem elaborada com um começo e um fim que te prende de um jeito que você termina em apenas um dia de leitura

Books Friends & News 07/04/2011

Cativante
Os livros da J. L. Smith provoca em mim algo tipo ame ou odeie, eu gosto da estória, mas as vezes implico com a escrita, fico impressionada e ou mesmo tempo decepcionada, o jeito que ela escreve e desenvolve a trama é diferente de qualquer outro livro, pois ela consegue mostrar os personagens em poucos linhas, até gosto disso, mas ao mesmo tempo não gosto porque parece que o livro é um resumo de um livro, confuso né???? Mas vou simplificar a autora realmente me deixa confusa.

Essa nova saga de J. L. Smith é assim, os personagens são bem interessantes, mas a rapidez como que a narrativa acontece é incrível, conhecemos Poppy, que descobre que está doente e que poderá morrer nesse meio tempo de duas páginas conhecemos, toda a família de Poppy, e inclusive o seu melhor amigo James.

Em mais 8 páginas descobrimos que o James é vampiro e oferece a Poppy a vida eterna, inicialmente ele tenta por outro métodos, como feitiçaria, ahhh... Entre essas 8 páginas citadas, conhecemos o Mundos das Sombras, onde existe, vampiros, bruxas e lobisomens.

O que é o Mundo das Sombras, é uma espécie de sociedades de seres sobrenaturais citados acima, onde há regras a serem cumpridas, uma das regras é não se revelar para serem humanos, e muito menos apaixonar por eles, e James já sentiu na pele a punição por ter se ligado à alguém do passado.

Então isso tudo nem chegamos nem na metade do livro, oferecendo a vida eterna a Poppy ele está infringindo as leis, pois também não podem transformar humanos em vampiros, já que segundo o livro humanos para eles são apenas como ir ao Mc Donald’s.

Gostaria de contar mais, mas... spoilers não é comigo e já falei demais, e isso que nem cheguei como falei na metade do livro, mas posso garantir que a outra metade é muito interessante, já que descobrimos que Poppy é além de uma simples ser humano, e o coitado do irmão gêmeo dela Phil irá cair de pára-quedas nesse mundo doido em que a irmã irá se meter, pois além de todos os problemas ela tem sentimentos pelo James que vão além da amizade.

Antes de concluir a resenha achei um fato bem interessante, é como a autora se referiu a sede de sangue que o vampiro sente quando não se alimenta, pra dizer a verdade é uma falta de ar, como assim ???? Vão ter que ler no livro, mas realmente gostei da definição e de não inventar vampiros afetados e alterados geneticamente kkkkkkkkkkkkk, mas sim tudo numa explicação bastante científica e plausível.

Minha opinião final, apesar das brincadeiras, posso dizer que realmente gostei muito do livro, leitura rápida de um dia, e bastante prazerosa, esse é um mérito da J. L. Smith apesar de me deixar confusa às vezes com o modo da narrativa, mas ao mesmo tempo ela agrada muito, por não ficar enrolando muito e conseguir em poucas linhas e páginas te mostrar uma história fascinante.

Acessem para ler a resenha completa com ilustrações e citações --->> http://www.guardiadameianoite.com.br/2011/04/resenha-mundo-das-sombras-vampiro.html

Bia 06/03/2021

A história é legal li em menos de 48 horas. Rs
Mas poderia ter desenvolvido mais os personagens principais

Bruna Costenaro 15/07/2011

Li este livro super rápido, tem uma narrativa que flui de maneira tranquila e que quando você se dá conta já acabou.

Entretanto é um livro que tem o seu começo e meio muito pesados, eu diria mórbido. Os detalhes da doença, da transformação de Poppy são forte e por vezes me vi agoniada com a personagem, sem ar.
Para uma leitura que visava diversão e distração não me agradou até o momento em que ela volta a vida.
Agora a partir do momento que Ash aparece em diante eu gostei, entretanto isso se resume a cerca de 25 páginas, ou seja, quase nada do livro. Espero que a continuação seja melhor.

Minhas críticas com relação a livros de vampiros sempre se baseiam nas obras de Anne Rice, que é a melhor autora do gênero!Não digo com isso que espero que as regras sejam as mesmas, isso eu sempre me abro a aceitar o que cada livro traz...inclusive um ponto legal do Mundo das Sombras é a explicação dada para a necessidade de sangue!

Miquilisssss

Rachel 09/05/2011

Uma leitura leve e gostosa!! Um enredo sem grandes complicações, com um casal incomum e fofo!! Livro fino e rapido de ser ler!! Vale a pena.

Tati 23/03/2011

Esqueça Diários de Vampiro, L.J. Smith devia ficar conhecida pela série Mundo das Sombras. Adorei esse livro, ele td que quem adora livros de vampiros tem, uma mocinha que não é chatinha, um vampiro apaixonado e um pouco sombrio, e um vilão. Já estou louca para ler a continuação.

Viih_Kathelyn 22/05/2021

Minha visão do livro
O livro se trata de un clichê mas é um clichê bem clichê rs, achei interessante as visões sobre o mundo "humano", as personagens são bem caracterizadas no meu ver, não tem um elenco grande então você consegue lembrar bem das características das personagens e o tempo é bem desenvolvido também.
Os capítulos não são grandes mas também não são curtos achei parcial e são narrados em primeira pessoa revezando as personagens principais.
Um bom livro pra quem está iniciando nesse mundo de fantasia ?.