A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Eliza Ghioti 03/01/2023

Magnífico
Esse livro é tão perfeito que eu não consigo nem mensurar aqui. A Ana Claudia conseguiu sintetizar os principais pontos dos Cuidados Paliativos para o entendimento do leitor não só da área com os leigos também. Além de trazer dados de pesquisas, artigos científicos e livros que tornam a leitura mais rica sem deixar maçante.
É uma obra com certeza atemporal, onde sempre que der na telha deve ser relida para ser relembrada.

Jamile.Almeida 31/05/2020

Identificação...
Bem, não tem como não gostar, não se identificar em cada palavra, cada vírgula e cada suspiro. Sou oncologista, e assim como a autora, fiz especialização na USP e vivo esse eterno conflito entre entender/aceitar a morte e do outro lado viver a dor dela. Tempo, experiência vão nos transformando... e aprendemos aos poucos a respeitar esse momento, respeitar todas as emoções que vêm a tona, dos pacientes, dos familiares... e nossas...

isabel_fmelo 18/01/2023

Memento Mori.
Uma das coisas que fiz logo ao começar a leitura, foi sublinhar as ideias compartilhadas. Certeza que foi a melhor coisa, pois refleti sobre tantos assuntos que antes nem haviam passado em minha mente. Belíssimo!

oarthurgomes_ 11/07/2021

Cuidados Paliativos
Ana Cláudia é médica geriatra, sendo uma das pioneiras no Brasil a tratar sobre a temática de Cuidados Paliativos.

Carolina 26/10/2021

Recomendo muito muito
Um livro que me recomendaram em um momento delicado da minha vida, o luto.

Eu recomendo a todos, para quem está passando ou passou por isso e também para quem ainda não passou. Sim, ainda. A única certeza que temos é a morte, e todos vamos perder e partir. Refletir sobre essas jornadas é importante, mesmo sendo dolorido.

???

Alcir1 07/02/2023

Imperdível!

Aqui está um livro, escrito em linguagem acessível, inclusive para leigos, que pode ser lido, com proveito, por tantos quantos possam estar interessados na questão do como morrer, do não ter de ser submetido a tratamentos absurdos, de resultados incertos e, também, a cuidados médicos que, se prolongam a vida, implicam em mais sofrimentos.
Pois bem, muitas respostas podem ser encontradas neste texto de Ana Cláudia Quintana Arantes, médica especialista em Cuidados Paliativos -- ainda uma prática de pouca aplicação no Brasil -- voltada para o “como ajudar as pessoas a morrerem em paz”. Mas a autora vai mais longe. Aborda não apenas a morte física, real, de cada pessoa, mas das muitas mortes que cada um de nós, tem de viver ao longo da vida. Tanto as reais, de parentes e amigos, como as muitas outras que nos acorrem, como sejam as inúmeras perdas, os amores que se vão, os casamentos desfeitos, os empregos perdidos e muito mais...
Aborda, com segurança e conhecimento de causa, a questão da falta de matérias, nos currículos das escolas da área de saúde, voltadas para preparar profissionais, não para tentar vencer a morte – missão sabidamente impossível --, mas para assegurar aos pacientes uma morte digna, sem sofrimentos inúteis.
Outra questão importante, que a autora foca com segurança e clareza, é a do “Luto”. Dedica um capítulo inteiro a essa difícil fase da vida, que pode se repetir muitas vezes, no que pode vir a ser um processo de renascimento. Dentre outros argumentos e explicações, faz uso de interessante analogia quando compara o período do luto com o entrar e sair de uma caverna. Muito bom, sim.
Portanto, um livro atualíssimo, principalmente para pessoas, como eu, que se preocupam com o assunto e estão fartas de assistir sofrimentos inúteis, na luta inglória pelo prolongamento de uma vida que já não tem como persistir.
Amanda 07/02/2023minha estante
Amo esse livro ?

Marcia 07/02/2023minha estante
Eu também adorei esse licro

Rodrigo de Lorenzi 07/02/2022

O segundo livro da Ana Cláudia (Histórias lindas de morrer) é melhor do que esse, mas acredito que "A morte é um dia que vale a pena viver" é para ler em momentos diferentes da vida. Em um primeiro momento, a obra pode parecer um livro de autoajuda barato, em outros um livro de autoajuda que realmente nos ajuda, e em outros pode ser de fato um bálsamo, especialmente se você está passando por um processo de luto, cuidando de alguém doente ou enfrentando uma doença grave. É a visão da autora, portanto não sei se cabe a mim julgá-la por suas crenças a respeito das nossas escolhas na vida, já que temos a impressão de que ela nos julga caso levemos uma vida sem propósito.

Mas minha realidade, e creio que a da maioria de quem lê esse livro, é muito diferente da realidade de quem acompanha pessoas em seus momentos finais de vida. Portanto, acredito muito no que a autora diz, que esses indíviduos se arrependem do que fizeram ou não fizeram ao longo da vida (ter trabalhado demais, ter se doado demais etc) e que a visão de quem acompanha esses momentos finais é ampliada.

Mas aí também temos que pensar no contexto social de cada um e do país e de quem nem sempre conseguimos escolher o melhor caminho para termos uma boa vida. Mas novamente: nossa visão é limitada, porque boa parte de nós não estamos doentes ou cuidando de alguém que está morrendo.

Quando fiquei de acompanhante da minha tia no hospital por 15 dias, eu tive contato com tantas famílias e pessoas doentes que, de fato, nossa visão de mundo se altera, se amplia e tudo o que acreditamos vai por água abaixo. Por isso entendo quando ela diz que vivemos de maneira errada, mas também acredito que só vamos nos dar conta disso quando estivermos na frente do muro, que é a morte iminente. A questão é se vamos estar em paz com nossas escolhas, mesmo que essas escolhas tenham sido feitas por causa de um contexto, muitas vezes inerente a nós.

De qualquer forma, esse livro é uma forma de mostrar que falar sobre a morte é uma das maneiras de viver melhor.

site: https://www.tiktok.com/@rodrigodelorenzi
Joana Maciel 24/08/2022minha estante
Esse eu abandonei!!! Não sei pq tava fluindo

Claudia164 23/08/2022

?Tudo pode morrer, exceto o Amor. Só o Amor merece a imortalidade dentro de nós.?
?Se podemos ser nós mesmos e se isso fizer de nós seres amados apenas pelo que somos, isso é felicidade, é completude.?
?Quando temos fé, nos colocamos em uma condição de sermos cuidados, de sermos protegidos, de nos entregarmos à sorte de ter um Deus, o Deus certo para nós. Aquele que pode nos levar ao nosso destino.?
Algumas frases que agarraram minha atenção nesse livro muito interessante sobre o processo pelo qual alguém passa quando está morrendo e como os Cuidados Paliativos ajudam a torná-lo o menos doloroso possível. Adorei! ?

Ju_limma 21/10/2021

Um dia a menos ou a mais?
Conheci as obras da Ana através do Insta, algumas pessoas indicando em lágrimas..opa! To dentro! Além disso, em meio à pandemia acho mais que necessário abordarmos esse assunto tão difícil..tabu!
A história da Ana é sensível e inspiradora! Esse livro nos ensina muito!
Quanto eu não sabia e não tinha parado para pensar.
Essa leitura, assim como todas as da Ana julgo leitura obrigatória.
Embora maravilhoso, não é meu preferido dela pois as histórias....ó Pai!!

Camila 08/10/2022

A morte é um dia que vale a pena viver
Uma amiga do trabalho me indicou esse livro em um momento muito delicado na minha vida, onde meu avô e meu esposo estavam doentes. Comecei a ler e só consegui terminar a pouco tempo, por conta dos acontecimentos da vida ( os 2 estavam em cuidados paliativo e faleceram a pouco tempo). Queria ter tido a oportunidade de ter lido antes para ajudar ainda mais eles dois. :(
Esse livro nos faz refletir bastante sobre a morte, de uma maneira leve e objetiva como escolhemos aproveitar nosso tempo e viver os nossos dias.
Reeh 08/10/2022minha estante
Estou nesse dilema da minha vida com meu irmãos em cuidados paliativos. Esta sendo punk.

Camila 08/10/2022minha estante
Sei que não é fácil, só quem sabe é quem passa. Não consegui ler ele todo quando os dois estavam aqui na terra, mas o pouco que eu li me ajudou muito.

Reeh 08/10/2022minha estante
Com certeza será minha próxima leitura ??

Eliane.Lima 29/01/2022

Primeiro livro que li autora. Gostei bastante da abordagem realista de enfrentamento da verdade da morte a qual fugimos frequentemente.

Luizinha 14/01/2023

Reflexões necessárias sobre o processo da morte
Nossa, meus amigos, que livro incrível! Nunca tinha me deparado com uma escrita voltada ao foco da morte, e posso dizer que esse foi um ótimo livro pra começar.
Focando mais nos processos dos Cuidados Paliativos e no cuidado que todos merecem antes da sua morte, a autora nos mostra como o esse processo pode se transformar de um um momento de pura angústia em um dos momentos com uma vivência mais genúina possível.
Achei um livro muito bom, apesar de alguns pontos serem tratados de maneira bem superficial. Mas é um livro curto pra isso mesmo, pro leitor poder ter esse primeiro contato com o assunto, se aventurar na beleza da escrita e dos pontos discutidos e, a partir daqui, escolher se adentrar mais ou não nesse mundo. Foi uma boa INTRODUÇÃO.
Eu, particularmente, fui bastante tocada com as relações médica-paciente, pois quero ter uma carreira na área da saúde, e esse livro me alertou e me tocou bem em pontos que se mostram TÃO importantes mas que são tão poucos discutidos. Espero ser um pontapé para uma melhoria minha profissional no futuro.
Enfim, recomendo a TODOS a leitura desse livro, muito legal mesmo!

Leonardo 14/02/2022

Lindo livro
Adoro o jeito fácil que a autora aborda um assunto que deveria ser mais natural: viver bem o processo de morrer.
A escrita é bem tranquila, as histórias são muito tocantes e vale muito a pena ler.