A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Natieli Wenzel 16/07/2023

A morte é um assunto que vale a pena falar
Uma palavra definiria esse livro: NECESSÁRIO

Pode parecer um livro difícil, por falar sobre esse assunto que tanto intimida, mas a própria autora traz justamente essa questão, sobre a morte não ser um assunto confortável e por vezes ser evitado.

Mas se falássemos mais sobre isso, se pensássemos mais sobre isso, será que não viveríamos a vida de uma maneira mais VIVA?

Esse livro foi um tapa na minha cara, mas também um quentinho pro coração. Perdi minha avó recentemente e pude pensar nisso com maior racionalidade e menor dor.

E como a autora coloca: ?tudo pode morrer, exceto o amor. Só o amor merece a imortalidade dentro de nós!?.

LeonardoGS89 25/03/2023

Tema evitado e negado, mas extremamente importante de ser discutido e pensando, a autora introduz o tema de um jeito leve e reflexivo, sob a ótica dos cuidados paliativos, nos ensina e nos lembra o quanto devemos aproveitar e desfrutar da vida, a autora cita em como muitas pessoas na hora de encontrar seu muro (como ela se refere a morte) se arrependem de não terem aproveitado mais a vida, em terem se importado tanto com a opinião alheia, entre outros, são coisas óbvias da finitude da vida, mas acaba sendo relevante relembrar isso de tempos em tempos...
A escrita da autora é muito fluida, fazendo com que o livro seja rápido de ler.

ste 07/08/2021

Abraço no coração
Demorei alguns dias pra finalizar essa leitura e ainda estou digerindo tudo que ela significou.

O livro é tocante a cada página, e o principal que levarei é a consciência de que estamos morrendo a todo momento. Se nos dermos conta disso, percebemos que quem amamos também morre a todo momento, e assim, só nos resta aproveitar o agora. Em um momento em que o "medo da morte" me rondava constantemente, esse livro foi um grande abraço no coração. Espero que todo mundo possa ter o privilégio de lê-lo algum dia! ?

Carla.Zuqueti 01/08/2021

Lindo!
?Passamos a vida a tentar aprender a ganhar. Procurando cursos livros, milhares de técnicas sobre como conquistar bens, pessoas, benefícios,vantagens. Sobre a arte de ganhar existem muitas lições, mas e sobre a arte de perder??
?No entanto, saber perder é a arte de quem conseguiu viver plenamente o que ganhou um dia.?

Livro da Dra Ana, uma médica especialista em cuidados paliativos. Cuidados paliativos é quando você precisa cuidar de alguém que não tem mais cura. De alguém com uma doença em estado terminal, geralmente muito dolorosa e que sabe que não vai viver. E tentar deixar a vida dessa pessoa o mais confortável possível em seus últimos dias de vida.

O Brasil é um dos piores países para se morrer. Pior que Uganda. Isso não só pela falta de tratamentos médicos, principalmente quando o paciente é pobre. Mas também pela falta de empatia dos médicos para lidar com o doente terminal e com a família do doente terminal. Muitas vezes o médico não tem ideia de que a maneira como ele fala que será preciso sedar o paciente, que não tem mais o que fazer, que não tem jeito, que essas palavras ficarão na mente da família pra sempre.

E que tudo o que a família quer naquele momento, é que a equipe médica entenda que não é um paciente que está ali naquela cama. É o amor de alguém. É o pai de alguém. O filho de alguém.

O livro fala também sobre como se preparar em vida para esse momento, e um dos mais eficazes métodos de preparação é evitar os arrependimentos:

Arrependimento por trabalhar com algo que não gosta, que não te traz alegria.

Arrependimento por não ter demonstrado afeto pelas pessoas importantes pra você.

Arrependimento por não estar mais na presença de amigos.

Arrependimento por não ter feito tudo o que podia para ter sido mais feliz.

Nada melhor para ter uma morte serena, do que ter vivido uma vida plena.

Livro lindo!

Laura.Dias 20/01/2021

Necessário
Amei o livro! Muito interessante, principalmente para quem é da área da saúde. Um novo olhar sobre a morte, os cuidados paliativos e o processo de perda de alguém importante para nós. A leitura é muito fluída!

Ninha 30/03/2022

Gostei bastante
Não consegui dar cinco estrelas, por discordar de algumas coisas com a autora. Mas o livro tem uma temática muito importante e gostei bastante como é abordada.

Alessandra 16/01/2024

Revelador, faz mudar sua perspectiva sobre a vida
Uma linguagem crua e nada doce a respeito de quem trabalha com cuidados paliativos. A dra. Ana tem uma visão extremamente cuidadosa para falar, mas sem delicadezas, para mostrar como pensamos de forma errada (e egoísta) que trabalhar com cuidados paliativos é ajudar o outro a morrer, mas NÃO. A pessoa irá morrer de sua condição, doença, enfim... o que precisamos é aprender a dar uma boa qualidade de vida restante para essa pessoa, que não é um objeto. E para sermos bons cuidadores, precisamos cuidar de nós mesmos antes. Aprender a ter compaixão ao invés de empatia. Mudou muito minha visão a respeito desse setor transformador em hospitais e clínicas, e mostra também a realidade da falta de preparo que ainda ocorre entre os brasileiros nesta área.

Bruninha 21/03/2021

Absolutamente todos deveriam ler
Esse livro eh fantástico. Sim, ele fala da morte. E, sim, nos faz refletir sobre o q fazemos até a sua chegada e de como será qdo o terrível ?muro? se aproximar?! A autora eh uma médica especialista em cuidados paliativos. Com muita propriedade sobre o tema, ela fala sobre doenças terminais e sobre como isso afeta a pessoa q está prestes a ultrapassar o muro e aqueles q estão ao seu redor. E eh nesse clima q ela propõe ao leitor pensar, refletir, se autoconhecer. O q vc está fazendo da sua vida até aqui?! Acha q já viveu o suficiente e bem?! Oq poderia melhorar?! O q precisar fazer ainda pra q, quando chegada a hora, não tenha muitos arrependimentos?!
Fiz uma resenha completa e instigante do livro no meu insta @literandocomelas. Vai lá da uma conferida! ?

Pou 24/01/2021

a morte é um dia que vale a pena viver
um livro que ensina muito! já tinha um tempo que eu queria lê-lo, mas foi muito especial que isso tenha acontecido nesse momento exatamente! a escrita é leve, fácil de ler, porém, agarrei um pouco pois não sou muito fã desse gênero, sou mais das histórias hahaha mas vale muito a pena, recomendo a todos, profissionais da saúde ou não.

liv 11/05/2022

Que livro !!!!
OBRIGADA AO SER HUMANO QUE ME RECOMENDOU ESSE LIVRO!!!! MUDOU TOTAL MINHA VISÃO SOBRE VÁRIAS COISAS E ME EMOCIONEI MUITOOOO

QUE LIVRO PERFEITO
Doralice.Ramos 11/05/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler, parece muito legal

#Caju 10/11/2021

Quebrando tabus sobre a morte
Excelente livro desta médica muito aplicada em cuidados paliativas e preocupadas com todos os temas que norteiam a morte, isso não inclui apenas a pessoa q esta sofrendo de uma doença incurável mas tbm de seus entes queridos. Ela trata do luto em dois parâmetros, das pessoas mortas-vivas de um modo suave, de arrependimentos, de qualidade de vida, de autoconhecimento, enfim, é um livro fácil de ler e muito acessível, eu indico muito a todos.

Lhia Payne 09/03/2022

Bem reflexivo e necessário!
Um livro necessário pra ter conhecimento da importância dos Cuidados Paliativos, visto que muito atualmente não possuem noção sobre o quê se trata. Ajuda a gente a ter boas reflexões sobre a nossa vida e o modo que a conduzimos, até o momento da "temida" morte.
Gostei muito, pretendo reler algum dia.

skuser02844 18/06/2023

A morte é um dia que vale a pena viver
Há quem acredite que falar sobre a própria morte seja algo mórbido. Mas porque falar sobre a morte causa tanto desconforto nas pessoas? Como se não fosse algo completamente natural e inevitável? Afinal a finitude é a única certeza que temos. E o livro trás questões e ensinamentos importantes não só de como atravessar o momento final da vida (com foco em cuidados paliativos), mas como viver uma vida presente e consciente. A autora consegue falar sobre o tema de forma leve ao passo que faz um apanhado rico e abrangente sobre o tema, com sensibilidade, precisão e verdade. Vale super a pena a leitura.

Sandra Silva 06/06/2023

Um livro para ser lido várias e várias vezes, e que todo mundo deveria ler.
Nós não temos o hábito de conversar sobre a morte, mesmo ela sendo a única certeza que temos. Conversamos sobre tudo: família, trabalho, amor, filhos, amigos, e até sobre a vida dos outros, mas sobre a morte não.
Como médica paliativista, a que atende o doente e os seus familiares nos momentos de finitude da vida, a Dra Ana Claudia propõe com esse livro a reflexão sobre esse momento, que é certo para todos.
De forma muito simples, cheias de metáforas, ela traz a sua vivência com as suas escolhas durante a caminhada de estudo e de profissão, e também situações que viveu durante seus atendimentos.
Trabalhando em uma UTI, mesmo que não no cuidado direto aos pacientes, pude enxergar muito do que vivo diariamente nessas páginas.
Durante a leitura, em um momento muito difícil e importante para mim, penso sobre a morte de um jeito diferente do que pensava antes, e não só a morte física, mas também os finais que vivenciamos dia a dia, como os de relacionamentos e trabalho, por exemplo.
Tudo é um ciclo, que começou e um dia vai acabar. Assim como nós.
Com certeza um dos melhores livros que eu já li na vida. E que lerei novamente, com toda certeza.

Leticia 10/07/2022

Todo mundo deve ler
Um livro que faz refletir sobre um tema importante, mas pouco debatido. Leitura fácil e bem reflexiva! Todo profissional de saúde devem ler, para conseguir diminuir a dor dos nossos pacientes !