A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Yorran 12/10/2020

Livro lindo
Esse livro faz você entender que a morte não é um bicho de 7 cabeças, e que faz parte da vida, você se sente mais humano e mais vivo depois que você acaba de ler. Algo que marcou muito no final, foi ela ter dito: agradeço minha mãe e meu pai que moram dentro de min, que coisa linda.

Algumas coisas que aprendi:

A gente tem que dizer para as pessoas não só coisas boas que a gente sente por elas, mais também coisas ruins.

Existem muitas pessoas mortas por aí, mortas emocionante e espiritualmente, só estão esperando o corpo físico morrer.

Não acredite em Deus, tenha fé em Deus, Ter fé em Deus é certeza da sua existência.
carolina 12/10/2020minha estante
as pessoas não tem medo da morte, tem medo da falta de sentido que é atribuído à ela. Gostei da sua resenha :)

Yorran 12/10/2020minha estante
Exatamente, obrigado Alana :)

Line 02/03/2022minha estante
Livro lindo ?

Dyllan.Johnny 16/04/2023

Quando não houver mais tempo, dará tempo de ser feliz?
Me surpreendeu bastante, em vários momentos precisei fechar o livro e refletir sobre a brevidade da vida. É um livro angustiante e confortante, se é que isso é possível. Durante a leitura me veio o medo de perder entes queridos, a gratidão em perceber que o tempo está passando, a coragem para demonstrar mais e a admiração pelos profissionais que dedicam suas vidas a outras pessoas.

?Tudo pode morrer, exceto o amor. Só o amor merece a imortalidade dentro de nós.?
Nayara 25/04/2023minha estante
?Eu espero que quando a morte te encontrar, ela te encontre vivo?. Grande parte da galera já morreu e ñ faz nem ideia, tá só passando pela vida.
Não se vive só uma vez, se morre só uma vez. A gente vive todo dia.

bru 29/04/2021

Desconfortavelmente maravilhoso ?
Descobri esse livro através de uma amiga e relutei um pouco para iniciar a leitura, estou passando por um processo de luto e tocar na ferida da perda é doloroso.

Primeira coisa que me fez amar o livro foi o fato de ter sido escrito por uma brasileira.
Ana tem uma sensibilidade incrível e vai discorrendo o quanto ela foi lapidada com o passar dos anos.

Trabalho lidando com morte, mas nunca (me) preparei ou lidei paliativamente com ela. Particularmente gosto muito de trabalhar com processo de luto e acho que agora gostarei ainda mais de trabalhar o que vem antes do muro.

?Será que algum dia as pessoas serão capazes de desenvolver uma conversa simples e transformadora sobre a morte??

Como afirmei acima, é desconfortavelmente maravilhoso, esse livro me abraçou, fez com que me sentisse acolhida, mesmo com um tema tão polêmico e também fez com que parasse para ressignificar muitas coisas

?Do lugar onde eu estava, podia enxergar coisas que os outros não viam?

A forma como ela abordou o assunto de fé x religião foi um dos meus capítulos favoritos.

E o mais lindo de tudo é ter a consciência de que tudo vai acabar, quando vemos a vida por esse ângulo, aprendemos a aproveitar.
Permita-se sentir para aprender a vivenciar.

Belíssimo.

As lágrimas são feitas de água salgada, como o mar. Chorar essa emoção é como tomar um banho de dentro para fora.

Obrigada por tanto, Ana.

LucAlio.CAmara 01/01/2024

A vida é um dia que vale a pena viver
A autora nesse livro retrata bem uma temática que muitos evitam conversa, que é sobre a morte. Ela cuida de "pacientes terminais" e trabalha com o cuidado paliativo.

"O Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual."

Ela aborda de forma bem natural sobre a terminalidade da vida dos seus pacientes. Ela fala sobre a espiritualidade, seja ela de todas denominações, fala do ateísmo, fala dos arrependimentos, tudo interligado com seus pacientes e pelo o luto em geral.

Eu estava muito afim de ler esse livro por ter visto uma palestra dela falando do nosso envelhecer e isso me fez refletir assim como esse livro em específico. Virei lendo. Esse tanto de páginas leio de um dia pra outro - Rs ?

RECPMENDO!
brendaflleal 14/01/2024minha estante
Opa, quero ler. ?

Helena.Porfirio 25/07/2023

Não sou o público alvo
Escutei durante trabalhava e cada momento que eu parava para ouvir mais atentamente eu chegava a conclusão que esse livro não é para mim, talvez eu seja imatura ou esteja tão amargurada que achei uma simples amolação. Esperava mais relatos de doentes paliativos do que questionamentos sobre religião, mas isso é problema meu, o livro não deixa de ser bom.

Tay 25/03/2023

Um livro totalmente delicado, humano e sensível. Retrata formas de deixar a morte mais leve em pacientes terminais diante dos cuidados paliativos, e também como é falho os cuidados paliativos no Brasil. Me sensibilizei e emocionei muito com os relatos de como a autora de dedica aos pacientes no fim de suas vidas, para que tenham uma morte da forma mais leve possível.

Diogo 08/01/2023

Livro doloroso, apesar da intenção dele não ser de modo algum doloroso. Acho que é importante se ler esse tipo de livro, se ter contato com esse tipo de realidade para se dar valor ao que temos, ao nosso tempo. Se reclama demais às vezes por bobagem. Precisamos encarar a tragédia para nos tornarmos mais fortes.

Grazi 17/09/2020

Encarando a morte
Um dia ela chega pra todos. Saber que ela existe nos faz viver melhor

Agnaldo 05/08/2023

Não precisa esperar o fim para se conhecer
O livro tem várias perspectivas, a da autora e a de seus pacientes, mas em geral tudo se converte para o mesmo tema que é o fim da vida. A autora coloca um olhar mais acolhedor e de muita empatia para lidar com os pacientes e suas famílias, vemos que ela luta bastante para mudar a forma como os médicos tratam os pacientes com doenças terminais. E esse esforço é o que mais mudou minha visão e me colocou muitos questionamentos, porque existe algo além do fim da jornada, existe um entendimento que podemos vivenciar mesmo perto do fim. E a história sobre como os pacientes se arrependiam de não ter vivido uma vida com mais coragem, me colocou em um conflito interno sobre minhas escolhas. Por isso resolvi ser mais eu e viver mais meus sonhos, e não importa se o passo para alcançar eles seja tão pequeno, o que me importa é que estou caminhando rumo a eles.

João Paulo 29/04/2021

Viva!
Apesar de ser a única certeza que temos na vida, maioria de nós não gostamos de falar de morte, mas esse livro traz ela de um ângulo mais bonito e confortável. Uma leitura cheia de reflexões e conforto para aqueles que perdeu alguém ou tem alguém que ama em estado terminal. Recomendo!

flaviamaria 16/04/2024

Que livro incrível.

Quantos ensinamentos Ana Cláudia nos deixa a cada página.

Uma leitura com atenção e você não verá assuntos como a vida e a morte da mesma maneira.

Segue um (dentre as dezenas de) trecho que me marcou:

"O que separa o nascimento da morte é o tempo. Vida é o que fazemos dentro desse tempo; é a nossa experiência. Quando passamos a vida esperando pelo fim do dia, pelo fim de semana, pelas férias, pelo fim do ano, pela aposentadoria, estamos torcendo para que o dia da nossa morte se aproxime mais rápido.

O tempo corre em ritmo constante. Vida acontece todo dia, e poucas vezes as pessoas parecem se dar conta disso." (p.54)

Milena Coimbra 05/01/2023

Não sei como descrever o que senti no processo de leitura desse livro. Talvez por tá vivendo o processo do câncer foi uma leitura pesada. Porém, trás boas reflexões sobre o que o conteúdo aborda.
Léo 05/01/2023minha estante
Tudo vai dar certo! ??

Eliza Ghioti 03/01/2023

Magnífico
Esse livro é tão perfeito que eu não consigo nem mensurar aqui. A Ana Claudia conseguiu sintetizar os principais pontos dos Cuidados Paliativos para o entendimento do leitor não só da área com os leigos também. Além de trazer dados de pesquisas, artigos científicos e livros que tornam a leitura mais rica sem deixar maçante.
É uma obra com certeza atemporal, onde sempre que der na telha deve ser relida para ser relembrada.