A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Lhia Payne 09/03/2022

Bem reflexivo e necessário!
Um livro necessário pra ter conhecimento da importância dos Cuidados Paliativos, visto que muito atualmente não possuem noção sobre o quê se trata. Ajuda a gente a ter boas reflexões sobre a nossa vida e o modo que a conduzimos, até o momento da "temida" morte.
Gostei muito, pretendo reler algum dia.

Flavissima 23/11/2023

Vale muito a pena ler esse livro!
Confesso que no começo eu não dava nada nesse leitura. Mas de acordo com o que ia lendo, a vontade de entender tudo o que ela explica ia crescendo e crescendo. É um livro incrível! Nos ensina a olhar a morte de forma digna, sem medo, sem receios. Eu simplesmente achei isso muito incrível!

Soraia Lima 10/10/2021

Um maravilhoso convite à reflexão
Este livro me surpreendeu e me levou a uma reflexão sobre a vida, mais do que a morte. A autora nos faz pensar sobre a morte e o luto sem tabus, como fases da vida. Certamente recomendo a todos.

Taissa 06/10/2020

A leitura é dolorida e impactante, mas necessária!
Costumo torcer o nariz para livros de não-ficção. Mas recebi indicações de amigos e foi escolhido para o clube do livro do qual participo, então tive que encarar. A autora trata os temas de forma muito delicada e objetiva. Ainda assim, precisei parar diversas vezes para recuperar o fôlego. Acho importantíssimo que todos leiam. Precisamos aprender a falar sobre a morte, afinal, é a única certeza que todos temos.
Claudia 06/10/2020minha estante
Eu li esse livro me me fez repensar o tema. .. A forma como levamos a nossa vida para que possamos encarar a morte.... Muito bom.

Mari 04/11/2020minha estante
Minha mãe é apaixonada por esse livro!

ealveselis 11/02/2023

O que mata é a doença, e não a verdade sobre a doença
Que livro maravilhoso, falar sobre morte ainda é um grande tabu social.
Esse livro é sensacional, recomendo muito essa leitura! ?

~nossa cultura é faltante. Falta maturidade, integridade, realidade. O tempo acaba, mas a maioria das pessoas não percebe que, quando olha o relógio repetidas vezes esperando o fim do dia, na verdade estão torcendo para que o tempo passe mais rápido e sua morte se aproxime mais rápido. Mas o tempo passa no tempo dele, indiferente à torcida para apressar ou retardar sua velocidade.
morrer é um processo que jamais poderá ser interrompido, mesmo que façam tudo o que a medicina pode oferecer. Se o processo ativo de morte se inicia, nada poderá impedir seu curso natural-

Sandra Silva 06/06/2023

Um livro para ser lido várias e várias vezes, e que todo mundo deveria ler.
Nós não temos o hábito de conversar sobre a morte, mesmo ela sendo a única certeza que temos. Conversamos sobre tudo: família, trabalho, amor, filhos, amigos, e até sobre a vida dos outros, mas sobre a morte não.
Como médica paliativista, a que atende o doente e os seus familiares nos momentos de finitude da vida, a Dra Ana Claudia propõe com esse livro a reflexão sobre esse momento, que é certo para todos.
De forma muito simples, cheias de metáforas, ela traz a sua vivência com as suas escolhas durante a caminhada de estudo e de profissão, e também situações que viveu durante seus atendimentos.
Trabalhando em uma UTI, mesmo que não no cuidado direto aos pacientes, pude enxergar muito do que vivo diariamente nessas páginas.
Durante a leitura, em um momento muito difícil e importante para mim, penso sobre a morte de um jeito diferente do que pensava antes, e não só a morte física, mas também os finais que vivenciamos dia a dia, como os de relacionamentos e trabalho, por exemplo.
Tudo é um ciclo, que começou e um dia vai acabar. Assim como nós.
Com certeza um dos melhores livros que eu já li na vida. E que lerei novamente, com toda certeza.

Robert Mizael 18/04/2023

?Tudo pode morrer, exceto o amor.?
Uma reflexão maravilhosa sobre a nossa finitude. De como conversar sobre a morte, como enfrentar o luto. A autora relata toda a sua experiência que a levou a se dedicar aos cuidados paliativos.
Forte, impactante e real. Afinal é o nosso destino, a única certeza que temos é a morte.
Logo, podemos transformar esse momento tão angustiante, em um momento de dignidade e de reflexões.

Mariane 18/08/2021

É um livro muito bom, que fala sobre a morte sem nenhum tipo de tabu. É uma conversa aberta sobre uma fase muito importante da vida, pela qual todos vamos passar e sobre a qual a autora mostra que não há motivo para não conversarmos sobre isso de forma transparente.

Sofiaxzn 17/04/2024

"O ser humano tem esse hábito estranho de procurar espaços onde se sinta diferente, se possível superior em relação a outros."

Leticia 10/07/2022

Todo mundo deve ler
Um livro que faz refletir sobre um tema importante, mas pouco debatido. Leitura fácil e bem reflexiva! Todo profissional de saúde devem ler, para conseguir diminuir a dor dos nossos pacientes !

SayJoyyy 05/08/2023

Melhor livro que já li nessa vida!
Sou apaixonada por esse livro, a forma como a escritora retrata todos os acontecimentos da vida dela e da vida dos pacientes me encanta, ela aborda a partida com uma leveza que aquece o coração. Comecei a leitura sem pretensão alguma, durante o período de leitura, minha avó descobriu um câncer, acompanha-la por esse momento enquanto lia esse livro me ajudou a passar por esse processo de dor da melhor forma e a entender ele.

gizanotim 03/05/2023

Sem palavras pra expressar o quanto esse livro é importante, principalmente pra pessoas enlutadas, em cuidados paliativos e pra todos os profissionais da saúde. A humanização das coisas que passam muitas vezes despercebidas é essencial pra fazer a diferença na vida ou sequer no dia de alguém.

"As coisas em geral não são tão fáceis de aprender e dizer como normalmente nos querem levar a acreditar; a maioria dos acontecimentos é indizível, realiza-se em um espaço que nunca uma palavra penetrou, e mais indizíveis do que todos os acontecimentos são as obras de arte, existências misteriosas, cuja vida perdura ao lado da nossa que passa."

Abacate fantasma 08/01/2024

Um bom livro. Uma interessante visão sobre a morte e suas singularidades. Pensei que o livro seria algo chato e morbido, sabendo do tema claro que ele aborda, mas na real, não. É um livro bem tranquilin de ler, seus olhos delizam pelas paginas, pela boa forma da estrutura escrita.
Ele te faz refletir em certos pontos, mas não pelo medo da morte iminente, e sim pela sua vida no agora, e de como vc a leva.
Gostei do livro, um bom 3,5 ou 4, bem bom??

Ps: não sei escrever resenha, estão relevem os erros
Sou um abacate em evolução

Wesley - @quemleganhamais 21/05/2023

Viver
Se existe uma certeza (se é que dá pra ter certeza de algo) é que não viveremos para sempre. Um dia a morte chega, para nós ou para os próximos. Porém nem sempre se pensa nisso.

A autora compartilha algumas lições profundas sobre a vida e orientações para conduzir melhor as decisões referentes à esse tema.

O livro é composto por textos curtos, bem escritos, claros e com muito amor e atenção. É um diálogo franco que nos acalma, nos desperta, nos instrui e nos envolve.

Li ele após ter concluído "A morte de Ivan Ilitch" e achei que foi um bom complemento de leitura.

skuser02844 18/06/2023

A morte é um dia que vale a pena viver
Há quem acredite que falar sobre a própria morte seja algo mórbido. Mas porque falar sobre a morte causa tanto desconforto nas pessoas? Como se não fosse algo completamente natural e inevitável? Afinal a finitude é a única certeza que temos. E o livro trás questões e ensinamentos importantes não só de como atravessar o momento final da vida (com foco em cuidados paliativos), mas como viver uma vida presente e consciente. A autora consegue falar sobre o tema de forma leve ao passo que faz um apanhado rico e abrangente sobre o tema, com sensibilidade, precisão e verdade. Vale super a pena a leitura.