Alerta de risco

Alerta de risco Neil Gaiman

Resenhas - Alerta de Risco: Contos e Perturbações

1 | 2 | 3 | 4

Francisco.Martins 26/07/2020

Alguns contos são bons outros nem tanto...
Os melhores contos para mim:

Detalhes de Cassandra
As profundezas de um mar sem sol
Caso de morte e mel(conto do Sherlock)
Jerusalém
Hora nenhuma(conto do doctor who)
Cão negro (conto do shadow moon)

Os outros contos não me agradaram tanto.

André Hausmann 21/08/2020

Apesar de gostar muito de contos e do autor, essa coletânea de Neil Gaiman não me agradou muito.
Não que seja ruim, sua escrita e seu jeito de apresentar são ótimos.
Mas textos apresentados tem muito altos e baixos, com histórias que não me empolgaram totalmente.
Quem curte seu trabalho, não vai se decepcionar, mas esse não seria o primeiro livro que eu usaria para apresentar o autor.

André Hausmann 08/11/2020minha estante
Já li sim Criaturas Estranhas. As propostas são diferentes. Em Criaturas somente tem um texto de Neil Gaiman, Pássaro do Sol, que por uma caso já tinha lido em outra coletânea. Gaiman é o organizador dos textos desse livro. Já no Alerta de Risco, todos os textos são de Gaiman. Eu gostei muito de Criaturas Estranhas pois conheci outros autores, outros estilos de escritas de fantasia. Claro que como em toda coletânea existe altos e baixos, mas acredito que vale a pena a sua leitura.

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Oii André, gratidão por responder, suas informações são muito esclarecedoras.

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Estou lendo "Mulheres que correm com os lobos" e nele tive contato pela primeira vez com Baba Yaga. Fiquei com vontade de ler.

André Hausmann 14/11/2020minha estante
Baba Yaga é uma personagem muito presente nos contos folclóricos/populares russos. Existem algumas coletâneas com essas histórias, se decidir ler sobre isso.

Cleuzita 15/11/2020minha estante
Obrigada, André.

Mateus 30/09/2023

Alerta de risco
Ah, Neil Gaiman, sempre surpreendendo! Sou fã do jeito que ele conjura cenários improváveis, envoltos em mistério. "Alerta de Risco" é uma coleção de contos, e eu confesso ter uma resistência com esse formato. Mas mesmo assim, Gaiman consegue me levar a lugares incríveis e sombrios.

Alguns contos são mais envolventes do que outros, como é de se esperar, mas todos têm aquele toque peculiar que é marca registrada do autor. A habilidade dele em criar atmosferas é simplesmente fascinante.

É uma boa leitura, especialmente se você gosta de explorar os cantos mais sombrios da imaginação.

Lia 05/11/2020

Sentimentos mistos
Mtos contos confusos e alguns mto bons. Oque eu gostei mto é o resuminho do autor no começo do livro sobre cada conto, achei mto interessante
Porem eu diria que o livro ta numa das piores classificações com os outros livros do neil gaiman. Os poucos contos bons que tem n salva mto n, apesar de serem historias que vc n esquece. Aquele tipo de que vc vê uma coisinha e lembra da historia que tinha ela ou algo relacionado

Felipe 05/10/2016

As várias faces do Sr. Gaiman
QUAL LADO DE NEIL GAIMAN VOCÊ CONHECE? A versatilidade deste ser ao escrever é tão incrível, que é impossível rotula-lo. Para quem não sabe, a jornada do autor até o sucesso foi um tanto difícil. Após ser rejeitado inúmeras vezes por editores, Neil aproveitou a carreira como jornalista para fazer os contatos que precisava. Depois de inúmeras críticas literárias, biografia da banda Duran Duran e inúmeros artigos, chegou a vez de publicar o livro “Don’t Panic”, que o levaria até o romance que traria tal reconhecimento para o autor: Good Omens. Desde então, Gaiman se dedicou e se arriscou em diversas áreas, como os quadrinhos, terror, mistério, ficção científica e muitos livros infantis. E mesmo com tamanha versatilidade, é impossível não encontrar as marcas de Gaiman em suas histórias.

“Este livro, assim como a vida contém elementos capazes de pertubá-lo. Aqui você vai encontrar morte e dor, lágrimas e desconforto, violência de todos os tipos, crueldade e até abuso. Há também gentileza de vez em quando, espero. Até um punhado de finais felizes. (Afinal, poucas historias terminam mal para todos os participantes.) ”

Assim como fez em Coisas Frágeis 1 e 2 e Fumaça e Espelhos, Gaiman reúne em Alerta de Risco uma série de contos repletos de deuses, monstros e magia. São 24 contos, que variam entre histórias de terror e fantasmas, conto de fadas, de fábula e poesia. Lançado pela Intrínseca no mês de agosto, temos uma lista de contos com histórias e personagens que você já conhece, porém, tudo se transforma quando passa pelas mãos do autor. “A Bela e a Adormecida”, por exemplo, mistura a história de Branca de Neve com Bela Adormecida, criando um conto em que as mulheres se transformaram nas protagonistas de uma bela aventura. Já em “Cão Negro”, revisitamos Deuses Americanos e vemos Shadow, que ao voltar para os Estados Unidos se mente numa confusão num bar e acaba não conseguindo chegar em seu destino final. Em Alerta de Risco ainda nos deparamos também com a versão do autor para Sherlock Holmes e uma história do universo de Doctor Who.

Para entender um pouco do que se trata esta coleção de contos e pertubações, separei três que gostei muito e que apresenta a versatilidade do autor ao tocar em temas como família, reviravoltas e contos de fadas. Confira:

Detalhes de Cassandra:
E se a sua mentira se tornasse realidade? Quando adolescente, Neil Gailman acreditava que era mais fácil imaginar uma namorada do que ter uma de verdade. Pensando assim, escreveu Detalhes de Cassandra. Neste conto, seu personagem reencontra amigos de infância e um deles fala que teve notícias de Cassandra, a garota com quem ele perdeu a virgindade quando adolescente. A verdade é que Cassandra era pura invenção do garoto para não ficar para trás quando todos os seus amigos começaram a fazer sexo.

Assustado, o protagonista deste conto revela para todos que a Cassandra era pura invenção. Mas para piorar a situação, até a própria mãe acaba conhecendo a tal Cassandra. O que mais gosto neste conto é como um pequeno ato que realizamos sem pensar acaba voltando quando menos imaginando. Este conto perturbador me pareceu bastante um capitulo Twilight Zone, aquela série dos anos 60 que criava histórias perturbadoras com pequenas coisas do cotidiano.

“Certas coisas ficam à espreita, esperando pacientemente por nós, em passagens sombrias da nossa vida. Acreditamos que ficaram para trás, que as ultrapassamos, que lá vão ressecar e encolher e serão levadas pelo vento – mas estamos enganados. Elas permanecem lá na escuridão, à espera, se exercitando, praticando seus golpes mais potentes, o soco impetuoso, duro e insensível no estomago, só aguardando o momento em que voltaríamos por aquele caminho. ”

Hora de Aventura:
Será que você sabe a verdade sobre a vida que seus pais levaram antes de você nascer ou só uma versão bonita e resumida? Neste pequeno conto, Gaiman pondera sobre a morte e sobre como, ao falecer, as pessoas levam consigo suas histórias. Ao arrumar a casa, o protagonista e sua mãe acabam encontroando uma figura esculpida numa pedra vermelha. Uma pessoa, um herói ou talvez um deus, com expressão de dor no rosto entalhado grosseiramente. Este pequeno objeto na verdade é uma lembrança que o falecido pai havia trazido ao voltar de uma guerra no Cazaquistão. E foi com aquela pequena pedra que o protagonista percebe que não sabe de fato o que seu pai viveu antes de voltar para casa, nos fazendo refletir que nunca saberemos a história e a vida que cada um leva DE VERDADE.

“As aventuras têm seu lugar e estão muito bem nele, mas há muito a ser dito a respeito das refeições em horários regulares e uma vida resguardada de sofrimento. ”

Diamante e Pérolas – Um conto de fadas:
Se em João e Maria Gaiman deu um ar bastante sombrio para um dos contos mais clássicos que conhecemos e em A Bela e a Adormecida, as mocinhas indefesas ganham força, atitude e mostram que não precisam ficar à espera de nenhum homem para salva-las, em Diamante e Pérolas, o autor nos surpreende com um conto em que a filha da madrasta sai para comprar drogas! No caminho, a garota se encontra com uma prostituta, um cachorro falante, um traficante e um apartamento bastante bagunçado. O que pode não fazer sentido algum acaba nos lembrando as fábulas de esopo, nos trazendo lições onde menos esperamos.

O mais engraçado deste conto é que ele foi escrito a partir de um ensaio fotográfico com a mulher que se tornaria sua esposa: Amanda Palmer. Desde os dezoito anos ela posava como morta para seus autorretratos e pediu para que Gaiman escrevesse algumas legendas em suas fotos, afinal, ninguém compraria um livro de fotos de uma mulher morta que nem mesmo estava morta de verdade, mas que, se Gaiman escrevesse algumas legendas, talvez o público se interessasse. Assim nasceu Diamante e Pérolas – Um conto de fadas.

“Estamos todos usando máscaras. É isso que nos torna interessantes.”

Os três contos acima me chamaram bastante atenção pela criatividade do autor e o seu poder de transformar casualidades em momentos de fantasia. Nesta coleção, temos muitos estilos de universo e de narrativa, fazendo com que estranhemos a virada brusca entre um cenário e outro. Para quem é fã do autor e diz que leria até a sua lista de supermercado, pode ficar tranquilo. Nesta edição, por exemplo, temos um conto sobre o dia em que ele está sem inspiração (sim! Até o mestre tem dias assim!) e aproveitou para fazer uma cadeira.

Como grande fã do autor, fico muito feliz de que a Editora Intrínseca tenha acolhido suas obras e dado o cuidado que merecia a essa e todas as outras edições, respeitando as capas originais e fazendo um excelente trabalho de tradução. Alerta de Risco é uma excelente opção para quem ainda não teve contato algum com o autor e não sabe por onde começar a explorar o vasto mundo da fantasia urbana.

site: http://www.cinemadebuteco.com.br/buteco-literario/resenha-alerta-de-risco-neil-gaiman/

Ju 14/09/2020

Apesar de gostar muito do autor, essa obra não me agradou muito. Esse livro contém contos ótimos e outros não tão bons assim. Enquanto há contos que te deixa intrigada do começo ao fim, há outros que não parecem ter o mínimo sentido.

Ju 18/11/2020minha estante
Esse eu nunca li :(

Cleuzita 18/11/2020minha estante
Grata por responder ?

Ju 19/11/2020minha estante
Nao por isso, desculpe a demora

Cleuzita 21/11/2020minha estante
Que isso, a gente responde quando o tempo deixa rsrsrs
Tudo de bom pra você.

Ju 21/11/2020minha estante
Pra você também :))

Cleuzita 22/11/2020minha estante

Bruna Jéssika 31/03/2020

Tudo que o Gaiman escreve deveria vir com um alerta de risco
Alerta de Risco, contos e perturbações é a terceira coletânea de contos de Gaiman. Depois de Fumaça e Espelhos (a primeira) e Coisas Frágeis (segunda coletânea de contos publicada em dois volumes) ele nos presenteia com Alerta de Risco, e que presente!!
A introdução é um show à parte. Eu adoro como Gaiman consegue nos fazer sentir como parte do seu processo criativo, explicando o contexto de cada conto.
Nessa coletânea, temos os contos de fada (contados sob a ótica perspicaz e furtiva de Gaiman), morte, vingança, monstros, duques, aliens, bruxas e princesas, tudo que contém no mar irrequieto e profundo da imaginação de Gaiman.
Dentre os destaques, temos dois contos que posteriormente receberam versões ilustradas: "A bela e a adormecida" e "A verdade é uma caverna nas montanhas negras" que são por si uma obra prima, mas com o combo da ilustração recebem o título de perfeição.
Além disso, temos o retorno de Shadow depois de Deuses Americanos no conto final do livro.
Enfim, Gaiman nunca decepciona.

mandy 20/05/2020

Explodiu minha cabeça
Não consigo pensar em outro livro que me deixou tão confusa e me deu tantas sensações diferentes como esse. A versatilidade na escrita de Neil Gaiman é realmente surpreendente, só tenho a agradecer quem me indicou esse livro, pois ele contém pontos de vista que mudam completamente sua perspectiva, muito bom.

Becky 02/05/2020

Alerta de Risco é uma coleção de contos e poemas, curtos e longos, na qual Neil Gaiman mais uma vez demonstra imensa versatilidade. Tentei separar minhas histórias favoritas para colocar na resenha, porém me encontrei em dificuldades. Cada uma tem algo muito específico, que mexe com um questionamento, talvez um medo, diferente. Elas vão desde ao sic-fi ao terror, passando por policial e contos de fada. De premissa muito simples até as mais elaboradas. Mas sempre com a capacidade de nos envolver, de nos fazer acreditar, traz a sensação de uma conversa - daquelas que impressionam quando somos crianças, que ficam na nossa cabeça até contarmos a outras pessoas e nos seguem para sempre.

?Há muitos pequenos gatilhos por aí, sendo disparados na escuridão, enquanto escrevo isso. O alerta está feito. Agora temos que nos preocupar apenas com os outros livros e, é claro, com a vida, que é imensa e complicada e não dá nenhum alerta antes de nos ferir.?

Mari_0451 28/03/2020

Contos favoritos
Aproveitando que o livro é dividido em diversos contos e perturbações, irei fazer uma "resenha" diferenciada e citar aqui os meus favoritos.

- Detalhes de Cassandra
- Laranja
- Xique-xique Chocalhos
- "E vou chorar, como Alexandre"
- Hora nenhuma
- Terminações femininas
- Cão Negro.

Por fim, confesso que vou sentir saudades de mergulhar nessas histórias, tentar entender o que se passava na cabeça de Neil e desvendar as críticas feitas em cada uma. Foi uma experiência divertida.

Anny Campos 27/10/2016

Perfeito e macabro
Terminei o livro e venho aqui, falar um pouco sobre ele. Não é segredo que sou fã do autor, e estou tentando ler todas as obras dele publicadas no Brasil, e esse livro foi ótimo, a introdução ele explica porque fez cada um desses contos, o que recomendo ler após terminar de ler cada conto. Sobre os contos em si (sem spoilers):
"Fazendo um Cadeira" foi lindo e bem a cara do autor mesmo kkk
"Um labirinto lunar" esse me fez ficar ansiosa em descobrir o final, e vale a pena.
"Detalhes de Cassandra" começa devagar e termina de queixo caído.
"As profundezas de um mar sem sol", esse foi macabro, não recomendo ler em dia de chuva como fiz....
"A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras" me fez lembrar um Stardust, só que mais adulto. Gostei muito.
"Minha ultima senhoria" Que conto maluco.
"História de aventura" pena que acaba, podia ser um livro sem problemas.
"Laranja" AMEI esse conto, principalmente pelo método de escrita dele.
"Um calendário de contos" esse foi meu favorito, ri, chorei, amei, e me emocionei.
"Caso de morte e mel", ADOREI, principalmente pq sou fã dele também.
"O homem que esqueceu Ray Bradbury", agora terei que ler esse livro sem falta e urgente.
"Jerusalém" até agora não sei o que dizer desse conto.
"Xique-xique Chocalhos" conto macabro do caralho!
"Invocação da indiferença" Nossa, esse foi muito interessante, daria um bom livro.
"E vou chorar, como Alexandre" será que vamos ficar sem invenções?
"Hora Nenhuma" já tinha lido no livro do DW, e nem por isso deixei de reler, adorei mais ainda, fãs de Doctor Who devem ler sem falta.
"Diamantes e pérolas: um conto de fadas" sem comentarios desse.
"A volta do magro Duque branco" fiquei uns dias pensando nele.
"Terminações femininas" fiquei encucada com estatuas agora...
"Respeitando as formalidades" bom ponto de vista dela e muda a visão do conto com certeza.
"A bela e a adormecida" já tinha lido o livro ilustrado, mas reli, e gostei do mesmo jeito.
"Obra de bruxa" me perdi na rima kkkk
"Em Relg Odhráin" confesso que fiquei curiosa e quero pesquisar mais sobre esse cara.
"Cão Negro" eu não terminei de ler Deuses Americanos, mas já gostei de rever o Shadow.
E fim. Recomendo o livro.
Cley 27/10/2016minha estante
Louco pra ler esse livro!

Anny Campos 27/10/2016minha estante
Recomendo muitíssimo ele

Cley 27/10/2016minha estante
Recomendação aceita com sucesso! (rsrsrs)

Karol 08/09/2020

Instigante
Neil Gaiman é o homem que consegue imaginar o que é absolutamente improvável. Neste livro, ele reúne histórias, algumas com personagens já conhecidos, como o Décimo Primeiro Doutor ou Shadow Moon. Além de "Hora nenhuma", que é sensacional por trazer para o livro exatamente a atmosfera da série Doctor Who, o "Calendário de contos" e "Um labirinto lunar" merecem destaque.

Karol 31/10/2020minha estante
Não li "Criaturas estranhas", mas achei "Alerta de risco" bem legal.

Obrigada, Karol ???

Marjorie34 25/10/2018

Inquietude, não tão perturbador.
Sou bem suspeita para falar de Neil Gaiman, pois sou uma espécie de "fangirl". Comprei o livro achando que me traria medo ou receio, e confesso que no início me deixou um pouco decepcionada. Apenas alguns contos pareciam interessantes, mas de resto... Até que, no meio do livro, Neil se mostrou para o que veio.

O livro não é perturbador. Não dá medo. Mas traz uma sensação estranha, como se algo tivesse errado. Estórias inacabadas, com um gosto de "isso não está certo". Confesso que fiquei inquieta ao terminar o livro, mas satisfeita. E aliviada por não ter jogado leitura fora.

Para quem pretende ler: alguns contos parecem estar apenas para preencher espaço, mas não chegam a ser ruins. No entanto, muitos contos vão te deixar com aquela sensação esquisita, que talvez seja realmente um trigger. Recomendo a leitura, Neil realmente não decepciona no quesito contos.

1 | 2 | 3 | 4