Alerta de risco

Resenhas - Alerta de Risco: Contos e Perturbações

1 | 2 | 3 | 4

Vasconcelos0 09/07/2023

Gatilhos?
Neil é um dos meus autores favoritos, amei esse livro de contos, pode ser um pouco cansativo pra quem não tem costume de ler histórias soltas e independentes,pois existem contos muito curtos de uma única pág e outros longos. Sobre os gatilhos é algo bem pessoal, não teve nenhuma história que me causou gatilho ou mal estar, porém isso é muito pessoal pq o q eu sinto não é o que vc sente não é mesmo? É uma ótima leitura.

Rafaela 04/06/2018

Acho que ainda não tinha lido nada do autor. Gostei de alguns contos como A Bela Adormecida, que eu era doida para ler, e a cena do beijo que diziam ser polêmica é tao simples. O autor também visita Sherlock Holmes e o universo de Doctor Who, adorei os contos também. Alguns não achei maravilhosos, mas tambem não são ruins. Vale muito a leitura para quem gosta de contos, contos assustadores e ate macabros.

Ana Gouvêa 29/01/2023

É bem legal, alguns são realmente muito bons
Apenas acho que a editora errou ao deixar as introduções dos contos no prólogo, e não uma a cada começo de conto.

Larissa4106 20/01/2023

Não sei se gosto muito de livros de contos. Alerta de Risco não foi perturbador, mas foi intrigante como eu achei que seria.
Meus contos preferidos: Detalhes de Cassandra, Laranja, Um calendário de contos, Caso de morte e mel, O homem que esqueceu Ray Bradbury, "E vou chorar, como Alexandre", e A Bela e a Adormecida. Cão negro também é bom, mas ainda não li Deuses americanos.

Clarisse 30/12/2016

Neil em poucas palavras: magia, ficção cientifica e fantasia
Alerta de Risco - Contos e Perturbações, recente lançamento de Neil Gaiman, teve seu título atribuído a ideia do termo: "trigger warning" expressão em inglês que antecede conteúdos que possam impressionar o telespectador e desencadear ansiedade ou pânico. Na introdução, o autor conta sobre como esses avisos são importantes, inclusive nos livros, para preparar o leitor de antemão. Particularmente, tenho a impressão que seria muito bom todos os livros de Gaiman conterem um alerta, pois, para um leitor desavisado, que pega um de seus livros como um romance qualquer é bem impressionante se deparar com todo o suspense, magia e mitologia envolvidos que brotam de surpresa em suas páginas.

O livro é iniciado com uma introdução muito bem escrita e nela, o autor descreve a inspiração ou influência por trás de cada conto. Eu sempre adorei contos, mas sempre fiquei um pouco triste quando histórias com tanto potencial acabavam tão rápido, com suas explicações Gaiman faz os contos terem uma "vida maior" dá para entender como surgiram e como influenciaram a carreira dele.

fraseneil

No desenvolvimento, são apresentados 24 contos, entre poesias, contos fantásticos e de fadas:

Alguns são poesia: "Fazendo uma cadeira" e "Obra de bruxa";
Outros são uma homenagem a um autor que Neil admira: "Um labirinto lunar", "Caso de morte e mel" e "O homem que esqueceu Ray Bradbury";
Tem uns bem soturnos: "As profundezas de um mar sem sol", "Minha última senhoria", "xique-xique chocalhos", "terminações femininas" e "cão negro";
"A verdade é uma caverna nas montanhas negras", que virou uma graphic novel, ilustrada por Eddie Campbell;
Outros são para pensar: "História de aventura" e "Respeitando formalidades";
Até baseados em fatos reais: "Jerusalém" e "Relig Odhráin";
"Um calendário de contos", escrito a partir de comentários de seguidores do Twitter;
"Invocação da indiferença" e "A volta do mago duque branco", com ares mitológicos;
"Diamantes e pérolas" e "A bela e a adormecida", no estilo conto de fadas;
"Detalhes de Cassandra", "Laranja", "Eu vou chorar como Alexandre" e "Hora nenhuma", para mim são 5 estrelas. "Detalhes de Cassandra" conta sobre um homem que tinha uma namorada imaginária na adolescência, para mim é o melhor do livro. Em"Laranja", uma menina fica laranja é e abduzida por aliens. Em "Eu vou chorar como Alexandre", um "desinventor" conta como foi necessário desinventar algumas coisas pelo bem da humanidade. E "Hora nenhuma" trata sobre o último senhor do tempo e o pior inimigo do universo o Kin. Este em minha opinião daria um bom livro de ficção cientifica.
Então é isso, em 300 páginas de pura criatividade, Neil consegue reunir um microuniverso, formado por vários mundos fantásticos diferentes e muita magia!

site: https://asvantagensdeterumblog.wordpress.com/

Núbia Esther 26/07/2017

Apesar de Gaiman ser mais conhecido por suas graphic novels (ou pelo menos era assim quando anos atrás eu descobri o autor), o conheci por meio de seus romances. E ainda que tenha planos de ler toda sua obra, ainda não me aventurei pelos quadrinhos. Por outro lado, depois de ter adorado a leitura dos contos do Ted Chiang (veja a resenha de História da sua vida e outros contos), decidi conhecer o lado mais minimalista do Gaiman e pegar sua coletânea de contos Alerta de Risco para ler. O livro traz 24 contos, que representam, a miscelânea de vertentes exploradas pelo autor em suas obras. Há fantasia, terror, histórias de vingança e de amor, de ficção científica e de superstições, contos de fadas e investigativos. Em prosa curta, prosa longa e até mesmo em poemas. Em comum, todos eles compartilham essa mescla de fantasia e realidade e que podem até mesmo provocar perturbações, efeito que Gaiman fez questão de frisar em sua introdução.

“Essas histórias me perturbaram e assombraram meus sonhos – os noturnos e os diurnos -, provocando em mim preocupação e incômodo em níveis profundos, mas também me ensinaram que, ao ler ficção, eu só descobriria os limites de minha zona de conforto se saísse dela. (…)

Ainda há coisas que me perturbam profundamente quando encontro essas histórias, seja na internet, no texto ou no mundo. Nunca se tornam mais fáceis, nunca deixam de fazer meu coração bater mais forte, nunca me permitem escapar ileso. No entanto, elas me ensinam, abrem meus olhos e, se me machucam, o fazem de maneira que me leva a pensar, crescer e mudar. ” (Páginas 10 e 11)

Se eu for falar de cada um dos contos, esse texto pode ficar deveras cansativo. Então, peço licença para pontuar aqueles que mais marcaram a leitura de Alerta de Risco. A começar pelo primeiro conto, na verdade um poema. Fazendo uma cadeira fala sobre o processo de escrita e serve como um pontapé inicial para a proposta de Gaiman em sua coletânea. No segundo conto, Um labirinto lunar, Gaiman explora o (seu?) fascínio por atrações de beira de estrada, algo que ele já havia feito antes em Deuses Americanos. O conto é também uma homenagem ao escritor Gene Wolfe. Detalhes de Cassandra brinca com a dualidade entre o real e o imaginário e como o fato de que uma história sempre tem dois lados.

A verdade é uma caverna nas montanhas negras foi publicado como um livro único, com ilustrações de Eddie Campbell. As ilustrações devem ter dado um toque todo especial à história, mas, para os que assim como eu não tem o livro, Gaiman nos fez um favor ao incluí-lo na coletânea. A história traz a jornada de um anão que está determinado a chegar na caverna nas montanhas da Ilha das Brumas. Um lugar cheio de ouro, mas que cobra um preço muito alto aos que o retiram dali. Para guiá-lo em sua jornada ele contrata o reaver Calum MacInnes. Mas, o anão tem seus segredos e essa não é uma simples viagem em busca de ouro. O preço cobrado foi alto, mas não era o que eu esperava e o conto ficou ainda melhor por causa disso. Laranja traz uma boa trama, mas o mais interessante é como Gaiman estruturou o conto. A história inteira é contada na forma de um interrogatório, do qual só temos acesso às respostas. A tarefa de preencher as lacunas tornou a leitura cativante. Um calendário de contos surgiu de um projeto de mídia social com a BlackBerry. Um conto para casa um dos meses do ano, inspirados por mensagens enviadas à Gaiman no Twitter. Alguns dos contos ficaram bem legais (o de janeiro é realmente muito bom), a outros ficou faltando algo. Mas, o mais legal foi todo o sucesso que o projeto teve nas redes sociais.

Caso de morte e mel foi escrito para a coletânea de Laurie King A Study in Sherlock. E sim, é um conto com o famoso detetive Holmes. Um caso pós “aposentadoria”, entre aspas porque Sherlock nunca se privaria de uma boa investigação, envolvendo abelhas, mel e uma inspiração em Dorian Gray. Ainda não havia associado Gaiman à romances investigativos, mas a mistura deu muito certo. Há também contos de terror em sua face mais clássica como em Xique-xique Chocalhos, e contos de fadas totalmente às avessas. Além disso, os fãs do Doutor encontrarão aqui o conto escrito para a coletânea Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias. E Cão Negro, o conto escrito especialmente para esta coletânea e que traz uma das muitas aventuras de Shadow (de Deuses Americanos) em suas andanças do outro lado do Atlântico.

Há contos fracos e regulares, mas também há excelentes histórias que acabam compensando esses escorregões. Gaiman pode não ter conseguido nos transportar para os confins do universo em todos os contos, mas nos que ele conseguiu, a viagem realmente valeu a pena.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/07/10/alerta-de-risco-contos-e-perturbacoes-neil-gaiman/

Paprica 12/09/2022

Te amo Neil Gaiman
Por conta desse livro e do meu professor que eu conheci meu livro favorito o Fahrenheit 451 obrigado lindos

hanny.saraiva 29/03/2017

Esperava mais
Senti falta da magia dos contos antigos de Gaiman, senti tudo meio repetitivo demais. Temas, palavras...

André Meirelles 01/11/2021

Livro de contos do Neil Gaiman. Muitas histórias legais como "A bela e a Adormecida" e "Cão Negro" que trás o célebre personagem Shadow, dos Deus americanos, além de vários outros contos criativos e perturbadores.

@leiolivros 10/01/2017

Resenha postada no @leiolivros

Que experiência! Fazia um tempo que não lia um livro de contos, e pegar agora um de um autor como Neil Gaiman foi uma viagem completa. Já tinha lido algumas obras dele, incluindo HQs, há alguns anos atrás e gostado e, novamente, ele não me decepcionou.⠀

O livro conta com 24 contos e as explicações sobre os mesmos, o que achei sensacional e optei por ler depois de cada história. Gosto quando autores procuram dialogar com o leitor, mesmo que sutilmente, e Gaiman inicia o livro dessa forma, explicitamente falando conosco, nos alertando e explicando como surgiu essa coletânea. ⠀

Alguns contos parecem não ter sentido, mas te alguma forma me cativam. Me deixaram curiosa para saber como Gaiman havia chegado naquela ideia e também me lembraram de coisas que eu escrevia quando mais nova (e que lendo hoje me fazem parecer louca).⠀

O livro me faz lembrar de como gosto de contos. Eles vão direto ao ponto, tem maior liberdade pra serem poéticos sem cansar o leitor. Pelo contrário, muitos me deixaram querendo mais! ⠀

Passando por histórias de Sherlock, Deuses Americanos e Doctor Who, incluindo entre elas várias criações originais e completamente loucas, Alerta de Risco prova que Neil Gaiman tem uma imaginação de se invejar. Não leio tanto contos quanto gostaria, mas pretendo mudar isso!⠀

Definitivamente vou ler, e reler, mais coisas do autor!⠀

site: https://www.instagram.com/p/BOLFoKSDU4X/?taken-by=leiolivros

Marcia 24/11/2016

LIVRO: Alerta de Risco - Neil Gaiman
O livro reúne 24 contos de terror, fantasia, ficção científica e contos de fadas. O autor explica a escolha do título na introdução, pois sempre que ele via algo na internet escrito "alerta de risco", era porque seguiria algo meio bizarro, então ele pensou: "será que um dia vai existir um livro com um aviso desses na capa?", e aí está o livro dele (...)
Continue lendo esta resenha no blog ESTANTE DO HORROR, link abaixo:

site: http://www.estantedohorror.com/2016/11/livro-alerta-de-risco-neil-gaiman.html

Joyce.Silva 07/03/2021

Viagem
Nenhum livro me levou para lugares tão estranhos dentro da minha própria mente quanto esse.
Tenho a impressão que os outros livros do Sr Gaiman me despertarão o mesmo sentimento.

Milena Alves 16/02/2021

Diversas histórias e poemas escritas no estilo Gail, que nos deixam com a imaginação solta.

1 | 2 | 3 | 4